Mar morto

Mar morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

lurdes 18/05/2021

a escrita de Jorge como sempre impecável! livro muito envolvente e emocionante, amei

Bia 20/05/2021

Foi ok
Acho que o erendo segue ok
Mais ficaram umas questões em aberto, mas levando em conta o ano que foi escrito e a linguagem que era usada talvez seja por isso.
Mais tirando isso a história em si é muito boa . Funcionou muito bem pra mim.
E um livro tranquilo a leitura foi muito suave. É muito interessante você ver a vida que eles levavam ali na beira do mar , o sofrimento... os acontecimentos.
Eu achei bem interessante. Porém não sobrevive a uma releitura.

Aline.Rodrigues 22/05/2021

Clássico da literatura Brasileira
Primeira obra que li do Jorge amado e que obra meus caros.Descobrir que a novela Porto dos milagres,da Globo foi baseada nessa novela,lendo essa história.
Aqui Jorge Amado conta a história de amor do pescador Guma e Lívia,a jovem da cidade.E ele fala da vida e das tradições dos pescadores da Bahia.
As suas crenças,o seu dia-a-dia,a sua fé.E uma história tipicamente Brasileira e eu gostei bastante.

Aline.Rodrigues 22/05/2021

Clássico da literatura Brasileira

Rodriguinho @literario.rojo 25/05/2021

“O mar é dono de todos eles. Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza porque o mar é mistério que nem os marinheiros mais velhos entendem…”
Publicado em 1936, Jorge Amado escreve um romance que tem como cenário a beira do cais no Recôncavo baiano, uma história única referente aos marinheiros que têm como vida o mar de Iemanjá.
A obra nos conta de forma poética a história de amor entre Guma e Lívia, ele criado no mar para o mar e ela mulher que não conhece a vida a beira do cais e que se casa com esse marinheiro e passa a viver no cais e todos os dias convive com a angústia de seu amor não retomar do mar, e assim ser levado pelos braços de Iemanjá.
Somos apresentados a outros personagens que residem ali à beira desse cais e que a vida dos mesmos são predestinados a crescer e morrer em condições árduas que são expostas. Destaque para Rosa Palmeirão, importante personagem feminina, que carrega uma navalha em seu corpo e se protege dos ataques do mundo.
Tenho como destaque a escrita de forma lírica que o autor nos conta sua história, Jorge Amado te encanta ao te levar para o mar. A narrativa também contém críticas sociais no qual os personagens da professora Dulce e o médico Rodrigo abordam ao tentar criar uma consciência em torno do povo do cais.

LuizHardacore 05/06/2021

olha lá a corna chorando kkkkkkkk

Fer Paimel 06/06/2021

Muito bom!
Gosto muito da escrita de Jorge Amado? é cheia de referências e de cultura. Ele tem uma habilidade incrível de nos fazer sentir dentro das histórias que ele escreve.
Mar Morto é a história de homens e mulheres que vivem no mar e dependem dele para viver. Tenho gostado de ler histórias sobre pessoas no mar e essa foi uma bem bacana?
Iemanjá é bem presente na obra e é interessante ver aspectos culturais da Bahia. É uma leitura fácil, rápida e de qualidade, recomendo!
Acho que o próximo de Amado que vou ler é Gabriela, Cravo e Canela.

Auzandir 09/06/2021

Assim disseram no cais
Lugar comum é falar do quão bonitas são as obras e a escrita de Jorge Amado.
Aqui conhecemos a realidade dos trabalhadores no cais do recôncavo baiano e acompanhamos a história de amor. Entre guma, lívia, janaína e seus cinco nomes e a poesia de jorge que inspirou a musicalidade de caymmi.
Belo nas histórias de saveiro, na realidade no início do século xx.
Nas ondas verdes do mar...

Brina 16/06/2021

Como é doce morrer no mar!
Jorge Amado faz uma proeza de transformar a morte em poesia. Livro contado como uma canção, de uma sensibilidade fora do comum.

Rodolfo Vilar 20/06/2021

Mar Vivo
Até agora, de todos os livros que já li do Jorge,"Mar morto" representa como que um acalanto e ao mesmo tempo uma surra. É quando ele nos chama para um canto confortável, deixa um pouco sua rebeldia de lado, seu jeito político de ser (mesmo continuando a ser político entre as linhas) e nos conta as histórias sobre o mar, sobre os marítimos, sobre Iemanjá, Janaína, e sobre a história de amor de Lívia e Guma. O livro é incrivelmente poético, é incrivelmente sonoro aos ouvidos quando a gente lê em voz alta pra alguém escutar (faça esse teste) e se torna tão aconchegante, tão místico, tão sobrenatural que nos cativa e nos assusta. Sempre fui apegado a histórias sobre o mar, é algo que me fascina e não havia dúvidas que esse livro não poderia cativar. Jorge Amado fala sobre o amor, sobre o mar, sobre o constante medo que os amantes têm de perder seus amados. E a gente se embala nisso, sente cada coisa por dentro que fica impossível também não se sentir perdido, não ter perdido um amor.

Gi Gutierrez 20/06/2021

É doce morrer no mar
Os braços de Janaina embalam toda esta narrativa... Um livro pungente como as águas salgadas do mar, que nos atrai a adentrar a vida do cais, acompanhando as dores e os amores de homens e mulheres que tem seus destinos traçados pelo vai e vem dos saveiros que chegam ao porto da Cidade Baixa...

Duda 26/06/2021

A escrita do livro necessita uma leve adaptação do leitor, para entender os termos utilizados pelos personagens e a forma como se comunicam, mas logo a narrativa se torna interessante. A separação por "contos" é interessante, explicando alguns acontecimentos que dão contexto para a história principal.
Apesar de ser um lindo romance, o desfecho da história em si não me cativou, esperava uma abordagem diferente do personagem...

Eva 06/07/2021

A estória retrata a vida no cais, no recôncavo baiano. Começa com a morte de dois marinheiros com os personagens principais, Guma e Lívia, sendo mostrados logo no primeiro capítulo, depois a história volta pra infância de Guma e desenvolve todos os acontecimentos importantes na vida do menino e de personagens importantes em sua vida. Nesse ponto Jorge Amado desenvolve a narrativa com a repetição de ideias dando a sensação de balanço, o balanço do mar, indo e voltando.

A morte permeia toda a história e diria que é uma das personagens principais, assim como Iemanjá. A morte faz parte da vida dos homens do mar que aceitam o destino sem revolta sem muitos questionamentos, já as mulheres, companheiras desses homens sofrem por antecipação com destino traçado.

A vida sofrida, a miséria, a morte precoce em alguns casos, sendo contada de forma poética por Amado.

Vivian124 07/07/2021

Fora daqueles aspectos essenciais (personagem, enredo, gênero literário, etc), Jorge Amado colocou parte de sua essência nesse livro, eu amei porque é impossível distinguir as características próprias do autor modernista que são presentes em outras obras - crítica social, cor local, mar.
Não sei bem como explicar, mas é como ler a mente do autor sabe? A forma como tudo é descrito, como os conflitos são descritos, o sofrimento inerente. O Jorge Amado usa dos elementos religiosos, de um pouco de musicalidade. Enfim, me senti como se estivesse lá, na beira mar.

Rúbia 13/07/2021

A poesia desse livro e muito linda. Não consegui parar de ler, a história me prendeu totalmente. Recomendo para todos os amantes de uma boa leitura. Um dos meu preferidos, com certeza!