Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Giovanna 21/03/2023

100 livros???
Quem iria enlouquecer de tanto ler??? As vezes tem uns surtinhos mas nada que justifique, me sinto atacada

Carlos.Eduardo 16/03/2023

Dom Quixote é um personagem necessário. A narrativa eh muito empolgante e sempre surpreende, então eh bem difícil cair no tédio durante a leitura pq nunca se sabe o que vai acontecer. O prólogo eh maravilhoso, acho que o mais bem escrito que já li; só pelo prólogo a leitura já vale a pena haha. No todo o livro é sensacional, a escrita eh de se admirar tal qual Machado. Enfim, ótimo livro!

Georgeton.Leal 12/03/2023

O louco mais sensato da literatura
Antigamente eu pensava que "Dom Quixote" seria apenas uma sátira às novelas de cavalaria e nada mais, porém descobri nessa leitura elementos que se sobressaem acima disso. Cervantes estava à frente de seu tempo e não há como duvidar de sua maestria nesta obra, a qual já trabalhava elementos que mais tarde fariam parte do romance moderno. Os diálogos do cavaleiro andante com seu escudeiro abordam questões universais que permeiam a humanidade há séculos e não é de se admirar que mesmo após mais de 400 anos, Dom Quixote ainda seja uma obra tão fundamental no cânone literário.
Tanto o contexto da história como os personagens cativam pelo tom tragicômico e pelas diversas reviravoltas. Em sua loucura, Quixote inventa adversários e situações imaginárias, sempre relacionadas às aventuras de cavalaria. Sancho, mesmo vendo o delírio de seu amo, acaba sendo conivente com tudo e por fim se mete nas mais constrangedoras confusões juntamente com seu mestre. Apesar da notória falta de juízo de Quixote, vemos que suas motivações são nobres e muitas vezes até ingênuas. Ao moldar a realidade à sua própria maneira de enxergar o mundo, o Cavaleiro da Triste Figura vive um ideal que se distancia da letárgica existência que antes tinha. Cada episódio de sua jornada se torna um acontecimento ímpar na "comprovação de seu valoroso ofício", onde tudo pode acontecer sob os argumentos mais absurdos possíveis.
Uma das coisas que mais me surpreenderam nesse romance foram as histórias paralelas (que eu nem sabia que existiam), como as de Cardênio, Doroteia e a do capitão Viedma com a moura Zoraida. Tais narrativas poderiam facilmente funcionar como contos independentes em qualquer antologia, mas na saga de Quixote, elas se entrelaçam com a sina do cavaleiro andante, enriquecendo sobremaneira os capítulos da trama.
Simplesmente esse foi um dos melhores romances que já tive o prazer de ler e não tenho receio em afirmar que "O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha" é uma obra atemporal que permanecerá sendo lembrada enquanto existir pessoas que prezem pela boa literatura.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/03/o-louco-mais-sensato-da-literatura.html

lunaa.claraa 09/03/2023

Dom Quixote
Um clássico, gostei muito! A duas visões de mundo pelos personagens, de sonho e realidade e a admiração mútua é incrível!

Januariobook 28/02/2023

Acho que sou doido por causa desse livro.
2011, eu com 9 anos e a professora achou uma boa ideia mandar os alunos ler sobre um homem que certamente perdeu o juízo... eu não gostava de ler, mas foi razoável. Esqueci quase tudo do livro, lembro que ele era biruta, tinha um escudeiro baixo e gordo, Sancho Pança, e o Dom lutava contra moinhos de vento.

PS: não li todo.

Yasmim 27/02/2023

De fato é um livro deverás interessante.

Se não fosse leitura obrigatória dá aula de literatura, tenho quase certeza de que não iria ler tal obra tão cedo, mas foi uma experiência incrível, principalmente em leitura em conjunto com meus colegas.

Em algumas partes me senti perdida, talvez por não ter afinidade com clássicos, mas após me encontrar nas palavras fui devorando o livro de uma maneira que nem sabia que conseguia.

Fernanda.Despirto 26/02/2023

Esse livro tem de tudo.
Ensina o que é ser gente do bem, gente do mal, gente engraçada e gente que segue em frente?
Gostei mais do volume 2 do que do 1.
E sou mais apaixonada pelo Sancho do que pelo Dom Quixote ?

Marlene Koch 25/02/2023

Loucura normal.
Difícil não ser louco em certas épocas da história da humanidade. Em todos os tempos o normal é ter algum transtorno mental, ansiedade ou depressão. Anormal é ser normal, estar de bem consigo mesmo, vivendo e deixando viver. Dom Quixote foi normal em sua loucura transparente de todos os livros que o escritor leu, criando um personagem para esvaziar o cérebro, na tentativa de ser um pouco anormal o que nem o personagem nem o escritor conseguiram.

Gabriela1213 23/02/2023

Todos deveríamos ser cavaleiros andantes
Esse livro tem o poder de mudar seu dia, eu nunca ri tanto, as aventuras de Dom Quixote e Sancho, vão te fazer querer viver a vida conquistando memórias. O fim é trágico, é preciso ler para entender, um livro que me fez rir também me fez chorar, fiquei desacreditada, mas valeu cada segundo que doei para ler essa obra.

Aninha 22/02/2023

Apesar do grande impacto cultural de Dom Quixote, não gostei muito dessa versão... o cavalheiro lunático me é irritante ao passo que seu fiel escudeiro é um tolo.
acredito que esta versão seja para agradar crianças e talvez a obra original seja melhor e por isso seu impacto através da história, mas não pretendo ler tão cedo para descobrir

Marcelo 22/02/2023

Um clássico é um clássico
O livro é a versão simplificada, que ajuda muito, o livro é muito bom, a edição é barata é bem bonita, recomendo.

Laura 21/02/2023

Apenas não leiam esse livro. É muito entediante e sem graçaaaaaaa sério não sei como aguentei, li por causa da escola