Carrie, a Estranha

Carrie, a Estranha Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Tefs 02/01/2017

Genial.
Com uma escrita estimulante, King retrata dor, sofrimento e medo de formas inalcançáveis. Expondo pontos emocionantes e angustiantes é possível "entender" a Carrie e se revoltar junto com ela. Ao mesmo que se prepara para o pior. Trazendo toda a habilidade tão bem conhecida a obra é como de praxe para o autor, genial.

Fábio Vermelho 07/03/2011

O que talvez mais me fez gostar desse livro foi a forma de narrar do Stephen King, fazendo toda essa história contada no livro parecer verídica; enquanto lia, eu me sentia como se estivesse a ver um documentário na tv, todas as imagens das pessoas fazendo seus depoimentos, os cientistas falando sobre TC, etc, etc, etc.
Apesar de o final da história já ser sabido de antemão – seja pelo que é escrito no próprio livro ou seja pelo filme (no meu caso, eu vi o filme quando era bem pequeno, mas ainda lembrava da cena do sangue no baile) –, enfim, mesmo já sabendo as coisas que acontecerão na história, é inevitável ir devorando página por página do livro, para saber todos os detalhes dos acontecimentos.

Juliana Magalhã 12/10/2012

O livro conta a história de Carrietta White, adolescente americana dos anos 70, vítima de violento bullying e filha de uma fanática religiosa, estes, porém, não são o foco do livro, são fatos contribuintes para o desenvolvimento do poder de telecinese de Carrie e posterior uso, que culmina Na Tragédia.
A história é narrada em terceira pessoa, focando em diferentes personagens ao desenrolar da narrativa. Um ponto interessante do livro são os fragmentos de jornais, obras, estudos científicos, etc, criados a partir dos eventos ocasionados por Carrie. Inseridos nos capítulos, esses fragmentos contribuem para um melhor entendimento do caso Carrie e antecipam o desfecho ( sim, senhoras e senhores, temos spoilers no livro).
Um ponto que achei negativo é o foco em diversos personagens, a meu ver, isso dificultou a criação de empatia por Carrie, mesmo com todo o seu sofrimento. Achei minha leitura muito distanciada, os próprios fragmentos contribuem para o não apego aos personagens (Ou será que sou insensível mesmo!?), exceto por Tommy – o acompanhante de Carrie no baile – coitado do rapaz, melhor definição de local errado, hora errada e ainda companhia errada, esse personagem, para mim, é o único que se salva na cidade.
Enfim, tinha muita expectativa para a leitura. No caso, Carrie, a estranha é uma boa história, com uma execução errada. O desfecho da história não é supreendente (somente a proporção) – Garota sofrida + bullying + mãe psicótica +falta de ajuda = homicídio ou suicídio. Esse é o meu segundo livro de King ( o primeiro foi Zona morta, abandonado e doado) e ainda não presenciei o terror que lhe deu a fama – ponho minhas esperanças em O iluminado. Para mim, Carrie não é um livro de terror, chegando somente a ter cenas tensas e um pouco de suspense – as mortes são muito rápidas, pouco descritas, no sentido de olha, lá se foi mais um. O que ficou martelando na minha cabeça foi: cadê a educação sexual/aula de biologia na escola, as pessoas de bom coração e principalmente orientadores, psicólogos e assistentes sociais?

Caio.Henrique 31/01/2016

Clássico(!), mas não me empolgou tanto...
Esse é o primeiro livro que leio do Mestre Stephen King. Escolhi ele para estrear minha experiência com o tio King por ser o mais curto dos que tenho dele aqui e porque eu já simpatizava com a história, conhecida pela telinha.

Gostei bastante da maneira como ele escreve, como transmite em palavras a maneira como as personagens se sentem, aquele "caos" mental. Em questão de imersão, fico ainda com o autor de Caixa de Pássaros, pois esta leitura não foi particularmente excepcional, mas me tranquiliza quanto aos outros livros que tenho dele. Sempre ouvi sobre o Stephen como um escritor de leitura obrigatória, isso me preocupava um pouco, pensava se ele não seria chato ou enfadonho de ler, como a maioria dos "clássicos" (perdoem-me os eruditos pela minha falta de maturidade literária).

Talvez a falta de encanto por esse livro se deva ao contato anterior com o filme. Não que eu não tenha gostado do livro, só não me senti tão emocionalmente envolvido. As cenas e os cenários foram narrados impecavelmente, eu fui transportado para cada lugar e observei cada situação em minha mente, mas faltou algum "tcham". Não sei como explicar.

Recomendo o livro pela leitura tranqüila e talvez, como eu, para introduzir ao universo do tio King. Talvez outras pessoas o experimentem de maneira mais imersiva, sei lá. Para mim, não foi uma leitura excepcional, mas foi uma leitura tranqüila e cheia de detalhes, o que me tranqüila (frente ao meu preconceito) e me encoraja a pegar as outras obras desse "Grande" escritor.

Já tenho outros livros aqui dele para ler, tais como Autoestrada, Justiceiros, Casa Negra, Talismã e Torre Negra. Espero que minha experiência com eles seja mais excitante.

Talvez essa minha falta de empolgação com esse livro, como já disse, se deva ao contato prévio com o filme, ou talvez seja o contexto em que estou e as leituras anteriores... a Caixa de Pássaros foi incrivelmente imersiva e emocionante.

Luigi 20/09/2014

O caso White.
A típica história de uma garota rejeitada no colégio que acaba se envolvendo com um cara charmoso por "pena" de uma das garotas populares que acaba simpatizando com ela? É, isso resumiria, não fosse o fato de que foi King que escreveu o conto.
Carrie White não é só uma rejeitada, ela é uma garota com poderes psicocinéticos, ou telecinesia se preferir. A história não conta só um conto de baile, mas conta o terror causado por uma garota que chegou ao limite aguentando toda o círculo social adolescente da cidade gargalhando às custas dela. O massacre cometido por White com seus poderes psíquicos, (a vingança da nerd, por assim dizer), acaba sendo o maior evento que já acontecera na região.

A história é genial. Não é nada enrolada, o máximo que você vai precisar é de atenção para saber se está na narrativa ou se está lendo citações dos artigos que são recorrentes durante o texto, mencionando pesquisas e mais pesquisas sobre a telecinesia e o Caso White, como ficou conhecido o acontecido.

Luciano Mayfair 20/01/2013

Olá galera hoje vou fazer a resenha sobre o livro Carrie, a Estranha de Stephen King, tenho verdadeira paixão pro Stephen King são pouquíssimas obras dele que não gosto.
O livro conta a história de Carrie, uma garota estranha que sofre bulling na escola e vive com uma mãe que é uma fanática religiosa.
Quando a menina mais popular resolve transformar Carrie em motivo de gozação no baile de formatura, Carrie com seus poderes de telecinéticos põe fogo na escola e em metade do bairro matando muitas pessoas. Sinceramente não gostei do modo q o livro é escrito, para quem não leu nada de Stephen King não aconselho começar por este livro, acho q tem outro com uma leitura mais gostosa q fariam vcs se apaixonarem pelo autor assim como eu.

Beijos e namaste
Luciano Mayfair

Livretando 14/02/2014

Resenha: Carrie, a Estranha
Devido à época de fim de ano, é natural que leiamos mais em época de férias e fim de ano, sem preocupações com estudos, trabalhos e outras responsabilidades acadêmicas. O primeiro livro da “maratona de fim de ano” que li foi “Carrie, A Estranha” do mestre do terror Stephen King.

O livro é o primeiro de muitos romances publicados por King, ele consegue ter a façanha de ter mais de cinquenta romances publicados e mais duzentos contos publicados em seu nome, com várias coletâneas (como Dança Macabra, As Quatro Estações, Tripulação de Esqueletos, Tudo É Eventual e entre outros) e só foi publicado pela intervenção de sua esposa Tabitha King, também romancista que, depois do King não ter gostado do esboço, ele jogou no lixo, Tabitha pegou do lixo e orientou-o a continuar. E foi assim que surgiu o auge dos sucessos do King.

“Carrie, A Estranha” conta a história de Carrie White, uma adolescente que vive na pacata cidade de Chamberlain, no estado do Maine (todos os livros do King se passam num fictício Maine), e vive junto com a fanática religiosa mãe Margaret White. Carrie sempre se tornou um bode expiatório para a escola que vive e dos habitantes da cidade. Depois de um terrível evento no chuveiro da escola e a formatura se aproximando, a contagem de vida da cidade se aproxima a zero, à medida que os preparativos da formatura chegam... Um ato de bondade faz com que Carrie se sinta viva, até que um ato de maldade faz com que Chamberlain sinta a vingança da personagem em questão de horas.

Esse livro de sucesso do King retrata bastante a questão de aceitação e do bullying (lembrando que o livro é de 1972) e as suas consequências. É basicamente um livro de vingança (e das melhores, eu diria). O livro se divide em três partes: Brincando com Sangue, A Noite do Baile e Os Escombros, o melhor deles é A Noite do Baile justamente por mostrar a vingança de Carrie. Um detalhe interessante na narrativa em terceira pessoa é o fato de mostrar pequenos trechos dos estudos, casos, entrevistas e diferentes pontos de vista dos personagens, esse é o ponto inicial para a genialidade do King em descrever psicologicamente os envolvidos da trama.

Esse livro em minha opinião foi excelente em atribuir drama, tensão, tragédia e vingança no ponto certo. Por ser um dos primeiros livros de sucesso do Stephen King, passamos a entender e perceber o “embrião” da narrativa mais famosa do autor em desenvolver psicologicamente os personagens e passamos a entender os motivos de certas atitudes dos personagens. Nessa característica por si só me fez gostar bastante desse livro e o decretar como o favorito.

Resumindo, pra quem nunca leu King, “Carrie, A Estranha” passa ser o livro excelente pra você adentrar no universo de romances do Stephen King e posso afirmar com firmeza que você vai querer ler os mais de cinquenta romances dele, ainda mais no universo suspense e terror, coisa que King há mais de 30 anos sabe fazer e muito bem e até hoje, não para de escrever.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2014/01/carrie-estranha-stephen-king.html

Grazy Souza 03/10/2014

A primeira obra de Stephen King... o cara já começou botando pra arrombar xD
É o primeiro romance do aclamada escrito de terror/terror psicológico Stephen King. Ele mesmo considera este um livro que choca. É um dos livros mais banidos de escolas e reza a lenda que King nunca quis publicá-lo. Foi sua esposa que achou os rascunhos e levou a uma editora.
A história se passa na cidade de Chamberlain, Maine. É em formato de voltas no tempo com o uso artigos em revista e livros (ficcionais) contando a história de horror que aconteceu nessa cidade.
Carietta White é uma garota introvertida que sofre bullying na escola, principalmente de Chris Hargensen,uma garota linda e popular com histórico de ataque aos fracassados. Carrie é filha de Margaret White, uma cristã fundamentalista (e muito radical) que a educou em princípios religiosos rígidos e exagerados. Por causa disso, Carrie tem sua primeira menstruação na escola e fica aterrorizada por não saber o que acontecia com ela. E é claro que Chris e suas amigas usaram disso para caçoar da garota. A professora Desjardin é quem corre em seu auxílio. Ela a ajuda e disciplina as outras garotas, fazendo com que Sue Snell se arrependa das zombarias que fez com Carrie. Em casa, Carrie é recebida pela mãe com hostilidade, dizendo que agora ela era uma mulher de pecados. Carrie e sua mãe escondem um incidente antigo, de quando a garota tinha apenas 3 anos, onde misteriosamente choveu meteoritos apenas sobre a casa delas em um dos momentos em que sua mãe tentava discipliná-la com brutalidade. É nesse contexto que Carrie descobre seus poderes telecinéticos.

Obra incrível de Stephen King, Carrie tem uma narrativa pesada pelo contexto do enredo, porém muito fácil de ler e entreter. Tem uma das cenas literárias mais referenciados em histórias tanto internacionais quanto no Brasil, sempre aparecendo como forma de comédia ou representação da maldade de alguém. Está recomendadíssimo, principalmente pelo final que as adaptações cinematográficas ignoram. Não se deixe levar pelo gênero horror. Não dá tanto medo assim ;)

site: http://oclubedameianoite.blogspot.com.br/2014/02/resenha-carrie-estranha-stephen-king.html

Ketilin 17/11/2016

Carrie
Quem é que não conhece Carrie? Ta legal, muita gente sabe do filme, onde uma garota toma um banho de sangue no dia do baile. Mas o que eu não imaginava, era tudo o que estava por trás disso.

Em Carrie, a estranha, Stephen King (estou viciada nesse homem?), nos conta a vida de Carrie, uma garota que possui poderes telepáticos. Carrie não faz ideia que possui esse poder. Sempre sendo o alvo da escola, Carrie, começou a nutrir um odio por seus colegas.

