Folhas caídas

Folhas caídas Thomas H. Cook

Resenhas - Folhas Caídas

Letícia 23/12/2012

Um enredo muito promissor, misterioso, que prende o leitor e o instiga a saber o final do crime narrado. Mas, infelizmente, este foi um dos mais decepcionantes que já li.
Muitos "assuntos inacabados" e possibilidades que não foram pensadas pelo autor, por exemplo: o fato de a pequena Amy ter sido sequestrada e cada um dos suspeitos terem características que poderiam ter se tornado eventualmente um motivo para o crime, exceto a pessoa que realmente o fez. Dá a entender que o criminoso sequestrou a garotinha a troco de nada, pois manteve-a presa por mais de duas semanas e não tentou qualquer tipo de contato com a família, com a finalidade de negociar o resgate da criança, não a estuprou ou machucou; pelo contrário, Amy sai ilesa depois de tanto tempo e tanto mistério.
Na minha opinião, o final de um livro envolvendo crimes e mistério deve ser a parte mais importante e surpreendente da narração inteira, onde o autor revela a solução para o problema que foi proposto. Infelizmente, o que acontece em Folhas Caídas é o oposto disso, tornando a toda a história sem-graça e desgastante.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 25/08/2011

Tensão constante
Com ritmo intenso e sem enrolação, Thomas H. Cook nos prende do início ao fim em Folhas Caídas. Tão logo começamos a leitura, somos levados em uma espiral diretamente à vida familiar de Eric Moore, à inocência e à posição distanciada que assume em relação aos confrontos de forma geral. Acompanhamos o personagem, que narra em primeira pessoa, atuando em meio aos conflitos que surgem e envolvem diretamente sua família (ocasionados pelo desaparecimento da menina Amy) e que são o estopim para que problemas há muito enterrados no passado venham à tona. De maneira muito convincente, o personagem nos leva junto a ele em suas suspeitas e descobertas.

O suspense nos acompanha até as páginas finais do livro, sendo mesmo impossível conter a curiosidade perante a trama. Os personagens convencem de forma surpreendente, e são humanos em tudo, inclusive – e principalmente – em suas falhas.

LEIA A RESENHA COMPLETA: