Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Larissa 27/11/2022

Um livro bom, que me fez ri pelo comportamento dos personagens, crtz q se tivesse mais conhecimento da cultura deles eu ia gostar mais.
Tem muitas críticas sociais, o menino é um danado no início mas dps da para perceber que ele vai "amadurecendo" tipo isso.
Gostei bastante, mas não criei tanta afinidade, é um dos livros que daqui a uns 04 anos quero da uma nova chance de ler.
(Dps de ler percebi o quanto sou leiga sobre a cultura indígena e dos povos originários em geral) queria eu ter lido antes de fzr o Enem KAKAKKAKAKA ?

renata1004 27/11/2022

Por incrível que pareça, é a primeira vez que eu leio Macunaima inteiro e isso se deve a uma matéria da faculdade. E por incrível que pareça, eu achei que não ia gostar, mas gostei! Apesar de ser um pouco cansativo em alguns momentos (principalmente nas descrições que repetem o nome de uma coisa várias vezes), eu entendo o motivo e, num geral, não atrapalhou muito a minha leitura. Não é atoa que é um clássico da literatura brasileira e que tenha feito sucesso no modernismo (mesmo que eu ache que outras obras são melhores).

OssosDePapel - Instagram 23/11/2022

O livro é muito maluco, e se parece ousado hoje, imagino o impacto que causou na época em que foi escrito.

Trata-se de uma 'estória' brasileira, que ao contrário da História brasileira, dá o devido protagonismo ao índio, MAS... Como anti-herói, e na base da fantasia.

Mário de Andrade nos apresenta um selvagenzinho tipicamente brasileiro em sua índole duvidosa, a qual relaciono mais com os colonizadores do que com os nativos da terra.

A linguagem do texto dificulta um pouquinho o entendimento, mas não podia ser diferente. Sendo assim, recomendo edições com comentários/notas, especialmente por causa dos termos indígenas.

A trama é (quase sempre) divertida, mas, pode despertar reflexões socioantropológicas relevantes e atuais.

Ela traz ainda um pouco do folclore e das lendas indígenas. Como seria bom se essas crenças tivessem persistido, porque para explicar bem o Brasil, só mesmo uma sabedoria mística.

Thays.Freitas 23/11/2022

Um livro cheio de Brasil
Foi uma experiência incrível ler esse livro.
Tem muita poesia, muito folclore, é muito mais que um livro, é um estudo antropológico.
Esse livro vai falar um pouco da história de um indiozinho, Macunaíma. É um romance de formação, que tem como história principal a busca no herói pela pedra Muiraquitã, que pertencia a Ci, mãe do Mato. O herói vai andar pelo Brasil todo, e vai retratar um país em transição e multicultural.
Eu recomendo mil vezes essa leitura!
Vale muito a pena!

Vanessapnasc 20/11/2022

Brasis
Esta obra da literatura é uma jornada na cultura, história, lendas do nosso Brasil! Sem palavras? levei tanto tempo para ler, mas que bom que li agora para apreciar com o entendimento rico do Brasil que possuo hoje.

GiArgia.Gschwendtner 20/11/2022

Um clássico e retrato do país
Mario de Andrade é um ícone da Semana de Arte moderna e com nesta obra retrata um Brasil da década de 20, porém devido as latência de nossos problemas sociais, poderíamos tranquilamente considerar sua escrita nos dias de hoje.

A riqueza de detalhes, a linguagem não tão linear convidam a imaginação dos cenários e geram uma curiosidade. Ali o inevitável sempre está acontecendo e os personagens se misturam.

Se os clássicos permanecem atuais e são
necessários para entender a sociedade, esse é imprescindível.

Liað· 20/11/2022

mt bom
Eu já tinha lido macunaima, e tinha gostado muito, e por isso decidi comprar essa versão em quadrinhos. Não tem muito o que falar além de que os desenhos são perfeitos!!!! Eu recomendo fortemente

Luiza.Carmo 18/11/2022

É um clássico divertido.
Demorei um bom bocado pra me adaptar a escrita, e quando me adaptei, chegou ao fim
As histórias de macunaíma são interessantes, mostra um Brasil bem brasileiro, se é que isso faz sentido.

Luana.Iannone 17/11/2022

pouca saúde e muita saúva, os males do brasil são
esse mês realizei um desejo da adolescência: comecei, continuei e terminei macunaíma. desde a escola ouvi que era um livro difícil (e de fato, é) mas me interessei pela falta de caráter do herói. sempre gostei de histórias que não romantizavam o protagonista (não que desgoste destas, mas)
a linguagem é mesmo um desafio - nada que boas notas de rodapé não resolvam (obrigada, antofágica!).
se você abandonar o apego ao tradicional, encontrará nesse romance de Mário de Andrade uma aventura fantástica (no sentido de fantasiosa e também no sentido de incrível).
vi algumas pessoas dizendo que a história não é linear, eu discordo. existe - simplificando muito aqui, só pra destacar o eixo principal - um começo (paixão, muiraquitã), meio (perda do amuleto) e fim (batalha contra o gigante venceslau pietro pietra) e no meio disso tudo, aventuras, lendas indígenas, macunaíma se transformando, viajando por aí - tudo isso de um jeito não convencional, pois aqui, como disse antes, impera a fantasia.
esse livro é simplesmente genial, só lendo mesmo pra entender.
e um plus: hoje, enquanto lia, descobri que existe uma tartaruga na Amazônia que se chama matamatá e é muito feia. pesquisa aí e me fala se não é feia, tadinha.

ViniBarcellos 12/11/2022

Multiverso da Loucura
23.10 - 10.11
?? | **Macunaíma, o herói sem caráter** - Mario de Andrade
? 342/342
? nota: 4.5/5 ? ? ? ? e ?
- Estou tendo crise de riso no supermercado kkkkk. 100or
- Imagino a o furdúncio que esse livro deve ter causado no meio literário e em que as inflências parnasianas ainda davam o ar da graça
- Me senti vendo episódios do antigo pica-pau. Tudo aqui paradoxal, ao mesmo tempo que é nonsense tem uma lógica por trás
- Como disse o Professor Frederico Coelho, a ideia é conceber um Brasil homogêneo, nem que pra isso tenha que se desrespeitar a geografia, desregionalizar e dar um nó tempo, espaço, línguas e lendas
- é um livro pra quebrar paradigmas, inovar e repensar o Brasil e o brasileiro. Contudo, também é problemático sobretudo por reforçar estereótipos sobre os povos autóctones (aí vc errou feio Mario de Andrade)
- também tem uma crítica à retificação das pessoas (Karl Marx) quando elas são transformadas/transformam-se em objetos: máquina-telefone, máquina-revólver, etc

PorAm 10/11/2022

Não sei nem o que falar
Eu não sei nem o que falar desse livro porque eu nem entendi.
Eu tenho um sério problema com livros clássicos e esse aqui foi difícil demais.
Achei a história bem confusa, toda vez que eu lia me dava sono e eu terminei o livro e não sei explicar ele.

João Vitor Schulte 08/11/2022

Aí que preguiça?
Uma obra atemporal, que trata de questões bem brasileiras, como a pluralidade cultural única de um povo tão misturado, com tantas características que no fim é definido sem caráter, uma vez que é impossível defini-lo.

thaisraiz 30/10/2022

Ai que preguiça
Em respeito ao grande herói sem caráter, protagonista dessa obra me recuso a escrever uma resenha grande pois se o homem tem preguiça, não quero fazer feio.
Esse livro é bem chatinho de ler, não dá pra negar. Todavia é muito interessante notar como Macunaíma se trata de um herói sem caráter, exatamente porque é detentor de todos os caráteres do Brasil. É interessante ler essa rapsódia e ver como Mario de Andrade conta a história dos irmãos e das coisas através do folclore e das lendas do país.

Gois 30/10/2022

Sincretismo e Brasilidade
No ano da comemoração dos 100 anos da semana de arte moderna tomei coragem de ler esse livro. Dica de ouro: leiam especificamente a edição da antofagica, essa da foto. Tem muitas explicações e notas essenciais pra entender tudo. A base da história é bem simples, no entanto, fala de uma cosmologia, natureza e história tão alheias a nossa habitual que causa certo espanto. Mas o momento em que você entende que o livro é mais um grande deboche do que algo que se leva a sério, que ele se cumpre a resgatar lendas do Brasil (inclusive da minha linda região Nordeste) e simplesmente passa a curtir as lendas usadas, o sincretismo e a brasilidade... o livro emociona e diverte. Não é um livro fácil, mas me surpreendeu positivamente, melhor que imaginava

João 29/10/2022

Pouca saúde, muita saúva
Macunaíma é uma obra literária que traz consigo uma quebra de paradigmas e de valorização da cultura brasileira,inclusive relacionando-se com a semana de arte moderna, através da figura de Mário de Andrade.
A obra traz vários mitos, folclore, linguagem coloquial, o cenário social/econômico da época e um herói que simplesmente não é um herói.
Demorei um pouco para começar a entender sua linguagem, mas uma vez que adquiri o ritmo, desfrutei da leitura.