Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

Mila F. @delivroemlivro_ 12/12/2023

Um retrato atemporal da insatisfação humana, das ilusões românticas e das consequências trágicas da busca desenfreada por felicidade fora da realidade.
Madame Bovary (1857) escrito pelo francês Gustave Flaubert é uma obra-prima da literatura do século XIX que continua a fascinar os leitores com sua profundidade psicológica e crítica social. Acredito que muita gente já ouviu falar sobre o volume embora não sei se é tão lido, pois sua linguagem mais rebuscada pode ser um empecilho. Inclusive, acredito que o li no tempo certo, pois se o tivesse lido mais nova, talvez, eu não tivesse paciência para seguir até o fim.

De antemão, já quero dizer que amei a leitura do volume e em Madame Bovary vamos acompanhar Emma Bovary, uma mulher jovem e sonhadora, insatisfeita com a vida provinciana ao lado de seu marido, Charles Bovary, um médico de pequena cidade. Ela anseia por uma vida de romance e paixão, que a literatura e a sociedade burguesa da época lhe prometiam, mas que a realidade da vida conjugal não consegue fornecer.

A personagem Emma busca preencher o vazio existencial por meio de relacionamentos extraconjugais e extravagâncias, alimentando seu desejo por luxo e romance. Porém, suas buscas por amor e satisfação são constantemente frustradas, levando-a a uma espiral de infelicidade, dívidas e desespero, pois a vida real não é nem sequer parecida com os romances que costuma ler.

Flaubert apresenta um retrato detalhado da sociedade e das convenções sociais da época, enquanto critica o vazio e a superficialidade da vida burguesa. Sua prosa é marcada por uma escrita meticulosa e uma habilidade extraordinária em descrever a psicologia e as emoções humanas.

Madame Bovary é uma personagem complexa, retratada de maneira brilhante por Flaubert, sua busca por satisfação e felicidade a leva ao desespero, representando uma crítica à sociedade que alimenta expectativas irrealistas e românticas sobre a vida e ainda mais sobre as mulheres.

Madame Bovary é um retrato atemporal da insatisfação humana, das ilusões românticas e das consequências trágicas da busca desenfreada por felicidade fora da realidade. É uma obra que continua a ressoar com os leitores, oferecendo uma análise profunda da condição humana e das contradições da sociedade, sendo um marco da literatura realista e uma das obras fundamentais da literatura mundial.

Inclusive, devo admitir que ao ler Madame Bovary nos dias de hoje é impossível não julgar o comportamento dela e da sociedade, porque seria muito mais fácil ela se separar do marido que traí-lo, porém na época em que o livro foi escrito e que a história se passa, a sociedade jamais aceitaria uma mulher divorciada, ou seja, Emma não tinha essa opção. Desse modo, é difícil ler o volume hoje sem tentar observar a temática sob o olhar atual, mas é essencial que nós o posicionemos no tempo em que foi escrito.

Ao finalizar a leitura, consigo imaginar porque o volume chocou a sociedade da época e foi até proibido por um tempo. Gostei muito de conhecer a obra.

site: www.delivroemlivro.com.br

Paloma Ribeiro 11/12/2023

Madame Bovary, escrito no século XIX, retrata a história de muitas mulheres do passado e até dos dias de hoje. Mostra como essas mulheres, sentindo-se limitadas pelas expectativas sociais sobre o papel feminino, buscam refúgio em ideais românticos que, na verdade, revelam-se ilusórios. O final da história, onde Flaubert não poupa Emma das consequências de suas escolhas, é especialmente marcante para mim.

Cunha 07/12/2023

A ruína nasce pela ingratidão da realidade.
Emma é uma personagem movida apenas pela sensibilidade de alcançar aquilo que deseja, sua vida se perde em um anseio insaciável pela vontade de alcançar alguém perfeito que só existe em sua mente, para atender todos os seus caprichos. Nunca esteve preocupada em amar ou ser útil as pessoas a sua volta, estava rodeada de sonhos frívolos e devassidão, sua ruína foi seu desejo, sua felicidade foi abandonada a solidão de uma vida que se esvai diante de seus olhos.

Sabrina - @linhaposlinha 02/12/2023

"Emma buscava descobrir o que significavam de verdade, na vida, as palavras felicidade, paixão e embriaguez, que lhe tinham parecidas tão bonitas nos livros"
Sempre achei que quando lesse esse livro se tornaria um dos favoritos da vida. Então, fiquei meio decepcionada quando vi que isso não aconteceria.

Pessoalmente, não me vi envolvida com Ema em nenhum momento e também não senti que a descrição de Flaubert fosse intimista como tantos falam. Pelo contrário, achei a leitura cansativa em vários momentos (especialmente na descrição de paisagens).

Também achei Ema insuportável e, tristemente, não consegui sentir pena dela e nem me senti emocionada em nenhum momento. Entendo a polêmica causada pelo livro na época em que foi publicado, ainda mais por se tratar de atos adúlteros realizados por uma mulher (e devo dizer que foi exatamente pelo fato de ser uma mulher a personagem principal que eu não larguei esse livro pela metade). Consigo entender perfeitamente quando o autor diz que as mulheres viam a si mesmas em Ema. E talvez seja justamente isso que me incomodou, ser palpável demais. Próximo demais da realidade humana ao meu redor.

Mesmo com essa experiência não muito positiva, acredito que a leitura em si valeu a pena. Clássicos não se tornam clássicos a toa. Toda a bagagem e reflexões promovidas por Madame Bovary são válidas. Não a toa também a obra ter até emprestado seu nome para definir aspectos na área da psicologia, o famoso "bovarismo". O que, é claro, só reafirma sua importância na literatura e sua atemporalidade.

site: https://instagram.com/linhaposlinha

CEmmanuel 02/12/2023

Leitura densa e cansativa
A premissa dele pra mim era muito legal, mas eu acabei achando mal executada, o começo é bem lento e cansativo (como o resto do livro), demora muito pra acontecer algo e quando acontece é algo muito detestável, achei a Emma uma personagem muito egoísta e chata de ser acompanhada e o Charles muito do 🤬 #$%!& .A escrita eu achei muito difícil de ser entendida, as vezes eram paginas de descrição do cenário (o que me deixava com sono), e quando não era sobre o cenário era algo que eu não conseguia entender (as vezes não sabia quem estava falando ou quem estava no local),no final de tudo eu achei uma leitura chata e monótona.

Tamires333 28/11/2023

Atemporal
Emma é uma mulher gente como a gente que só quer se sentir amada e protegida... fazer o que se ela precisa de vários homens pra isso kkkkkkkkkkkk that is life baby ????????

Bernal 28/11/2023

Eu fiquei bastante empolgada com esse livro, porque mulheres polêmicas sempre me despertam interesse, ainda mais envolvendo o narcisismo, tema que gosto de estudar. Tinha tudo para ser uma excelente experiência, mas confesso que não foi uma leitura tão prazerosa. Diferente de outros casos, também com protagonistas superficiais e mesquinhas, em nenhum momento consegui ter empatia pela Emma.

Resenha completa no IG @be.thereader

Taís 25/11/2023

A infelicidade de uma vida comum
Finalizei essa leitura no mês passado e continuo impactada. A narrativa do autor é apenas maravilhosa, mas Emma Bovary é fascinante.

Para mim, aqui vemos muito mais do que apenas um enfoque no adultério e em compras excessivas. Aqui nós vemos o quanto podemos ser infelizes apenas por idealizar algo grande demais.

É uma história que conta exatamente a quebra da expectativa de uma vida perfeita, e que demonstra o quão longe alguém pode ir para evitar o tédio e uma vida comum.

Para mim é isso: Emma tinha uma vida comum e sequer se deu conta disso. Não acho que ela tinha um marido medíocre, pelo contrário, creio que as idealizações foram tão grandes, que ela não se deu conta que tudo que buscava nos romances estava bem do seu lado.

Pontos relevantes sobre o livro para mim:
1) o início do interesse/desejo do Charles em Emma começa com ele ainda casado com a primeira esposa. Já podemos considerar isso um pronuncio de adultério? Se sim, talvez Charles só recebeu ?o troco? da moeda;

2) a forma como a personagem de Emma lida com a maternidade, pois em grande parte simplesmente é como se a filha de Emma sequer existisse;

3) as melhores discussões são entre o boticário e o padre, apenas excelentes.

Enfim, se tornou um livro favoritado este ano e com certeza merece uma releitura mais para a frente. Recomendo fortemente ?

mah 18/11/2023

Adorável
Eu me vi na loucura da nossa queridissima Emma Bovary. o livro tem descrição do espaço muito longo, oq me incomodou um pouco no começo mas consegui seguir d boa. plots muito bons.
afinal, como julgar Emma se estamos todas nós procurando por esse amor que nos faça querer viver? que traga vitalidade?
passei o livro todo lembrando daql áudio "acima de tudo eu sou uma mulher.
ISSO ISSO ISSO MANDA BRASA ELIZABETH" KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Queridolivro0 14/11/2023

Leitura intensa e atual!
Adorei muito a leitura, achei que o autor quis passar a realidade da sociedade da época e trazer contrapontos entre o Romantismo e Realismo e sua diferença. Através da história de Emma percebemos que o amor é muito mais que abraços e beijos e sim atitudes e açoes. pois Charles o marido esteve sempre á seu lado e ele á amava á seu modo.
Recomendo muito a leitura.

Emilocaa 10/11/2023

é curioso entender como funcionava as coisas há séculos atrás, começa interessante, e fica meio tedioso do meio pro final! mas é uma leitura ok

Lobinha Sincera 10/11/2023

Uma mulher que não valorizava o amor de casa e corria atrás de aventura e romance parecido com os livros que lia

Mariana Rodrigues 08/11/2023

Madame Bovary
Responsável por levar Gustave Flaubert aos tribunais sob acusação de imoralidade, Madame Bovary ergueu-se junto de sua protagonista, dando origem a uma geração de personagens em busca de liberdade. Uma história que começa no "felizes para sempre" pode mesmo ser feliz? Após uma jovem sonhadora se casar com o médico da região, a realidade à sua volta se transforma: o que Emma Bovary encontra no matrimônio, longe das paixões emocionantes dos livros que lê, é uma rotina pacata e até tediosa. Inconformada e sedenta por aventuras românticas idealizadas, Emma começa a adoecer e não vê outra saída senão buscar as emoções que deseja ? por métodos que a sociedade conservadora ao seu redor não poderia compreender, muito menos aceitar. Publicado em 1857 em uma sociedade pouco voltada aos interesses femininos, Madame Bovary surge vanguardista com uma história sem culpados nem inocentes, reforçando o encantamento pelas idas e vindas da experiência humana, o desejo por pessoas, por sensações, pelo espaço urbano e, sobretudo, o desejo de ser desejada. Mais do que romper margens, Emma Bovary pretende ser absorvida.

Séh 06/11/2023

Excelente e lento
Madame Bovary te deixa com um sabor amargo na boca. Explora a frustração de uma mulher que tinha única e exclusivamente como possibilidade de viver e expandir seu mundo o matrimônio e é sufocante perceber o quão equivocada Emma estava em sua escolha e angustiante ver o caminho que a protagonista trilha pra se livrar de uma situação aparentemente sem saídas a medida que a narrativa caminha.
Com uma narrativa mais lenta e trechos mais descritivos pode ser um livro que não agrada a todos em questão de estrutura mas as questões trazidas e as nuances de seus personagens controem uma história excelente.

Cassiane.Schultz 01/11/2023

Emma a protagonista menos carismática da literatura
Essa leitura me deixou com um mix de sentimentos, se colocarmos em um contexto histórico e social é possível perceber porque é considerado um clássico e não duvido que foi muito importante no seu tempo.

Gustave faz bastantes críticas religiosas e trouxe esse viés totalmente inovador de uma mulher que desejando a paixão e suprir seus desejos comete o adultério, não é atoa que quase foi preso por isso.

Dito isso não dá pra ignorar a importância da obra, mas tem alguns pontos na escrita que me incomodaram, que tornou a leitura densa e arrastava, impossibilitando de criar um apego emocional com qualquer personagem, principalmente a Emma Bovary.

O que dizer sobre Emma, uma mulher que em meados do século XIX permitiu-se desfrutar dos prazeres e as paixões que a arrebataram, mas eu mesmo tempo me pareceu que essa era a única característica dela, ser uma mulher infeliz procurando a felicidade em seus amantes ou em bens matérias, levando a família ao fundo do poço.

E por mais que o autor tenha sido audacioso em criar essa narrativa de falar sobre adultério e também suicídio, preferiu dar a Emma um final trágico e uma personalidade mesquinha e egoísta.