Mar morto

Mar morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Adjuto 09/02/2021

Mar morto é maravilhoso
O nordeste brasileiro, ao largo de nossa história, sempre forneceu ao nosso país, grandes nomes da nossa cultura.
Raul Seixas, Djavan, Sr Luís Gonzaga, Gonzaguinha, Belchior, Raimundo Fágner, entre outras estrelas da música.
E na literatura, como nao poderia de ser: JORGE AMADO!
Que livro, senhoras e senhores!!
que livro!
Não dá nem pra falar que é prosa, pois é pura poesia, ela se revela em seu amor ao Mar, a Iemanjá, ao povo do cais, a sua Bahia de Todos os Santos, e se revela em sua denúncia da vida miserável dos mestres dos saveiros, canoeiros, da exploração desta mão de obra tão fantástica e tão desprezada.
Mas há o milagre, o milagre da luta, pois lutar é preciso, navegar é preciso e ler este livro é PRECISO demais!
Ah, Jorge, Amado pelo povo Brasileiro por transformar em poesia a nossa vida, a nossa luta, a nossa esperança, a nossa cultura, nossas canções.
Nem pense em não ler este livro.

Marcele 16/02/2021

Mar Morto
O ?Mar Morto? escrito por Jorge Amado me arrebatou! Conta a estória de Guma um homem do mar que guia um saveiro pelo recôncavo baiano e suas relações amorosas, interpessoais e a vida dos aldeões que tem como meio de vida os rios e o mar. Vidas difíceis, vidas felizes, vidas desgraçadas e cheias de graça. Apaixonada!

Alvin 25/02/2021

Me contaram que eu iria amar esse livro, no início tive uma certa dúvida quanto a isso, mas logo ficou claro que ?Mar Morto? é uma narrativa rica e única (assim como as outras obras de Jorge Amado as quais tive contato), que conta com acontecimentos surpreendentes e um final belíssimo. Gostei muito! Recomendo.

Gabriela 05/03/2021

O mar é doce amigo e amante, amante dos homens do mar.
O mar e as leis do cais deixam claro seu destino: quem nasce no mar, fica no mar. É doce morrer no mar pois o mar é amigo, amante, traiçoeiro e misterioso. É o destino dos marítimos ficarem estirados nos cabelos ondulados de Iemanjá e é destino também que suas mulheres padeçam e chorem velando os corpos ou a ideia do corpo que nem mesmo apareceu, ficou perdido nas águas claras. E destino não se muda, é o que é.

A lenda e o mistério das lendas de Iemanjá dá a graça e o medo para as águas. As religiões de raízes africanas, pela voz de Jorge Amado, dão vida à Bahia. Assim também acontece com as protagonistas femininas, guerreiras e lutadoras, choram pelo seus trágicos destinos mas nunca fogem à luta, enfrentam-no. O mar é morto e morreu pela carga de tantos corpos, mas quem vive é Iemanjá, feliz e desejosa de possuir corpos tão heroicos.

Essa obra é de todo muito especial para o acervo amadiano, uma das mais líricas e ricas de personagens femininos, abordando questões políticas e sociais, de forma sutil e natural, do destino miserável e precário dessas mulheres, questões revolucionários como o aborto e o feminicídio já se encontravam em obras de um jovem Jorge de 24 anos.

É doce morrer no mar, é o destino inevitável dos marinheiros e donos dos saveiros, destinos esses que nem os velhos marinheiros conseguem explicar, que dirá os homens da terra?!

Inara 11/03/2021

Prisioneiros de um destino já predestinado?
Mar Morto fala sobre a vida dos marinheiros no cais de Salvador. Mas fala sobre os desafios enfrentados por eles, da pobreza, do destino de nascer e morrer ali. Ser filho do mar, filho, amante, amor de Iemanjá. Mas sobretudo, fala sobre o amor de Guma e Livia, ele filho do mar e ela da terra.
Jorge Amado tem uma escrita maravilhosa e uma visão incrível. Todas as questões colocadas no livro fazem total sentido à vida que leva essas pessoas. Ótimo livro, recomendo demais! ??

Deco 20/03/2021

É doce morrer no mar.
Até quando o ciclo interminável de miséria e morte no mar vai continuar? É a pergunta que Lívia faz todas as vezes que se despede de Guma no cais de Salvador.

Obra muito bem escrita, inspiradora, que se passa na mágica Salvador do anos 1920, a cidade dos saveiros, coração do Brasil. Descreve a dura realidade daqueles que ganhavam a vida nas águas da Bahia de Todos os Santos, a bordo de um saveiro.

