Histórias Íntimas

Histórias Íntimas Mary del Priore

Resenhas - Histórias Íntimas

Clio 05/07/2020

Histórias Íntimas faz arte da leva de paradidáticos que enchem as nossas prateleiras... não deixe isso que te afaste! Mary Del Priore é uma historiadora de renome que faz um ótimo trabalho em fazer a História da Sexualidade mais acessível.

O livro foca primariamente na história brasileira, falando não apenas sobre práticas sexuais, mas também sobre erotismo, casamento, relações sociais, política e tudo o mais que engloba esse tema.

O livro também é rico em relatos e ilustrações, apresentando uma rica bibliografia para quem deseja se aprofundar no assunto.

Adiene 26/06/2020

A sexualidade no Brasil
O livro aborda várias minucias presentes sobre a sexualidade. Vai dasde a origem, com a vinda dos portuguese ao brasil que gera a eles um espanto diante da nudez do habitantes, até a atualidade onde a nudez e o sexo são coisas naturais e de muito fácil acesso com as redes sociais. Após esta leitura posso dizer que a cultura sempre esteve tentando suprimir a mulher e isso é horrível. Agradeço por não ter que viver em uma sociedade onde a virgindade e a pureza ou falta de conhecimentos sobre o próprio corpo sejam requisitos para ser "uma mulher de bem". Não podemos aceitar tais comportamentos nos dias atuais.

Juliana.Cantuária 19/06/2020

Devir histórico sob os lençóis
Neste livro, Mary Del Priori desnuda a sexualidade no Brasil desde o período colonial, alcançando os tempos atuais. É um ponto de vista interessante, pois ao vislumbrar momentos anteriores ao que vivemos conseguimos compreender um pouco mais do porque somos o que somos e fazemos o que fazemos.
Interessante notar que a história da sexualidade é na verdade a história da sexualização do feminino. Desde sempre a questão sexual girou (e até hoje gira) em torno do corpo e dos elementos atribuídos ao que é feminino. De um ponto de vista mais psicanalítico observa-se que o corpo feminino e suas representações vão mudando ao longo do tempo, construindo-se (e desconstruindo-se também) novos conceitos sobre o que é sexualidade, o que é aceitável, o que é desejável e o que é imoral ou repugnante.
Temas como homossexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, pedofilia, aborto, também são tratados, por fazerem parte do contexto, mas a autora não se aprofunda nessas questões, mantendo uma visão mais geral sobre a sexualidade.

Nat ZB 14/06/2020

Elucidante
Um ótimo livro, que pode ser usado como texto de apoio para entender certos comportamentos e atitudes descritos em romances históricos ou clássicos literários, cujo alguns acontecimentos são estranhas para nós, leitores do século 21. Algum exemplos são: Órfãos do Eldorado (Milton Hatoum), Tieta do Agreste (Jorge Amado), Madame Bovary (Gustave Flaubert), Primo Basílio (Eça de Queiroz) entre outros.

bnolasco 05/06/2020

Histórias íntimas
O livro aborda como um todo a situação de mulher em cada contexto específico ao longo dos anos. O interessante é que utiliza-se de provas do que é falado: trechos foram retirados de fontes primárias para enfatizar que não se trata apenas da visão da escritora.

Mari 24/04/2020

Estudar sexualidade é muito importante
História íntimas faz um apanhado geral sobre a história da sexualidade no Brasil, ela fala desde o Brasil colonial até a atualidade, dessa forma, mostra como foram as mudanças de comportamentos, do sexo, da higiene e da sexualidade no Brasil.
Mary del Priore faz uma introdução geral para esse estudo, então vale a pena a leitura para começar os estudos sobre sexualidade. Ela aborda muitas informações e referências mas de forma leve e uma escrita simples que alcança a todos.

Sah 20/04/2020

Você sabia?
Mary trás, em histórias íntimas, a cronologia da sexualidade e da forma como se davam as relações íntimas no Brasil e nos mostra seus principais influenciadores, construindo ao longo dos séculos o que nós somos hoje.

Gabriela 05/04/2020

Sexualidade
Um livro sobre a sexualidade desde o Brasil colônia até o século XXI. Interessante e ao mesmo tempo chocante.

Mama 02/04/2020

Livro extremamente interessante!
Gostei muito da escrita da autora e dos fatos expostos! A vida íntima das pessoas na sociedade brasileira e sua evolução são conhecimentos essenciais para se entender muitos comportamentos que se perpetuaram até os dias atuais.

Fabricio.Macedo 02/04/2020

Pensei que o livro fosse mais "profundo". Se é que me entende... rsrs De forma bem didática, del Priore organiza e marca o movimento da sexualidade na história do Brasil. Não sei se dá pra pensar nas evoluções do ser humana ou nas involuçoes... Progredimos enquanto humanos? Sei lá! Somos uma coisa louca de ser. E reforço a autora: "Gostamos do que vemos?"

Júlio 20/02/2020

Um bom livro
O assunto sexualidade ainda é um tabu para muita gente. Ver como isso se desenvolveu ao longo dos século é bastante interessante. Como consequência de um período tão longo, temos que não tem como aprofundar em nenhum tópico específico.

Basicamente o livro trata predominantemente da sexualidade feminina, o que deixa uma coisa muito clara: Como a mulher tem sido podada durante todo o tempo pelo homem!

Algumas vezes, pela forma que a autora se expressa, me deixou na dúvida se era a forma como ela via as coisas ou se estava usando um eu lírico para passar a impressão de sentir como era a forma que vários pontos eram tratados. A forma como, em alguns momentos, ela trata a mulher negra, a homossexualidade, a solteirice feminina, a gravidez indesejada por alguém solteira, acabam por parecer uma crítica ou menosprezo que reflete muito bem a forma como a sociedade de cada época tratava essas questões.

É uma leitura recomendada, principalmente para aqueles que podem acabar percebendo o quanto suas visões e preconceitos em torno da sexualidade (essencialmente a feminina) são arcaicos e ultrapassados. E que não há nenhum misticismo envolto de algo que é tão natural.

Meu perfil literário @reclivros 21/03/2019

Shiiiiiii...
Não diga nada, apenas faça. Ah, sem muito escândalo. Tudo no silêncio.
É assim que começa o livro Histórias Íntimas, da historiadora Mary del Priori. Ela traça um perfil beeeem interessante da sexualidade humana, especificamente a brasileira, desde o período imperial até os anos 90.
...
O livro tem uma fluência gostosa, de leitura rápida. Os textos são interessantes, principalmente quando ela detalha hábitos e costumes dos séculos XVIII e XIX.
Mas classifique com quatro estrelas e explico o motivo. Acho que do meio para o final o livro dá uma "embarrigada". Quando vai chegando nos anos 70 até o fim do livro a leitura foiw cansando.E não acredito que seja pelo excesso de textos, afinal o livro não é gigantesco, acredito que o texto tenha me cansado. Também não gostei da reprodução de textos e entrevistas de revistas do fim do século XX
...
Independentemente disso, é uma ótima fonte para quem quer se inteirar sobre o assunto, já que é tão difícil encontrar tear documentos realmente importantes e relevantes sobre sexo.

Beca 19/02/2019

Passagens interessantes, porém esperava mais. Houve muita repetição de conclusões. Recomendo para quem quer iniciar a leitura da sexualidade no Brasil.

Guy 13/08/2018

Um apanhado da história sexual brasileira
O livro começa mais interessante com alguns fatos da época colonial e imperial, mas a medida que vai se aproximando do contexto mais recente, as citações ficam empobrecidas e referendadas quase que exclusivamente em reportagens da Revista Veja, o que torna uma visão unilateral, de uma mídia muitas vezes controversa.