A Estrela do Diabo

Resenhas - A Estrela do Diabo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ro Tonks 09/04/2021

Instigante e criativo
Jo Nesbø nunca deixa de surpreender seu leitor! Mais um livro de Harry Hole como protagonista e um dos melhores, entrou para a listinha juntamente ao lado de O Leopardo. Sem sombra de dúvidas, melhor série de investigação. Amo e recomendo sempre!
Claudinha 09/04/2021minha estante
Autor novo pra mim, curto histórias de investigação. Qtos livros na série?? Sabe os nomes??

Marina Suassuna 27/06/2012

O patinho feio da história...
Talvez para muitos o título não apareça atraente, e com sinceridade, para mim foi menos ainda, quando o vendedor da livraria me apareceu com ele em mãos. Enfim, realmente ao começar o livro não deu pra mim, achei o livro muito cansativo, com os nomes (e quantidade) dos personagens excêntricos.De fato, o começo do livro faz uma análise dos personagens.
Porém, depois da chatice das apresentações dos personagens, o livro realmente começa a ficar bom! Mesmo o personagem principal sendo um “chato de galocha” (e clichê, diga-se de passagem) e com todos os seus problemas de personalidade. Nesbo conseguiu me prender à leitura, simplesmente não tive como parar! O autor lhe induz a pensar que o serial killer é um ou outro personagem, mas acaba que não é, a medida que os fatos vão sendo apresentados ao leitor... e de repente, BUM(!), O final é surpreendente e bem bolado, fiquei impressionada com a genialidade de Nesbo.
E o mais legal de tudo, o livro é super bem desenvolvido, nele você não vai encontrar o começo com 150 páginas, o meio com 200, e o final com 50, mas sim, o começo, o meio e o final com o mesmo nível de desenvolvimento!
Em suma, vale a pena ler esse livro, mesmo com os seus contras. No final da leitura ao você fazer a análise, você irá perceber que a leitura valeu, nem que seja só pelas curiosidades que ele traz.

Wania Cris 14/03/2021

Levantem os pés que eu vou passar pano agora.
Quinto livro da série Harry Hole e se os dois primeiros não me conquistaram tanto assim, os dois últimos me deixaram de boca aberta. Jo Nesbo evoluiu muito e conquistou o pódio de melhor autor de suspense policial na minha vida (obviamente Harlan Mozão Coben está acima de qualquer premiação...)

O pobre coitado fudido do detetive Harry Hole inicia essa trama no quinto subsolo do fundo do poço. Deprimido, obcecado, derrotado, largado e quase desempregado, não há uma luz no fim do túnel onde Harry se encontra deitado sobre os trilhos, mas como é período de férias coletivas em Oslo e todo mundo tá viajando, quando ocorre um assassinato nada mais resta que convocar o lazarento pro trabalho. E justamente ao lado de se grande desafeto Tom Weeler. Vai dar merda? Mas é claro que sim...

Jo segue a fórmula que já o consagrou, mas, ao contrário do imenso Garganta Vermelha, com muita agilidade. Cada capítulo trás uma revelação e um soco na cara de Harry, que chega ao final em situação tão lastimável quanto no início... Coitado.

Foi um dos livros que mais tive dificuldade em largar e o que li mais rapidamente, além de ter começado esse na guimba do anterior, Casa da Dor. Nesbinho lindo aprendeu mesmo a escrever seus livros e tá engatado em alta velocidade.

Que venha logo abril pra que eu possa ler o próximo. Expectativa querendo ficar alta por aqui...
Ibagcaetano 15/03/2021minha estante
Eita! Tô botando na lista de leitura

Wania Cris 15/03/2021minha estante
Se puder ler na ordem cronológica, super recomendo. O Harry tem umas maluquices que só quem tá acompanhando desde Morcego consegue entender. Boa leitura!

Lucas.Mello 19/03/2021minha estante
O que tem em abril? Haahaha

Wania Cris 19/03/2021minha estante
O próximo livro da série...

FatimaCher 31/05/2021minha estante
Adoro o Nesbo e o ferrado do Hary Hole!

Lucas.Mello 31/05/2021minha estante
Qual livro lancou em abril?

Gustavo.Fortes 15/07/2023

Criativo
Dos livros que li da série, esse sem dúvidas foi o melhor. Ajuda muito o fato de Nesbo ter construído um protagonista tão invertido. O cara é cheio de problemas, mas tem índole. Esse livro, em específico, fecha uma história que vem sendo contada há três livros como pano de fundo. Por essa razão, é importante ler a série do seu princípio.

25/06/2022

A cada livro de Harry Hole a história só vai melhorando. Gostei muito do livro. Já sigo pro próximo da saga. Recomendo

Gramatura Alta 16/09/2021

O autor norueguês Jo Nesbo tem uma carreira exemplar ao desenvolver tramas de cair o queixo, com mistérios chocantes, às vezes absurdos e nada sutis. Talvez seu personagem mais famoso seja o detetive Harry Hole, que já apareceu em nada mais nada menos que doze livros. O sétimo na ordem de lançamento é BONECO DE NEVE, que foi o livro que catapultou tanto o autor como o personagem para o posto dos mais célebres do seu gênero. As tramas que envolvem Harry funcionam sozinhas e aqui temos A ESTRELA DO DIABO, quinto na ordem e que traz em seu conteúdo uma caçada a um terrível assassino que comete seus crimes deixando para trás vários símbolos aparentemente religiosos.

Harry Hole é um excelente detetive que trabalha para o departamento de polícia da noruega, ele tem uma carreira exemplar e que agora está em decadência. Seu vício em álcool só piorou após o seu envolvimento em um caso não resolvido, ele era próximo da vítima e até mesmo do principal suspeito, tudo acabou mal, logo o mesmo acaba afastando, assumindo férias forçadas que mais parecem um purgatório pessoal. Sua presença é novamente necessária graças a um novo assassino psicopata, que tem como vítimas mulheres, aparentemente uma vítima sem relação à outra, mas o que une todos esses estranhos casos que se espalham pela cidade é a similaridade das cenas do crime. Sempre tem algo de cunho religioso e não parece deixar rastros. Agora resta para Harry deixar o seu afogamento alcoólico de lado por um momento para se concentrar nesse caso, algo que não será nada fácil, ainda mais porque, dentre os membros dessa equipe de investigação, existem alguns com pendências sérias a serem resolvidas com Harry.

A trama acompanha um caso bem pesado e gráfico, o autor não poupa detalhes e está aqui para chocar. É possível (felizmente ou infelizmente) visualizar por completo as cenas de horror que são descritas para o leitor. Claro que isso ajuda a situar o leitor na mesma posição dos personagens, já que todos os detalhes são expostos, é quase como se estivéssemos presente e tudo isso soa muito naturalmente com descrições na medida certa, as passagens podem ser tudo, menos cansativas. Mas os fatos são pesados, já que as vítimas são mulheres, assassinadas por um psicopata ardiloso e que parece ter evaporado da noite pro dia.

Junto disso temos os problemas de Harry Hole, um alcoolismo destrutivo e uma amargura pesada. O personagem tem muitas camadas e está sempre em conflito consigo mesmo. É o tipo de indivíduo que você se fascina ao mesmo tempo em que quer distância, pois seus métodos nada convencionais, às vezes, são extremamente questionáveis. O livro ainda conta com uma grande cartela de personagens e a narrativa vai se alternando entre eles com capítulos próprios, e essa alternância acontece de forma nada suave e o sentimento de que “esse capítulo não está bom, o outro foi infinitamente melhor”, segue aparecendo a todo o momento. A melhor virada que o livro apresenta vem quando o põe o leitor como testemunha de um desses assassinatos. As coisas acontecem e demora para a ficha cair pro leitor, mas a experiência de descoberta acaba sendo sensacional e única em todo o livro.

A construção do caso acaba sendo muito mais interessante que a sua conclusão, que aposta naquele clichê clássico de um personagem explicando tudo para o outro. Um falatório sem fim e extremamente anti climático que poderia ter sido apresentado de qualquer outra forma mais dinâmica. As respostas de fato vem acompanhadas com surpresas, mas da forma como tudo isso é proposto pro leitor soa muito sem graça e está á vários degraus abaixo da qualidade apresentada no início desta narrativa.

A ESTRELA DO DIABO é o quinto volume de uma série de livros com um mesmo personagem, mas que pode ser lida individualmente pois ela começa e termina tudo o que propõe. Claro que a gente sente falta de muitas coisas envolvendo a persona Harry Hole, coisas que, com certeza, já foram trabalhadas nos livros anteriores, mas o livro consegue apresentar seu personagem de maneira satisfatória fazendo a leitura valer a pena, apesar de sua conclusão ser extremamente pouco inspirada. O que temos aqui é um pesado romance policial que para quem gosta do gênero, será um presente pois tudo o que é apresentado é rico em detalhes e não temos aqui pontas soltas ou absurdos caídos do céu. Se o autor quer fazer algo, ele constrói, pode ser que as vezes ele erre, mas os acertos fazem todo o resto valer a pena.

Resenha escrita pelo Rafael para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/09/16/a-estrela-do-diabo/

Alessandro.Aguilera 26/01/2022

Harry Hole na sua melhor forma
Que livro de Jo Nesbo. O melhor livro da série até agora. Esse quinto livro apresenta um Harry Hole destruído com suas perdas e frustrações, um alcoólatra sem mais nada para perder. Um triller tenso e com muito mistério ao estilo de Agatha Christie, com um plost twist para colocar a cereja do bolo. As personagens criadas por Nesbo, não ficam atrás, muito bem desenvolvidas. Vale a pena a leitura...

Patricia665 17/03/2013

Uma história com o pé no acelerador
O livro do norueguês Jo Nesbo foi uma grata surpresa. O enredo- uma série de crimes que parecem terem sido ação de um serial killer que passam a ser investigados por um policial em crise total(família, profissão e consigo mesmo) chamado Harry Hole- consegue prender a atenção do início ao fim. Há muitos personagens, todos com nomes muito estranhos aos nossos olhos - Olaug, Oleg, Beate... - e sobrenomes que prefiro não citar porque sei que não vou conseguir escrevê-los sem uma cópia...rsrsrs Muitas apresentações e personagens com passagens rápidas podem deixar a leitura cansativa para os menos empenhados, mas vencendo esta etapa podem ter certeza que encontrarão uma história tensa, contínua, escrita de uma forma acelerada mas muito, muito interessante!
Outro ponto interessante são os costumes e hábitos que o autor insere no decorrer da história, que nos falam de outra cultura tão diferente da nossa... Até ri quando li sobre um momento que o autor fala de uma onda de calor e a população está sofrendo com...29 GRAUS!!! Enfim, outra cultura, outros hábitos...Leitura altamente recomendável para quem curte o gênero romance policial.

Araggorn 16/07/2012

A Estrela do Diabo - Resenha em www.siriguelasaltitante.com.br
Já faz um tempo que me interessei por esse livro e sempre ouvi falar muito bem do norueguês Jo Nesbo. A Estrela do Diabo é o primeiro livro que leio dele e pude conhecer seu personagem, o detetive Harry Hole. Nesta história, que não é a primeira com este personagem, o detetive é um homem conturbadíssimo, melancólico e beberrão. Um policial praticamente acabado e desanimado com à vida. Perdido nos bares por erros do passado e a morte suspeita de sua parceira.

Muitos podem achar à primeira vista o autor muito descritivo...e vai estar certo. Porém a descrição do inicio do livro no casarão antigo, onde vai aparacer o primeiro corpo é fantástica se você penetra na narrativa e se deixa levar. O autor sabe descrever bem o cotidiano, o psicológico dos personagens, entretanto, o livro em algumas partes carece de um ritmo, mas eu acho que pra quem pega o livro de primeira, sem conhecer o detetive Harry Hole de outras aventuras pode achá-lo um pouco pedante, irresponsável e chato com sua bebedeira clichê. Todos já vimos o esteriótipo do policial que se afoga na bebida. Admito que ainda não fui envolvido pelo personagem de Harry Hole. Talvez lendo seus primeiros livros (A Casa da Dor e Garganta Vermelha) que com certeza vou ler.

A história é até interessante, mas chega a ficar monótona em alguns capítulos devido ao drama de Harry Hole, eu acredito. Já o final me surpreendeu e salvou o livro. Vale a leitura, pois verdade seja dita, os escritores nórdicos são muito bons, estupendos e factíveis. Os policiais da terra do norte são muito intensos e verdadeiros nos levando aos recantos escuros da mente humana. Jo Nesbo é premiado no gênero e ponto.

CheGuelara 07/03/2023

Impossível não dar cinco estrelas
Apesar de o autor ter seguido um rumo para o desfecho que não agradou o meu gosto, é simplesmente incontestável como ele teceu toda a história de forma genialmente notável.

Eu venho acompanhando o autor desde seu primeiro livro. Quando penso que ele não conseguirá se superar na elaboração da trama, ele me envolve e me surpreende ainda mais.

Penso que seja o melhor autor de thrillers que temos na atualidade.

Estou ainda mais ansiosa para ler ?o redentor? e ? o boneco de neve?, que dizem ser os dois melhores dele.

Robson58 04/02/2023

Um suspense inteligente
Sensacional! Me surpreendi muito positivamente com este livro. A trama, a construção dos personagens, a descrição dos lugares, das cenas e das emoções no decorrer da narrativa e, principalmente, a forma de escrita do autor, com parágrafos bem definidos, frases curtas e impactantes, diálogos inteligentes e capítulos bem distribuídos.
Jo Nesbo não pecou em quase nada. Algumas cenas ficaram um pouco confusas, mas no geral, a história é bem racional e lógica e teve um desfecho surpreendente. Não senti que ele forçou a barra em nenhum momento.
Também gostei muito do plot twist, quando vc acha que o mistério já havia sido desvendado, ele entra num ponto inusitado, aos 45 do segundo tempo, que eleva a adrenalina do leitor e prende a leitura até as últimas palavras do livro. Simplesmente fantástico!
A história corre em torno de Harry Hole, um policial de meia idade, alcoólatra, e com sede de justiça. A trama se passa em Oslo, em um verão, provavelmente na década de 90 para início dos anos 2000. Vale a pena conferir!

Karla Lima @seguelendo 20/12/2021

@seguelendo
Estou seguindo com a leitura desta série que, a cada livro, apresenta em uma crescente de qualidade; tanto de enredo, como de narrativa. A cada obra lida, passo a considerá-la a melhor e não foi diferente com A estrela do Diabo.

Este é o livro que mais depende da leitura das obras anteriores para que a história seja entendida. O caso em si é isolado, porém o enredo paralelo, focando na vida pessoal e profissional de Harry, tem um destaque enorme nesse quinto volume. Se nos demais apenas aconselhei ler os anteriores para uma melhor experiência, neste considero obrigatório.

O mistério em si não achei tão desafiador, porém a forma como o autor conduz o leitor é competente, mesmo que ele utilize um artifício que não costumo gostar em thrillers: deixar diversas possibilidades em pé de igualdade tornando possível diversos culpados, como se tivesse decidido quem seria a pessoa responsável apenas nas últimas páginas.

Gostei dos personagens introduzidos no volume e também do desenvolvimento daqueles que já fazem parte da trama de segundo plano que permeia toda a série. É muito interessante observar a evolução dos personagens a cada novo caso.

Estou muito ansiosa pelos próximos e vou tentar ler pelo menos um por mês em 2022 para chegar ao final da série o mais rápido possível.

Já cansei de recomendar, mas não custa falar mais uma vez: leia e aprecie a narrativa dinâmica e cativante de Jo Nesbø, assim como a sua capacidade de criar personagens incríveis.

Ricardo Tavares 07/05/2020

Pentagrama ou estrela?
Mais uma boa história policial de Jo Nesbo introduzindo o detetive Harry Hole em sua 5ª aventura. E mais uma vez o vemos em sua luta contra o vício do álcool. É uma boa trama, com boas reviravoltas, alguns truques que Nesbo repete, como a caracterização de Harry, que transmite uma aura de descrédito e, no entanto, consegue desvendar o mistério desmascarado o assassino vil. Para os amantes de tramas policialescas e fãs de Harry Hole, o romance tem seus méritos e merece a leitura para conhecer ainda mais o policial norueguês.

Bruna3485 23/05/2020

Váaaarias pistas falsas e personagens que estão ali só pra enganar. Necessário ler os 2 volumes anteriores para melhor compreensão.

1 | 2 | 3 | 4 | 5