Chele 26/03/2021

Uma história de amor, tragédia e mar... Numa prosa poética o sensacional Jorge Amado nos conta a história de amor de Guma e Lívia, uma história tanto bonita como trágica, selada por um destino traçado por várias e várias gerações comum a todos os marítimos que são fadados a morrer nos braços de Iemanjá deixando mulher e filho chorosos e resignados. A história é tão rica em detalhes que você consegue visualizar perfeitamente os cenários e os personagens, até o cheiro do mar parece que vem ao seu encontro. Essa é a beleza de uma obra bem escrita, fruto da genialidade desse grande escritor que faz com sua obra atravesse gerações e mantenha intacta a sua grandiosidade.

LeandroCastro88 27/03/2021

Maravilhoso
Jorge amado é maravilhoso. Linguagem simples, ideias profundas, escrita impecável. É muito bom ler os livros desse cara.

Mirela 30/04/2021

O livro conta a história de Guma, um jovem que cresceu vendo sua família trabalhar no mar e seguiu o mesmo caminho.
Ele se apaixona pela bela Lívia, jovem que se muda para o cais devido ao amor que sente por Gumercindo. Entretanto, todas as mulheres sabem que o destino dos marinheiros é "ser levado por Janaína".
Mar Morto além de uma narrativa deliciosa de ser lida, traz vários personagens marcantes, daqueles que você quer sentar ao lado e ouvir muitas histórias.

Jeni 05/05/2021

"mar morto e um mar de emoções."
resolvi falar sobre esta obra lindíssima de Jorge Amado.

Sou fascinada por tudo que ele escreve e este livro em particular, mexeu muito comigo, chorei horrores quando terminei de ler.

É uma grande responsabilidade falar sobre este grande autor,mas vamos lá.
Mar Morto conta a história de amor entre o mestre de saveiro Gumercindo (mais conhecido como Guma)e de Livia. Um homem do mar e uma mulher da terra; que vivem na beira do cais de Salvador, onde a vida é dura, sem recursos e muito sofrida.
O povo do mar (ou o povo de Iemanjá), que dele tiram seu sustento, parecem já ter seu destino traçado:um dia, sem aviso prévio, numa noite de tempestade ou não, serão levados para as terras de Aiocá, a morada de Iemanjá, a  mãe d'agua.

É uma história muito rica em detalhes. Enquanto eu lia, parecia que dava pra sentir o cheiro do mar, da pescaria, do corpo salgado dos pescadores.
Por isso e por muitas outras coisas (que não vou contar), fiquei fascinada por esse romance!
E também pela simplicidade desse povo, pelo amor de alma, e não do amor por interesse, amor por status. Amor, simplesmente.

Alipio 07/05/2021

Mar Morto
Mar Morto, é um romance sensacional que retrata a realidade de homens e mulheres que lutam pela sua sobrevivência nos cais e mares do Reconcâvo Baiano. trata-se de uma " tragédia amorosa de forte sopro poético".

Em Mar Morto , Jorge Amado vai contar a história do jovem e destemido Guma que divide o seu amor por Lívia ( protagonistas do romance) e o chamado de Iemanjá que o atraí para as ondas do mar. Mestre Manuel, preto Rufino, Mestre Francisco, Maria Clara, mulata Esmeralda, Judith , Rosa Palmeirão ( mulher destemida e encantadora) e outros personagens que repetem os destinos de seus pais e avós vão abrilhantar a narrativa construída pelo autor. A vida dura com as suas agruras é enfrentada com coragem na esperança que um milagre mude este destino.

".... do cais, nenhum doutor saí "

Quem melhor pra contar histórias, contar casos de marinheiros, Iemanjá. Casos de lufadas e de aguas turbulentas e naufrágios do que o velho mestre Francisco.

Somente quem vive nos cais, entende a vida dos marinheiros. Suas lutas, seus amores e o seu destino. O mar é a pátria desses homens. O destino de todo marinheiro é virar no mar, ir ao encontro de Iemanjá, de Janaína, ser amado pela mãe d'água, que é ao mesmo tempo mãe e mulher de todos os que vivem no mar.

@livros.historia

Rodrigo 13/05/2021

Poético
Tão bom revisitar a escrita do Amado Jorge! Com personagens extremamente marcantes, Mar Morto figura entre os melhores livros desse autor brasileiro que tão bem descreveu nosso povo.

Melissa 15/05/2021

Iemanjá
Demorei um pouco para me adaptar ao estilo de escrita, mas depois engatei. A história é perfeita, me vi no meio dos pescadores, seu estilo de vida e como isso passava de pai para filho, de como não é fácil, me surpreendi com as coisas que eles ofereciam a Iemanjá. E o final apesar de ser algo que esperavamos, achei forte e bonito.

lurdes 18/05/2021

a escrita de Jorge como sempre impecável! livro muito envolvente e emocionante, amei