O Livreiro do Alemão

O Livreiro do Alemão Otávio Júnior




Resenhas - O Livreiro do Alemão


25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Nathalia222 29/02/2024

"Talvez a resposta esteja nos livros"
Foi uma leitura bem rápida e eficiente, a realidade de um menino que encontra as possibilidades no meio do "acaso", li por conta da escola e recomendo muitíssimo.
comentários(0)comente



Davi.Paiva 11/02/2024

Curto, interessante e médio
Link Amazon: https://amzn.to/3SWD1aZ

Eu gosto tanto de ler que, em momentos ociosos, gosto de procurar no site da Amazon algum livro que fale sobre histórias de quem vive rodeado de livros. Foi assim que conheci obras como "A Pequena Livraria dos Sonhos", "Queimando Livros", "O Livreiro de Cabul" e outras.

"O Livreiro do Alemão" me atraiu por se encaixar dentro desta categoria. E conforme fui lendo, vi que a minha busca por cobre me fez encontrar ouro: é um livro curtinho (li um capítulo por noite antes de dormir), autobiográfico (e gosto muito de biografias) e ainda sobre uma pessoa negra (o que o fez entrar na minha lista de literatura afro). Incrível!

Claro que nem tudo foi "tão" ouro assim. Primeiro tenho que dizer que o trabalho da Panda Books não foi dos melhores. Não colocar a ficha de catalogação já é ruim. Agora não tomar cuidado com o arquivo em Kindle e deixá-lo exatamente como em alguma versão impressa respeitando a separação de algumas palavras deixando o texto "desse jei-to" é muita mancada.

Seja como for, a história de Otávio Júnior não é ruim. Morador de uma favela do Rio de Janeiro que achou um livro no lixo, pegou gosto pela leitura e criou um projeto para incentivar a leitura entre jovens é uma forma bem resumida e simples de dizer como foi a vida dele. É preciso ler e conhecer os detalhes como o momento em que ele teve que escolher entre o futebol e o teatro, quando largou a escola para se dedicar ao seu projeto (mas retomou os estudos alguns anos depois) e alguns perrengues para se divulgar ao ponto de ter que viver de lanches ou participar do programa do Luciano Huck andando em uma corda bamba para arrecadar fundos (Luciano sendo Luciano... Não perde oportunidade de colocar gente pobre em uma gincana...).

Acho que o único momento em que me deu um pouco de desgosto foi quando falou de seus amigos de infância e adolescência que não puderam ver o seu sucesso porque foram presos ou mortos. Nas palavras do autor, "eles fizeram suas próprias escolhas". Chega a ser irônico um cara criado por pai e mãe, que algumas páginas antes reconheceu as dificuldades de uma mãe solteira criar um filho em um ambiente hostil falar uma coisa dessas. Sem contar que é fácil falar sobre as escolhas alheias sendo ele uma pessoa que teve tantos auxílios que iam de ex-professores nas revisões de seus trabalhos até donos de gráficas que publicaram seus livros de graça. Ninguém é uma ilha e as escolhas só são feitas com as opções disponibilizadas ou encontradas.

Em suma, "O Livreiro do Alemão" é uma curta e interessante. Achei média, mas com todo respeito.

Recomendo!
comentários(0)comente



shaiane.niches 30/01/2024

Amei
Uma autobiografia na qual o autor relata sua história com a leitura em meio às dificuldades de se viver em uma zona de guerra.
comentários(0)comente



Anjuf 26/09/2023

O livreiro do alemão
Essa é uma espécie de autobiografia do otávio júnior, criador da primeira biblioteca no complexo do alemão. comecei a ler como leitura obrigatória da escola, mas cheguei na última página emocionada com essa história inspiradora. muito lindo
comentários(0)comente



beatriz 29/04/2023

Livro da escola
Livro pra escola, comecei nas férias pra adiantar e foi bem de boa tem 1 semana q li pela segunda vez, agr tô fazendo um trabalho sobre ele e espero q der tudo certo pq é da área de linguagens enfim é isso
achei mto interessante a história do morro do alemão, me fez pensar em mta coisa
comentários(0)comente



Nyleve Siath 01/01/2023

Vale a pena conhecer a história de Otávio!
Livro muito gostoso de ler, curto, então você lê ele em apenas um dia com muita facilidade.
Mostra como um menino teve sua vida mudada pelos livros e como, a partir de certa idade, decidiu fazer da sua missão de vida levar a literatura para a vida de das crianças pobres da favela. É linda a história dele! Eu amei. ??
comentários(0)comente



Thais.Carvalho 29/12/2022

Otávio Júnior é uma pessoa especial. O livro conta um pouco da sua história, que envolve muita dedicação em sei projeto social.
comentários(0)comente



Kah Mendes 23/11/2022

O Livreiro do Alemão conta a história do próprio autor, Otávio Júnior. Ele nasceu em uma das 14 favelas do Complexo do Alemão, o Morro do Caracol, no Complexo da Penha (vizinho do complexo do alemão), um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro.

