Carrie, A Estranha

Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Vitorin 24/07/2020

Stephen King não erra nunca
Demorei a me acostumar com as ?notícias? mas quando me acostumei me apaixonei pela história. A história te faz raciocinar sobre até onde o fanatismo religioso pode ir, sobre como adolescentes não tem limites.
Uma história típica do Stephen King.

fernandaugusta 02/11/2022

Carrie, a estranha - @sabe.aquele.livro
Eu ainda não conhecia o primogênito de Stephen King, lá de 1974. Gostei muito do que li, apesar de algumas miudezas estarem um pouco datadas, a história de Carrie White tem um contexto super atual: o do bullying extremo.

Carrie é uma adolescente finalista do Ensino Médio na cidadezinha de Chamberlain, Maine. O pai faleceu antes de Carrie nascer e a mãe é simplesmente a maior fanática religiosa que já vi na literatura. Não bastasse este contexto familiar único, Carrie tem o dom da telecinesia - pode movimentar objetos com o poder da mente. Rejeitada dentro de casa e atormentada fora dela, a vida de Carrie é um pesadelo. Na escola, é o alvo das piadas e das zombarias dos colegas desde que consegue se lembrar.

Até que, um dia no chuveiro da escola, Carrie fica menstruada pela primeira vez - aos 16 anos o fato incomum a levou a mais um episódio traumático com as colegas. Estando o baile de formatura próximo, várias foram punidas pela escola. As consequências destas punições foram: Carrie ser convidada a ir ao baile por sugestão de uma das meninas arrependidas, e o ódio vingativo de outra, que junto com o namorado arquiteta uma vingança. Esta vingança talvez seja uma das cenas de cinema mais conhecidas da cultura pop, e simplesmente desperta a fúria descontrolada de Carrie, que tem o poder destruidor de uma hecatombe em Chamberlain.

Eu tive dó de Carrie em toda a leitura. Já imaginou você ser aquela pessoa diferentona que ninguém quer por perto e todo mundo ri e se acha no direito de provocar e ridicularizar o tempo todo? Em nenhum lugar Carrie teve paz: em casa e na escola a coitada passava provações inomináveis. É triste demais ver o quanto uma família desestruturada, uma mãe louca e pessoas crueis podem destruir uma pessoa. Carrie não tinha saída, e fiquei reamente tocada com o único respiro de normalidade que ela teve na vida - o início do baile descrito por ela, o nervosismo e a novidade de tudo, mesclados com o medo de ser motivo de chacota mais uma vez. E não deu outra.

Gostei imensamente do ritmo que SK deu para este livro, é perfeito para ler em um dia. Ágil, com vários pontos de vista e até explicações "científicas", como se fosse uma análise documental dos eventos de Chamberlain. Achei a costura da trama muito bem feita, e apesar de ter conhecimento do enredo, a leitura foi bem surpreendente em vários pontos.

Não vejo este livro como um livro de terror assustador, com sustos e medo. Tem a tensão de saber que algo muito ruim vai acontecer, mas pra mim, o terror mesmo vem da crueldade do que fizeram com Carrie. Se pensarmos por este ponto, tem cenas aterrorizantes acontecendo em várias escolas deste mundo atualmente, não? O próprio autor, na introdução, relata que Carrie foi inspirada na história de duas colegas suas, vítimas de bullying.

Então, se somos capazes de ver o noticiário, não vamos nos assustar com "Carrie, a estranha". Curiosamente, é uma leitura muito reflexiva para um livro de terror. O primeiro de muitos acertos do mestre King.

Tiago.Guedes 02/08/2023

Quem é o estranho
Um clássico do mestre do terror, Carrie traz aquela sensação de medo, angústia e ódio no qual poucos livros nos trazem.
Uma escola horrível, uma mãe fanática religiosa e uma menina com poderes em meio a adolescência e todas as suas complicações da idade, tudo isso culminando em um massacra esperado, mas ainda sim surpreendente.

isabel_fmelo 25/06/2022

Um dos meus favoritos!
Esse é o meu livro favorito do King (até o momento), eu realmente senti toda a angústia que a Carrie sofria constantemente. Além disso, o filme segue fielmente a obra.
(falo sobre livros no meu perfil do tik tok: @isabel_fmelo)
DANILÃO1505 28/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Maisa 18/09/2023

Razoável
Pensei que gostaria muito mais.

Não gostei da forma da narrativa e a história é o que a maioria já conhece?

Chato.

Kamilla Gabriela 01/09/2020

Já havia assistido a adaptação mais recente diversas vezes, amo! E mesmo assim me surpreendi com esse livro. Há cenas e detalhes que não encontramos na adaptação.

Carrie é uma menina inocente e muito sofrida. Dava vontade de entrar no livro só para abraça-la e dizer que a vida não é assim, que vai ficar tudo bem!

Nunca odiei tanto um personagem como odiei Margaret, mãe de Carrie.

É um livro curto, queria mais! Mesmo assim é bem profundo. Amei fazer a leitura.

Inclusive fiz uma foto como Carrie, está no meu IG literário @kaliteraria_
Vai lá conferir!

Myllene Felix 27/08/2020

King em seu primeiro degrau.
O grande Stephen King tem licença poética pra errar, ainda mais em sua primeira obra.
Carrie é um livro com uma ideia bacana, trata de bullying, fanatismo religioso, poderes telecinéticos. Todavia, infelizmente ele é muito mal escrito (Essa antiga versão inclusive tb é mal traduzida). Narrativa muito confusa, desconexa, dividida em plots com reportagens, interrogatórios, o que é até interessante, mas a escolha dos momentos foi onde o autor realmente derrapou. Ele não soube fazer os cortes nos momentos ideais. Suponho que se eu não tivesse assistido o filme, estaria completamente perdida.
Uma coisa que também me incomodou foi que o King preferiu dar profundidade à personagens aleatórios, sendo que o crush da Carrie que é um personagem importante na trama, teve uma passagem rasa.
Acho que até o momento, esse foi o primeiro livro que li e posso afirmar que sua adaptação é mais satisfatória.
De qualquer forma, a obra teve seus momentos bons e foi o primeiro passo de um grande escritor.

Jade 05/12/2022

1º livro de king
Eu amo muito a história desse livro, dele ter jogado fora o manuscrito e sua esposa ter recuperado do lixo, acreditando em seu potencial?? me deixa com o coração quentinho. Mas o livro realmente não é como os outros de King, é menos elaborado, não tem uma escrita muito madura nem uma história uaaau, que nem os outros. Vamos dizer que eu sinto que é um livro de início. Por exemplo, um ponto que me incomodou muito é que eu não sabia quando terminava e quando acaba os pensamentos dos outros personagens e o de Carrie, então só ia entender dps de ler mais de um paragrafo, aí tinha que ficar voltando sempre. Além da história me parecer o clássico de filmes americanos, sem nada novo. Mas é um livro
levinho da pra ler rápido se focar nele!

Gabi Rocznieski 29/09/2023

Todo mundo é uma pessoa ruim (Paramore, 2023)
Todo mundo já zoou alguém, já riu de algo que não podia ou achou normal algo que era terrível pra alguém. É péssimo perceber que sentimos pena de Carrie, mas que em algum momento da vida, ainda que muito jovens, já fomos uma gota num tanque de ressentimentos de alguém. Livro excelente.

LOSK 03/12/2021

Um classico
Todo mundo conhece a cena final, mas existe muito mais história antes dela.
É um clássico que vale a pena ser visitado, apesar da minha edição ser repleta de erros.
Juliana.Franz 03/12/2021minha estante
???

isaque 29/09/2020

Carrie, a estranha - Stephen King
Perfeito! Eu amo tanto essa história, acho magnífica. Já me contentava bastante com o filme, mas o livro é perfeito. Amo essa escrita documental, investigativa... Simplesmente amei!!
Frase destaque:
"Foi a última vez que magoaram a Carrie. "
Diálogo destaque:
"- Não fique nervosa. Você é como Galatéa
- Como quem?
- Galatéa. Lemos sobre ela na aula do professor Ver. Transformou-se de criada numa bela moça que ninguém reconheceu.
Ficou pensativa.
- Mas eu quero que eles me reconheçam- disse finalmente.
- E tem toda razão. Vamos lá. "

Emy 28/12/2022

Gostei da história do livro, é muito bom. Mas a escrita é bem desconfortável, acho os relatos e artigos de jornais no meio bons, faz a história parecer mais real. Mas a escrita é toda bagunçada. Deveria ser somente no ponto de vista da Carrie também.

Caroles2 23/11/2023

Achei a narrativa bem impactante, seja nas cenas de bullying ou nas cenas da mãe de Carrie. O livro é muito bom, fiquei bem envolvida com a história e com raiva dos colegas de sala da protagonista, acredito que o melhor momento é quando chega o baile. Enfim, recomendo leitura!

Iann 18/02/2020

Estréia de King
Livro de estréia do mestre King.
O livro fala sobre bullying e o peso dele na vida das pessoas, tanto da vítima quanto de quem o pratica.
É um dos clássicos mais famosos do horror, porém confesso que o achei nada assustador.
Durante a leitura é perceptível a inexperiência do autor, o livro por ser curto tbm não conseguiu fazer eu me apegar a nenhum dos personagens.
Confesso que esperava mais e que este não é um dos melhores livros do autor.
Tbm acho que a tradução do livro deixa um pouco a desejar.
Mas recomendo. Vale a pena a leitura.