Histórias Íntimas

Histórias Íntimas Mary del Priore

Resenhas - Histórias Íntimas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Juliana Cardoso 24/09/2012

Histórias Íntimas. Sexualidade e erotismo na História do Brasil.
Mary Del Priore trata da sexualidade no Brasil, começando no período do Brasil Colônia, até os dias atuais. Texto fácil e gostoso de ler, nos transporta a uma viagem incrível, e nos faz refletir sobre conceitos, preconceitos, hipocrisia, ou qualquer sentimento enraizado dentro da sociedade (dentro de nós), que publicamente escondemos, mas que se manifesta quando estamos a sós, em nossas casas, dentro de quatro paredes.
O livro possui 256 páginas, que são lidas com rapidez, devido à maneira que a autora o escreve, carregado de curiosidades interessantes, capazes de deixar leitores perplexos e pensativos. A nossa sociedade melhorou devido a toda liberdade conquistada, ou piorou? Somos hoje menos preconceituosos, ou guardamos o preconceito por debaixo dos panos?
Livro perfeito para que possamos entender melhor a sociedade em que vivemos, tomando por reflexão a sexualidade e o erotismo sempre presentes, porém camuflados e escondidos em épocas passadas, hoje escancarado. Não recomendo somente aos que gostam de história, mas também aos que curtem o assunto sexualidade e erotismo (quem não gosta?). Aos curiosos, tão curiosos que são tentados a olharem pelos buracos de fechadura.

ALAN 23/09/2012

Livro de grande respaldo no que diz respeito sobre histórias nunca contadas em qualquer outro livro. História contadas em seus detalhes que mostram como o Brasil era desde sua "descoberta" até os dias atuais.

Drin.Pereira 01/11/2012

Boa fonte de pesquisa
É um livro bastante agradável, nota-se que a autora pesquisou em várias fontes para nos apresentar este excelente estudo a respeito da sexualidade e erotismo na história do nosso Brasil.
Para quem se interessa pelo assunto este livro é uma boa fonte de pesquisa, com uma leitura agradável de se fazer ele traz fatos bem curiosos que até então eu desconhecia.

Carol Guimarães 05/12/2012

Bastidores
Só uma consideração antes de começar a resenha, Mary Del Priore é fantástica.
Em histórias íntimas somos convidados a adentrar na história doméstica do povo brasileiro desde a colonização.
Seus trajes , suas necessidades , como copulavam, os pudores, preconceitos, regras, orientações morais, enfim todo tipo de informações íntimas a autora trata com objetividade e muita propriedade.
O falso moralismo que os brancos pregavam que oprimiam as mulheres brancas enquanto eles deitam e rolavam com índias e negras. A visão médica sobre a cópula , e os absurdos da medicina como o fato de o homem ter uma quantidade de esperma que deveria ser poupado para garantir a vitalidade e para não acabar( eles acreditavam que os homens tinham uma quantidade de esperma prontos que deveria ser para a vida toda assim como os óvulos na mulher).
O sexo no casamento, a questão da reprodução , o beijo na boca, a higiene. A lista é extensa sobre os assunto tratados por Del Priore.
Ela em uma narrativa objetiva e leve vai traçando a história , abrindo as cortinas das casas , nos mostrando a realidade da vida íntima. Ela traça perfis e ao longo de sua trajetória pela história vai apontando como alguns conceitos mudaram e como refletem na contemporaneidade.
Da senzala à liberdade crescente desde os anos de 1950.
Mais um dos livros indispensáveis para quem quer conhecer a vida como ela é.

joyce pretah 05/11/2011

A respeito do desejo
Neste livro,Mary del priore nos insere na história da sexualidade e do erotismo no Brasil com linguagem fácil e convidativa e nos propõe uma ótima combinação : aprender história e falar de sexo,este tão desejado e cobiçado por todos nós.

Israel145 16/02/2013

Ótima leitura para quem quer se iniciar no tema sexualidade, nesse caso, do brasileiro. Narrado numa linguagem leve, a autora se ampara numa vasta e bem conduzida pesquisa sobre a nossa evolução sexual, abordando detalhes que vão desde a higiene até ao comportamento dos indivíduos.
Grande parte do livro cobre o período desde a colonização até meados da década de 50. E essa é a parte mais interessante e a mais bem pesquisada. Traz detalhes pitorescos e lança luz em obscuridades que deve satisfazer a curiosidade de muitos.
Vários trechos merecem destaque, como o homossexualismo (masculino e feminino), a chegada da AIDS, as publicações pornográficas, prostituição, crimes passionais, etc.
No geral, um livro gostoso de ler e muito instrutivo. Recomendo.

Volnei 23/02/2013

Histórias intimas
A obra aqui analisada traz uma parte da vida que poucos estudam como fez Mary del Priore.
Ela nos traz detalhes da vida intima nos seculos que antecedem o seculo XX que em seu inicio manteve alguns detalhes que demoraram a se modificar.
Pensar em intimidades no século XIX era algo quase impossível devido aos costumes da época onde até mesmo os quartos eram de uso coletivo.Mostrar o corpo mesmo para o parceiro era algo inconcebível até mesmo durante o ato sexual que exigia uma vestimenta especial para tal situação
O prazer sexual era restrito ao homem, portanto proibido para a mulher. A igreja católica era a grande responsável pela mentalidade da época, colocando a mulher sempre em uma posição de inferioridade e submissão em relação ao homem. Uma mentalidade onde podia tudo para o homem que tinha que se aliviar das vontades sexuais. A esposa era vista como um simples aparelho reprodutor para continuidade da hereditariedade e as demais mulheres serviam como válvulas de escape, tanto que a frase que mais se ouvia na época era " Branca para casar, mulata para foder e negra para trabalhar".
O Brasil do século XIX talvez tenha sido um dos mais licenciosos sexualmente do período imperial.
Um outro detalhe que nos chama a atenção é o alto índice de violência contra a mulher por motivos torpe.
Em todos os aspectos a mulher era de certa forma inferiorizada até mesmo pela medicina que na época acreditava que o órgão reprodutor feminino nada mais era de que um órgão invertido. Com o passar dos anos e a evolução da ciência essa ideia cai por terra mas sem muito progresso no campo da igualdade que ainda levara muitos séculos para se concretizar.
Este livro é muito mais rico em detalhes que valem a pena serem explorados para se ter uma ideia do quanto as coisas evoluíram com o passar dos séculos
O homossexualismo é um detalhe mostrado no livro, bem como as posições durante o ato sexual que eram proibidas e as que eram permitidas.
vale a pena ler essa obra maravilhosa

Luana 09/04/2013

"Histórias íntimas"
Ainda hoje sexo é um assunto que faz as pessoas corarem, mas com certeza de um modo bem diferente que nossos antepassados. A evolução da sexualidade no Brasil é a história contada por Mary Del Priore no seu “Histórias Íntimas”.

A autora começa obedecendo à ordem cronológica, descrevendo a falta de privacidade e a majoritária influencia da igreja católica que marcaram nossos primeiros tempos. As curiosidades são, com certeza, o charme do livro. Fatos que aos olhos do brasileiro moderno chegam a ser engraçados. Os pudores e “ignorâncias” já não me apresentaram grandes novidades.

Exemplo curioso: um dos responsáveis pela corrida às clínicas de cirurgia plástica neste início de século 21, os seios, nem sempre foi um chamativo erótico. Eram chamados de simples "aparelhos de lactação" e só começaram a ganhar a conotação atual a partir da década de 1950.

O mais marcante do livro, porém é acompanhar como a evolução do processo de colonização e depois de industrialização se relacionou com a sexualidade do brasileiro. Intercalando suas crenças religiosas com o “calor” dos trópicos. E em todos os tempos a opressão contra o sexo feminino, nunca permitido de sentir prazer.

É apaixonante conhecer o passado em que tirar a roupa era proibido mesmo entre quatro paredes. Práticas que contrastam com o país em que hoje mulheres desfilam nuas livremente no carnaval. No entanto, os únicos “pecados” da autora são a repetição do fator “Igreja católica”, explicando suas implicações em quase todo capítulo. E Mary também tenta se distanciar da linguagem acadêmica e até arrisca frases mais poéticas, mas ainda deixa com que o leitor perca a empolgação em alguns pontos. Não sei se por ser a minha profissão, mas senti falta de algo mais jornalístico e menos acadêmico.

Daniel432 13/04/2013

Cada época com seu pudor
O livro é bastante interessante!!!

A leitura poderia ser um pouco mais leve, mais romanceada, mas mesmo assim não é cansativa e flui.

A autora procura mostrar a evolução da sexualidade da mulher desde o período colonial até os dias de hoje. Nesta longa evolução da total submissão ao desejo masculino até a total liberdade, vemos como as mudanças ocorreram e o quanto inocentes éramos ou o quanto depravados somos hoje em dia.

Neste livro vemos que os pés já foram objetos de desejo, pois esta extremidade era tudo que os homens poderiam enxergar em uma mulher!! O que são os pés hoje em dia?? Nada!!

Hoje em dia o corpo da mulher não é mais um segredo para os homens e, talvez, por isso, o que o homem busca seja somente a conquista momentânea de uma mulher que ainda não esteve em suas mãos!!! Será que é isso mesmo??!!

Leia o livro e tire suas conclusões!!!

Pedro Bastos 14/05/2013

De tabu às capas de revista
Com "Histórias íntimas", a historiadora Mary del Priore traça um panorama importante da evolução de um dos tema mais instigantes, e por que não prazerosos, da nossa sociedade: a sexualidade. De tabu a assunto despojado entre a imprensa e as rodinhas sociais, o sexo é mostrado no livro como um assunto que obteve seus merecidos avanços e diferenças de abordagem, o que não lhe tirou o caráter polêmico, apesar disso. Polêmica, aliás, que não precisamos de artigo científico algum para comprovar que mesmo em 2013 ainda existe certa resistência em se falar de - e em se fazer - sexo.

O livro tem uma perspectiva bastante feminina sobre o sexo - isto é, do personagem "feminino" às voltas com a sexualidade e suas questões -, promovendo um contraponto bastante interessante entre a mulher do século XVIII, vista como um ser pecaminoso à sociedade com base naquelas ideias do paraíso, em que Adão só fora expulso do paraíso por causa da lascívia e opulência de Eva, e a mulher do século atual, donas de seus próprios corpos, quando não escravizadas pela ditadura do corpo perfeito. O pecado de Eva, naquela época, seria retratado então na dor maldita dos partos, um mal necessário para a "cicatrização" do pecado, onde, futuramente, no dia do julgamento, as mulheres nasceriam como homens, os "seres perfeitos".

A partir de informações como essa é que se dá o interesse integral ao livro pelo leitor. A narrativa da autora, descontraída, dialoga na maior parte dos capítulos com os tempos contemporâneos e com o próprio leitor, o que facilita esse encaixe de informações e, consequentemente, uma reflexão.

Um ponto negativo de "Histórias íntimas" talvez seja o fato de a autora se apropriar de muitas referências regionais para explicar a evolução da sexualidade e do erotismo - no caso, o foco fica muito marcado nas dinâmicas das grandes metrópoles brasileiras, em especial o Rio de Janeiro. É compreensível, pois talvez seja difícil encontrar bibliografia que trouxesse informações desta natureza respectivas a outras cidades do país, sem mencionar que o Rio de Janeiro era o centro econômico e intelectual brasileiro, o que se traduz em um cenário pioneiro para tal. No entanto, ao narrar as questões comportamentais de meados do século XX em diante, a autora utilizou na maior parte das vezes uma mesma fonte, a Revista Veja, para ilustrar o panorama desta época. Recorrer a uma única fonte do âmbito jornalístico para dar suporte à pesquisa não invalida o trabalho tampouco as informações encontradas ali, apesar de sutilmente impor restrições à abrangência de um assunto que merecia outras perspectivas.

Como um todo, "Histórias íntimas" tem bom enredo, agrega cultura e é um ótimo passatempo.

Carina 10/09/2013

A história do sexo no país do carnaval
A capa do mais recente livro de Mary Del Priore foi elaborada criteriosamente: uma fechadura de porta antiga indica não só a historicidade do assunto narrado, mas também o olhar curioso da pesquisadora sobre o que se passou sexualmente no Brasil, desde sua colonização.

O vermelho vivo que se destaca na imagem aponta para o erotismo, bem como para a violência que muitas vezes rege(u) as relações amorosas em nosso país. Por fim, o buraco suculento da porta pode ser visto, nada menos, como uma alegoria da vagina - escrito desde um ponto vista feminino, o olhar da autora se propõe a ser sério, porém não imparcial.

Há uma desconstrução de mitos eróticos que é essencial para a melhor compreensão da carnalidade e também da história do Brasil: nem sempre o seio foi objeto de desejo; o quarto não era o lugar do sexo; o pé já foi alvo de muito gozo. A única falha do livro me pareceu ser a falta de uma cronologia mais criteriosa para o entendimento de cada período; entretanto, ao se falar sobre sexo, a linearidade pode ser um freio para a leitura. E a leitura desta obra é e tem de ser feita de puro prazer.

Bruno Rodrigues 29/09/2013

Resenha: “Histórias Intimas”, de Mary del Priori
História do Brasil e sexo. É sobre esse assunto que a autora Mary del Priori discorre em Histórias Intimas, lançado em 2011 pela editora Planeta. Se o nome do livro já gera expectativa, a capa gera entusiasmo. Nada como a curiosidade para fazer o leitor se apaixonar.

O chato primeiro capítulo é importante para compreensão da noção de intimidade que existia nos séculos XVI ao XVIII e que mudaram bastante no inicio do século XXI, alterações que acontecem de acordo com as modificações sociais. Não desista do livro nessa parte. Ele melhora. E muito!

Para ler a resenha completa, acesse:

site: http://www.leitoranalogico.com.br/resenha-historias-intimas-de-mary-del-priori/

Luiza 21/10/2013

Comentário Histórias Intimas - Sexualidade e Erotismo na História do Brasil
Comentário – Histórias Intimas –
Sexualidade e Erotismo na História do Brasil
Título: Histórias Intimas – Sexualidade e Erotismo na História do Brasil
Autor: Marie Del Priore
Editora: Planeta
Páginas: 238
ISBN : 978-85-7665-608-1 (2011)
Sinopse:
Quando o Brasil era a Terra de Santa Cruz, as mulheres tinham de se enfear e os homens precisavam dormir de lado, nunca de costas, porque “a concentração de calor na região lombar” excitava os órgãos sexuais. E nos momentos a dois- geralmente no meio do mato, e não em casa, porque chave era artigo de luxo e não era possível fechar as portas aos olhares e ouvidos curiosos-, as mulheres levantavam as saias e os homens abaixavam as calças e ceroulas. Tirar a roupa era proibido. E beijas na boca? Bem..sem pasta e escova de dentes difícil.
Entre muitas histórias do cotidiano brasileiro desde a época colonial, imperial, ditadura até os dias de hoje Mary Del Priore nos leva numa viagem pelo moralismo em torno do sexo, religião como fenômeno de dominação do comportamento humanos e até mesmos disseca a hipocrisia de uma sociedade que tentava a todo o momento conter os avanços da sexualidade humana. Com uma habilidade de contar histórias baseada em arquivos de pesquisa nos dando verossimilhança aos seus textos a autora nos conduz ao conhecimento e desvenda o quanto as práticas sexuais influenciaram o comportamento de nossos antepassados nos relegando um patrimônio hipócrita quanto a nosso desenvolvimento sexual. O Livro tem uma missão de informar por períodos históricos diferentes o quanto estávamos numa escuridão que nos obrigava a pensar e agir de acordo com um código de condutas que nos era imposto sem ao menos podermos questionar. Neste livros vamos começar a conhecer nossos personagens históricos e suas posições ideológicas. Percebe-se um contraste social muito forte em ambos os ambientes narrados. O livro é com certeza uma das melhores leituras que tive no ano de 2013 e autora definitivamente me conquistou.
O que acha da capa do livro?
A capa é linda e traduz a atmosfera de curiosidade que invoca no leitor porque na minha opinião representa o lado das ideias que envolvem os ambientes narrados simbolizando como proibido e que remete a cultura do castigo e da culpa. O Símbolo da capa com sua fechadura nos mostra o quão obscura e curiosa é a história de nossos antepassados no tocante ao seu comportamento erótico.. A diagramação está ótima, as páginas são amarelas que ajuda muito na leitura. A fonte é grande e não atrapalha a leitura do livro e o espaçamento é normal. O livro possui 238 páginas dividas cinco partes. A Editora Planeta fez um trabalho maravilhoso e merece nossos parabéns pela arte do livro e o sucesso que está fazendo.Gostou da resenha? Deixe seus comentários. Vamos compartilhar mais informações sobre leitura e suas opiniões são importantes para a melhoria deste blog e das resenhas aqui descritas. Obrigada por ler. Contato – leiturasdaluiza@gmail.com – Luiza Nogueira

site: http://leiturasdaluiza.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6