Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

YrGabr 12/05/2023

Perfeito
PERFEITO, empolgante, perspicaz, a história épica de um personagem tão ou mais épico ainda, é impossível não gostar.

Alee M. 10/05/2023

O doido mais famoso dos livros
Há alguns anos atrás tentei ler Dom Quixote e abandonei, acho que não é um livro fluido, mas sem dúvida é um livro bom e que vale a pena conhecer. O enredo é até simples, mas para mim tiveram muitos momentos monótonos e maçantes que me fizeram perder a atenção na narrativa. É fácil compreender a importância dessa historia pro mundo: uma paródia a romances de cavalaria escrita há séculos atrás que, além de provocar risadas, trás reflexões com um protagonista que apesar de doido as vezes parece mais lúcido que os demais. Pensando na época em que o livro foi escrito, uma coisa que me incomodou foi imaginar como as pessoas antigamente deviam ser pouco empáticas e viam graça na ?desgraça alheia?, mais ainda do que hoje, visto que algumas das peças pregadas no protagonista eram bem pesadas. Apesar desse fato o livro tem sim seus momentos divertidos e até profundos, embora eu não tenha amado a leitura é um livro bem enriquecedor e que gostei bastante de ler, apesar de ter demorado 1 mês inteiro pra conseguir terminar.

Larissa 09/05/2023

Repetitivo
Lembro de ter lido esse livro aos 8 anos, mas não lembrava nada dele.

Acho a primeira parte boa e rápida de ler, mas a segunda acaba se tornando muito repetitiva. Se tivesse acabado na cena em que Dom Quixote volta para casa no primeiro livro, seria bem melhor.

Nathalia222 09/05/2023

Doidinho doidinho
Miguel Cervantes escreveu isso muito antes de meus avós, e como isso é tão bom? A pegada cômica com aventuras medievais de princesas, comerciantes, reis e gigantes é muito gostosa, os capítulos são curtinhos, que te faz aproveitar cada parte. O Dom lembra um avô compartilhando todas suas peripécias, e Sancho é um Lord. Obrigada professora de literatura.

Yasmin 07/05/2023

Cheio de significado.
Dom Quixote é uma leitura que, para mim, deveria ser obrigatória em escola.
Com esse lindo cavaleiro, a gente aprende a lidar com os golpes da própria cabeça. A gente aprende a lidar com o fato de transformamos pequenas formigas em grandes dinossauros.
Foi um grande livro pra mim, cheio de significado, e com certeza me marcou!

Recomendo muito.

Gabriel Dummer 01/05/2023

Engenhoso...
Um engenhoso fidalgo que acha que é cavalheiro. Um humilde fazendeiro que pensa ser escudeiro. Uma história icônica repleta de desventuras e loucuras, magos imaginários, desafios incoerentes e pegadinhas insolentes. Entre contos e aventuras, nos apegamos aos personagens, principalmente ao digno Sancho Pança, que em sua humilde posição se torna governador de nossa atenção, em sua sabedoria por vezes profana e seus ditados que nos enrolam a razão. Um livro que também trata de si mesmo, entre falsos Quixotes pitorescos. Em aventuras promissoras nos rendemos ao cavalheiro da triste figura, ou ao cavalheiro dos leões, corajoso e fiel aos seus propósitos e a formosa Dulcinéia del Toboso. E afirmo, para além da imaginação, que Dom Quixote é um verdadeiro cavalheiro, Rocinante seu belo alazão e Sancho Pança seu fiel escudeiro para sempre, pois vivem no coração de todos os leitores que adentram suas aventuras, vendo gigantes em moinhos, castelos em tabernas e feiticeiros bons e maus a cada trilha. Pois a vida é isso, a magia de viver segundo um princípio, honrando e engrandecendo cada jornada como uma aventura única que pode ser emoldurada na figura de um cavalheiro corajoso chamado Dom Quixote de la Mancha.

le.soulluna 24/04/2023

Um clássico com todas as honras merecidas, digno de estar nesse lugar. Um livro exigente com o seu leitor, para quem aceitar o desafio de lê-lo, faz-se necessária uma dose extra de dedicação e paciência que serão generosamente recompensadas pela beleza e riqueza de dois personagens incríveis e inesquecíveis. As aventuras de Dom Quixote e Sancho muito nos divertem e nos ensinam sobre as relações, as diferenças, a tolerância, a amizade e a lealdade, temas atemporais e muito caros a todos nós.
Aceitem o desafio, vale a pena!???

Rafaela862 12/04/2023

Surreal de bom
Livro engraçado que me surpreendeu muito. Obrigada, Cervantes! Que história! Que humor! Dei gargalhadas sinceras com a história...o personagem Dom Quixote é o verdadeiro significado de "mente vazia é oficina do diabo". Era tão rico e já atoa que decidiu criar a própria realidade baseada em ficção. E o Sancho Pança?! Ai, que figura! Tão fiel que vai na onda do amigo até sem receber o que queria. Adorei, adorei, adorei!

Sarahllc 09/04/2023

Não é bom mas tbm não é tão ruim, só li pq precisava fazer a prova, não leria por vontade própria nem recomendo, o protagonista é louco da cabeça e imagina que uma coisa qualquer como moinhos e um bando de ovelhas é algo q quer lutar contra ele.

Geovana 07/04/2023

É uma leitura divertida, acompanhamos as aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Você ri das atrapalhadas deles, principalmente da estalagem. A linguagem é fácil, considerando a época em que foi escrita. Podem ler sem medo!

vitu 03/04/2023

Em Dom Quixote aprendi que o sentimento de liberdade pode estar atrelado ao julgamento contrário da sociedade.
Ainda que o personagem sofra de uma doença mental, creio que o autor foi feliz ao narrar que é possível viver momentos felizes através da simplicidade, apenas buscando seus sonhos ao lado de pessoas queridas.

Rafa:) 30/03/2023

Mhe
Livro legalzinho, li a mando da escola, mas diversas foram as vezes que eu me senti desconfortável lendo e vendo o quanto zombavam com dom Quixote q precisava parar de ler pra digerir. O FINAL É MUITO RUIM! Parece que precisavam acabar rápido e acabaram fazendo tudo de qualquer jeito, só pra encerrar de uma vez. Mas tirando isso, livro bem interessante.

Marcos606 22/03/2023

A vida como ela deveria ser
Originalmente concebido como uma paródia dos romances de cavalaria que há muito estavam em voga literária, a obra começa em um vilarejo de La Mancha, na Espanha, onde a paixão de um senhor do interior por livros de cavalaria o leva a decidir se tornar um cavaleiro andante, e ele assume o nome de Dom Quixote. Ele encontra uma armadura antiga e prende uma viseira de papelão a um capacete velho. Ele então declara que seu velho cavalo é o nobre corcel Rocinante. Segundo Dom Quixote, um cavaleiro andante também precisa de uma dama para amar e escolhe uma camponesa de uma cidade próxima, batizando-a de Dulcinéia del Toboso. Agora, ele sai para realizar atos de heroísmo em nome dela.

A narrativa surpreendentemente moderna de Cervantes dá voz a uma variedade deslumbrante de personagens com diversas crenças e perspectivas, e exibe nuances de ironia, uma perspectiva humanística e um acentuado tom cômico.
Canal_do_Youtube: Neylson 23/03/2023minha estante
Denota sensibilidade, pegar o "velho cavalo" e vê-lo como "nobre corcel"; e escolher uma camponesa próxima e "realizar atos de heroísmo em nome dela". "Dom Quixote" tem como tema "Desconstrução", e faz isso inclusive revalorizando o que, a priori, pouco valor teria.
Acabei de colocar no meu novo canal do Youtube um vídeo fazendo uma comparação entre "Dom Quixote" e "O apanhador no campo de centeio". Acho que você vai gostar, Marcos:

Abraço!