O engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes




Resenhas - Dom Quixote


1057 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Alexandra 29/02/2024

Um pobre cavaleiro encantado
Um livro de tantos livros. História que remete a várias outras narrativas. O famoso D. Quixote de la Mancha, assombro dos gigantes e vencedor de batalhas, vem acompanhado de seu Sancho Pança, mas também de Marcela, Maritornes, Doroteia, Lucinda, Leandra e outras tantas personagens femininas interessantes. Amei!
Carolina.Gomes 02/03/2024minha estante
?




Geovane57 24/02/2024

Não há nada que eu possa dizer aqui que já não tenha sido dito sobre Miguel de Cervantes e sua maior obra; Dom Quixote de La Mancha. Simplesmente uma das melhores e maiores histórias já escritas que eu li sem dúvidas. Para qualquer pessoa que se considera um leitor, esse livro na minha humilde opinião é obrigatório ler Dom Quixote.
Como falou o escritor alemão Friedrich von Schelling; " Os antigos celebraram Homero como o mais feliz inventor; os modernos, com razão, celebraram Cervantes ".
comentários(0)comente



Juliana (Ju/Jubs) 24/02/2024

A leitura é um hábito que me salvou de muitos gigantes, e acredito que virou um traço da minha personalidade. Tudo teve início com uma adaptação infantil de Dom Quixote que eu li e reli incontáveis vezes. A história de um homem com uma biblioteca gigante em casa e que enlouqueceu por ler vários romances de cavalaria fazia minha imaginação correr solta. Eu queria conversar, brincar e conhecer O Engenhoso Cavaleiro da Triste Figura.

Fiquei muitos anos querendo ler o original, mas ainda é uma história de 1605 com 1857 páginas. Não achava que seria capaz de terminar essa aventura. Quando, há dois anos, criei coragem para ler o primeiro volume, a mágica de Dom Quixote me pegou novamente. É um livro de comédia, mas possui muitas camadas. E quanto mais eu pensava durante e depois da leitura, mais ele crescia.

O primeiro volume foi cansativo, não difícil nem chato, mas cansativo; como o retorno de uma longa viagem. O segundo volume segue essa linha, mas a experiência foi um pouco diferente.

O que o autor fez aqui é simples, mas genial. Ele pegou um caso de plágio(?) do volume 1, colocou na história como uma versão biográfica de um falso Dom Quixote, e inseriu personagens fãs do cavaleiro. Em resumo, ele fez as personagens secundárias fazerem o que a Juliana de 9 anos queria fazer: conversar, brincar e conhecer O Engenhoso Cavaleiro da Triste Figura.

Cervantes fez uma mescla de real e imaginário tão bem-feita que parece obra de "encantamento ou burla de um mago". Fiquei tentando descobrir como ele fez isso pela escrita, mas isso não é algo para apenas uma leitura, requer análise e aprofundamento. Enfim, se a adaptação de Dom Quixote já era especial para mim, este pequeno gigantesco livro é ainda mais.
comentários(0)comente



Camilla 24/02/2024

Cavaleiro delulu
O livro é bem curtinho, mas eu demorei a ler porque não sou muito fã de história de cavalaria. No entanto, eu ria muito durante a leitura.

Dom Quixote vai te cativando conforme você vai avançando e você pensa que não é possível alguém ser tão doido da cabeça assim, mas ele é.

Além de ser doido, ele tinha uma imaginação totalmente fértil e imagina umas coisas que não condizia com a realidade.

No mais, eu me diverti ao ler este livro e dei sinceras gargalhadas com as aventuras de Dom Quixote.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luzia67 21/02/2024

A muito que quero ler Dom Quixote
Uma história clássica que parecia que eu era a única que não tinha lido.
Achei e-book, mas não consegui ler.
E fui experimentar áudio book. Deu certo!
Vinha ouvindo no caminho do trabalho
Adorei a narração.
Claro que era versão adaptada, mas vale a pena para conhecer a história deste cavaleiro andante!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Juluzsg 14/02/2024

A primeira coisa que me fez ler Dom Quixote, foi terem desmistificado ele apontando que era uma comédia e que o livro não se levava tão a sério. Acho que foi um ótimo pontapé inicial para enfrentar as mais de mil páginas. Algo que com certeza me fez deslizar pela leitura foi a tradução do Ernani Ssó que foi primordial, pois ao mesmo tempo que senti a fidelidade do original, não senti que estava lendo um livro espanhol de 1600.
Realmente Dom Quixote é um livro mais que interessante e divertido, me fez pensar tanto sobre os personagens, a Espanha, os costumes da época, as relações com outras nações e culturas etc. Teria muito a dizer, mas é apenas uma review num site que ninguém vai ler e eu dificilmente vou revisitar então vou apenas anotar que é um livro que valeu a pena e que ficará guardado na minha memória.
A única parte insuportável de Dom Quixote foi a que ele passou na casa dos duques. Eu demorei mais de dois meses para ler esse livro porque fiquei 1 mês lendo essa parte da história. Então foram 300 páginas desejando que esses duques parecem de ser uns chatos insuportáveis. É triste ter gostado de 70% do livro e comentar mais especificamente dos 30% que eu não gostei. Mas é isso.
comentários(0)comente



Werverson.Pereira 14/02/2024

Um clássico para referencias
Em resumo o que tirei do livro é que se trata de uma leitura obrigatória pra quem quer ter como referência literária, a técnica que o Cervantes fez nas duas partes é algo muito legal, é uma leitura simples, e bastante divertida, um companheiro para aquele momento de leitura leve, que todo leitor necessita em algum momento da vida
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Renata1004 09/02/2024

Um delicioso delírio
Dom Quixote mostra que precisamos de delírios para encarar a vida como ela é. Se não fôssemos um pouco loucos, que graça teria? Que chatice seria?

Encerro essa leitura com muitas risadas e carinho. Não poderia compreender aqueles que não gostaram de Dom Quixote, é uma obra ESPETACULAR. Chega a ser insano imaginar que há séculos foi escrita?

Já me sinto órfã de Dom Quixote, em algum momento com certeza irei relê-lo. Obra prima!

Obs.: a tradução da editora Penguin arrasou!
comentários(0)comente



Thais.Tobal 07/02/2024

Dom Quixote se passa na Espanha e tem como protagonista um homem de meia idade que se dedica a leitura de cavalaria. De tanto ler os livros de aventura Dom Quixote saiu ao mundo achando que o mundo era as histórias de cavalaria, que na verdade a vida era muito dura. Todos nós temos um pouco de Dom Quixote da LOUCURA, da dificuldade de aceitar o mundo como ele é! Sonhamos com uma vida de aventuras e uma vida perfeita que sejamos os heróis é protagonista do nosso refúgio da própria imaginação.
comentários(0)comente



ErreBC 04/02/2024

Bravo Dom Quixote
Não costumo gostar desses livros "clássicos" mas esse me cativou, divertido de passar o tempo, quando acaba você até fica triste, com um pouco de saudades de ver mais tramoias deles.
comentários(0)comente



Murilo Andrade 02/02/2024

Os clássicos são eternos e talvez Dom Quixote seja o mais eterno de todos eles. É um texto moderno, talvez por serem os textos modernos um reflexo do que Cervantes fez há 5 séculos.
A narrativa trata da vida de um homem, e daqueles no seu entorno, que constrói um significado especial para sua vida auto sagrando-se cavaleira andante - da triste figura - vivendo aventuras reais e imaginárias pelas terras da Espanha.
comentários(0)comente



KadidjaK 01/02/2024

Não sei se foi por minhas expectativas, tradução, ou se apenas sou chata mesmo, mas achei o livro mais cansativo que proveitoso. Se via muito mais situações amorosas de outros personagens, que histórias próprias do Dom Quixote. Tem suas partes divertidas, mas tem muito mais dramas alheios.
comentários(0)comente



1057 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR