O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Sra Spider Girl 15/06/2022

Difícil comentar sobre essa história, um dos primeiros livros que passei horas na biblioteca lendo na escola. Não leria de novo por medo de perder a nostalgia da pré adolescência, mas com certeza está no meus favoritos. Me lembro claramente sentada na biblioteca sozinha na hora do intervalo devorando esse livro e super usando a imaginando. Perfeito.

Gerson91 23/04/2021

Que livro!
Aventuras pitorescas desbravadas com laços de amizade, lealdade e amor. Um livro obrigatório, não só do ponto de vista do estilo literário, mas pela grandeza dos personagens e pelos encantos e desencantos da vida.

bentinho0 16/06/2021

Quaseeee que eu não terminava esse livro mas obrigado tédio e dias sem wifi na minha infame pré adolescência onde eu roubava livros e lia apressado, chorei igual um desempregado no final do mês, me destruiu gostoso esse livro

AndradeFS.Ju 03/06/2021

A leitura é simples e divertida. Me pegava rindo das desventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, bem como das artimanhas dos seus amigos para fazê-lo voltar para casa.

Lili 24/11/2022

Livro da escola
Bom, eu achei q o livro seria legal, pq sempre vejo gente comentar sobre os livros de Dom Quixote. Quando a professor começou a ler, só pela introdução eu já achei q ia ser ruim.
ODIEI

Daiana.Klauck 29/01/2023

Cavaleiro da triste figura
O livro é um resumo (bem resumido mesmo) do original. É uma versão curtinha para quem não tem tempo, ou paciência, de ler o original.
Narra as desventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, que são bravos e loucos na mesma proporção.

Thiago352 18/02/2023

Bom livro
Até uma certa parte, apesar de interessante, a história é arrastada e a leitura se torna um pouco cansativa.
Após isso tudo melhora e te prende para saber qual será o desfecho de tudo aquilo.

Pandora 14/08/2019

"É estranho acordar e não ter um capítulo de Dom Quixote para ler." Esse foi o primeiro pensamento que me veio a mente depois de meus rituais matinais.

Escolhi ler sobre as aventuras do Cavaleiro da Triste Figura e seu escudeiro fiel Sancho aos pouquinhos durante meu caminho de ida ao trabalho e o resultado foi que a leitura se alongou por meses.
Obviamente não podia ter feito escolha melhor. A história contada por Cervantes é episódica, as encrencas, venturas e desventuras do Quixote e Sancho, mal começam e já acabam de maneira que a leitura se assemelha a uma novela televisiva.

Episódio a episódio me apaixonei pelos personagens, criei vínculos afetivos, fiz deles companheiros de caminhada. Em sua loucura Quixote se torna um personagem tão cativante quanto divertido, me afeiçoei a ele, ao Sancho e as várias pessoas com as quais eles cruzaram.

A primeira parte do livro rendeu sorrisos e gargalhadas, fui cativada. A segunda parte é menos divertida, os sorrisos foram poucos, as reflexões muitas, assim como o incômodo cada vez que alguém engana Quixote e Sancho, era como se estivessem enganando a mim.

Essa mariposa pousada na região de meu pulso é real. Achei fantástico e insólito que ela tenha pousado justamente no momento da foto, assim como toda a história do leitor que de repente decidiu deixar os livros e viver uma aventura inesquecível. Já estou com saudades da Mancha, das piadas do Cervantes, do Sancho e seus ditados e sanidade louca do maior membro que a Cavalaria Andante já teve em toda sua história.
Flávio 14/08/2019minha estante
Você escreve tão lindamente

Pandora 14/08/2019minha estante
Ooooh! Obrigada!

Gotas de leitura 22/07/2020

O engenhoso cavaleiro D. Quixote de La Mancha. Miguel de Cervantes. 1615.
Um mês após a volta de D. Quixote para sua aldeia de maneira nada heroica, se inicia a história do segundo livro, que foi publicado 10 anos depois do primeiro volume.

D. Quixote, novamente acompanhado do seu fiel escudeiro Sancho Pança, saiu à procura de outras aventuras, enaltecendo a cavalaria andante e buscando justiça e honra.

Muitas peripécias acontecem com a dupla de protagonistas, e uma das passagens mais engraçadas ocorre quando Sancho é nomeado governador de uma ínsula (que nem ínsula é!). Essa promessa é feita desde o primeiro livro e quando se concretiza vai ser fonte de muitas risadas.

