Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


869 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Beatriz 14/04/2024

Ai! que preguiça!...
Macunaíma fez com que eu quase me esquecesse que leio por gostar, porém, uma vez começado, senti a obrigação de terminá-lo.

Só consegui essa proeza pois ouvi junto da leitura o audiolivro, se não tivesse lançado mão dessa ferramenta eu não conseguiria concluir.

Perdoe-me os amantes da obra, os que a acham incrivelmente sensacional, mas eu achei o livro pavoroso, logo no início lia, totalmente pasma, horror atrás de horror. Várias vezes quis abandonar a leitura, e, em outras tantas, quis jogar o kindle na parede por saber que minha consciência me acusaria por não terminar o livro.

Mas, para não me alongar, está feito, terminei o livro e não tirei dele nenhum bom proveito, só a sensação estranha de que perdi meu tempo debruçada sobre os devaneios de um homem que escreveu sobre o dia em que ele pegou todos os seus pesadelos, bateu em um liquidificador e a mistura de todo o delírio resultou em Macunaíma.
Anna Picoli 09/05/2024minha estante
resumiu o que eu pensei KKKKK




Anna 12/04/2024

Maluquice, incrivel
O livro mais irônico e absurdo que já li. A mensagem que o autor nos passa sobre nossa própria sociedade e a critica aos paisagistas são incríveis quando percebidas.

Claro que há coisas que são desnecessárias,como a primeira cena da Ci.
comentários(0)comente



DrieleCouto 06/04/2024

?
Pra ser bem sincera eu não entendi nada ? pra mim foi uma grande confusão. Me perdi algumas vezes e continuo sem saber de nada rsrs.
comentários(0)comente



wawaw 05/04/2024

"...Foi uma chispada mãe por esses matos que chii! os passarinhos se tornaram pequetitinhos pequetitinhos de medo e a noite levou um susto tamanho que ficou paralítica..."
comentários(0)comente



Luís Gustavo 05/04/2024

Até tentei entrar na história, mas não dá
Entendo a importância desse livro, entendo o lugar dele na (tentativa de) construção da identidade do país, sua inserção num contexto de 100 anos de independência e sua importância dentro da historiografia da História do Brasil. Mas, enquanto narrativa e ficção, pelo menos pra mim, foi impossível de entrar no livro.
São várias fábulas/contos - seja lá como quiser chamar - interligadas, mas que faziam pouco ou nenhum sentido, sem contar algumas questões que, mesmo entendendo que o livro foi escrito em outro tempo, incomodam.

Sobre a edição em si, não tem muito o que falar. É muito bem editada, com desenhos lindos e muitas notas de rodapé explicativas.
Eu só senti falta de algum posfácio escrito por historiadores.

Enfim, daqui uns anos eu releio e vejo se mudo minha percepção.
comentários(0)comente



Choquei.amo-te 02/04/2024

Não foi uma leitura fácil, abandonei o livro ano passado e esse ano tentei novamente... e dessa vez engatou. O livro é uma mistura de vários elementos, ricos em cultura indígena mas apresenta elemento de todos o Brasil. Mário de Andrade cria em sua obra um espectro do povo brasileiro o qual n possuí caráter, seja caráter personal e psicológico, seja caráter originário étnico. Outro ponto interessante é o contraste do moderno com o "primitivo", das paisagens da mata virgem à grande São Paulo capitalista, terra das inúmeras "máquinas" como dito no livro. Por último, é digno de comentário a crítica que se pode fazer ao capitalismo encorporado no gigante paimã, o devorador de homens, um burguês colecionador com uma fome insaciável. Assim sendo, Macunaíma é um livro muito difícil e confuso o que acaba afastando o público desta obra, entretanto, é sublime a leitura de uma obra tão bem escrita e rica como esta
comentários(0)comente



ThomasRoycer 30/03/2024

Recomendo a leitura
O livro é interessante. Apresenta diversos elementos do nosso cotidiano: lugares, objetos, árvores e animais. É uma mistura de conceitos e culturas. As aventuras são empolgantes e extraordinárias.
comentários(0)comente



jennibel 27/03/2024

8/10
Macunaíma é um obra muito boa, muito inteligente, e com uma boa crítica.

Mas tem um efeito que eu reparo muito em outras coisas como o twitter, linguagem neutra, e outras lutas de classe hoje. Que é o efeito de tentar incluir tudo e todos, falar de todos e os representar, e acaba que nenhum fica incluso KJK

Isso que tornou o livro difícil, mas ele é engraçado e descontraído, só muito difícil e cansativo, é fácil se perder e precisa reler e reler pra entender umas partes.

É um livro pra se fazer com material de pesquisa do lado. Mas a tentativa é boa a de tentar integrar tudo, representar todo o Brasil, que é o que o Macunaíma, e adorei a forma que ele é totalmente voltado aos desejos internos, porque a nossa política e estrutura foi formada, e é assim até hoje.

E querendo ou não o Brasil é uma bagunça, achei a obra bem brilhante, e acho que quem pegar as forma que ele quer espelhar o brasil, e rir das partes engraçadas, pode achar tbm.

Acabou que ficou parecendo um sonho maluco muito criativo e engraçado, com teor confuso. Mas me fez pensar, nesse efeito que acontece, de querer representar todos e nem isso ser o suficiente para incluir e na realidade acaba excluindo. Isso acontece demais na nossa sociedade.
comentários(0)comente



Fernanda 26/03/2024

Macunaíma
Nosso anti herói bem brasileiro, não desiste nunca do que quer, gosta de enrolar e passar a perna nas pessoas? li aos poucos pois a leitura tinha muitas palavras indígenas, então parava e ia ver o seu significado. Meio chato em algumas partes e outras interessantes.
comentários(0)comente



Juh 26/03/2024

Inegavelmente, Macunaíma tem o seu lugar de extrema relevância no processo de composição de uma Literatura Nacional no Projeto Modernista. Exatamente por esse motivo, o texto é difícil de ler já que se trata de uma escrita experimental e teste de um novo modo de produzir textos literários. O uso de um vocabulário com raízes indígenas, a pontuação fora dos padrões, a narrativa com pouca linearidade e espacialização são marcas dessa experimentação.

Quem estiver esperando uma narrativa de descanso e deleite não encontrará em Macunaíma. O livro é desconcertante tanto em relação à forma quanto ao conteúdo. Em relação ao segundo ponto, há muita nudez, exploração da própria sexualidade, pequenos golpes, sinais de uma esperteza pejorativa, xingamentos, maus tratos aos próprios irmãos, adultério etc.

Um livro que demonstra um processo de transformação nas artes e na cultura do início do séc. XX, cumpre o que propõe.
comentários(0)comente



Italo 24/03/2024

Macunaíma
Não me julgo com idade ou conhecimento suficiente para criticar ou vangloriar Macunaíma, que é um marco na literatura brasileira. Naturalmente, a linguagem de ruptura de Mário de Andrade tornou minha experiência de leitura um tanto complicada, o que mostra mais sobre mim do que sobre Mário de Andrade.

Construir um país não é uma tarefa fácil, e muitas vezes ao longo da história tentou-se estabelecer o que é a brasilidade e o que é o brasileiro. Mário foi um desses tentadores, que, se não conseguiu, e não cabe a mim dizer, deixou sua marca nos tijolos que sustentam nossa identidade.
comentários(0)comente



Maria 23/03/2024

Um livro simplesmente genial, principalmente para o contexto histórico brasileiro de quando foi escrito. Apesar de clássicos não serem o meu forte, decidi ler Macunaíma para um trabalho da escola e me surpreendi.

A forma como o livro foi literalmente um deboche contra todos os preconceitos literários da época é fascinante. No início julguei o livro como uma bagunça maluca, mas enquanto estudava sobre o Pré-Modernismo percebi que era exatamente isso que a literatura brasileira precisava na época, uma boa dose de loucura cheia de cultura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ray 22/03/2024

Sempre tive muito receio de ler Macunaíma por imaginar que seria uma narrativa extremamente chata e difícil em relação à linguagem, porém, tive uma feliz surpresa com o conteúdo. É como se estivesse assistindo a um desenho animado estilo Papa-Léguas ou o esquilo da Era do Gelo, onde tudo é possível. Aqui, vemos um herói de índole duvidosa que parte em uma grande aventura para recuperar um amuleto. É interessante como ele sempre se mete em confusão, mas nunca desiste. E mais interessante ainda é como somos arrastados para dentro dessa contação cheia de magia, intrigas, diversão e emoção. Muitas histórias populares são recontadas de forma sublime (é uma loucura atrás da outra) e algumas até veladas de críticas. Mário de Andrade foi brilhantemente criativo nisso. Eu achei um máximo!
comentários(0)comente



Maikom.Abreu 18/03/2024

O Anti-herói
Achei arrastado, mas é pessoal. Parece que agora que terminei tenho um sentimento bom em relação a esse livro. Macunaíma, grande cascateiro! ?De herói nada tinha
comentários(0)comente



869 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR