O Desaparecido ou Amerika

O Desaparecido ou Amerika Franz Kafka

Resenhas - O Desaparecido ou Amerika

Leg.day.enthusiast 01/02/2024

The American dream
Apesar de não ser o caso do protagonista a "Amerika" sempre foi prometida como a terra da liberdade e do livre mercado mas, oq isso afeta as relações humanas assim como afetou a de Karl com o tio dele de como afetou a dele com os "companheiros" sempre impondo os bem materiais acima do ser que os possui
PS: personagem otimista? Até eu me surpreendi

Vinicius.Lavandoscki 28/01/2024

Amerika Inacabada
Amerika foi uma boa experiência de leitura da qual posterguei muito para finalmente ler. A obra despertou aquele típico desconforto que a escrita de Kafka causa ao leitor, aqui manifestado por Karl Rossmann, figura central, um jovem alemão que é exposto a situações de tamanha subordinação e desamparo, que nos leva a torcer para que ele tenha um destino mais afortunado ao longo da narrativa, recomeçando sua vida no Novo Mundo. Possui um teor cômico em diversas passagens, tem uma escrita fluida e conta com personagens interessantes, que se fossem desenvolvidos mais profundamente certamente dariam a esta obra um papel de maior importância na produção literária de F. Kafka.

Kardec 23/11/2023

A gente tem que psicografar o restante kk
"América" de Franz Kafka é uma obra-prima literária que mergulha o leitor em um labirinto surreal e perturbador. Publicada postumamente, a narrativa segue o protagonista Karl Rossmann, um jovem europeu enviado para a América pelos pais para escapar de um escândalo familiar. No novo continente, ele se depara com um mundo absurdo, repleto de personagens peculiares e situações surrealistas que desafiam as convenções da realidade. A obra captura a essência da alienação e desorientação de Rossmann, explorando temas como a burocracia, a solidão e a busca por identidade. A escrita única de Kafka e a atmosfera onírica fazem de "América" uma leitura envolvente e inquietante, destacando-se como uma peça fundamental da literatura do século XX.

Amanda Ladislao 17/10/2023

Chato
Que canseira Kafka
Eu entendi o que ele quis passar com o livro, mas o livro e massante, cansativo. Não evolui.
Não gostei

Na Tancredi 14/08/2023

Incrível!
Que leitura! É estranho na medida certa. Como tudo do autor. Historia interessante. Essa edição é perfeita. Tem os fragmentos do manuscrito. Tem um texto final que, confesso que eu não terminei de ler porque tava repetitivo demais e não aguentei, mas o inicio tava bem legal.

Ricardo 12/08/2023

Um Kafka diferente
América é uma obra diferente do Kafka. Inicialmente causa um certo estranhamento, e isso é típico do autor, mas aqui isto não é motivado pelas situações apresentadas. As relações e a sociedade aqui são descritas e narradas de forma diferente, as vezes até non Sense.

É um livro difícil, a leitura demora a engrenar, mas ainda assim uma grande obra, ainda que não no mesmo nível de outras obras do Kafka.

Demorei bem mais do que a média para concluir o livro, mas finalizei a leitura com uma boa dose de satisfação.

arthur966 20/07/2023

Tudo isso envolto e penetrado por um feixe de luz poderoso que era constantemente dissipado, levado e trazido de novo escrupulosamente pela massa de objetos, uma luz que parecia tão corpórea ao olhar atordoado, como se por cima da rua a cada instante se espatifasse violentamente uma placa de vidro que a tudo recobrisse.

juliasilva 10/05/2022

América é um estilo de livro que requer paciência do leitor, um tipo de leitura cansativa no início e demora a engatar em um bom ritmo; Mas ainda assim a história é muito bem escrita, e as críticas são excepcionais para qualquer leitor que se interesse pelo assunto.

Edmar.Candeia 23/01/2022

Confuso
A estória tem um começo surpreendente, mas o desenrolar dos fatos é confuso. Os diálogos parecem novele mexicana, e algumas passagens deixam buracos que dificultam o entendimento.

David Atenas 04/11/2021

Bom livro
É um dos romances que mais gosto do Kafka, mesmo inacabado, e justamente o fato de ser inacabado não prejudicou tanto o "final", na minha opinião.
Karl Rossmann é mandado pros EUA (onde o próprio Kafka nunca foi), após ter engravidado a empregada, e passa por umas poucas e boas para conseguir viver por lá, sozinho e sem guarida familiar.
Daria um bom roteiro de filme, com bons personagens (da sua "pretensão amorosa" até os dois malandros que entram no caminho dele).

Mr. Brownstone 01/11/2021

Por ser o primeiro romance de Kafka, ele não é tão bom quanto as outras obras do autor. Mas ainda assim foi uma leitura que valeu a pena.

Wilson 24/08/2021

Interessante
Há partes e personagens que ficam para trás e você não vê a sequência e fica sem saber qual foi o destino do personagem. Entretanto é preciso ler o posfácio para compreender que o romance é inacabado e Franz Kafka deixou a incumbência para Max Broad queimar todo o escrito após a sua morte, mas para a nossa felicidade Max não só não destruiu os originais como escreveu o final do livro. Por isso é que encontramos algumas fissuras na história.
Ricardo Cheachire 25/08/2021minha estante
Belíssima resenha

David Atenas 04/11/2021minha estante
Sinceramente, não lembro de ter sido prejudicado na leitura pelo livro ser inacabado.

leonel 24/03/2021

O livro é muito bom, porque eu li em algum lugar que é, mas tem alguns gatilhos que me obrigaram a dar apenas 5 estrelas em vez de 6: é racista, pois no fim o karl rossman muda de nome pra negro, que alem de racismo, é apropriação cultural, já que ele é alemão, e portanto, nazista. Apesar de o livro ter sido escrito em 1912, mas mesmo assim, nazista. Bolsonarista, diria até.

Ayan_lucca 02/03/2021

Pior livro que li na vida.
Sinceramente, me arrependo de ter lindo esse livro, sendo eu um grande admirador desse autor. Me decepcionei.