De maneira muito interessante, Sancho e D. Quixote estão cientes que as primeiras aventuras estão famosas pois foram publicadas em um livro de sucesso (o que de fato ocorreu, já que o primeiro volume foi um “best seller”) e entram em contato pessoas que leram esse livro. Dessa forma, Cervantes cria um emaranhado entre autor, narrador, leitor e personagens, estabelecendo um paradigma literário extremamente moderno.

Além disso, um ano antes da publicação do segundo volume, em 1614, outro autor espanhol se aproveitou do grande sucesso do primeiro livro e escreveu uma continuação “fake” para a história do fidalgo que perdeu o juízo. Cervantes, novamente de forma brilhante, coloca essa questão dentro da continuação verdadeira, fazendo com que D. Quixote tenha contato com essa obra apócrifa e faça duras críticas ao conteúdo e ao autor.

Dom Quixote e Sancho são personagens eternos, daqueles que você nunca vai esquecer!

site: https://instagram.com/gotasdeleitura

Fernanda.Despirto 26/02/2023

Esse livro tem de tudo.
Ensina o que é ser gente do bem, gente do mal, gente engraçada e gente que segue em frente?
Gostei mais do volume 2 do que do 1.
E sou mais apaixonada pelo Sancho do que pelo Dom Quixote ?

Mari 19/06/2020

É um bom livro, um grande clássico conhecido por todos, porém eu não achei tão engraçadas assim as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança. Cenas de pedradas e surras... me deixaram um pouco pensativa sobre a razão das pessoas acharem isso engraçado. De fato são dois protagonistas carismáticos e encantadores, mas passam por situações não tão engraçadas como muitas resenhas do livro prometem.

MauricioTiso 14/10/2019

A indignação transformadora
Esquecido em uma caixa que nos acompanhou em diversas mudanças, encontramos diversos livros de 1979 (Minha idade) da Editora Abril, edições completas e com capa em couro... uma relíquia de família.

Havia comprado uma outra edição deste livro mas, como diversas outras, era uma adaptação que cortava contos e partes tão ricas e belas que transformam o livro em um corpo disforme. Já está edição da Abril o traz por completo e agradeço ao acaso ter me dado acesso à ela.

O livro foi escrito por Cervantes como uma forma de ridicularizar os romances de cavalaria e atacar seu rival Lope de Vega (O que fica claro já no início da primeira parte), mas o que começa com um humor ácido contra um estilo literário e um desafeto, toma corpo para falar da alma humana, de nossos vícios, virtudes, valores, tentações e fraquezas.

Essa é uma obra prima da literatura universal por ser atemporal e por falar com diferentes culturas, pois trata de temas oriundos do nosso inconsciente, de medos tão profundos que atravessam séculos, de escárnios que ao invés de humilharem e deprimirem via razão reforçam o comportamento através da emoção.

Os pontos do livro que mais chamaram a minha atenção foram:
. Como a obseção gera razões para justificar o que se sente (Viés de confirmação presente já em 1.600);
. Como o acaso da vida promove saídas a situações limites que aparentam ser impossíveis de resolver;
. Como um propósito, por mais ?louco? que seja, transforma varias vidas pela ação e pelo exemplo, e como sua ausência (Por mais arrazoada que seja) causa uma irreparável perda de sentido;
. A beleza e profundidade dos contos sobre o amor inseridos no meio de um cômico romance platônico.

A história é incrível e a história sobre o a criação da obra é mais incrível ainda. Recomendo à todos que invistam na obra completa, em seja dois volumes, e não nas adaptações.
Sheila Lima 15/10/2019minha estante
Amei sua resenha!

MauricioTiso 15/10/2019minha estante
Obrigado Sheila!!

Júlio 16/10/2019minha estante
Nossa, depois dessa resenha vou fazer ele pular na frente de outros livros e entrar na minha lista deste ano!
P.S.:
Só a resenha já valia um prêmio! Hahahaha

Sheila Lima 17/10/2019minha estante
Concordo totalmente com você, Júlio.
Excelente resenha!

MauricioTiso 17/10/2019minha estante
Obrigado Júlio e obrigado Sheila!! O comentário de vocês faz valer a pena compartilhar os pensamentos e sentimentos quanto ao que nós gostamos: ler bons livros.
Abraços!!

Sheila Lima 17/10/2019minha estante