Histórias Íntimas

Histórias Íntimas Mary del Priore

Resenhas - Histórias Íntimas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Guy 13/08/2018

Um apanhado da história sexual brasileira
O livro começa mais interessante com alguns fatos da época colonial e imperial, mas a medida que vai se aproximando do contexto mais recente, as citações ficam empobrecidas e referendadas quase que exclusivamente em reportagens da Revista Veja, o que torna uma visão unilateral, de uma mídia muitas vezes controversa.

Criadora de conteúdo 21/04/2021

"Histórias Íntimas" Mary Del Priore"
? Livro interessante, polêmico, histórias reais (sem flores), cheio de aprendizado, explicações de onde surgiram paradigmas, desde a colonização até a entrada do séc. XXI.
RESUMINDO: Chocante!!!

A autora aborda sobre todos assuntos sexuais, desde, tabus, falta de conhecimento médico, prostituição, adultérios, paradigmas instituídos desde a época dos jesuítas, censura , doenças sexualmente transmissões,pedofilia, casamentos arranjados, poligamia descarada, entre outros.
Destaca a função primordial das mulheres, de se casar, ser fiel, e procriar, destinada a viver isolada da sociedade, a mesma que começou hipócrita e que ainda vivemos em pura hipocrisia.

Cada capítulo um "choque", apresentando várias atitudes escrotas de homens, famílias, sociedade, médicos e "homens da fé".

O livro tem como objetivo te ensinar, te mostrar o porque ainda vivemos de tal maneira, mulheres submissas, homofobia, direitos distorcidos etc...

Super indico esta leitura, principalmente para quem luta pela igualdade social, igualdade de gênero, respeito às diferenças e etnias. Saber da história te faz refletir, mudar, discutir e se fazer ouvir. ?

Joice 25/10/2022

Uma história bem interessante de como as mulheres viviam submissas aos seus esposos, retrata totalmente diferente dos dias atuais ...

Mama 02/04/2020

Livro extremamente interessante!
Gostei muito da escrita da autora e dos fatos expostos! A vida íntima das pessoas na sociedade brasileira e sua evolução são conhecimentos essenciais para se entender muitos comportamentos que se perpetuaram até os dias atuais.

Júlio 20/02/2020

Um bom livro
O assunto sexualidade ainda é um tabu para muita gente. Ver como isso se desenvolveu ao longo dos século é bastante interessante. Como consequência de um período tão longo, temos que não tem como aprofundar em nenhum tópico específico.

Basicamente o livro trata predominantemente da sexualidade feminina, o que deixa uma coisa muito clara: Como a mulher tem sido podada durante todo o tempo pelo homem!

Algumas vezes, pela forma que a autora se expressa, me deixou na dúvida se era a forma como ela via as coisas ou se estava usando um eu lírico para passar a impressão de sentir como era a forma que vários pontos eram tratados. A forma como, em alguns momentos, ela trata a mulher negra, a homossexualidade, a solteirice feminina, a gravidez indesejada por alguém solteira, acabam por parecer uma crítica ou menosprezo que reflete muito bem a forma como a sociedade de cada época tratava essas questões.

É uma leitura recomendada, principalmente para aqueles que podem acabar percebendo o quanto suas visões e preconceitos em torno da sexualidade (essencialmente a feminina) são arcaicos e ultrapassados. E que não há nenhum misticismo envolto de algo que é tão natural.

jota 31/10/2012

Contradição é coisa nossa
Mary Del Priore é historiadora e Histórias Íntimas é sobre a vida privada, mais especificamente acerca de sexualidade e erotismo na História do Brasil. É claro que tem datas e nomes de pessoas importantes ou não, mas nem de longe lembra aquelas aulas um tanto desagradáveis que tínhamos de assistir no ginásio ou colegial. Ou dos livros que tínhamos de ler ou pesquisar então.

Verdade também é que – pelo vocabulário e expressões que usa, citações que emprega, ilustrações que apresenta, temas que trata, etc. – não sei se o conteúdo pode ser usado em sala de aula ou em pesquisas escolares, embora em nenhum momento seja apelativo ou sensacionalista. E nem foi escrito com esse objetivo mesmo.