A gota d'água foi quando teve sua primeira menstruação e todas as garotas presentes começaram a atirar absorvente nela. A partir desse momento, Carrie começa a saber controlar seu poder e utiliza muito bem dele em vários momentos no decorrer do livro.

Parte do livro é contado em forma de entrevista, com vários pontos de vista dos acontecidos. Isso acabou deixando o livro um pouco confuso, no meu ponto de vista, pois, nem sempre os fatos estavam em ordem cronológica.

Acredito que esse livro não causou tanto impacto em mim por já saber do contexto do livro. Outro ponto a respeito da minha experiência é que li outros livros do King no mesmo período e percebi a diferença na escrita. Sei que esse foi o primeiro livro que ele publicou e que não tinha toda a experiência que tem agora, mas, mesmo assim, esse não foi um livro que me fez sentir medo, ou me fez ficar completamente imersa no mundo apresentado. Em todo o caso, a leitura valeu a pena, pois assim, consegui ver o quanto o King cresceu na sua forma de escrever e de prender totalmente a atenção do leitor.

site: https://www.instagram.com/p/BMRWZOtjp5l/?taken-by=amornapagina

Nicholas 12/07/2015

Brincando com sangue
Livro mais que espetacular. Em seu romance de estréia, King já demonstra seu dom pela escrita e seu dom de aterrorizar. Em Carrie, a Estranha, ele cria uma personagem totalmente reprimida pela mãe e castigada pelos colegas de classe, mas o que eles não sabiam é que ela possuía dons sobrenaturais, que leva a história a um desfecho impressionante. Esse livro foi minha primeira experiência com Stephen King, mas me provou desde o início que ele realmente é o Mestre do Terror.

Ca Agulhari 18/02/2017

Muito bom.
Não vou chamar de obra prima porque, pra mim, algumas partes do livro quanto à narrativa foram muito chatas, parecia que eu estava lendo um diário, ao mesmo tempo que havia um narrador havia frases entre parenteses em primeira pessoa e me incomoda escrita assim, acho desleixada. Não posso dizer que a história é ruim de forma alguma, prende, tanto que li em um dia. Mas esse estilo em especial me incomodou. Pra primeiro livro do mestre King, não há do que reclamar, ainda mais se considerarmos sua evolução ao longo dos anos até os dias atuais.

Psychobooks 21/07/2014

'Carrie, a estranha' é o primeiro livro publicado do autor, a edição que li é de 2013 e traz uma introdução do autor contando um pouco sobre o processo de criação e publicação da obra.

Quando eu comecei a leitura, procurei ter em mente que essa história foi publicada em 1974 e era a primeira do autor, ainda assim, fiquei surpresa pela qualidade da escrita do mestre. A maior diferença que percebi ao ler Carrie depois de ter lido obras mais recentes do autor, é que agora ele passa mais tempo desenvolvendo os personagens secundários, aspecto que me agrada muito.

Já comentei em outras resenhas que nenhum personagem dos livros do King são meramente secundários, cada um tem sua própria história e papel a ser desempenhado dentro do enredo, ninguém está ali para fazer figuração ou 'número'.

- Enredo

Carrie White vive na pequena cidade de Chamberlain no estado do Maine, sua mãe - Margaret White -, é uma fanática religiosa que criou a filha de forma restrita e severa. Carrie sempre foi motivo de chacota para seus colegas na escola. Aos dezesseis anos, ela passa por um evento traumático no chuveiro coletivo da escola, algumas medidas disciplinares são tomadas e a garota mais popular da escola não gosta nem um pouco da punição recebida. Carrie tem poderes telecinéticos que estavam latentes e eram mal compreendidos por ela até o momento.

O Baile da escola está chegando e todos na cidade estão se preparando para o evento, um ato de bondade faz com que Carrie sinta-se parte do grupo, mas essa sensação não irá durar muito tempo e ela se vingará da forma mais tempestuosa que conhece.
carrie a estranha

- Narrativa e desenvolvimento

O livro é dividido em três partes: Brincando com Sangue, A Noite do Baile e Os Escombros. A maior parte da ação se dá em A Noite do Baile, mas a tensão criada em Brincando com Sangue e a finalização em Os Escombros são sensacionais.
A narrativa é feita em terceira pessoa e acompanha o ponto de vista de vários personagens. Também há trechos de estudos, entrevistas, livros que estão relacionados ao estudo do 'caso Carrie'.

Quando Carrie descobre que pode controlar seus poderes e começa a praticar algumas coisas, tive aquela sensação de 'vai dar merda' e a tensão só foi aumentando até culminar a vingança da garota.

O autor inseriu no enredo temas como fanatismo religioso, bullying, vingança e os desenvolveu de forma magistral. Nos dias de hoje, esses temas são comuns, mas imaginem essa discussão em 1974! O autor ainda levanta questionamentos sobre Carrie estar certa ou errada, afinal ela perdeu o controle por consequência de todo bullying que sofreu, por causa da sua criação severa, mas ao mesmo tempo, quem tem o direito de tirar a vida de outra pessoa? Deixando essas questões morais de lado, a vingança da Carrie foi a mais assustadora e sensacional que já vi na literatura.

- Concluindo

'Carrie, a estranha' é uma estreia sensacional do autor e uma ótima indicação para quem quer entrar no mundo de King, um livro tenso, cheio de sangue, mas não tem aquele terror nível hard de outras obras e vai muito além de elementos fantasiosos e assusta o leitor com a crueldade da natureza humana perante ao diferente e desconhecido.
Filmes

Em 1976 o livro foi adaptado para o cinema por Brian de Palma, em 1999 veio a sequência que se passa vinte e três anos após o primeiro filme. Em 2002 foi feito uma refilmagem sob a direção de David Carson. Em 2013 Carrie, a estranha foi levado às telonas mais uma vez, com a direção de Kimberly Peirce.

"- Mas quase ninguém descobre que seus atos, na verdade, magoam realmente os outros! Ninguém fica melhor, as pessoas só ficam mais espertas. Quando fica mais esperto, você não para de arrancar asa de mosca, só imagina um motivo melhor para fazer isso. Muita gente está dizendo que tem pena de Carrie White, as meninas principalmente, e isso é uma piada, mas garanto que nenhuma delas sabe o que é ser Carrie White cada segundo do dia. E, no fundo, estão pouco ligando."
Página 76

site: www.psychobooks.com.br

Carol Helena 31/07/2016

Onde tudo começou
Carrie é uma jovem no último ano do colegial com uma vida pacata abalada pelo fanatismo religioso vindo de sua mãe - e, anteriormente, seu pai -, mas logo a jovem descobre novos poderes e com eles, novos perigos.
O livro se passa no Maine, logo você vai perceber que isso se tornou marca registrada do King, na década de 70. o estilo do autor é simples, marcante e visual, além de ser um dos livros mais imersivo que eu já li (com um começo lento? sim, porém imersivo). O problema é que o mistério foi estragado pela cultura pop, estamos soterrados de filmes com vinganças adolescentes, protagonistas oprimidas... que toda a reviravolta perde a graça, não considero que isso altere o valor da obra pois nos permite ver a construção de história e personagens que é impressionante .

Tauan 22/09/2015

O início
O primeiro livro publicado por Stephen King conta a história de Carietta "Carrie" White, uma adolescente estigmatizada e dotada de poderosos dons telecinéticos, educada por sua mãe, Margaret White(uma fanática religiosa de dar ódio), com brutalidade e ameaças de condenação.
Na escola Carrie, que sempre enfrentara a perversidade das outras crianças por causa das loucuras de sua mãe, vê tudo se tornar pior quando tem sua primeira menstruação, enquanto toma banho após uma aula. Ela não fazia ideia do que se tratava, pois sua mãe jamais falara com ela a respeito. Suas colegas usam a situação como o supra-sumo da chacota.
Ela começa a se lembrar de incidentes em sua vida que podem ser atribuídos à telecinese, por exemplo, uma chuva de pedras em sua casa quando tinha apenas três anos. Ela pratica os seus poderes em segredo, até obter total controle.
Sue Snell, que, antes, também caçoara de Carrie, arrependida pelo que fizera à ela, convence o seu namorado, o popular Tommy Ross, a chamá-la para o Baile da Primavera.
Chris Hargensen, a líder das que tiram a paz de Carrie, faz com que seu namorado prepare uma armadilha de forma que dois baldes com sangue de porco caiam sobre Carrie quando ela for coroada rainha do Baile da Primavera, o que seria arranjado por Chris.
Carrie ensopada de sangue de porco. Todos riem dela, que então, abandona o ginásio onde ocorre a festa e decide usar seus poderes de telecinese como vingança.
O resultado é uma destruição sem fim que valhe a pela ler para saber!
Pra mim este é o melhor livro do King.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/