La taberna

La taberna Émile Zola




Resenhas - L'Assomoir


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Marcos606 09/08/2023

Sétimo volume da série Les Rougon-Macquart, o romance é inteiramente dedicada ao mundo do trabalho. O escritor resgata a linguagem e os costumes dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que descreve os estragos causados ​​pela pobreza e pelo alcoolismo. Marco do naturalismo literário, foi polêmico, mas grande sucesso, garantindo fortuna e fama ao autor.

Gervaise Macquart, a personagem principal, uma provençal de Plassans, manca mas bastante bonita, seguiu seu amante, Auguste Lantier, para Paris, com seus dois filhos, Claude e Étienne. Muito rapidamente, Lantier, preguiçoso, infiel e incapaz de suportar viver na miséria, deixa Gervaise e seus filhos para fugir com Adèle, cuja irmã Gervaise bate em Virginie na lavanderia. Gervaise, uma operária, retomou então a profissão de lavadeira que aprendera em Plassans. Ela concorda em se casar com Coupeau, um trabalhador de zinco a quem acaba cedendo. Bom coração e fraqueza são traços fortes do caráter de Gervaise. Eles terão uma filha, Anna Coupeau, chamada Nana, a heroína homônima de outro romance de Rougon-Macquart.

Gervaise e Coupeau trabalham duro, ganhando o suficiente para viver com um pouco mais de facilidade e economizando dinheiro. A lavadeira sonha em abrir sua própria loja, mas um acidente a obriga a adiar seu projeto: Coupeau cai de um telhado onde trabalhava. Mesmo que isso signifique dedicar todas as economias da casa, Gervaise decide cuidar do marido em casa, em vez de deixá-lo ir para o hospital Lariboisière, que tem uma triste reputação.

A convalescença de Coupeau é longa. Ele guarda rancor do trabalho, adquire o hábito de não fazer nada e começa a beber.

Em L'Assommoir, Zola descreve a vida da classe trabalhadora, no dia a dia, com grande preocupação com a verdade. Os estragos do alcoolismo estão no cerne da história.
comentários(0)comente



Celso 02/03/2019

Triste realité
L’Assommoir est un livre triste qui raconte comme l'alcool peut détruire la vie d'une famille, écarter les amis, et mener la personne à une vie de rien.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR