A Estrela do Diabo

A Estrela do Diabo Jo Nesbo




Resenhas - A Estrela do Diabo


65 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Keize1 04/10/2023

Continua a envolvente perfeição de Nesbo
Esse livro não fica fora do padrão bom dos demais livro de Harry Hole, envolvente, segredos, suspense, ação e um culpado. Ele, como os demais, tem a narrativa tão envolvente que parece que está vendo um filme ou consegue imaginar perfeitamente Oslo. Vale a muito a pena, se gosta do gênero do livro.
comentários(0)comente



Aline 11/05/2022

Cada vez melhor
Estou fazendo a leitura cronológica da série Harry Hole. A cada título o autor deixa claro seu crescimento. A estrela do diabo foi a melhor história até o momento
comentários(0)comente



tita 14/08/2023

Estrela do diabo
Que livro maravilhoso! Adoro livros com múltiplos assassinatos, geralmente de serial killers. Mas esse tem um final surpreendente. Uma trama e reviravoltas incríveis.Primeiro livro deste autor, que leio e com certeza haverá mais.
comentários(0)comente



carvalho73 07/09/2023

Jo nesbø é elite
Mais um livro de Harry Hole que amo. Jo tem uma escrita fantástica, e é muito fascinante ver a forma que a história é construída e resolvida. Tudo pra mim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Mono 29/02/2020minha estante
ah esqueci de mencionar tbm o fato dele ter usado o pentagrama como algo exclusivamente do satanás/ catolicismo, pois pasmem existem outras religiões e nem sempre esse simbolo vai ser algo horrendo e negativo.




Makan 14/02/2015

Uma leitura suave
O detetive Harry Hole, brilhante na sua função de investigador, porém com problemas familiares e em volta com seu alcoolismo, se depara com um sequência de assassinatos, ocorridos em Oslo durante um fustigante verão, que em razão do modos operandi e pistas deixadas nos locais do crime, um dedo da mão cortado e um diamante vermelho em forma de estrela, levam a crer que sejam trabalho de um serial killer. O policial deve enfrentar, além do criminoso, a eminência de sua dispensa pela força policial e ainda provar as suspeitas que levantou sobre o investigador Tom Waaler, seu colega e mais proeminente policial de seu departamento.
O autor é extremamente descritivo, como exemplo, logo no início do livro, aparece uma descrição dos caminhos percorridos pela água da chuva em uma infiltração, a qual consome 2 pag e ½, tudo é exposto minuciosamente ou comentado, desde a profissão de um antepassado, até a história de um prédio. Essa característica nos deixa alheios ao crime em si, pois quando a história volta-se aos locais dos assassinatos, os diálogos são dedicados, muitas vezes, a assuntos relacionados aos personagens e não ao fato ocorrido.
A escrita pormenorizada torna o livro uma leitura calma, pela quase inexistência de histórias paralelas, o desenvolvimento é linear, não ocorrendo deduções epifânicas, no entanto, esse estilo nos permite, além de acompanhar a brilhante capacidade investigativa do personagem principal, permite nos envolver com a psique dos personagens quando nos depararmos com seus dilemas e passamos a nos sentir, até mesmo, íntimos de alguns.
Em razão do lado psicológico estar em evidência, em grande parte da narrativa, destaco o subcapítulo “Perfis” onde o psicólogo forense Aune explana todo seu conhecimento relativo a assassinos seriais.
Esse é o 5º livro com o detetive Hole, mesmo a existência de referência a histórias ocorridas nos livros anteriores, a não leitura desses não prejudica o entendimento da “A estrela do Diabo”, e mesmo o estado emocional, atual, de Harry Hole é explicado, em parte, por seus sonhos e, em parte, pelo desenvolvimento da trama.
Existe uma grande quantidade de personagens e alguns, por serem de origem norueguesa, são difíceis de memorizar.
Pelo estilo narrativo, de apresentar conclusões investigativas de forma paulatina, a angústia em relação ao assassino não é desenvolvida, o ritmo suave não gera a fissura pela a leitura do próximo capítulo, contudo também não desperta a vontade de abandonar o livro. A conclusão da investigação não é surpreendente e a tensão mencionada na capa, resume-se as 100 páginas finais, para mim a história poderia ter sido contada com cento e cinquenta páginas a menos.
comentários(0)comente



Sil 17/06/2023

"O tempo é um recurso limitado e não renovável."
Harry não conseguia incriminar Waaler. Voltou a beber, desistiu de Rakel e acabou demitido. Mas, por ser período de férias, teria que resolver um último caso.
Entretanto, depara-se com um serial killer com assassinatos bem planejados e mensagens codificadas.
Munido de instinto, experiência e perspicácia, Harry precisa descobrir o assassino (incluindo o motivo), além de planejar seu próprio futuro.
Cheio de suspense e ação, o livro mostra a evolução linear do protagonista Harry Hole e da série.
comentários(0)comente



Henning 29/04/2014

sugestão: ler antes A Garganta Vermelha
É o 5º Livro do Jo Nesbo que eu leio, e o quarto da série Hole.
Primeira dica. Ler antes o livro Garganta Vermelha ajuda a situar o leitor em relação a algumas informações que são apresentadas neste livro. Talvez ler este sem ler antes a Garganta Vermelha torne a história um pouco confusa.

Li primeiro O Redentor, depois O Boneco de Neve, em seguida Garganta Vermelha e agora A Estrela do Diabo (acabei pulando A Casa da Dor). Desses livros, o que menos me agradou foi Garganta Vermelha, mas ler logo em seguida A Estrela do Diabo reacendeu minha empolgação em relação ao Jo Nesbo.

Vejo que em muitas resenhas de seus livros ele é criticado por ser muito descritivo. Concordo que isso acaba reduzindo um pouco o ritmo de leitura, ou protelando um pouco aquele momento de clímax tão esperado no decorrer da história. Mas gosto desses momentos descritivos pois me ajudam a ficar mais envolvido com o ambiente, com a tensão dos personagens, etc.

Os nomes são um problema, no início, mas apenas na primeira leitura. Como os personagens centrais se repetem de uma história para outra, salvo um ou outro personagem que sai de cena e outro entra na história seguinte, já no segundo livro os nomes deixam de ser um problema.

Especificamente quanto a esse livro, achei toda a trama muito bem construída. Como em outros livros, Jo Nesbo consegue nos levar a acreditar numa conclusão de quem é o assassino, mas novos fatos apresentados no decorrer do livro alteram completamente o curso da história.

Nesse livro o Inspetor Hole parece estar no limite de sua depressão, de seus problemas (com bebida e relacionamento), atormentado, ainda, pelo assassinato de sua parceira. Mesmo assim consegue usar sua intuição para desvendar os mistérios que rondam a série de assassinatos que acabam com a tranquilidade das férias em Oslo.

Desacreditado, inclusive por seus superiores, tem que se valer dos poucos amigos para salvar sua vida, sua carreira, e de outras pessoas próximas (não citarei nomes para evitar spoilers).

Recomendo a leitura.
Bruno 03/11/2017minha estante
undefined




Wal Frederico 14/01/2014

Jo Nesbo surpreende mais uma vez.
Adorei o livro!
Recomendo muito! Acho importante ler os livros anteriores para acompanhar melhor a trajetória do anti herói Harry Hole, personagem central da narrativa.
Final imprevisível e surpreendente!

comentários(0)comente



Camilo 07/11/2012

Eu e meu vício por anti-heróis
É muito, muito clichê, eu sei, e uma carta mais do que marcada no baralho das histórias de sucesso, mas eu realmente adoro anti-heróis. Quanto mais boca sujas e com tendências à catástrofe melhor.
O inspetor Harry Hole é muito clichê, com o seu trauma de infância, seu amor fracassado e sua tendência à uísque demais. E tanto clichê assim quase prejudica a leitura no início, que se mostra um pouco parada. Mas o ritmo do romance melhora com o desenrolar da história e eu realmente gostei de tudo no final, apesar de focar muito mais nos dramas das personagens, principalmente no problema Hole-Waaler, do que necessariamente com a pergunta "quem matou?".

Recomendo.
comentários(0)comente



Gustavo 03/11/2012

Mediano
Vale mais pelos personagens e suas relações do que pelo mistério em si mesmo.
comentários(0)comente



5rafha5 27/06/2011

O romance abaixo resenhado está sendo lançado esta semana pela editora Record - o qual tive acesso através de uma promoção no twitter que entregaria aos vencedores a boneca do livro (versão antes da impressão final). Por conta disto, o texto é praticamente inédito para grande parte dos leitores. Diferente da versão final, a boneca veio em espirais, o que facilitou o manejo com a leitura que vinha sendo realizada. Sem mais delongas, segue a resenha:
O livro “A estrela do diabo” - do autor Jo Nesbo, tem seu enredo desenvolvido em torno do detetive Harry Hole, já utilizado em outras obras do escritor - característica própria de autores que lidam com tramas policiais/thrillers. Neste caso em específico, após ter sofrido a perda da parceira de trabalho e tendo o colega de investigação Tom Waaler como principal suspeito por sua morte, mas não encontrando provas o suficiente que o incriminem, vê sua vida atingir o fundo do poço. Entregue a bebida, abandonado pela namorada e perto de perder o emprego, se depara com o inesperado. Diante do período de férias coletiva de sua cidade, se vê obrigado a trabalhar com seu arque rival. Uma série de assassinos que ocorrem no decorrer do enredo o trazem a tona para traçar o perfil de um serial killer, fazendo com que a aproximação com o passado seja inevitável. À medida que os fatos desenrolam-se, a trama ganha mais profundidade nas ações dos envolvidos e desperta para amplas discussões.
Por mais que um serial killer pudesse manter uma trama forte o suficiente para o sucesso, isto não foi o suficiente para Jo Nesbo, foi necessário inserir uma trama maior diante da série de assassinatos. E é assim, tentando reconstruir as pistas deixadas pela morte de pessoas comuns que o escritor apresenta uma rede de corrupção ainda maior. A discussão presente na narrativa sobre ética profissional, dinheiro, corrupção, valores morais acabam se sobrepondo a série de assassinatos. O conflito estabelecido pelo protagonista leva à suspeitas de uma possível corrupção que só será revelada nas linhas derradeiras da trama.
O livro apresenta um verdadeiro quebra-cabeças ao leitor, sejam pelas ações planejadas pelo assassino ou pela teia a que Harry é envolto para participar do esquema de corrupção. O romance, como não poderia deixar de ser, é fiel ao seu título nas divisões de capítulos, sendo representado pelas cinco pontas de uma estrela - de um pentagrama - forte símbolo na trama. Apresenta uma série de personagens e situações corriqueiras com o intuito de ampliar as possibilidades, ao mesmo tempo em que afasta o assassino do foco dos leitores. Apesar de ser característica de obras investigativas, a dimensão às vezes dada aos diferentes personagens contribuem para uma superpopulação narrativa.
O autor utiliza ainda de artifícios próprios para descrever os ambientes em que são inseridos os crimes, apresentado o passado através do enredo da história, a exemplo, como se deu a construção do prédio em que a vítima foi encontrada. É necessário destacar o incomodo pelo fato de começarmos a leitura de cada capítulo a mercê do autor da historia, sem saber corretamente os envolvidos na cena e tento de tatear as evidencias apresentadas para se localizar. Outra informação interessante são os títulos atribuídos aos capítulos, sempre um dia da semana precedido de algo que descreva os acontecimentos do mesmo, Ex: “Terça feira. Perfis.”
O fim do romance, ou melhor, da narrativa, fecha um ciclo aberto das primeiras linhas. A propósito, apesar de apresentar todos os desfechos necessários, não há um ponto final, apenas reverberações das ações que se perpetuariam como obviedades no decorrer da vida dos personagens.


Para outros textos, acesse: meuolharsobreolocus.blogspot.com
comentários(0)comente



Carol 28/12/2020

Adoro a escrita do Jo Nesbo! Algumas vezes são tantos detalhes que nos perdemos um pouco, mas nunca me decepciono!
comentários(0)comente



Eclipsenamadrugada 08/10/2019

História completa
Eu gostei desse livro, é uma história sem momentos mirabolantes, porém teve começo meio e fim, um fim realmente com todas as letras, não deixando nenhuma dúvida. Muito bom esse livro.
comentários(0)comente



65 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR