O Desaparecido ou Amerika

O Desaparecido ou Amerika Franz Kafka

Resenhas - O Desaparecido ou Amerika

Wilson 24/08/2021

Interessante
Há partes e personagens que ficam para trás e você não vê a sequência e fica sem saber qual foi o destino do personagem. Entretanto é preciso ler o posfácio para compreender que o romance é inacabado e Franz Kafka deixou a incumbência para Max Broad queimar todo o escrito após a sua morte, mas para a nossa felicidade Max não só não destruiu os originais como escreveu o final do livro. Por isso é que encontramos algumas fissuras na história.
Ricardo Cheachire 25/08/2021minha estante
Belíssima resenha

David Atenas 04/11/2021minha estante
Sinceramente, não lembro de ter sido prejudicado na leitura pelo livro ser inacabado.

Victor 27/10/2009

O romance inacabado de Kafka
É um livro que, por ordem do próprio Kafka, não deveria ter sido publicado. Entende-se o porque: perfeccionista como era, Kafka deve ter pensado e repensado mil vezes para chegar à resposta sobre o dilema "vale ou não vale levar esta obra inacabada ao mundo?".
Ainda bem que seu amigo Max Brod não teve dúvidas sobre o valor literário que esta história possui. Apesar de não possuir um desfecho, toda a narrativa é muito consistente, delicada e detalhada. Um Kafka diferente d'A Metamorfose e de seus contos surrealistas, mas nem por isso, ao contrário do que ele próprio concluiu, um Kafka para se deixar de lado.

godoi 22/06/2014

Jovem Kafka
O livro é muito bom, como todos os que já li do Kafka. Porém, neste é possível sentir a juventude do autor, sua imaturidade na escrita, pois os elementos que o tornam único como escritor, apesar de já presentes, dividem espaço com uma narrativa bem convencional. O livro transpira uma certa insegurança do autor em seu próprio talento. Mas ainda assim, é um bom livro e eu recomendo a qualquer um que goste do estilo de Kafka.

mari 07/04/2015

disso decorre que, frequentemente, por vício de educação ou imposições dos meios familiar e social, o homem integra-se tão perfeitamente no mundo criado pelos seus, que mesmo sentindo em si os impulsos secretos da perpétua renovação, amesquinha-os, redu-los ao mínimo, violenta-se. dessa subordinação a um meio hostil, dessa permanente vigília às comportas de sua alma para que o extravasamento dela não cause perturbação entre os seus, nasce a angústia. assim a história do homem sobre a terra é a da conquista e afirmação de si mesmo. conhecer-se e conhecer o mundo para adaptar-se ao ciclo da existência que vive e agir no seu ambiente como o colaborador da obra da criação

Oz 23/06/2017

Fragmentos de Surrealismo
Primeiramente, vale ressaltar que esse livro é composto de fragmentos de um romance. De um total de 270 páginas, as 240 primeiras constituem um romance estruturalmente conexo e linear, seguido de mais 30 páginas com três fragmentos não conexos (e, ao menos um deles, claramente inacabado) de situações que acontecem em um futuro próximo do ponto onde termina a história bem estruturada.

Tendo isso em mente, O Desaparecido é uma história tipicamente kafkaniana. O protagonista é Karl, um estudante europeu que é obrigado pelos pais a se mudar para os EUA, após se envolver com sua empregada e ter um filho. No primeiro capítulo, temos Karl chegando de navio ao porto de Nova York. Já de cara, temos um ambiente totalmente kafkaniano, cheio de absurdos e injustiças: Karl, já praticamente saindo do navio, lembra que esqueceu seu guarda-chuva na cabine. Ele deixa sua mala no convés com praticamente um desconhecido e vai atrás do guarda-chuva. Karl, ao se perder no navio, acaba entrando na cabine do sofrido e injustiçado foguista e, tomando suas dores, segue com ele até a cabine do capitão no intuito de reclamarem um pagamento justo para o foguista e reclamar dos maus tratos sofridos pelo trabalhador do navio. E é no gabinete do capitão que, a partir de um acontecimento extremamente inusitado, Karl recebe uma oportunidade de ouro para se estabelecer em Nova York, com todo o conforto possível.

Essa sequência de acontecimentos inusitados é apenas o início de uma história marcada pelo surrealismo dos eventos de Kafka. Como não poderia deixar de ser, assim como em outros romances do autor, o protagonista vai sofrendo uma série de injustiças abusivas e inexplicáveis, ficando muitas vezes sem possibilidade de reação e defesa, apesar do início de sua vida na Amerika ter sido marcada por uma sorte tremenda. Ao mesmo tempo que o leitor sente uma certa raiva de Karl pela sua inocência e passividade exagerada em algumas situações, sente também que ele é apenas uma vítima de uma opressão e um infortúnio esmagador, no qual qualquer luta é, no final das contas, realmente inútil. Estaria Karl fadado a um destino irreversivelmente miserável?

Fica a recomendação de leitura, obrigatória para quem gosta de Kafka. Ela só não é melhor por conta do romance não ter uma estrutura coesa do início ao fim, utilizando alguns fragmentos da história deixados pelas anotações de Kafka.

site: www.26letrasresenhas.wordpress.com

Ayan_lucca 02/03/2021

Pior livro que li na vida.
Sinceramente, me arrependo de ter lindo esse livro, sendo eu um grande admirador desse autor. Me decepcionei.

leonel 24/03/2021

O livro é muito bom, porque eu li em algum lugar que é, mas tem alguns gatilhos que me obrigaram a dar apenas 5 estrelas em vez de 6: é racista, pois no fim o karl rossman muda de nome pra negro, que alem de racismo, é apropriação cultural, já que ele é alemão, e portanto, nazista. Apesar de o livro ter sido escrito em 1912, mas mesmo assim, nazista. Bolsonarista, diria até.

Mr. Brownstone 01/11/2021

Por ser o primeiro romance de Kafka, ele não é tão bom quanto as outras obras do autor. Mas ainda assim foi uma leitura que valeu a pena.

David Atenas 04/11/2021

Bom livro
É um dos romances que mais gosto do Kafka, mesmo inacabado, e justamente o fato de ser inacabado não prejudicou tanto o "final", na minha opinião.
Karl Rossmann é mandado pros EUA (onde o próprio Kafka nunca foi), após ter engravidado a empregada, e passa por umas poucas e boas para conseguir viver por lá, sozinho e sem guarida familiar.
Daria um bom roteiro de filme, com bons personagens (da sua "pretensão amorosa" até os dois malandros que entram no caminho dele).

Edmar.Candeia 23/01/2022

Confuso
A estória tem um começo surpreendente, mas o desenrolar dos fatos é confuso. Os diálogos parecem novele mexicana, e algumas passagens deixam buracos que dificultam o entendimento.

juliasilva 10/05/2022

América é um estilo de livro que requer paciência do leitor, um tipo de leitura cansativa no início e demora a engatar em um bom ritmo; Mas ainda assim a história é muito bem escrita, e as críticas são excepcionais para qualquer leitor que se interesse pelo assunto.

arthur966 20/07/2023

Tudo isso envolto e penetrado por um feixe de luz poderoso que era constantemente dissipado, levado e trazido de novo escrupulosamente pela massa de objetos, uma luz que parecia tão corpórea ao olhar atordoado, como se por cima da rua a cada instante se espatifasse violentamente uma placa de vidro que a tudo recobrisse.

Ricardo 12/08/2023

Um Kafka diferente
América é uma obra diferente do Kafka. Inicialmente causa um certo estranhamento, e isso é típico do autor, mas aqui isto não é motivado pelas situações apresentadas. As relações e a sociedade aqui são descritas e narradas de forma diferente, as vezes até non Sense.

É um livro difícil, a leitura demora a engrenar, mas ainda assim uma grande obra, ainda que não no mesmo nível de outras obras do Kafka.

Demorei bem mais do que a média para concluir o livro, mas finalizei a leitura com uma boa dose de satisfação.

Na Tancredi 14/08/2023

Incrível!
Que leitura! É estranho na medida certa. Como tudo do autor. Historia interessante. Essa edição é perfeita. Tem os fragmentos do manuscrito. Tem um texto final que, confesso que eu não terminei de ler porque tava repetitivo demais e não aguentei, mas o inicio tava bem legal.

Amanda Ladislao 17/10/2023

Chato
Que canseira Kafka
Eu entendi o que ele quis passar com o livro, mas o livro e massante, cansativo. Não evolui.
Não gostei