A Fera

A Fera Alex Flinn

Resenhas - A Fera

Teefy 29/07/2022

Uma fera. Não exatamente um lobo ou um urso, um gorila ou um cão, mas uma terrível criatura que anda em duas patas ? uma criatura com dentes e garras e pelos surgindo de cada poro de minha pele. Sou um monstro.

Carol 18/08/2021

genuinamente surpreendida
assitir a filme no prime apenas para passar o tempo,porem alguns dias depois acabei passando em um sebo e encontrei um exemplar por 5 reais, então decidi levar para casa, e para minha surpresa o livro não tem quase nada parecido com o filme.
foi divertido ver a mudança de kyle (adrien) e ver a evolução da seleção dele com will e linda mas principalmente com ele mesmo.
o livro legal porem as vezes se perde muito dentro da própria história.

Jéssica 05/01/2013

A Fera ~ Alex Flinn
Editora: Galera Record
Título Original: Beastly

Acho que essa resenha é - quase - segura contra SPOILERS. Mesmo assim CUIDADO.

Todo mundo conhece o Conto de Fadas de A Bela e A Fera:

O príncipe aprisionado no corpo de uma Besta, complexado com o fato de que ninguém jamais será capaz de amar tal criatura peluda, até que conhece Bela, que vê muito além de seu aspecto físico.

Bela uma jovem conhecida por sua beleza e inteligência, é feita prisioneira de Fera no lugar de seu pai, sofrendo da Síndrome de Estocolmo, descobre que por trás da aparência monstruosa de seu sequestrador, se esconde um homem que ela não é só capaz de amar, mas que no fundo é sua alma gêmea.

O.K. Nada novo até aí.

Então uma escritora - Alex Flinn - decidiu trazer esse conto para a atualidade e nada melhor do que mover para um contexto já tão conhecido e abusado: A Escola.

Sim, o inferno na Terra dos Adolescentes.

Kyle é o garoto mais popular do colégio. Claro, por que não? Ele é bonito e rico.

Um perfeito privilegiado.

Então bem ao estilo Carrie¹, ele decide que seria divertido convidar a garota gorda e feia, chamada Kendra, para o Baile apenas para humilhá-la.

Muito engraçado, não é? Humilhar a perdedora? Não. Na verdade, não.

O único problema dessa vez é que Kendra é uma bruxa.

Mal feito, feito. É hora da retribuição. E todo mundo sabe que a Retribuição é uma v-a-d-i-a.

A Bruxa lança um feitiço nele e ele se torna uma Fera, peluda, com garras. Para que ele fosse tão feio por fora quanto ele era por dentro.

A única cláusula de escape para ele é que no período de dois anos teria que encontrar alguém que o amasse apesar de sua aparência e que ele também amasse de volta. No momento em que um beijo selasse esse amor verdadeiro, ele teria sua aparência de volta.

Se nesse prazo de dois anos ele não encontrasse tal pessoa, estaria condenado para sempre em sua forma bestial.

A vida de Kyle então muda completamente. Adeus, Beleza. Adeus, Popularidade. Adeus, Amigos. E adivinha só? O dinheiro de seu pai não pode ajudá-lo com isso.

Forçado ao isolamento, ele basicamente tem que reaprender a viver sem ser um arrogante egoísta e mimado.

O livro toma um novo rumo á partir daí.

Conhecemos um novo Kyle, ou Adrian. Como ele prefere ser chamado então...

E apesar de ser bobinho... é adorável? Sim. Adorável.

Ele consegue se redimir, ao meu olhar, muito antes da mocinha entrar efetivamente na história.

Ah, sim, a mocinha. Já estava me esquecendo dela. Linda. (esse é o nome dela)

Ela não é nenhum estereotipo de beleza, mesmo que antes tivesse sido praticamente invisível para Kyle, para Adrian ela se torna uma obsessão.

Ele até mesmo a sequestra. (Aí depende do ponto de vista, o pai da garota basicamente a troca por drogas)

O resto, bem... Não vou entrar em tantos detalhes, essa resenha já esta grande demais. Leia o livro!

Vou encerrar agora acrescentando algumas das minhas divagações filosóficas.

Em outras resenhas de livros eu já havia considerado o que há de errado com nós mulheres e por que sempre temos uma queda pelos desajustados? Pelo amor de Deus, Kyle/Adrian é uma fera, peluda, com garras e ainda assim eu o prefiro dessa forma, muito mais do que a versão anterior Eu-Sou-Lindo-E-O-Máximo-Beije-Meus-Pés-Escória.

Sim, acho que a maioria de nós, somos românticas incuráveis. Somos capazes de tolerar tanta coisa apenas por que queremos ser amadas e temos tanto amor para dar.

E é sobre isso o livro? Eu acho que sim.

Meu Deus, soa tão clichê! Eu sei.

Mas todo mundo quer ser amado. Independente da conta bancária e do aspecto físico. Não por como aparentamos, mas por quem realmente somos.

Lindy foi capaz de amar o Kyle que se escondia por trás da Fera.

Não sei quantas pessoas seriam capazes de fazer o mesmo.

Pra ser honesta, ás vezes, eu passo pela rua sem olhar duas vezes para os desabrigados e deficientes.

Seria hipocrisia dizer que não julgo pela aparência e que não sou julgada o tempo todo da mesma maneira.

O livro é muito lindo e tal... E até tenta passar uma mensagem.

Mas no fim do dia ainda não passa de um Conto de Fadas. E o “felizes para sempre” no final do conto, parece cada dia mais distante da realidade.

~~~~~~~
Para esta e mais resenhas, acesse:

(originalmente postado na página inglês do livro)

lisa 31/07/2012

de início quando peguei o livro achei uma chatisse pois lembrava muito do conto "a bela e a fera" mais depois quando fui me aprofundando mais no livro achei ele incrivelmente perfeito o jeito que eles se apaixonaram, o jeito como ela não notou beleza nele se apaixonando pelo seu interior sem se importar com a sua aparência de fera.
e mostra que as vezes temos que perder algo precioso para aprendermos a dar valor á coisas pequenas foi um livro que tirei uma grande inspiração e gostei muito de ler.
Suh 03/09/2012minha estante
Mas a autora realmente se inspirou no conto "A bela e a fera" para escrever o livro.

Barbara.Bailey 19/01/2022

A Verdadeira Beleza.
Kyle tinha tudo que um adolescente pode querer. Beleza, popularidade, e riqueza. E claro, a satisfação e sensação de poder que vem com tudo isso, o levando a crer que era quase um rei e nada poderia o atingir sendo filho de quem era. Ele não ligava para os estudos, ou para futuro. Acreditava simplesmente que sua beleza e poder sempre lê daria tudo que ele quisesse. Porém sua arrogância o levou um dia a brincar com a pessoa errada. Um Bruxa!
Como castigo pelos seus atos, tanto com ela quanto com outros, ela o amaldiçoo o tornando uma fera para todo o sempre, se durante dois anos ele não conseguisse encontrar o verdadeiro amor. Agora, perdido e preso sobre a pele de um monstro Kyle terá de correr contra o tempo para achar aquela que o amara além das aparências e aprender o que realmente importa na vida.
A questão é... Será que ele conseguirá encontrar sua alma gêmea?

Minha Opinião:

Esse livro foi publicado pela primeira vez em 2007, porém é bem mais fácil as pessoas lembrarem do filme que saiu em 2011, com o Alex Pettyfer e Vanessa Hudgens como os principais no papel de Kyle e Linda.
Eu fui uma das que viu primeiro o filme, mas foi porque não encontrava esse livro de forma alguma. Nem na internet estava achando para comprar, mas ai, novamente os SEBOS me socorreram e consegui o encontrar descobrindo por fim a real história.
Não vou dizer que AMEI esse livro, pois isso seria uma bela mentira, mas também não desgostei totalmente dele. É que cheguei numa idade que busco histórias mais profundas e com mais mistérios ou ação e esse livro é um típico romance adolescente. Uma releitura de A Bela e a Fera que apesar de ser um dos meus contos favoritos não é o tipo de história que aprecio mais tanto assim. Ainda sim, esse livro veio a me surpreende perto do fim, já que possui muitas diferenças do filme, o que é já o esperado, mas tem um detalhe que eu não acreditei que tiraram no filme e me deixou meio 'COMO ASSIM?'.
Então tentando resumir o livro A Fera é uma boa história, e estou mais do que feliz de o ter em minha coleção, mas apesar de recomendar para alguns que queiram uma história mais suave e gostosa de ler ele não se qualifica para entrar na minha lista de Favoritos.
Jess 19/01/2022minha estante
Como assim tem um livro !!

Sou apaixonada nesse filme ??

Barbara.Bailey 19/01/2022minha estante
Sim tem um livro ?? mas é difícil achar.

Marcela 17/02/2013

Conto de Fadas Moderno.
Obs: contém leves spoilers, mas nada que vá comprometer o "encanto" do livro (perdão pelo trocadilho, rs). A leitura é leve e fácil. Tanto, que o li completo dentro de apenas um dia.

Kyle Kingsbury é o típico garoto que faz todas as garotas babarem: é lindo, rico, popular e... perfeito. Mas de "perfeito", ele não tem nada. Criado (não sei nem se deveria usar essa palavra, na verdade) por um pai extremamente egocêntrico, Kyle torna-se arrogante e prepotente, duas qualidades detestáveis. Ainda assim, como todo filhinho de papai, tem tudo o que deseja: estuda no melhor colégio de Nova York, faz parte da turma dos mais populares, namora com uma garota rica (aquele tipo comum de “a mais linda e cobiçada do colégio”) e, além de tudo, é possuidor de uma beleza de astro de cinema e um charme indiscutível.

Kyle acha que, por seu pai ser rico, famoso e influente (Obs: em certos momentos, esse fato era tão jogado na hora do leitor que chegava a ser cansativo. Tudo bem, ele é um âncora de telejornal, é nacionalmente reconhecido e tudo, mas não é um empresário multimilionário ou coisa assim, certo? Ele não é um deus!), ele está acima de tudo e de todos e, por isso, subjuga e humilha os demais, por não passarem da "ralé" e/ou por não terem sido agraciados com uma considerável beleza física. Bom, até o dia em que ele faz isso justamente com a pessoa mais errada entre todas as outras: uma bruxa. Uma bruxa de verdade que o amaldiçoa a tornar-se, fisicamente, como é em seu interior: um monstro. Daí, a trama adolescente choca-se com o universo fantasioso dos contos de fadas e eis que surge A Fera, propriamente dita.

À primeira vista, pode-se achar que o livro é bobinho ou mesmo, sem graça, rodeado de clichês por todos os lados. Essa imagem é igual à primeira impressão que temos "ao ver" Kyle: um verdadeiro príncipe encantado, mas que, quando aprofundado e descoberto, nos surpreende. A história se desenvolve quase de maneira independente àquela "A Bela e a Fera" que conhecemos (possivelmente, a versão da Disney). Não há presença da "Bela" em pelo menos, metade do livro.

Como é de se esperar, Kyle modifica-se com o tempo e, o mais legal de tudo é que ele não espera necessariamente pela sua "Bela" para "cair na real" (diferente da versão da Disney, por exemplo, em que a Fera continua sendo grosso e arrogante, só acrescentando mais um adjetivo a ele: amargurado). Mas, claro, é com a presença da "Bela" (que, por algum motivo, chama-se Linda, mas é conhecida por Lindy), que as coisas tendem a melhorar... ou piorar, dependendo do ponto de vista. "Melhorar" porque, como era para ser, claro, a Fera se apaixona pela Bela. Mas "piorar" porque ele não acredita que esse amor poderia ser correspondido e acaba sofrendo. E o leitor, consequentemente, sofre com ele.

Outra coisa que gostei bastante foi o uso de outros personagens já conhecidos para o amadurecimento do rapaz. Numa sala de bate-papo, que nos é apresentada logo no início do livro, como um tipo de prólogo, identificamos Ariel (a Pequena Sereia) e Naveen (o sapo de A Princesa e o Sapo) e talvez até mesmo Kenai (Irmão Urso). A autora mostra como a conversa e o desabafo podem ser essenciais em momentos difíceis, que muitas vezes não conseguimos superar sozinhos...

(Obs: Uma coisa que ficou faltando para mim, e me deixou "encucada" até agora, é: quem diabos é o Sr. Anderson – o tal administrador da sala de bate-papo para pessoas transformadas em outras coisas?)

É quase impossível não detestar o Kyle do início: aquele jeitinho de “sou o dono do mundo” nos enoja. Mas também é quase impossível não amá-lo no final. Kyle consegue modificar-se tanto e ainda assim, não perder sua originalidade. Continua independente, lindo e perfeito, mas agora, tem qualidades a seu favor: passa a se preocupar com os outros, mas não daquela forma exagerada: "mudei radicalmente e hoje sou a melhor pessoa do mundo". Kyle muda e torna-se, enfim, humano.

Julia 07/10/2020

Um livro incrível, com uma história que me fez terminá-lo em apenas um dia e me apaixonar pelos personagens. Super recomendo.

Day 03/04/2021

No geral o filme supera o livro as histórias são bem diferentes, e a do filme faz até mais sentido, a do livro me decepcionou um pouco, em certas partes chega até ser bobo demais!!

Elisa 17/06/2014

Romance de uma tarde ou lição para a vida?
RESENHA: A Fera - Alex Flinn

Kyle Kingsbury tem tudo. Ele tem dinheiro, beleza, popularidade, e todo um colégio á sua disposição. O que Kyle não tem é simples, caráter. Cercado de pessoas que acreditam que beleza e dinheiro são os componentes necessários para ser alguém na vida, Kyle desconhece o significado da verdadeira amizade.

Quando em dia comum no colégio, Kyle acaba provocando uma bruxa, e sendo amaldiçoado, ele tem dois anos para, com a aparência de uma fera, fazer com que alguém lhe mostre o significado do amor. Ele precisa se apaixonar, e isso precisa ser recíproco.

"A Fera" é um livro maravilhoso, que foi lido em algumas poucas horas, (e relido em menos ainda) e que eu não perco a oportunidade de indicar á alguém.

Talvez eu seja suspeita pra falar, já que eu sempre acabo me apaixonando pelos personagens secundários, mas um dos personagens que mais me encantou foi Will, o tutor cego que o pai de Kyle, o famoso apresentador de TV contrata para o filho.

Depois de perder a visão lentamente devido á uma doença, Will sonha em ser professor, mas devido a sua deficiência visual, não consegue ser levado á serio.

O livro não só tem uma narrativa encantadora e super leve, mas ao mesmo tempo em que é um romance para ser lido em poucas horas, também trata de assuntos importantes, como o amor, a amizade, e querendo, até mesmo desigualdade social.

No livro também conhecemos Lindy, uma bolsista do mesmo colégio de Kyle, mas que até o dia em que foi levada á sua casa como "prisioneira", em troca da liberdade do pai, nunca havia sido notada. Dona de uma inteligência notável, e filha de um viciado, Lindy batalha para manter a bolsa de estudos numa escola respeitável, e para ter um futuro digno. Mas tudo isso acaba quando o seu destino se cruza com o de Adrian King (o novo nome adotado por Kyle).
Passando meses trancada dentro de uma casa, Lindy perde a sua bolsa, e a sua liberdade. Mas algo muito melhor lhe é oferecido em troca. O amor.

"Eu tirei as luvas e o cachecol da caixa. Queria tocar Lindy, mas não estava a fim de que ela ficasse com nojo das minhas patas repulsivas de animal. Estendi uma mão enluvada para ela.
-Poderia ter o prazer dessa dança, senhorita?"

Nota final: 10/10

site: http://frutifica-r.tumblr.com/

Lily 12/06/2022

Viciante
Bom livro! Viciante do início ao fim! Narrativa que prende e nos deixa ansiosos para a próxima parte

Marina516 02/11/2011

Uma beleza de livro
Todas as vezes que alguém me pergunta de qual princesa da Disney eu gosto mais, sempre respondo, sem pestanejar: Bela. Não pela aparência, nem pela cor do vestido — embora o amarelo seja lindíssimo (rs). Gosto dela simplesmente porque sou apaixonada pela história "A Bela e a Fera". Entre todos os contos de fadas que existem, é esse o que mais me encanta e que me faz assistir ao filme por vezes sem fim.

Tá, eu sei que não foi o Walt Disney quem criou o conto. Mas é por causa dele que a história do príncipe castigado e da camponesa de bom coração me arrebatou, desde a infância.

Então, quando eu descobri que a editora Galera Record estava lançando uma versão bem moderna de "A Bela e a Fera", através do livro "A Fera", da autora Alex Flinn, corri para comprar o meu. E em apenas um dia "devorei" as páginas (desculpe o trocadilho) e agora estou aqui, com uma sensação de nostalgia misturada com a confirmação do meu amor pela obra.

Nessa mais nova versão, a Fera é um garoto que começa a história com quinze anos. Kyle Kingsbury não é só o menino mais bonito da escola onde estuda, em Nova Iorque, como também é rico (por ser filho de um dos âncoras de telejornais mais famosos dos Estados Unidos) e muito, mas muito mesmo, arrogante. Embora tenha uma namorada (tão exuberante quanto ele), não sente nada verdadeiro por ela. Ele só enxerga o próprio umbigo e tem aversão à feiura.

Nessa escola, todo mundo o idolatra e até os professores fazem vista grossa quando ele apronta uma das suas. No entanto, um dia, uma garota muito esquisita (gótica, gorda, meio suja) resolve bater de frente com Kyle. Para mostrar que ele não é tão superficial quanto ela o acusa, o garoto a convida para ser seu par no baile de primavera. Mas tudo não passa de uma armação do mauricinho para "sacanear" a coitada. E ele acaba a humilhando na frente dos colegas.

Bom, se eu contar detalhes daqui para frente, vou revelar demais. Só posso mencionar o que é óbvio: Kyle é transformado em um monstro, cheio de pelos, garras e dentes afiados. O pai acha melhor morar longe dele e o instala num casarão no Brooklyn, aos cuidados de uma empregada mexicana (eu acho) e de um professor particular.

A bruxa que excutou o feitiço avisou que Kyle teria dois anos para desfazer o encanto. Como? Apaixonando-se verdadeiramente e sendo amado por essa pessoa. Fácil? Não para alguém tão bizarro quanto ele.

Foi incrível participar da jornada de Kyle, da restauração do seu caráter, do processo de conquista da garota que o deixou apaixonado, a Lindy. Mais uma vez, a máxima de que a aparência não é tudo foi explorada, mas de uma forma tão linda que não tem como não torcer pela Fera.

Por mais que a história da Alex Flinn tenha passagens originais, é muito interessante ver como ela traçou sua obra no contexto do conto de Walt Disney. Os detalhes vão se esbarrando, até que as semelhanças fiquem bem visíveis. Mas de forma alguma as passagens do livro são óbvias, pois o leitor sempre fica esperando para ver como a autora recriará as cenas (pelo menos eu fiquei).

Eu gostei demais do livro. Fiquei com gostinho de "quero mais". Ainda bem que já existe um filme baseado nessa última versão (só que eu ainda não assisti).

Debs 04/04/2021

Acredito que, depois de já ter visto e lido várias versões de "A bela e a fera", o livro acaba perdendo um pouco do encanto de retratar uma versão mais moderna da obra.
Entretanto, o livro retrata de uma forma muito envolvente a história, e as críticas aos padrões de beleza são descritas de uma forma brilhante. Outro ponto que me impressionou bastante e que o autor deixa bem claro nas Notas, é a relação entre os pais e os personagens principais, principalmente o da Fera, algo que normalmente não é retratado nas histórias.
De tudo que li, o melhor pra mim é toda a evolução de Kyle para Adrian. Sua desconstrução do apego a beleza é realmente lindo de se ver, além do respeito ao tempo e espaço de Lindy. Ter batido nessa tecla de como os padrões de beleza são tóxicos de uma forma tão óbvia, natural e atual foi extremamente necessária e realmente incrível de se ler.

@ARaphaDoEqualize 11/12/2011

[RESENHA] A Fera
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG http://equalizedaleitura.blogspot.com PROIBIDA CÓPIA TOTAL OU PARCIAL!

Kyle Kingsbury é o típico mauricinho da escola: descolado, lindo, perfeito, agradável (com quem queria), despreza as pessoas inferiores a ele e nunca, nunca se relaciona com pessoas feias. Porém, no baile de formatura ele resolve humilhar a gótica Kendra Hilferty convidando –a para o mesmo, só que nunca iria aparecer para acompanha – la. Mas, ao se meter no caminho ele descobre da pior maneira possível que na verdade ela é uma bruxa.

[...] Olhei para Kendra. Ela não chorava nem parecia estar com vergonha. Só tinha o olhar intenso, como a garota de um filme antigo do Stephen King [...] que usou poderes telecinéticos para destruir seus inimigos. Por um momento pensei que Kendra fosse fazer isso também, matar as pessoas só com o olhar. Mas em vez disso, ela disse, para que apenas eu escutasse:

- Você vai ver.

E que ela não vai, não mesmo, perdoar o que ele fez. Por que Kyle precisa aprender uma lição. Mesmo que fosse pelo caminho mais difícil.

- O que você fez comigo? [...]

- Transformei você no seu verdadeiro eu.

Para desfazer o feitiço: ele teria dois anos para se apaixonar verdadeiramente por alguém. E essa pessoa teria que se apaixonar pela sua essência, pelo o que ele era de verdade, não pela sua aparência, já que tinha se transformado em um monstro.

A partir desse momento, Kyle vê - se em um mundo completamente distinto, onde as pessoas não o aceitariam se mostrasse sua aparência real. Sente na pele o que é se sentir isolado e solitário. Não apenas por que tinha que se esconder de todos, mas por que o próprio pai o escondia. E percebe como as pessoas que ele tratou se sentiam quando eram ignoradas, maltratadas, desprezadas por causa de sua aparência. E quando pensa que tudo está perdido e que não há salvação, que terá que passar o resto da vida como fera, Lindy entra na sua vida.

Um conto de fadas adaptado para o mundo atual, se passa em Nova York, com elementos usados no conto original (rosas, o pai que não se importa com a filha e a troca pela sua vida, e um espelho mágico que deixa que Kyle acompanhe tudo que Lindy e outras pessoas fazem), mas que com essa adaptação trouxe um novo modo de olhar, para quem estará lendo. A Fera é sem dúvida nenhuma um conto de fadas a moda antiga idealizada para que mostrasse para muitos que certos preconceitos nunca valeram a pena. E que devidos valores sempre permanecem. E o que o amor não vai escolher você pela beleza (em muitos casos sim, ok), mas sim pelo seu caráter. A Fera é o livro sobre quem você era e sobre quem você quer ser. É uma mistura de amor, amizade, descobertas...

A escrita da Alex é muito convidativa, descontraída, leve, engraçada e flui de uma maneira tão natural, que quando percebe - se já está para terminar o livro. Apesar do tema já conhecido por todos, eu ficava curiosa para saber como a autora modificaria para trazer o enredo para o cenário que já estava criado. O crescimento no Kyle é notável diante dos nossos olhos: como um garoto mimado e arrogante passa para um amigo verdadeiro e companheiro romântico. A personalidade dele é tão desagradável que chega um momento em que ele mesmo fala: pára, eu vou mudar. Inclusive de nome. E começa a ser chamado por Adrian. Quanto a Lindy... eu sempre vou simpatizar com personagens que tem o gosto tão refinado para gostar de livros. Eu sei que parece clichê dizer isso, mas elas sempre me cativam por que demonstram ser mais inteligentes. Ela é doce, compreensiva e humilde. Ele vai conquistando a Lindy de uma forma tão doce, tenra que no final fica impossível você mesmo não ter se apaixonado.

Outro ponto interessante foi que a autora criou um chat (mais um elemento atual), um grupo de apoio para outros seres como o A Fera, é extremamente engraçado ver essas conversas com eles.

A edição ficou linda, a diagramação é simples, mas muito charmosa. Na parte detrás vamos ter bem sutilmente desenhos de rosas *-* E na capa eles colocaram a mesma do filme, mas em tamanho reduzido para que não ficasse parecendo um pôster. Um livro super recomendado. É aquele que todos sabemos como começa, como flui, como termina. Mas que você não pode deixar de ter na sua estante.