Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

Jaque 28/04/2024

É preciso sentir a obra
Me peguei pensando no porque eu ter me afeiçoado tanto a Ema, talvez por ser uma sonhadora, talvez por gostar de ler e fantasiar, mas na real era pelo desejo inconfundível de viver, de sentir.

Viver sentindo, as vezes passamos pela vida só existindo e não sentimos as coisas, e o desejo por sentir uma nova paixão, uma aventura, um passeio, uma nova realidade e o desejo de estar se movimentando.

Então era isso Ema assim como eu queria ter mais, viver mais, não se deixar empacar no cotidiano, no monótono, no mesmo.

Recomendo muito essa obra, leiam e sintam todo desejo, toda angústia, todos os sentimentos...

27/04/2024

Emma é uma mulher simples que vivia no interior da França, casou-se com Charles Bovary, que era Oficial de Saúde (porque não conseguiu ser médico), tinha autorização para clinicar em casos simples e foi assim que se conheceram, Charles foi tratar de seu pai.
Charles era casado na época, mas logo ficou viúvo, se encantou por Emma, sempre achava um pretexto para ir até a fazenda do pai dela e dessa forma acabaram se casando. Ele era acomodado e sem muitas aspirações, porém, era apaixonado por ela.
Emma, no entanto era uma sonhadora, lia muitos romances e queria que sua vida fosse como a das heroínas de seus livros. Esse seu desejo por essa vida aumenta quando o casal é convidado para um baile e ela fica toda deslumbrada ao valsar com um Visconde. Ao retornar à sua realidade, sua aversão ao marido aumenta gradativamente e dessa forma Emma se envolve em relações extra conjugais.
Flaubert conduz o desenrolar dos fatos de forma bem realista, mostrando que até os “romances” fora do casamento podem se tornar enfadonhos, mostrando que a realidade entre amantes nem sempre é um mar de rosas. Quais serão as consequências desses relacionamentos?

Taynara75 27/04/2024

Tudo seria paixão, êxtase, delírio
Essa foi uma das melhores leituras que fiz nos últimos meses. Flaubert nos faz entrar nos personagens e saber exatamente o que eles estão sentido.

Beatriz.Moreira 24/04/2024

"A sua vontade, como a aba do chapéu preso por um cordão, flutua a todos os ventos, há sempre algum desejo que a arrasta e alguma conveniência que a detém."

Constantemente agoniada, o que mais uma pessoa pode querer? O que Emma queria?
Não é uma resenha e a filosofia da resposta está escrita e eu sinto sono

Wislen.Silva 20/04/2024

Não gostei muito
Apesar de ser um clássico a história não me agradou, o Carlos não mereceu o que a Ema fez com ele. E apesar de tudo ele nunca parou de ama-la.

JAQUELINE.ARGOLO 16/04/2024

Citação
Melhor definição que o posfácio de Maria Rita Kehl, não há: "O enredo da vida de Emma Bovary é o mesmo de tantas mulheres contemporâneas suas, literárias ou reais. Inconformadas com a mediocridade da vida doméstica e do casamento, alimentadas pelas fantasias extraídas dos romances ?para moças? que lhes caíam nas mãos, muitas buscavam tornar suas vidas mais interessantes através do único recurso a seu alcance: uma aventura extraconjugal."
Assim, Madame Bovary é a história das aventuras amorosas de uma pequena burguesa provinciana cujo desfecho é trágico.

AnaPAssis 07/04/2024

Incrível!
Eu já havia assistido à adaptação de Madame Bovary, com a Mia Wasikowska interpretando Emma Bovary.

Me surpreendi com o quanto o filme é fiel ao livro, e ao mesmo a obra literária entrega tanto mais!

A história é narrada de uma forma que conseguimos entender o que cada personagem está sentindo, pensando, planejando...

Demorei quase um mês para concluir, mas valeu a pena...

Super recomendo!

Clarissa Barradas 05/04/2024

Livro muito bom
Clássicos são clássicos!
Adorei a leitura, achei um livro trágico, e muito real.
Sempre tive vontade de ler, foi ótimo ter lido!

Aksire 04/04/2024

Madame Bovary
Muito interessante saber que esse livro deu origem ao "bovarismo". A leitura, para mim, foi um pouco maçante no início/meio, acho que por ter sentido muita repulsão com a personagem e seus atos. Me surpreendi bastante com o final, é uma obra riquíssima. Valeu a pena cada página lida.

Kate03 04/04/2024

Chato
Essa foi uma leitura bem difícil pra mim, e olhe que amo clássicos. Não gostei nem um pouco da protagonista e nada dela me agradou. Mulherzinha burra, egoísta e fútil. Além disso, o livro tem uma escrita extremamente arrastada e detalhista. Acho que isso foi o que mais dificultou minha leitura. Gosto quando leio livros onde os detalhes não passam despercebidos, mas uma coisa são detalhes, outra são 3 páginas para descrever um vestido.

Realmente é um livro 8 ou 80, ou você vai amar ou vai odiar, não tem meio termo. E eu odiei. 1 estrela por consideração ao Charles, que foi descrito como um personagem péssimo e, para mim, conseguiu ser melhor que todo o resto junto. Ele podia não ser um Christian Grey, mas era um ótimo marido.