Um dia voltando pra casa achou o livro Don Gatón, abandonado no lixo. Levou pra casa e leu.
Tomou gosto pela leitura e começou a pedir livros pro vizinhos para ler. A professora da escola incentivava a leitura. Era o único que podia levar 2 livros de uma vez na biblioteca da escola.

Juntava livros de todas as pessoas que contribuíam e deixava à disposição dos habitantes da sua região.

Começou a escrever, fazer curso de teatro e apresentações literárias em escolas da região. Eram tantas apresentações que resolveu largar a escola.

Criou o Projeto Ler é 10- leia favela trazendo novas perspectivas de futuro para essas crianças. Ganhou prêmios, entre eles o Faz Diferença, do jornal O Globo, em 2008.

"A leitura precisa de incentivo, paciência, trabalho e dedicação."

"O incentivo à leitura é trabalho do Estado, das nações."
comentários(0)comente



Tônia 13/09/2022

A autobiografia de um menino do Complexo do Alemão que conseguiu ter uma vida diferente da violência. Uma leitura incrível, rápida de uma vivência totalmente diferente da minha
comentários(0)comente



S2bia 06/04/2022

Interessante :]
Eu tive que ler por conta da escola. Ele conta uma historia muito interessante, e algo que eu não vejo no meu cotidiano por não morar na favela. É um tipo de livro que eu pessoalmente não sou muito fã, mas foi até que bem legal!
comentários(0)comente



Elani Araújo 14/04/2021

Uma Biografia e tanto
A autobiografia de um menino, morador do morro do alemão, que ao achar um livro no lixo, se viu apaixonado pela literatura, ao se dar conta das viagens que fazia nas leituras, sentiu vontade de levar outros a viajar, e assim nasce o projeto literário Ler é 10. Poucas páginas e muito a ensinar sobre perseverança.
comentários(0)comente



Flavia Sena 13/02/2021

Muito inspirador, impossível não se emocionar com a força de uma ideia - ainda mais em uma pessoa que não focou apenas em si, mas se esforçou pra alcançar sua comunidade. Parabéns ao Otávio por ser esse incrível agente de mudança.
comentários(0)comente



Antonio Maluco 16/01/2021

História
O livro mostra que a leitura pode vencer a violência e essa história é parecida com a minha vida
comentários(0)comente



Angel 03/09/2020

Um livro de reflexão
"O Livreiro do Alemão" do autor Otávio Júnior.

Nesse livro vamos conhecer a história de Otávio Júnior, um rapaz que reside no Complexo do Alemão, que mudou sua história completamente ao encontrar um exemplar do livro "Don Gaton" de historia infanto-juvenil em meio ao lixo, e foi através da leitura que ele conheceu um mundo de possibilidades desde a sua infância. No livro Otávio Júnior traz sua autobiografia de vivência na comunidade do Alemão, e as dificuldades enfrentadas por um jovem que presencia o descaso do Estado com a ausência de Políticas Públicas, assim como a falta de perspectivas de vida dos jovens periféricos em meio a violência.
Ele sempre apaixonado pela leitura percorreu um longo caminho para ganhar reconhecimento e criou um projeto chamado "Ler é 10, leia Favela" na comunidade além de ser o primeiro escritor a abrir uma Biblioteca dentro do Complexo do Alemão, no livro ele com o olhar participante nos apresenta as inúmeras expressões da questão social presenciadas por um jovem periférico, logo caracterizo esse livro como muito importante para nossa reflexão crítica.

Um dos trechos marcantes do livro para mim é quando ele diz "Existe uma classe excluída, social e culturalmente, pela sociedade. São povos que vivem nos guetos das grandes cidades. Muitos deles leitores adormecidos, sem acesso a saneamento básico, educação, ensino profissionalizante e cultura. Um futuro de igualdade só existirá quando todos tiverem acesso à informação e à cultura. Uma criança que pega amor pelos livros aos oito anos será um grande leitor pelo resto da vida."
comentários(0)comente



Lara Aimee 06/08/2020

SIMPLESMENTE INCRÍVEL
O livro que mais me fez crescer como pessoa, eu aprendi tanto com esse livro!!!!!!
como um livro que se lê em um dia, te marca pra vida toda. Otávio Júnior um escritor que merece mais reconhecimento, fã a vida toda.
comentários(0)comente



25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR