Cachorro Velho

Cachorro Velho Teresa Cárdenas

Resenhas - Cachorro Velho

Luiza.Kaiser 23/04/2024

Cachorro Velho - Teresa Cárdenas
A história fala sobre uma fazenda de escravos e tem várias passagens fortíssimas.

Cachorro Velho é um escravo já de idade e o porteiro da fazenda, mas começa a duvidar das suas próprias habilidades, principalmente por conta da idade. Ele tem uma amiga que cuida dele, a Beira, como uma curandeira da fazenda.

Um dia, Beira resolve esconder Aisa, escrava adolescente fugida de outra fazenda, e o Cachorro Velho não estimula por medo de sofrer as consequências.

Mesmo com receio, ao final Cachorro Velho ajuda as meninas e vê seu último fio de vida se esvair na esperança de alcançar o Quilombo.

Livro cubano, bem profundo e retrata a desumanidade vivida na escravidão.

Paula.Campos 30/03/2024

A famosa pedrada
Livro curtinho e rápido de ler, mas não é uma missão fácil. Gostaria que fosse mais longo, e eu soubesse mais sobre o cachorro velho, daquilo que se passa na cabeça de um corpo sem coração. Ou melhor, com o coração escondido pela dor.

Entre1 24/03/2024

Cachorro Velho
Que livro incrível, curto e muito emocionante. Uma narrativa dos nossos ancestrais e o conflito em saber oq de fato é liberdade

Juliana 19/03/2024

Um mergulho
Ficar imersa no mundo de Cachorro Velho foi encantador! Apesar de uma realidade dura e covarde, a escrita nos leva a sentir as emoções a cada lembrança do escravo, as boas e as ruins.

Sel 08/03/2024

Comovente
Escrita suave e marcante, Teresa Cárdenas prende a atenção do leitor com a descrição da vida de um personagem cativante.

Drika.Zimmermann 06/03/2024

Em busca do sol da liberdade ????
Como um livro tão pequeno e com uma escrita tão simples e fluída pode causar tamanho impacto!

Segundo livro da Teresa Cárdenas que leio, o primeiro Cartas para minha Mãe já tinha causado uma revolução dentro de mim, foi com esse livro que nasceu a vontade de escrever sobre minha vó. Agora com Cachorro Velho foi um misto de dor, revolta e esperança.

Toda história sobre escravização é doída, essa história se passa em Cuba, e até hoje o racismo estrutural está enraizado em todos os lugares. Mas essa história vai te envolvendo, fiquei imaginando cada local, cada personagem e torcendo pra que Cachorro Velho pudesse finalmente ter seu descanso em liberdade.

A prova de que não precisa de muita enrolação pra escrever uma boa história. Teresa faz isso com maestria.

NAvea.Silveira 04/03/2024

Livro que mostra a realidade dos escravizados por uma ótica de um ancião, que nunca viu a liberdade, em Cuba.

Flávio 03/03/2024

Tristeza e resistência.
Uma realidade que jamais poderá ser esquecida, e que infelizmente ainda existe em Muito e lugares: o trabalho escravo.

ClaudiaMF 29/02/2024

Precisamos dessa memória
A cada vez que leio sobre nossos antepassados que vieram de África, seja em Cuba ou no Brasil, mais tenho a certeza de precisamos dessa memória. Precisamos lembrar, nunca esquecer. Somos sobreviventes de uma grande violência, e talvez por isso vivemos cravados de violência em nosso cotidiano. Cachorro velho já nasceu farejando os seus, buscando o cheiro de sua mãe, que nunca conheceu. A vida passou por ele assim como mangues amigos, um amor tardiamente reconhecido, um desejo de liberdade reprimido. Os brancos eram só violência, castigos cruéis. E os negros, nem todos, a coragem de buscar a liberdade.

MarciaCannecchia 23/02/2024

Que tristeza.
Foi tristeza do início ao fim. Duro mas isso foi a realidade de tantos na escravidão. Neste caso, em cuba.
Ninguém temia o inferno, todos haviam vivido nele desde sempre ?

Larissa1218 12/02/2024

Gostei muito! A autora consegue dizer e fazer sentir tanta coisa em tão poucas páginas? A leitura foi tão rápida que terminei sem nem perceber.

Rimylles.Silva 02/02/2024

Comovente
Nesse livro, Teresa Cardenas nos conta um pouco da vida de Cachorro Velho, um senhor que é escravo em Cuba. É impossível não se comover com essa história, na qual pessoas eram tratadas como coisas, sofrendo diversos tipos de violência, mas que lutam pela liberdade, pela vida da maneira que podem. É um livro que arranca lágrimas!