Os Condenados da Terra

Os Condenados da Terra Frantz Fanon

Resenhas - Os Condenados da Terra

Lathara 03/01/2024

A verdade Dói
Existe uma ferida grande aberta pelo colonialismo e pelo racismo, que também por eles está maquiada. Fanon reabre as feridas para que possamos curá-las verdadeiramente. Nós, Os Condenados da Terra estamos adoecidos e aqui ele vai destrinchando como este processo afeta nossa vida, nossos gostos e desejos. Penso muito de um trecho em que Fanon cita como até o lixo dos colonos parece incrível para nós, por esse enaltecimento absurdo que fazemos de suas vidas. Penso em quantas vezes aceitamos migalhas como ricos presentes, que apenas nos perpetuam em nossas posições subalternizadas.

wes 09/01/2024

Descolonização do todo
Fanon, em uma de suas principais obras, denuncia veementemente como a colonização estabelece um sistema de dominação que diverge desde às escalas pessoais à escala governamental.

Aqui ele retrata como se forma uma frente de oposição à esse sistema, que faz um rearranjo molecular de todo colonizado. Nasce na violência esse desejo de romper com a colonização e traz consequências adversas à mente e ao corpo. 4/5

Alexya 13/01/2024

Excelente
Convoca o leitor à revolta. Produz identificação. Gosto mais do que de pele negra, máscaras brancas. Excelente para compreender ás subjetividades que se formam a partir da colonialidade.

Duda 17/01/2024

A descolonização é sempre um fenômeno violento
Frantz Fanon examina a desumanização decorrente da opressão colonial, investigando estratégias de resistência e emancipação. Sua crítica contundente ao sistema colonial e a defesa pela autenticidade cultural conferem a este livro uma importância fundamental na compreensão das lutas contra o colonialismo e na busca por uma identidade liberta.

"Vocês, tão liberais, tão humanos, que levam ao preciosismo o amor pela cultura, parecem esquecer que têm colônias e que nelas se mata em vosso nome."

Alan.Baraban 27/01/2024

O começo pode ser um pouco truncado, as referências deixando a leitura confusa, mas com o passar dos capítulos o texto se torna mais agradável a leitura, embora exponha temas dos mais pesados.
Uma leitura essencial para todo o sul global.

allenylson.ferreir 09/03/2024

Ler fanon é como deixar alguém mergulhar na sua mente e arrancar todos aqueles velhos pensamentos decadentes que você tinha a respeito de si mesmo e da sua raça. é, também, um aprendizado constante. causa uma mudança no modo que encaramos o mundo ao nosso redor. nos mostra a crueldade com que nossos irmãos foram tratados por aqueles brancos civilizados que mais eram desumanos do que humanos. expõe as contradições do mundo ocidental, europeu e colonizador. deixa-os nus, em sua monstruosidade que imputava a todos nós. mas traz também a esperança de nos vermos livres de toda a dimensão traumática que nós, enquanto nativos das terras colonizadas, fomos submetidos - as consequências da brutalidade do processo de colonização perdura até hoje. enfim, é uma leitura impactante e revolucionária!