A Estrela do Diabo

Resenhas - A Estrela do Diabo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Makan 14/02/2015

Uma leitura suave
O detetive Harry Hole, brilhante na sua função de investigador, porém com problemas familiares e em volta com seu alcoolismo, se depara com um sequência de assassinatos, ocorridos em Oslo durante um fustigante verão, que em razão do modos operandi e pistas deixadas nos locais do crime, um dedo da mão cortado e um diamante vermelho em forma de estrela, levam a crer que sejam trabalho de um serial killer. O policial deve enfrentar, além do criminoso, a eminência de sua dispensa pela força policial e ainda provar as suspeitas que levantou sobre o investigador Tom Waaler, seu colega e mais proeminente policial de seu departamento.
O autor é extremamente descritivo, como exemplo, logo no início do livro, aparece uma descrição dos caminhos percorridos pela água da chuva em uma infiltração, a qual consome 2 pag e ½, tudo é exposto minuciosamente ou comentado, desde a profissão de um antepassado, até a história de um prédio. Essa característica nos deixa alheios ao crime em si, pois quando a história volta-se aos locais dos assassinatos, os diálogos são dedicados, muitas vezes, a assuntos relacionados aos personagens e não ao fato ocorrido.
A escrita pormenorizada torna o livro uma leitura calma, pela quase inexistência de histórias paralelas, o desenvolvimento é linear, não ocorrendo deduções epifânicas, no entanto, esse estilo nos permite, além de acompanhar a brilhante capacidade investigativa do personagem principal, permite nos envolver com a psique dos personagens quando nos depararmos com seus dilemas e passamos a nos sentir, até mesmo, íntimos de alguns.
Em razão do lado psicológico estar em evidência, em grande parte da narrativa, destaco o subcapítulo “Perfis” onde o psicólogo forense Aune explana todo seu conhecimento relativo a assassinos seriais.
Esse é o 5º livro com o detetive Hole, mesmo a existência de referência a histórias ocorridas nos livros anteriores, a não leitura desses não prejudica o entendimento da “A estrela do Diabo”, e mesmo o estado emocional, atual, de Harry Hole é explicado, em parte, por seus sonhos e, em parte, pelo desenvolvimento da trama.
Existe uma grande quantidade de personagens e alguns, por serem de origem norueguesa, são difíceis de memorizar.
Pelo estilo narrativo, de apresentar conclusões investigativas de forma paulatina, a angústia em relação ao assassino não é desenvolvida, o ritmo suave não gera a fissura pela a leitura do próximo capítulo, contudo também não desperta a vontade de abandonar o livro. A conclusão da investigação não é surpreendente e a tensão mencionada na capa, resume-se as 100 páginas finais, para mim a história poderia ter sido contada com cento e cinquenta páginas a menos.

Tauan 23/09/2015

Uma aventura do detetive Harry Hole, um policial genial que vive problemas com álcool e em sua vida sentimental.
No momento desta narrativa ele está tentando superar a morte da ex-parceira de trabalho, obcecado em provar a culpa do também investigador Tom Waaler, abandonado pela namorada e afundado no alcoolismo; quando ocorre um misterioso assassinato, uma jovem foi encontrada morta em seu apartamento com um dedo a menos e uma estrela de diamante vermelho no olho.
Quando novas mortes começam a ocorrer com elementos em comum surgindo, Harry percebe que está diante de um perigoso serial killer, uma raridade na Noroega.
Quando você acha que a história vai acabar, há uma reviravolta e Harry se lança novamente à caçada. O intrigante é que o livro não acaba com a prisão do assassino, ainda há problemas que o nosso herói deve resolver antes de descansar.
O ritmo da narrativa é único, não há um capítulo que não desperte a vontade de continuar lendo imediatamente.

Juliana Souza 30/09/2016

Ótima história!
História muito boa e bem escrita. Mais um dos livros de Nesbo que você começa a ler e não quer que ele acabe!!

mirna 05/05/2018

Estrela do Diabo
Terminei o livro A ESTRELA DO DIABO.
?????

Mas uma sensacional história de Jo Nesbø e seu incrível e não perfeito detetive Harry Hole (embora inteligentíssimo). Suspense policial eletrizante com altos níveis de percepção e inteligência do detetive Harry Hole e sua tumultuada vida com vício pelo álcool. Mas ele dá um show !
??????????????

Eclipsenamadrugada 08/10/2019

História completa
Eu gostei desse livro, é uma história sem momentos mirabolantes, porém teve começo meio e fim, um fim realmente com todas as letras, não deixando nenhuma dúvida. Muito bom esse livro.

Camila Mombelli 10/02/2020

Jo Nesbø não decepciona
Sou apaixonada por séries de detetives e Harry Hole é um personagem extremamente cativante, com uma certa rebeldia, que dá até vontade de ser amiga dele e ficar horas conversando sobre música, cinemas e livros temas que são citados diversas vezes nos livros da série. O único problema de ser amiga de Harry é que não dá para convidar ele para tomar um drink pois isso pode acabar mal!

A estrela do Diabo não é um dos melhores livros da série, porem entrega o que promete, uma boa história policial que prende o leitor e tem reviravoltas imprecionantes. Os diálogos entre os personagens também são ricos e muito bem desenvolvidos.
Apesar de umas "viagens" no meio da história que você fica pensando "Como pode isso?", sempre vale a pena ler Jo Nesbø!

Ricardo Tavares 07/05/2020

Pentagrama ou estrela?
Mais uma boa história policial de Jo Nesbo introduzindo o detetive Harry Hole em sua 5ª aventura. E mais uma vez o vemos em sua luta contra o vício do álcool. É uma boa trama, com boas reviravoltas, alguns truques que Nesbo repete, como a caracterização de Harry, que transmite uma aura de descrédito e, no entanto, consegue desvendar o mistério desmascarado o assassino vil. Para os amantes de tramas policialescas e fãs de Harry Hole, o romance tem seus méritos e merece a leitura para conhecer ainda mais o policial norueguês.

Bruna3485 23/05/2020

Váaaarias pistas falsas e personagens que estão ali só pra enganar. Necessário ler os 2 volumes anteriores para melhor compreensão.

Fejuka 27/09/2020

Achei o livro bem arrastado e cheio de nomes confusos no começo!
Não foi uma leitura que prendeu minha atenção, mas ainda assim vale a pena.

Carol 28/12/2020

Adoro a escrita do Jo Nesbo! Algumas vezes são tantos detalhes que nos perdemos um pouco, mas nunca me decepciono!

daniel.vasco.716 08/03/2021

É verão na Noruega, o gelo e a névoa se derretem para dar lugar ao calor e ao sol. Na cidade de Oslo a temperatura ganha contornos tropicais, e todos estão em férias coletivas. É nesse momento de alegria climática que o investigador Harry Hole é obrigado a sair de seu isolamento autodestrutivo e encarar o cruel assassinato de uma jovem, morta em sua própria casa.
O caso a princípio parece apenas mais um homicídio, mas novas mortes ocorrem e macabros elementos em comum vão surgindo aos olhos de Harry. O principal deles é que o assassino corta um dedo de cada vítima e deixa no local do crime um diamante vermelho no formato de estrela: o formato do pentagrama, uma figura mágica a que se atribui caráter agourento. A estrela do diabo.
Um serial killer a deter e o vício do álcool a resistir já seriam suficientes para qualquer um, mas o martírio de Harry ainda inclui propostas indecentes de Waaler, que acaba se mostrando um inimigo à altura de qualquer assassino em série.

Ale Avila 13/08/2021

Jo Nesbo não decepciona mesmo!
Quando leio os livros de Jo Nesbo, sinto como se estivesse vendo um filme, a riqueza de detalhes como ele descreve as cenas, faz com que tudo crie vida. Sobre o livro ?A estrela do diabo?, chegando as capítulos finais, não tem como parar de ler, aquela ansiedade gostosa de saber como tudo acaba, se suas suposições estarão corretas, faz o leitor trabalhar junto com os detetives. Se você é como eu que tem o hábito de ler antes de dormir, prepare-se para uma noite em claro!

Helen.Souza 05/09/2021

Uma história envolvente, já li três livros desse autor e nunca me canso de ler, é viciante, você se empolga, sua cabeça parece que vai explodir com teorias e os plots, juro! São muitos personagens na história e ao longo dos capítulos é importante você se lembrar de cada um porque sempre retorna ou é citado e você fica: "quem é esse mesmo?" porque eu fiquei assim. Enfim, tô sempre panfletando os livros do detetive Harry, leiam, e cuidado com os gatilhos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5