Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Gabriela Medeiros 21/02/2023

Um clássico é um clássico por algum motivo
Dostoiévski, certa vez declarou que não havia nada mais poderoso do que esse livro. E, bom, negar as palavras do grande autor russo, seria um ultraje. Ele estava certo, é fato inquestionável que as aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança são um primoroso marco na história da literatura mundial. Icônico, bem humorado, com um toque irônico tão inovador para seu tempo, Cervantes constrói uma sátira as histórias de cavalaria tão famosas na Espanha do século 17. E não se engane, pois, apesar de se tratar de uma comédia, há um “quê” de tragedia, uma profundidade nas entrelinhas das frases irônicas, das contradições e referencias.
A obra de Cervantes não é considerada uma obra prima à toa, sua narrativa atemporal nos leva a refletir sobre a razão e a loucura, a ficção e a realidade, sobre a fantasia, a ingenuidade, sobre as adversidade que a vida nos tras e a forma de lidar com elas. Mesmo com séculos nos separando, por vezes me peguei rindo das peripécias do Cavaleiro de la Mancha, como na história dos moinhos, e às vezes vi meu próprio reflexo no seu escapismo da realidade.
Como Quixote, por vezes me peguei romantizando a vida, criando cenários imaginários, sonhando com aventuras e pensando o quanto gostaria de viver histórias como a dos livros. Sonhei, criei um mundo de ficcional só meu, fugindo dos meus medos e da solidão. E por vezes a fantasia e a emoção me fizeram enxergar coisas que jamais enxergaria se seguisse a racionalidade. Fiz da loucura minha razão.
“Encheu-se-lhe a fantasia de tudo que achava nos livros, assim de encantamentos, como pendências, batalhas, desafios, feridas, requebros, amores, tormentas, e disparates impossíveis; e assentou-se-lhe de tal modo na imaginação ser verdade toda aquela máquina de sonhadas invenções que lia, que para ele não havia história mais certa no mundo.”
Por fim, Quixote nos ensina que sonhar é necessário, é o que nos move e nos faz vivos, ao mesmo passo que nos faz compreender que o mundo é dificil paras os sonhadores.

13marcioricardo 21/02/2023

Que grande viagem!!
Dom Quixote é pra muitos o maior romance da história. E há boas razões para se aceitar essa tese. Pode ser discutível, questão de gosto, mas ninguém pode negar que está entre os maiores.

O título do último capítulo deu-me um aperto no peito e as últimas páginas me custaram, porque sabia que estava acabando esta grande jornada com as aventuras do Cavaleiro da Triste Figura e seu fiel escudeiro. Vão deixar saudades.

Apesar de denso, muito me ri. E sei que quando me lembrar da história, dos duques e outros personagens, mas acima de tudo de Dom Quixote de la Mancha e Sancho Pança, bem como seus respectivos companheiros cavalo Rocinante e o burro Ruço e, ainda a inesquecível, sem par, mítica, formosissíma e incomparável Dulcineia del Toboso; haverá um sorriso em mim.

O livro é tido como uma crítica aos romances de cavalaria e, com certeza o é. Mas é, muito além disso, uma crítica ao ser humano em geral, pois a maioria das pessoas tem suas lutas quixotescas, suas fantasias, seus delírios e, como demonstra o livro, até pessoas bem formadas e ajuizadas podem perder a razão em determinados temas e fazer outros acreditar nelas e os seguirem. É o que não falta neste mundo..

Obra robusta, completa, onde podemos encontrar muitas reflexões que conhecemos hoje. É longa, minha edição tem setecentas páginas com letras pequenininhas, mas outras têm mais de mil e trezentas. Se vale a pena ? Claro que sim. Merece todos os créditos e estou muito feliz de ter lido este clássico dos clássicos!
rfalessandra 21/02/2023minha estante
Sua resenha está perfeita! A minha LC está com o calendário extenso, mas eu chego lá... vou me divertindo com as aventuras

Regis 13/02/2024minha estante
Amei sua resenha, Márcio!!! ???
Sou apaixonada por esse livro maravilhoso! Li com com meu pai na infância e pretendo reler em breve. Sua resenha me trouxe uma nostalgia tão gostosa, talvez eu apresse a leitura. ??

13marcioricardo 14/02/2024minha estante
Obg Regis ?

Romeu Felix 20/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Resumo:
O livro é uma obra-prima da literatura espanhola e mundial, escrita por Miguel de Cervantes em duas partes, publicadas em 1605 e 1615, respectivamente. A história segue as aventuras de Alonso Quixano, um homem de meia-idade, que, após ler muitos livros de cavalaria, decide se tornar um cavaleiro andante, nomeando a si mesmo de Dom Quixote, e saindo em busca de aventuras com seu fiel escudeiro Sancho Pança. A partir daí, as situações cômicas se sucedem, com Dom Quixote enxergando a realidade de forma distorcida, confundindo moinhos de vento com gigantes, e outras coisas similares.

Capítulos:
O livro é dividido em duas partes, com um total de 1268 páginas. Cada parte possui vários capítulos que se alternam entre as aventuras de Dom Quixote e a história dos personagens secundários que cruzam seu caminho.

Personagens principais:

Alonso Quixano/Dom Quixote: protagonista da história, um homem de meia-idade que se torna um cavaleiro andante.
Sancho Pança: o fiel escudeiro de Dom Quixote, sempre pronto a ajudá-lo em suas aventuras.
Dulcineia del Toboso: uma mulher que Dom Quixote acredita ser sua amada, mas que na verdade é uma simples camponesa.
Antonia Quijana: sobrinha de Dom Quixote, que tenta fazê-lo desistir de suas loucuras.
Temas:

Loucura: o personagem principal, Dom Quixote, é um exemplo de como a leitura excessiva de um determinado tipo de livro pode levar uma pessoa à loucura.
Realidade x Fantasia: a história mostra a dificuldade de distinguir entre a realidade e a fantasia, pois Dom Quixote passa a enxergar a realidade de forma distorcida, acreditando que tudo é uma grande aventura.
Questão social: o livro é um retrato da Espanha do século XVI, com suas desigualdades sociais e suas tradições.
Conclusão:
"Dom Quixote" é uma obra-prima da literatura espanhola e mundial, que mostra de forma cômica e ao mesmo tempo crítica a figura de um homem que, em busca de aventura e glória, acaba se perdendo em suas próprias fantasias. Com personagens marcantes e uma narrativa envolvente, é uma leitura indispensável para os amantes da literatura.

Tópicos sobre o livro "Dom Quixote" de Miguel de Cervantes:

Contexto histórico e literário do livro
Breve biografia do autor
Estrutura e enredo do livro
Personagens principais, suas características e desenvolvimento ao longo da história
Estilo e linguagem utilizados por Cervantes
Análise do humor, ironia e crítica social presentes na obra
Reflexões filosóficas e literárias presentes no livro, como a relação entre ficção e realidade, a função do autor e da obra literária, a construção da identidade e do conhecimento humano
Recepção e influência da obra na literatura e na cultura em geral
Edição em questão e sua tradução, comentários e notas adicionais.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Thiago352 18/02/2023

Bom livro
Até uma certa parte, apesar de interessante, a história é arrastada e a leitura se torna um pouco cansativa.
Após isso tudo melhora e te prende para saber qual será o desfecho de tudo aquilo.

DAbora.Ryla 16/02/2023

Amei
Li duas vezes na escola quando era criança e amei. A história é muito boa e a escrita é fácil de entender.

Styx_txt 13/02/2023

Tem q tar no crack pra gostar desse livro
Aonde os seres q curtem esse livro estão com a cabeça??? Eu tive que ler pra escola, achava q ia ser bom, pq todo mundo falava bem, baita decepção, sai fora, livro pra louco(e olha qm tá falando é uma pessoa calejada de fanfic)

JoiceCoutinho 09/02/2023

É uma leitura divertida e que realmente prende o leitor. Em alguns pontos, se torna cansativa. Mas, no geral, o enredo trás bastante aventura e uma pitada de loucura!

Marivaldo.Barreto 06/02/2023

Ótima leitura. Demorei um pouquinho para terminar por causa do pouco tempo livre, mas quando eu começava não queria parar.

Leonardy.Negrini 02/02/2023

Aos Moinhos, Sancho !!!
Miguel de Cervantes Saavedra (1547, Alcalá de Henares, 1616, Madrid) foi um dramaturgo, romancista e poeta castelhano, autor de Dom Quixote, considerado o primeiro romance moderno e um clássico da Literatura Ocidental.
Esta obra, composta de duas partes, foi escrita entre 1605 e 1615. Vale ressaltar um fato curiosíssimo, na Segunda Parte, Cervantes inclui como personagem a "obra pirata" publicada por Alonso Hernández de Avellaneda. Dom Quixote sente-se ofendido pela pirataria (penso que o autor também) e chega a repreendê-la em seu testamento, quando do seu leito de morte.
A obra é extensa, mas ao mesmo tempo prazerosa e inspiradora. Faz com que percebamos muito como a loucura e os desvarios são tratados entre os sentimentos de piedade e de desvalor. Há quem enalteça Dom Quixote em seus propósitos e seus amores platônicos, há quem se divirta e aproveite o ensejo para se divertir às custas de Dom Quixote e Sancho Pança, criando encenações, roubando, destratando, entre outras situações.
Penso que todos nós mereceríamos ter, em nossas vidas, alguém que se comporte como um Sancho Pança, um amigo e fiel escudeiro pra toda hora ou, que pudéssemos exercer este papel para algum Dom Quixote. É o que mais me emociona na obra toda. A amizade e a fidelidade entre eles é absurdamente espiritual.
Livro obrigatório como clássico e como referência, bem mais prazeroso do que "Os Lusíadas" de Camões e muitíssimo reflexivo e inspirador.
Aos moinhos como gigantes Sancho !!!! E que venham os nigromantes !!! A ti Dulcinéia del Toboso !!!!
#lerévida #leitura #migueldecervantes #domquixotedelamancha #1001livrosparalerantesdemorrer #número03doano

biancavnery 01/02/2023

li esse livro junto de a volta ao mundo em 80 dias tbm traduzido por Walcyr e talvez eu fosse muito nova pra entender algumas coisas dele (prometo reler ao longo desse ano) mas pelo que eu lembro dizia muito sobre honra, um pouco de loucura e amor, não apenas o amor romântico que leva Dom Quixote a cometer algumas loucuras por Dulcinea, sua musa, mas o próprio amor de Sancho em permanecer ao lado do amigo em situações que ele mesmo não entendia como foi parar! me fez pensar também em como a vida as vezes soe como a música de Engenheiros do Hawaii em que tudo bem, até pode ser que os dragões realmente sejam apenas moinhos de vento e a única coisa que a gente pode fazer é voltar pra casa (e não lutar contra algo que não existe)

michelyvogel 31/01/2023

Confesso que esperava uma pouquinho mais da obra, por tanto que é celebrada. Mas mesmo assim, valeu muito a pena conhecer esse personagem tão balado (e louco) e sobretudo a reação das pessoas e como elas interagem com ele. Que saga!!!

Daiana.Klauck 29/01/2023

Cavaleiro da triste figura
O livro é um resumo (bem resumido mesmo) do original. É uma versão curtinha para quem não tem tempo, ou paciência, de ler o original.
Narra as desventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, que são bravos e loucos na mesma proporção.

Nirley 28/01/2023

Quem nunca?!
Cara, demorei demais pra terminar esse primeiro volume, nem Dom Quixote me aguentava mais...Enfim, leitura divertida e eu já estou pronta pra pegar o 2° volume!