Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

nicole21 20/10/2023

Leitura muito boa, tem palavras que não entendo nem de longe kk.
É uma leitura curta e muito doida, que é divertida e meio macabra, amei e amei.

Gabriella555 18/10/2023

Assim como o próprio Mário de Andrade definiu, o livro é uma ?rapsódia?. Mistura de folclore, mitos e MUITAS palavras em Tupi.
Não é uma leitura fácil, porém o fato de ser em quadrinhos torna mais atrativo.
Indico a leitura por ser um clássico do modernismo brasileiro e também pq estimula o leitor a pensar fora da caixa ?

gduda 08/10/2023

Que loucura boa
Comecei o livro sem muitas expectativas, com dificuldade em compreender tantos termos e também o espaço-tempo da narrativa. Acontece que, com o desenrolar da história, essas dificuldades passam a ser admiráveis e entendidas como parte da magia do livro, sendo essenciais para onde ele quer chegar. É uma obra que com certeza ficará armazenada nos meus referentes literários, que não são muitos, em realidade.

Fernanda 07/10/2023

Não rolou
Ai, que preguiça! E digo isso não pra destacar o bordão de Macunaíma, o herói sem caráter, mas sim porque foi a minha sensação pra dar continuidade à essa leitura tão complicada.

Sinto muito que Mário de Andrade e eu não "nos entendemos" nessa obra, aliás, a segunda que a gente não se dá. Mas como eu sou curiosa, vou catar umas videoaulas pra tentar entender melhor.
B 26/10/2023minha estante
Tô passando por isso. Vontade de abandonar. Ai, que preguiça!

Romulo Gabriel 16/11/2023minha estante
Kkkkkkk bem isso

Beta 06/10/2023

Nunca li nada tão ruim quanto essa história, metade eu não entendi e o que deu pra entender foi pura baboseira e lixo em forma de um personagem sem nenhuma qualidade humana, apenas um ser hediondo. Não quero nunca mais ler nada desse autor.

Gabriel 05/10/2023

Leia
Simplesmente, leia o Macunaíma. Estou certo de que você vai se encontrar ali. De alguma forma, somos todos esse livro.
Amanda.krislayne 05/10/2023minha estante
Um livro que nunca deveria ser esquecido

Rodrigo 01/10/2023

Achei o livro de difícil leitura. As palavras antigas e fora do uso comum tornam a leitura um tanto difícil e complexa. Há também muita repetição de ideias e tudo isso fez a leitura se tornar bastante longa.

Por outro lado, as referências ao folclore, seja pelas lendas, por costumes ou frases que perduram gerações é bastante divertido.

O clássico tem seu encanto e termino ele com a certeza de que meu repertório se tornou um pouco mais vasto.

Méuri 29/09/2023

Mário, pra que esse exagero todo??!!
Chatíssimo, leitura demorada, super enrolada, exige muita atenção e interpretação pra entender tudo que se passa, até porque a maioria das coisas estão implícitas.
No entanto eu adoro as lendas e as histórias, e depois que se entende até fica legal, apesar do EXAGERO DE SINÔNIMOS QUE SE USA PRA TUDO (SOCORRO DEUS, PRA QUE???????????)
Mário realmente viajou MUITO com esse livro, mas só recomendo se tiver a fim de viajar junto c ele, ou se tiver uma análise ou algo do tipo que auxilie na compreensão dos detalhes do livro.

Tati.Lima 27/09/2023

Esse livro foi um surto do Mário de Andrade...
Misericórdiaaaaaaa!!! Q livro mais doido foi esseeeeeeee, meu povo!!! Uma aventura fantástica do protagonista TOTALMENTE anti-herói, em busca de um tesouro. Um clássico da literatura brasileira politicamente incorreto, porque o Macuinaíma é um cara absolutamente safado, cachorro e sem vergonha de carteirinha. O cara é o puro suco da falta de caráter, e suas aventuras são completamente fora da casinha. Mas ao mesmo tempo, é tudo apresentado de uma maneira tão incrível e criativa, q mesmo q o livro não seja essa Coca-Cola toda, como realmente não é, por conta de alguns capítulos extremamente maçante, mas é incontestável, a riqueza de culturas apresentadas por Mário de Andrade. E fecha o caos com o protagonista, começando a história negro e terminando branco. Como eu disse, o livro é um surto total, mas um surto descrito de forma interessante e divertida, porque o livro tem muitos momentos engraçados. A linguagem é um pouco complicada de entender, porq tem muito da cultura indígena e expressões regionais, mas nada q uma recorrida ao Google não resolva. Enfim, eu gostei, não amei, mas gostei bastante.

Pequena M 21/09/2023

Achei o livro engraçado, de início ao fim, mesmo me perdendo diversas vezes no uso de palavras que eu nunca nem vi na vida, ainda foi fluído e tédio não enfrentei e até podia escrever mais, só que "Ah!...Que preguiça!..."

It's Gi (Taylor's version) 19/09/2023

Muito bizarro
Uma história completamente louca para descrever o mau-caratismo do povo brasileiro.
Realmente parece que Mário de Andrade escreveu essa obra quando estava bêbado ou sob efeito de dorgas, porque muitas coisas são incabíveis, mas também diria geniais, devido aos trocadilhos e piadas e o uso de termos de origem da cultura dos povos originários.
Quanto a leitura em si, até o meio do livro achei interessante e engraçado, depois as listas de termos, piadas e a própria história acaba ficando desinteressante e só queria acabar logo.
Uma obra com certeza polêmica, em que o autor explicita sua repugnação ao povo brasileiro mau-caráter. Leia por sua conta e risco.

Criadora de conteúdo 18/09/2023

Macunaíma Editora Lá fonte
??RESENHA??

Livro: Macunaíma " O herói sem nenhum caráter" / Escritor: Mário de Andrade / Editora: Lá fonte / Gênero: Romance Histórico Clássico / Páginas: 190.

Nessa resenha é impossível falar sobre o livro sem ao menos explicar superficialmente a intenção do autor e o contexto histórico que estão inseridos. Porém, vou tentar explicar de forma fácil e instigante para vocês. ?

Todos sabemos que com a colonização, os indivíduos (índios) que habitavam nossas terras, foram obrigados a adotarem os princípios, cultura, religião e costumes (entre outras coisinhas a mais) de nossos colonizadores, perdendo assim, a essência de sua etnia.

Então, sobre esse contexto de colonização que Mário de Andrade, um dos fundadores do início do modernismo (Semana da Arte Moderna em 1922), retratou com uma visão crítica a cultura excessivamente voltada à cultura estrangeira em Macunaíma. Nessa fase as produções artísticas foram fortemente marcadas pela ruptura com o passado e a construção de uma literatura Nacional tendo a presença marcante do cotidiano como história.

Esta obra nasceu a partir de uma vasta pesquisa linguística do autor e narra, por meio da mistura de lendas, mitos e histórias populares, a identidade nacional arrancada pela colonização. O autor retrata o conflito do homem brasileiro entre a atração pela Europa e a fidelidade ao Brasil. É destacado também em várias partes do livro as mudanças drásticas que ocorreram no território brasileiro devido a modernização Portuguesa.
Precisamos destacar que "um herói sem nenhum caráter" não representa a identificação do homem brasileiro como amoral ou possuidor de mau caráter, mas trata-se da "artemanhas" de sobrevivência do mesmo.

A história do anti- herói nascido na selva amazônica, deve ser lida com atenção e dedicação, pois o autor colocou no papel a identidade linguística fidedigna dos índios, por isso o livro contém rodapé explicando várias palavras desse linguajar, possibilitando o entendimento da leitura.

??O jeito sátiro que o autor escreveu as críticas sócio culturais, a leveza dos diálogos e dos personagens e o desfecho faz juz da importância que a obra exerce.

godoy 15/09/2023

Macunaíma, um herói preguiçoso, mentiroso, egoista e trapaceiro.
Um exemplo de obra modernista, que inclui o folclore brasileiro, linguagem coloquial e a visão estereotipada do indígena.
É bem chato, difícil de entender, tem muitas palavras regionais que dificulta a interpretação, por mais que essa tenha sido a intenção do autor.

nvelisy 09/09/2023

Maluca e modernista.
Gostei muito da leitura! Queria ter um contato mais próximo com o tal do modernismo que eu estava vendo na escola e não queria ler o livro do Mario por achar que ia ser muito confuso, essa adaptações em quadrinhos foi meu "escape" e foi ótimo!
Adorei a história maluca e modernista do Macunaíma, e senti em muitas partes que ele é mesmo um ótimo reflexo do nosso país.