Da mesma forma, não tenho condições de avaliar se o livro contém alguma informação errada, embora as páginas finais contemplem uma alentada bibliografia que demonstra que a autora fez uma extensa pesquisa para escrevê-lo. E sua interpretação dos fatos parece bastante próxima daquilo que se imagina que tenha passado de fato na nossa história.

Daí que até hoje temos uma sociedade que tem duas caras frente ao sexo e assuntos correlatos: gostamos muito de sacanagem - que abundância de mulheres-frutas, de cantoras que cantam não exatamente com a boca, etc. - e ao mesmo tempo queremos parecer sérios, puritanos, defensores da moral e dos bons costumes - experimente uma mulher tomar sol numa praça ou praia sem a parte de cima do maiô, como fazem as europeias – seria xingada, ou pior, estuprada ou linchada, algo assim. Então, contradição: teu nome é Brasil.

Como leitor é que analiso o material aqui apresentado e não posso deixar de reconhecer que ele consegue interessar profundamente - não apenas porque trata de sexo e erotismo. As coisas não são ditas (escritas) gratuitamente, mas dentro de um contexto social, político, educacional e econômico sempre.

Então, se alguém pensa que vai ficar excitado com esta leitura pode, de antemão, tirar a mão do bolso, melhor, o cavalinho da chuva.

Lido entre 27 e 31.10.2012.

bnolasco 05/06/2020

Histórias íntimas
O livro aborda como um todo a situação de mulher em cada contexto específico ao longo dos anos. O interessante é que utiliza-se de provas do que é falado: trechos foram retirados de fontes primárias para enfatizar que não se trata apenas da visão da escritora.

Jocélia 22/06/2015

Polimento das Condutas
Mary del Priore , historiadora contemporânea , com coragem e firmeza aborda um tema que durante muito tempo foi tabu em nosso país, começando pelo Período Colonial, passando pelo então demoninado “hipócrita” século XXI.
Fazendo uma exploração histórica da sensibilidade em relação a alguns componentes de nossa vida íntima, que sofreram tremendas alterações onde a noção de intimidade no mundo dos homens entre os séculos XVI e XVIII se diferencia profundamente daquela que é a nossa no início do século XXI.
Abordando a vida quotidiana naquela época que era regulada por leis imperativas onde fazer sexo, andar nu ou ter reações eróticas eram práticas que correspondiam a ritos estabelecidos pelo grupo no qual se estava inserido. Examinando o século XX e chegando aos nossos dias, onde a educação sexual, o aborto, a pedofilia, a pílula anticoncepcional, a revolução sexual, a erotização da publicidade, o movimento feminista, a censura ditatorial entre outros são ingredientes que formam o sentimento de coletividade sobrepondo-se ao de individualidade, a autora ,reflete sobre a noção de pudor pela várias culturas até então trazidas para o Brasil, afirmando que, tais noções foram pioneiras em esboçar a história do polimento das condutas, do crescimento do espaço privado e dos autoconstrangimentos que a modernidade foi trazendo.
Traçando a historia da chegada dos Portugueses ao Brasil, Mary relata desde o desabrochar do Renascentismo onde a nudez não era símbolo de inocência, mas de pobreza (pobreza de artefatos, de bens materiais, de conhecimentos que pudessem gerar riquezas, como por exemplo, a nudez das índias que estava, pois, longe de ser erótica, pois desde o início da colonização lutou-se contra a nudez e aquilo que ela simbolizava)passando pelo Modernismo onde se estabeleceu uma diferença entre a nudez e o nu (a nudez se referia aqueles que foram despojados de suas vestes e o nu, se remetia a um corpo equilibrado e seguro de si) estabeleceu se a diferença entre pudor de sentimentos e pudor corporal, tendo eles, diferentes significados para os diferentes grupos ricos ou pobres, homens ou mulheres.
Fazendo uma exploração histórica em relação a alguns componentes da nossa vida intima que passou por tremendas alterações, ela aborda detalhadamente diversos assuntos, desde os mais simplórios, como os hábitos de higiene, até a forma de higienização atual.
Abordando diversos momentos históricos e relembrando vários discursos, a autora também faz um breve percurso sobre as formas de como as mulheres foram tratadas desde o Brasil Colônia até o Império traçando os inúmeros discursos que abordaram as noções de corpo, igreja e pecado.
A Reforma Católica cobriu totalmente o corpo da mulher, onde o mesmo passou a ser visto por alguns escritores barrocos por ‘’Porta do Inferno ‘’ e ‘’Entrada do Diabo’’. Trazendo consigo uma herança da tradição Medieval , onde médicos Portugueses , deram vários estereótipos à mulher, classificando –a como ‘’um animal perigoso’’e que traziam consigo um desejo incontrolável de procriar , que à mulher só cabia a função de ser mãe e que sendo herdeira direta de Eva, foi responsável pela expulsão do Paraíso e pela queda dos homens, por esse motivo para apagar seus pecados , teria que dar a luz entre dores.
A autora traz inúmeros questionamentos sobre a questão do prazer que era algo dado apenas ao homem, pois se as mulheres não podiam sentir prazer, para o homem ele era obrigatório, considerando a impotência uma verdadeira maldição, daí eram revelados os processos de sodomia masculina, porém a intenção era a de civilizar educando nos princípios Cristãos , toda a atividade sexual que não tivesse como fim a procriação era condenada , sendo abominadas qualquer forma de contracepção.
As últimas décadas do século XX foram de uma liberação quase total. O nu feminino invadiu as telas do cinema brasileiro, as modas minimalistas tomarem conta das ruas e praias por meio das minissaias, dos biquínis, dos calções e do topless; a pílula anticoncepcional liberou da mulher o fantasma da gravidez indesejada; o número de divórcios se ampliou; as relações homoafetivas ganharam espaços; a televisão construiu um novo modelo de mulher, esta liberada, livre das amarras do casamento e que trabalha fora; revistas destinadas ao público feminino passaram a falar abertamente em sexo, orgasmo e fetiches; a literatura pornográfica delimitou seu espaço nas bancas de revistas. Porém, a reação masculina não tardou a chegar e, logo, os crimes passionais ganharam manchetes na imprensa. Maridos matam esposas ao constatarem ou mesmo desconfiarem que estivessem sendo traídos. A "revolução sexual" foi contida pelo risco da AIDS, vista inicialmente como o "câncer gay", mas que, tempos depois, instalava o pânico e levava as pessoas a reavaliar seus hábitos sexuais, estilos de vida, princípios morais e padrões de cultura .
Diante de tantos avanços e recuos, Mary finaliza o seu livro com uma reflexão sobre o que ganhamos e o que perdemos. Para ela, tivemos uma rápida e profunda fratura nos nossos costumes. Felicidade, amor e prazer tornaram-se obrigatórios. Precisamos dizer a todos o quanto somos felizes, amados e realizados sexualmente. Lutamos por independência, mas, contraditoriamente, nos isolados num "canto" que tanto lutamos para conquistar. Não temos nenhuma garantia de relações duradouras, pois o medo de compromissos mais sérios tornou tudo provisório, descartável, instantâneo e fácil de ser substituído.Por fim, a historiadora nos leva a refletir sobre as nossas práticas. Para ela, somos indivíduos de inúmeras caras: virtuosos e pecadores; liberais e conservadores; permissivos e autoritários; severos com os erros dos outros, mas indulgentes com os nossos; em grupo, politicamente corretos, mas preconceituosos e homofóbicos na intimidade; exigentes dos direitos, mas descumpridores dos deveres; além de outras contradições que marcam as nossas ações no cotidiano, levando em conta o nosso trajeto cultural .

Victor R. 04/07/2014

Vale a pena ler
Quando peguei pela primeira vez nesse livro, pensava que ele era cansativo, monótono. Após lê-lo, posso dizer com todas as letras: esse livro é INCRÍVEL.
A Mary Del Priore conseguiu escrever um ótimo livro, que não é muito extenso, porém não deixa de apresentar em ricos detalhes os comportamentos sexuais de cada época. Além disso, é um livro de leitura 'corrida', fácil e muito divertida.

Mari 05/01/2022

Acessível
Como iniciante, posso dizer que o livro se faz entender e de uma maneira clara e objetiva. Acredito que a alguém com um certo grau de profundidade no tema (que puxa bastante pro feminismo) seja mais do mesmo, até porque muitos assuntos tratados já eram conhecidos por mim. Os 1os 3/5 são mais arrastados, provavelmente por se tratarem de um passado mais ?pacato? da história. Normal, não é uma obra ficcional. Boa leitura, recomendo!!

Lubixcoito 08/10/2023

Histórias não tão íntimas assim
Em mais uma obra, a autora consegue prender o leitor com uma linha cronológica perfeita, com detalhes da história que realmente são importantes para a compreensão, sem rodear pelos assuntos. Neste livro traz histórias íntimas, mas não tão íntimas assim, porque se você não está na história, você conhece alguém que está. Fala sobre a sexualidade de uma forma didática e crítica, sempre pontuando o seu ponto de vista
ou o cenário social e político que a contextualiza.

Elineuza.Crescenci 16/04/2024

Gênero: História Social, Usos e Costumes, Sociedade
Avaliação: 5/5
Início da Leitura: 14/04//2024 Término da leitura: 17/04/2024

Autora
Mary Del Priore nasceu no Rio de Janeiro em 1952.
É historiadora, professora e escritora.
É considerada uma das maiores historiadoras brasileira.
Possui mais de vinte obras escritas e já recebeu prêmios como o Casa Grande e Senzala e o Jabuti.

Sobre o livro
1. O cenário é o Brasil desde a sua descoberta até o presente século.
2. O que falar da herança cultural brasileira, oriunda mais especificamente da Europa? E as influências dos povos originários e dos povos escravizados? Pois bem... Eis os fatos apresentados no livro. A condição feminina e seus hábitos de higiene e a condição masculina e seus hábitos e dominação.
3. Gostei do livro, apresenta relatos e fatos reais ora ignorados ora aderidos pela população por força da tradição, dos usos e costumes passados de pai para filho, de mãe para filha.
4. Os efeitos da moda trazida da Europa e apresentada no Brasil para as classes abastadas e as influências no recôndito dos lares ou por outra na vida secreta dos cidadãos e suas famílias.
5. As influências das descobertas científicas para o controle da natalidade e suas repercussões religiosas e políticas fazem refletir até hoje no comportamento e decisões das famílias.
6. Quer a mulher estivesse coberta dos pés à cabeça ou desnuda sempre foi alvo das decisões do patriarcado que até a puniu com a eliminação da vida e em julgamento o patriarca foi liberto com a justificativa da “defesa da honra”.
7. Há ainda uma vasta bibliografia e acervo fotográfico de jornais que mostram a evolução dos conceitos de sexualidade e erotismo na sociedade brasileira moderna.
8. Recomendo

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/04/2024-abril8-leitura-anual-58-historia.html

Bruno Rodrigues 29/09/2013

Resenha: “Histórias Intimas”, de Mary del Priori
História do Brasil e sexo. É sobre esse assunto que a autora Mary del Priori discorre em Histórias Intimas, lançado em 2011 pela editora Planeta. Se o nome do livro já gera expectativa, a capa gera entusiasmo. Nada como a curiosidade para fazer o leitor se apaixonar.

O chato primeiro capítulo é importante para compreensão da noção de intimidade que existia nos séculos XVI ao XVIII e que mudaram bastante no inicio do século XXI, alterações que acontecem de acordo com as modificações sociais. Não desista do livro nessa parte. Ele melhora. E muito!

Para ler a resenha completa, acesse:

site: http://www.leitoranalogico.com.br/resenha-historias-intimas-de-mary-del-priori/

FM 07/07/2021

Uma analise das Mentalidades do Brasileiro.
Em Histórias Intimas - Sexualidade e erotismo na história do Brasil. A Historiadora, pesquisadora e professora Mary Del Priore, nos apresenta um olhar sobre a dinâmica da intimidade dos indivíduos que compunham a sociedade Brasileira durante o período colonial, ( sec XVI até o sec XIX), e os códigos, princípios e valores, que por diversas questões, não se alteram na mesma velocidade das mudanças sociais, politicas e econômicas que ocorrem até o início do sec XXI.
Um trabalho que se debruça sobre o cotidiano, dinâmica social e historia das mentalidades... que tem sido a característica que melhor representa os trabalhos da Historiadora Mary Del Priore. Com trabalhos sempre engajados nas questões das relações humanas e menos nas burocracias e engrenagens das intituições públicas e privadas, traz reflexões que destoam do limbo e do senso comun, colaborando, efetivamente, para a construção do conhecimento.

Igor.Banin 04/04/2022

Perfeito
Ótimo texto que traça um panorama da intimidade por toda a história do nosso país. Bons exemplos e um texto instigante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6