Medéia * As Bacantes * As Troianas

Medéia * As Bacantes * As Troianas Eurípides

Resenhas - Medéia * As Bacantes * As Troianas

Jonara 30/04/2010

Medéia é a mulher que trama sua vingança custe o que custar. Ela é sensacional, uma bruxa, uma louca... uma mulher possuida de ódio! Ela é traida e resolve se vingar da pior maneira possível. A peça é ótima, tem falas muito inteligentes, só me irritei um pouco com o coro e as explicações sobre ele. Não sabia que tinha inspirado a Gota d'água, do Chico Buarque. Vi uma montagem da Gota d'água num teatro aqui no Rio, realmente fabuloso e muito similar à Medéia.
As Bacantes trata de um momento em que algumas mulheres estão inspiradas por Baco e acabam causando uma tragédia. A peça é interessante e o final é realmente muito trágico (não tenho outra palavra!). Mas sinceramente não gostei muito, achei cansativo de ler.
As Troianas é uma lamentação sem fim! Fala sobre o destino das mulheres de Tróia após a guerra e a queda da cidade. A rainha da cidade foi escolhida como escrava de Ulisses. Muito interessante e bastante triste.
Não são textos fáceis de ler, e tem umas lamentações bem cansativas, mas é interessante pra ver como influenciaram outras peças de teatro e outras obras de literatura.