Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Mayara Maria Paulino Delmiro 27/01/2023

Enfim.
Já havia abandonado esta leitura uma duas vezes por achar o primeiro livro enfadonho. A partir do segundo livro de Dom Quixote já comecei a gostar mais, acredito até mesmo pelos personagens pois Sancho ficou menos estúpido e Quixote a dizer menos sandices. Passei a ter abuso dos outros personagens a fazer deles graça e fui desejando que Quixote encontrasse sim sua amada Dulcineia, seja ela o nome de quem quer ou o que quer que fosse, pois para um homem que nunca viu sua amada e a adorar e se guardar sempre para ela não importasse quem viesse ter para com ele foi muito de me admirar.

O fim do livro tanto é de se admirar quanto de entristecer.
- Mais vale o dinheiro que desejar a melhora do herdeiro.
- E morre siso quem viveu como louco.
EvaíOliveira 27/01/2023minha estante
Só li o volume I. Achei cansativo também.

Mayara Maria Paulino Delmiro 28/01/2023minha estante
O volume 2 muda completamente, vale a pena continuar.

EvaíOliveira 28/01/2023minha estante
Vou colocar na fila.

Rone 22/01/2023

Eu achei no começo uma história bem comum, pouco surpreendente, mas com algumas peculiaridades, essas que me fizesseram prosseguir, ao final me deparei com aquilo já esperava, porém, com uma pulga atrás da orelha que perguntava: a loucura que flerta com a fantasia é realmente a mais intrigante delas, né?

Bruno 21/01/2023

Um Clássico
Uma história que confunde loucura com ingenuidade; fala de amizade, honestidade e fidelidade.

Apesar de português rebuscado e denso, após 700 páginas, vale a leitura deste clássico da literatura mundial.

Karinne 20/01/2023

O tipo de livro que todo mundo já ouviu a história de algum jeito e ao ler se depara com uma leitura extremamente divertida. Faz a gente pensar no poder da arte, que nos transporta para outras realidades. ?Loucura? e imaginação fazem parte da história e até da nossa.

Silvia402 20/01/2023

Resenha: Dom Quixote - Miguel de Cervantes
Uma história clássica com personagens icônicos com Dom Quixote de La Mancha , Dulcineia d' Toboso e Sancho Pança . Uma narrativa cheia de aventuras de trapalhadas, que se passa na Espanha com aquelas história que muita gente conhece desde pequeno, as aventuras de Dom Quixote o cavaleiro andante não importa o tempo que passa desde de seu primeiro lançamento sempre será contemporâneo. Foi uma leitura um tanto arrastada pra mim mas é um livro leve ,divertido ,interessante e importante de se lê.

Léo 18/01/2023

A loucura, a liberdade e o humanismo
Dom Quixote, louco inconteste, acredita na possibilidade de uma vida aventuresca e na necessidade de lutar pelos oprimidos e necessitados. Com isso, nos possibilita acompanhar histórias hilarias, mas também sofrer com as injustiças e se sentir impotente diante da maldade. Afinal, apenas sendo louco se consegue enxergar as opressões e maldades, apenas negando a realidade se consegue viver livremente? Num só romance podemos refletir e vivenciar tudo isso e, passados mais de 400 anos, muitas de suas questões continuam atualissimas, assim como o seus dramas e também o seu humor.

LidosdaCris 17/01/2023

Um livro clássico. E apesar de ser um livro antigo, eu gostei muito da forma como foi escrito, a leitura foi leve e fluída, nem parecia que era um livro clássico.

Rebeca W.S 16/01/2023

....?
Que lindo também foi um livro que li quando era menor e ainda não tinha muita consciência acredito que se eu ler novamente hoje eu vou tirar conclusões muito melhores do que a gente queria antigamente mas com o conhecimento que eu tive quando ele ir na minha primeira vez eu gostei É um livro com muitos ensinamentos e coisas importantes.

Gabriel 15/01/2023

O clássico dos clássicos
A história de Dom Quixote e Sancho Pança é a essência do que é um clássico, não é uma história cheia de clichês, muito pelo contrário, muitas vezes as decisões e situações são tão inusitadas que nos pegam de surpresa, me peguei várias vezes rindo de quase gargalhar em algumas situações que vão surgindo, não dá para não gostar desses personagens tão excêntricos e interessantes, Dom Quixote as vezes extremamente inteligente e com um bom vocabulário, outras vezes parecendo um doido varrido, Sancho Pança na sua ignorância (e seus ditados, pois parece conhecer todos os ditados do mundo) muitas vezes se mostra inteligente e sábio, não por estudo, mas por experiência de vida, mas não vou ser repetitivo e escrever o que já deve estar em outras resenhas, em resumo, é uma grande obra, me sinto mais preparado para ler outras clássicos.

Pontos negativos: achei o segundo volume um pouco repetitivo e às vezes enfadonho em algumas aventuras, nada que tire a grandeza da obra como um todo, mas a leitura ficava maçante em alguns momentos, o que me desanimava um pouco, algumas páginas depois eu já estava me divertindo novamente com outras aventuras e assim eu ia lendo...

É até difícil explicar a riqueza que encontramos na história como um todo, então, se estiver na dúvida entre ler ou não, simplesmente leia, reveze com outros livros para a leitura não pesar demais, essa seria a minha sugestão, sem mais, recomendo a leitura deste grande clássico...

Cinthia.Rufino 12/01/2023

Será que o louco era ele?
Por ser um clássico a gente cria certas expectativas e confesso que fiquei confusa com sentido do livro durante a maior parte de leitura. Don Quixotte está completamente fora do seu juízo, faz coisas absurdas por se achar um cavaleiro andante em busca de aventuras. A maioria zomba dele e se aproveita dessa insanidade pra se divertir as custas dele. Uns poucos que realmente se importam querem que ele volte pra casa para se curar. Mas no final eu fiquei com a sensação de que no fundo ninguém o entendeu. Ele ficou apaixonado pelo mundo que via nos livros e quis viver um pouco disso. Nós chamamos isso de fuga da realidade. Mas será que é loucura tão grande querer viver de um jeito que o faz feliz? Eu só consegui fazer essas reflexões no final da leitura, pq toda a história é uma sucessão de disparates de D. Quixotte, Sancho recitando uma infinidade de provérbios enquanto tenta ganhar alguma coisa como escudeiro para dar uma vida melhor à sua família, e as histórias das pessoas que eles vão conhecendo no caminho, algumas muito interessantes. Terminei o livro com a sensação de finalmente ter entendido o fidalgo D. Quixotte de la Mancha, até com uma sensação de familiaridade.

Lu 09/01/2023

Muito divertido!
É uma versão adaptada? É. O livro ficou chato por isso? Não.
Muito divertido e até meio angustiante, se vc lembrar que Dom Quixote é fruto de uma loucura...

aoliveiramt 08/01/2023

sem dúvidas um dos piores que eu já li (e eu já li livro de youtuber) simplesmente trezentas páginas que seriam economizadas se o velho tivesse uma família com saúde mental pra cuidar dele em casa

Taegi 08/01/2023

??
Uma delícia de leitura, cada capítulo vai ficando mais interessante e o final perfeito, sem erro elite demais.

Juu 06/01/2023

Nota 4
Leitura rápido e gostosa.
Gostei bastante como o autor conseguiu trazer a ideia de um clássico para uma escrita ?jovial?, contando como se fosse uma historinha para dormir.
Fiquei com grande vontade de ler o livro que este inspirou, talvez um dia quando mais velha ;)