Macunaíma

Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Brunatf 11/12/2022

Desafio
Já tinha tentado ler esse livro antes pelo menos umas 3x e nunca conseguia passar do terceiro capitulo. Não sei se dessa vez foram as notas de rodapé desta edição ou as ilustrações lindissimas (provavelmente foram os dois hehe) que conseguiram me manter firme, mas agora foi!! É um livro importante pra literatura nacional, mas que, na minha opinião, tem que ser lido com a cabeça bem aberta para ser compreendido, porque é mesmo um livro desafiador. Afinal é uma história divertida e toda a ideia e construção por tras dela é bem interessante

Duda 08/12/2022

Macunaíma em Quadrinhos
A leitura assim como esperava, por se tratar de um clássico, não foi muito fácil, me perdi várias vezes e não entendi 100% da obra confesso que utilizei bastante o dicionário kkkk. Nunca li a obra em forma de livro, acho que isso também contribuiu para a dificuldade. Entretanto, adorei o traço único da obra me diverti bastante analisando os desenhos. Concluindo, achei uma leitura divertida e confusa, mas consegui tirar alguns aprendizados muito legais como, por exemplo, termos indígenas.

MIRANDA 07/12/2022

Mario de Andrade e seu genialismo literário . Que grande obra para a nossa pátria Brasil.
Referencias à cultura indígena e ao povo , caracterizando o indivíduo brasileiro na sua
forma pura de vivencia .
Palavra para o livro : Preguiça

Davi.Rissi 07/12/2022

Muito ruim, texto sem nexo, história jogada.

No início parece um 50 tons de cinza tupiniquim, segunda o tá do autor que acho péssima.

Tata 05/12/2022

Difícil...
Macunaíma é um marco do Modernismo brasileiro, com todas as características da primeira fase do movimento.

Uma coisa devo reconhecer: Mário de Andrade realmente fez um estudo minucioso da cultura brasileira em geral, especialmente indígena, para criar essa obra que "abraça" o Brasil. Também reconheço a inteligência necessária para escrever o livro.

Porém, a história não me agradou. Me senti muito desconfortável com Macunaíma e sua personalidade e atitudes ambíguas. O livro está em linguagem coloquial da época, portanto também é uma leitura difícil.

É interessante a reflexão que o título "o herói sem nenhum caráter" traz. Na década de 1920, o Brasil era um país "jovem", com apenas 100 anos de independência. A cultura era uma junção do europeu, indígena e africano e essas origens poderiam dificultar uma identidade propriamente brasileira, especialmente se tratando de um país tão jovem. Afinal, o que era ser brasileiro em 1920?

Portanto, Macunaíma é indígena, é negro, é branco e tem uma personalidade ambígua. A descrição de um povo em busca de uma identidade.

Matheus 05/12/2022

Macunaíma
É a primeira vez que leio uma obra de Mario de Andrade, sendo um livro rico sobre diferentes percepções do Brasil do início do século XX. Contudo, a leitura se apresentou confusa em alguns momentos, talvez por termos que atualmente são raramente vistos. Espero poder ler com mais acuidade futuramente.

LALA LITERARIOS 01/12/2022

Sinceridade total aqui, eu não entendi nada, achei bem viajado, palavras estranhas, personagem maluco, a escrita do autor não foi pra mim, eu não tava nessa vibe, demorei muito pra ler, oque normalmente leio em menos de 1 dia por ser uma História em quadrinhos, provavelmente tem ensinamentos e reflexões a serem feitas, um entendimento da história mas eu não consegui absorver, de qualquer forma eu ri muito, principalmente desse experiências maluca que eu tive?

nambookclub 29/11/2022

banza solitário
quero dizer q esse livro é riquíssimo, riquíssimo!!! eu me diverti mto em algumas partes e é muito legal conhecer mais de diversas culturas e muito do léxico por esse brasil. Mário com certeza entregou uma obra muito singular.
poréeem, eu realmente não gostei mto da leitura. chega a ser confuso e a maior parte do tempo eu n consegui visualizar as situações (e só queria acabar logo). quero reler em outro momento, n sei quando. fico feliz de ter lido!!

Larissa 27/11/2022

Um livro bom, que me fez ri pelo comportamento dos personagens, crtz q se tivesse mais conhecimento da cultura deles eu ia gostar mais.
Tem muitas críticas sociais, o menino é um danado no início mas dps da para perceber que ele vai "amadurecendo" tipo isso.
Gostei bastante, mas não criei tanta afinidade, é um dos livros que daqui a uns 04 anos quero da uma nova chance de ler.
(Dps de ler percebi o quanto sou leiga sobre a cultura indígena e dos povos originários em geral) queria eu ter lido antes de fzr o Enem KAKAKKAKAKA ?

renata1004 27/11/2022

Por incrível que pareça, é a primeira vez que eu leio Macunaima inteiro e isso se deve a uma matéria da faculdade. E por incrível que pareça, eu achei que não ia gostar, mas gostei! Apesar de ser um pouco cansativo em alguns momentos (principalmente nas descrições que repetem o nome de uma coisa várias vezes), eu entendo o motivo e, num geral, não atrapalhou muito a minha leitura. Não é atoa que é um clássico da literatura brasileira e que tenha feito sucesso no modernismo (mesmo que eu ache que outras obras são melhores).

OssosDePapel - Instagram 23/11/2022

O livro é muito maluco, e se parece ousado hoje, imagino o impacto que causou na época em que foi escrito.

Trata-se de uma 'estória' brasileira, que ao contrário da História brasileira, dá o devido protagonismo ao índio, MAS... Como anti-herói, e na base da fantasia.

Mário de Andrade nos apresenta um selvagenzinho tipicamente brasileiro em sua índole duvidosa, a qual relaciono mais com os colonizadores do que com os nativos da terra.

A linguagem do texto dificulta um pouquinho o entendimento, mas não podia ser diferente. Sendo assim, recomendo edições com comentários/notas, especialmente por causa dos termos indígenas.

A trama é (quase sempre) divertida, mas, pode despertar reflexões socioantropológicas relevantes e atuais.

Ela traz ainda um pouco do folclore e das lendas indígenas. Como seria bom se essas crenças tivessem persistido, porque para explicar bem o Brasil, só mesmo uma sabedoria mística.

Thays.Freitas 23/11/2022

Um livro cheio de Brasil
Foi uma experiência incrível ler esse livro.
Tem muita poesia, muito folclore, é muito mais que um livro, é um estudo antropológico.
Esse livro vai falar um pouco da história de um indiozinho, Macunaíma. É um romance de formação, que tem como história principal a busca no herói pela pedra Muiraquitã, que pertencia a Ci, mãe do Mato. O herói vai andar pelo Brasil todo, e vai retratar um país em transição e multicultural.
Eu recomendo mil vezes essa leitura!
Vale muito a pena!

Vanessapnasc 20/11/2022

Brasis
Esta obra da literatura é uma jornada na cultura, história, lendas do nosso Brasil! Sem palavras? levei tanto tempo para ler, mas que bom que li agora para apreciar com o entendimento rico do Brasil que possuo hoje.

GiArgia.Gschwendtner 20/11/2022

Um clássico e retrato do país
Mario de Andrade é um ícone da Semana de Arte moderna e com nesta obra retrata um Brasil da década de 20, porém devido as latência de nossos problemas sociais, poderíamos tranquilamente considerar sua escrita nos dias de hoje.

A riqueza de detalhes, a linguagem não tão linear convidam a imaginação dos cenários e geram uma curiosidade. Ali o inevitável sempre está acontecendo e os personagens se misturam.

Se os clássicos permanecem atuais e são
necessários para entender a sociedade, esse é imprescindível.

Liað· 20/11/2022

mt bom
Eu já tinha lido macunaima, e tinha gostado muito, e por isso decidi comprar essa versão em quadrinhos. Não tem muito o que falar além de que os desenhos são perfeitos!!!! Eu recomendo fortemente