A Estrela do Diabo

A Estrela do Diabo Jo Nesbo

Resenhas - A Estrela do Diabo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gramatura Alta 16/09/2021

O autor norueguês Jo Nesbo tem uma carreira exemplar ao desenvolver tramas de cair o queixo, com mistérios chocantes, às vezes absurdos e nada sutis. Talvez seu personagem mais famoso seja o detetive Harry Hole, que já apareceu em nada mais nada menos que doze livros. O sétimo na ordem de lançamento é BONECO DE NEVE, que foi o livro que catapultou tanto o autor como o personagem para o posto dos mais célebres do seu gênero. As tramas que envolvem Harry funcionam sozinhas e aqui temos A ESTRELA DO DIABO, quinto na ordem e que traz em seu conteúdo uma caçada a um terrível assassino que comete seus crimes deixando para trás vários símbolos aparentemente religiosos.

Harry Hole é um excelente detetive que trabalha para o departamento de polícia da noruega, ele tem uma carreira exemplar e que agora está em decadência. Seu vício em álcool só piorou após o seu envolvimento em um caso não resolvido, ele era próximo da vítima e até mesmo do principal suspeito, tudo acabou mal, logo o mesmo acaba afastando, assumindo férias forçadas que mais parecem um purgatório pessoal. Sua presença é novamente necessária graças a um novo assassino psicopata, que tem como vítimas mulheres, aparentemente uma vítima sem relação à outra, mas o que une todos esses estranhos casos que se espalham pela cidade é a similaridade das cenas do crime. Sempre tem algo de cunho religioso e não parece deixar rastros. Agora resta para Harry deixar o seu afogamento alcoólico de lado por um momento para se concentrar nesse caso, algo que não será nada fácil, ainda mais porque, dentre os membros dessa equipe de investigação, existem alguns com pendências sérias a serem resolvidas com Harry.

A trama acompanha um caso bem pesado e gráfico, o autor não poupa detalhes e está aqui para chocar. É possível (felizmente ou infelizmente) visualizar por completo as cenas de horror que são descritas para o leitor. Claro que isso ajuda a situar o leitor na mesma posição dos personagens, já que todos os detalhes são expostos, é quase como se estivéssemos presente e tudo isso soa muito naturalmente com descrições na medida certa, as passagens podem ser tudo, menos cansativas. Mas os fatos são pesados, já que as vítimas são mulheres, assassinadas por um psicopata ardiloso e que parece ter evaporado da noite pro dia.

Junto disso temos os problemas de Harry Hole, um alcoolismo destrutivo e uma amargura pesada. O personagem tem muitas camadas e está sempre em conflito consigo mesmo. É o tipo de indivíduo que você se fascina ao mesmo tempo em que quer distância, pois seus métodos nada convencionais, às vezes, são extremamente questionáveis. O livro ainda conta com uma grande cartela de personagens e a narrativa vai se alternando entre eles com capítulos próprios, e essa alternância acontece de forma nada suave e o sentimento de que “esse capítulo não está bom, o outro foi infinitamente melhor”, segue aparecendo a todo o momento. A melhor virada que o livro apresenta vem quando o põe o leitor como testemunha de um desses assassinatos. As coisas acontecem e demora para a ficha cair pro leitor, mas a experiência de descoberta acaba sendo sensacional e única em todo o livro.

A construção do caso acaba sendo muito mais interessante que a sua conclusão, que aposta naquele clichê clássico de um personagem explicando tudo para o outro. Um falatório sem fim e extremamente anti climático que poderia ter sido apresentado de qualquer outra forma mais dinâmica. As respostas de fato vem acompanhadas com surpresas, mas da forma como tudo isso é proposto pro leitor soa muito sem graça e está á vários degraus abaixo da qualidade apresentada no início desta narrativa.

A ESTRELA DO DIABO é o quinto volume de uma série de livros com um mesmo personagem, mas que pode ser lida individualmente pois ela começa e termina tudo o que propõe. Claro que a gente sente falta de muitas coisas envolvendo a persona Harry Hole, coisas que, com certeza, já foram trabalhadas nos livros anteriores, mas o livro consegue apresentar seu personagem de maneira satisfatória fazendo a leitura valer a pena, apesar de sua conclusão ser extremamente pouco inspirada. O que temos aqui é um pesado romance policial que para quem gosta do gênero, será um presente pois tudo o que é apresentado é rico em detalhes e não temos aqui pontas soltas ou absurdos caídos do céu. Se o autor quer fazer algo, ele constrói, pode ser que as vezes ele erre, mas os acertos fazem todo o resto valer a pena.

Resenha escrita pelo Rafael para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/09/16/a-estrela-do-diabo/

Luiz.Goulart 15/09/2021

Fim de uma trilogia
Este romance de Jo Nesbo, o 10º livro do autor que li, encerra uma trilogia à parte na sua carreira, que se inicia com Garganta Cortada e continua em A Casa da Dor, ambos eu li no ano passado. Aqui, o investigador Harry Hole luta contra o alcoolismo e enfrenta um inimigo dentro da própria polícia de Oslo na investigação da morte de uma colega policial.

Helen.Souza 05/09/2021

Uma história envolvente, já li três livros desse autor e nunca me canso de ler, é viciante, você se empolga, sua cabeça parece que vai explodir com teorias e os plots, juro! São muitos personagens na história e ao longo dos capítulos é importante você se lembrar de cada um porque sempre retorna ou é citado e você fica: "quem é esse mesmo?" porque eu fiquei assim. Enfim, tô sempre panfletando os livros do detetive Harry, leiam, e cuidado com os gatilhos.

Ale Avila 13/08/2021

Jo Nesbo não decepciona mesmo!
Quando leio os livros de Jo Nesbo, sinto como se estivesse vendo um filme, a riqueza de detalhes como ele descreve as cenas, faz com que tudo crie vida. Sobre o livro ?A estrela do diabo?, chegando as capítulos finais, não tem como parar de ler, aquela ansiedade gostosa de saber como tudo acaba, se suas suposições estarão corretas, faz o leitor trabalhar junto com os detetives. Se você é como eu que tem o hábito de ler antes de dormir, prepare-se para uma noite em claro!

Ro Tonks 09/04/2021

Instigante e criativo
Jo Nesbø nunca deixa de surpreender seu leitor! Mais um livro de Harry Hole como protagonista e um dos melhores, entrou para a listinha juntamente ao lado de O Leopardo. Sem sombra de dúvidas, melhor série de investigação. Amo e recomendo sempre!
Claudinha 09/04/2021minha estante
Autor novo pra mim, curto histórias de investigação. Qtos livros na série?? Sabe os nomes??

Wania Cris 14/03/2021

Levantem os pés que eu vou passar pano agora.
Quinto livro da série Harry Hole e se os dois primeiros não me conquistaram tanto assim, os dois últimos me deixaram de boca aberta. Jo Nesbo evoluiu muito e conquistou o pódio de melhor autor de suspense policial na minha vida (obviamente Harlan Mozão Coben está acima de qualquer premiação...)

O pobre coitado fudido do detetive Harry Hole inicia essa trama no quinto subsolo do fundo do poço. Deprimido, obcecado, derrotado, largado e quase desempregado, não há uma luz no fim do túnel onde Harry se encontra deitado sobre os trilhos, mas como é período de férias coletivas em Oslo e todo mundo tá viajando, quando ocorre um assassinato nada mais resta que convocar o lazarento pro trabalho. E justamente ao lado de se grande desafeto Tom Weeler. Vai dar merda? Mas é claro que sim...

Jo segue a fórmula que já o consagrou, mas, ao contrário do imenso Garganta Vermelha, com muita agilidade. Cada capítulo trás uma revelação e um soco na cara de Harry, que chega ao final em situação tão lastimável quanto no início... Coitado.

Foi um dos livros que mais tive dificuldade em largar e o que li mais rapidamente, além de ter começado esse na guimba do anterior, Casa da Dor. Nesbinho lindo aprendeu mesmo a escrever seus livros e tá engatado em alta velocidade.

Que venha logo abril pra que eu possa ler o próximo. Expectativa querendo ficar alta por aqui...
Ibagcaetano 15/03/2021minha estante
Eita! Tô botando na lista de leitura

Wania Cris 15/03/2021minha estante
Se puder ler na ordem cronológica, super recomendo. O Harry tem umas maluquices que só quem tá acompanhando desde Morcego consegue entender. Boa leitura!

Lucas.Mello 19/03/2021minha estante
O que tem em abril? Haahaha

Wania Cris 19/03/2021minha estante
O próximo livro da série...

FatimaCher 31/05/2021minha estante
Adoro o Nesbo e o ferrado do Hary Hole!

Lucas.Mello 31/05/2021minha estante
Qual livro lancou em abril?

daniel.vasco.716 08/03/2021

É verão na Noruega, o gelo e a névoa se derretem para dar lugar ao calor e ao sol. Na cidade de Oslo a temperatura ganha contornos tropicais, e todos estão em férias coletivas. É nesse momento de alegria climática que o investigador Harry Hole é obrigado a sair de seu isolamento autodestrutivo e encarar o cruel assassinato de uma jovem, morta em sua própria casa.
O caso a princípio parece apenas mais um homicídio, mas novas mortes ocorrem e macabros elementos em comum vão surgindo aos olhos de Harry. O principal deles é que o assassino corta um dedo de cada vítima e deixa no local do crime um diamante vermelho no formato de estrela: o formato do pentagrama, uma figura mágica a que se atribui caráter agourento. A estrela do diabo.
Um serial killer a deter e o vício do álcool a resistir já seriam suficientes para qualquer um, mas o martírio de Harry ainda inclui propostas indecentes de Waaler, que acaba se mostrando um inimigo à altura de qualquer assassino em série.

Bia St James 27/02/2021

Nossa esse livro prendeu MUITO a minha atenção, gostei muito mais do eu achei que gostaria, cheio de informações que eu não sabia q queria saber kkkkkk não fiquei mt surpresa com a revelação do assassino e tbm n entendi o último parágrafo do livro (se algm quiser explicar tmj)
Wania Cris 14/03/2021minha estante
O último parágrafo faz link com o primeiro capítulo do livro...

Carol 28/12/2020

Adoro a escrita do Jo Nesbo! Algumas vezes são tantos detalhes que nos perdemos um pouco, mas nunca me decepciono!

Fejuka 27/09/2020

Achei o livro bem arrastado e cheio de nomes confusos no começo!
Não foi uma leitura que prendeu minha atenção, mas ainda assim vale a pena.

Vivi 05/09/2020

Um excelente policial!
Comecei a ler a série pelo quinto livro. O inspetor Harry Hole está atravessando algumas dificuldades para se manter sóbrio e trabalhar, quando um mulher aparece morta em seu apartamento e a equipe de investigadores da polícia é chamada para a investigação.

Hole é um ótimo policial. Perspicaz, íntegro, mas tb problemático. Seu emprego na polícia está ameaçado em razão de suas atitudes autodestrutivas e o mistério em relação ao assassinato de sua parceira em um momento anterior ao início do livro. Vamos acompanhar, como pano de fundo da trama principal, as venturas e desventuras pessoais de Hole.

A narrativa de Jo Nesbo é muito boa. Excelente ritmo narrativo, considerando a extensão do livro. Nesbo manipula perfeitamente a mente do leitor aponta para um determinado suspeito, alimenta nossas convicções, as afasta e as reafirma, provocando-nos a manter a atenção e nos alimentando com uma história surpreendente sobre as razões do agir humano.

Se vc gosta de um bom livro policial, precisa ler Jo Nesbo.
Vivi 06/09/2020minha estante
Esqueci de dizer q não dei 5 estrelas pq achei q faltou os detalhes sobre o desfecho em relação ao assassino. Vc está numa cena com ele e as coisas estão se encaminhando para um determinado clímax e qdo vc volta a cena só nos é dito o que aconteceu. Vc sabe o q aconteceu, a narrativa t deixa claro, mas o como aconteceu ficou faltando.

Bruna3485 23/05/2020

Váaaarias pistas falsas e personagens que estão ali só pra enganar. Necessário ler os 2 volumes anteriores para melhor compreensão.

Ricardo Tavares 07/05/2020

Pentagrama ou estrela?
Mais uma boa história policial de Jo Nesbo introduzindo o detetive Harry Hole em sua 5ª aventura. E mais uma vez o vemos em sua luta contra o vício do álcool. É uma boa trama, com boas reviravoltas, alguns truques que Nesbo repete, como a caracterização de Harry, que transmite uma aura de descrédito e, no entanto, consegue desvendar o mistério desmascarado o assassino vil. Para os amantes de tramas policialescas e fãs de Harry Hole, o romance tem seus méritos e merece a leitura para conhecer ainda mais o policial norueguês.

1 | 2 | 3 | 4 | 5