Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Felipe 06/01/2023

O tal do fidalgo é pancada.
Incrível as asneiras que Dom Quixote pensa e faz, você lê e se pergunta: Não é possível que ele fez isso... rsrsrs
Muito bom e super recomendo.

Elaine.Scarlatto 04/01/2023

É, sem dúvida, o livro mais belo da literatura universal. Como podem ver, Cervantes ganhou meu coração.

Júlia 03/01/2023

Começando 2023 com esse clássico que, confesso, nunca despertou muito o meu interesse de lê-lo fora da escola. É um livro muito diferente e cômico, e em muitos momentos a gente fica em dúvida se o que Dom Quixote vê é realmente a realidade ou não, porque até o Sancho Pança acaba se perdendo na loucura do amigo.

Leah.Study 03/01/2023

Amei o livro, diferente mas de um jeito bom!
Dom Quixote foi um livro que li pequenina, estranhei e não gostei. Mais velha, fui entender o livro de verdade e amei. Aventuras hilárias e um tanto "esquisitas"?
O significado do livro é fácil de entender, só que eu era muito jovem haha
Se puder ler um desses clássicos da literatura, eu recomendo!

Mariana 29/12/2022

Gostei muito da leitura.
Li por audiobook e foi um ótimo passatempo enquanto eu fazia algumas coisas.

Flowersforjules 29/12/2022

"E fora bom. Profundamente bom, antes, durante e depois da loucura"

É tudo oque eu tenho pra falar desse livro...

Tiago344 27/12/2022

O gênio Cervantes
Leitura divertida e agradável, Cervantes realmente é um gênio da literatura romântica. A obra te faz refletir sobre vários temas.

jojo 27/12/2022

DOM QUIXOTE O CAVALEIRO DA TRISTE FIGURA
gostei mais do que imaginava. o final foi bem interessante, fiz uma prova de literatura sobre ele.
por mais que eu tenha demorado um pouco pra ler eu super recomendo

Davi.Paiva 26/12/2022

Atemporal
Este é mais um livro da minha coleção particular que estou vendendo por falta de espaço. Mas antes de passar para frente, resolvi fazer a leitura do mesmo.

É humanamente impossível procurar ser uma pessoa interessada em cultura e não conhecer o mito de Dom Quixote. E embora eu tenha a edição integral, aproveitei que tenho esta versão adaptada e muito bem ilustrada para fazer a leitura e ver se Dom Quixote é muito mais do que o sujeito que enfrentou moinhos de vento achando que eram gigantes.

Resultado: ele é.

Eu não sei se foi pela época que vivemos ou se Miguel Cervantes consegue ser atemporal, mas eu fiquei impressionado em perceber como o protagonista é tão negacionista ao ponto de distorcer a realidade para que os fatos se adequem à forma como ele enxerga o mundo. Ou melhor, como ele foi doutrinado a enxergar o mundo dado o fato de ele ter passado tanto tempo em uma bolha literária de consumir apenas literatura de cavalaria. Sem dúvida, "Dom Quixote" me ensinou algo que está bem fácil de se perceber: ficar em uma mesmice só te dá uma forma de enxergar o mundo.

E não custa repetir: as ilustrações de Gustave Doré são muito boas.

A única ressalva que tenho é o formato do livro. Ficou grande (parece um caderno escolar de 10 matérias) e bem difícil de carregar. Poderia ser no tamanho padrão de um livro comum e seria bem mais interessante.

Então se você quiser conhecer a obra máxima de Miguel de Cervantes e não se importar com uma versão adaptada, dê uma chance ao trabalho de Ferreira Gullar. Está excelente.

Recomendo!

Fran 21/12/2022

Aventuras de Dom Quixote
Dom Quixote sai pela terceira vez em busca de aventuras. Em meio a devaneios, lucidez e sabedoria de Dom Quixote, Cervantes presenteia o leitor com uma história de personagens incríveis "entre ficção e realidade". Nos últimos capítulos, Dom Quixote é acometido por uma tristeza profunda após sua derrota e também pela falta de esperança do desencantamento da sua amada. Me emocionei no último capítulo quando ele recupera sua lucidez. Apaixonada pelo romance. Recomendo!

Maria 20/12/2022

O cara leu tanto livro que pirou de vez ????
Dom Quixote criou a própria realidade depois de ler livros demais sobre cavaleiros e duelos - novo medo desbloqueado, endoidar por ser leitora -, e depois de decidir sair em busca de aventuras, acaba arrastando Sancho pança como escudeiro. Com isso, ele acaba fazendo com que todos entrem na sua "onda", seja para debocharem de seu comportamento, ou na tentativa de seus amigos de recuperarem sua sanidade para voltar para casa.

Adriane Beatriz 19/12/2022

A primeira vez q peguei Dom Quixote eu tinha uns 11 anos e estava fuçando na estante da minha prima. Fiquei anos com a história do cavaleiro e o moinho de vento na cabeça com curiosidade em descobrir as suas outras aventuras e finalmente consegui pegar p ler. Essa é uma versão bem resumida da história, mas não deixa de ser interessante. A escrita não é difícil e os capítulos vão passando tão rápido q vc nem percebe... realmente Dom Quixote é uma baita obra! Por mais que tenha ficado com dó do querido cavaleiro e seu escudeiro, ele me arrancou boas risadas com suas trapalhadas.