Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

Carolina2545 30/12/2023

Diferente
Valeu a pena a leitura, demorei pra terminar porque (como esperado de um livro do realismo) a leitura se torna um pouco monótona, sem muitas mudanças drásticas dramáticas.
O final desse livro me pega desprevenida, sempre rio quando lembro dele, é de fato um livro realista, o que eu poderia esperar?

oli<3 29/12/2023

A emma me da raiva
Teve uma hora da leitura que tudo o que eu queria era que a Emma desaparecesse pq não ha solução pra uma mulher tão tão taaao Emma Bovary. É um personagem muito intrigante, era quase como se ela fosse um membro da minha familia que tenho horror de tanto que mergulhei no meu ódio por ela. Certo momento ficou impossível ler sem revirar os olhos. O final achei meio perdido, fugiu um pouco do sofrimento do marido e me senti indignada com o fim da pobre da Bherta, essa criança é a mais prejudicada por toda a confusão da mae dela. Cruzes

Dilso 28/12/2023

Livraço
Tal como "Djali", a cachorrinha de Emma Bovary, remete ao "absurdo" de uma mulher livre e mal-falada (elemento pré-conceitual, referente ao nome da cabra Djali, animal de estimação da cigana Esmeralda, do clássico "Corcunda de Notre-Dame', de Victor Hugo), há muitos outros dados que nos vão lembrando, significativamente, alguns traços que preveem e nos preparam para o que irá acontecer.. Pois é. Flaubert não escreveu apenas um romance, mas um abrigo que celebra vários universos que nos servem como caminhos de migalhas de pão.

Anna226 25/12/2023

Para apreciar
Esse livro realmente é escrito de uma forma muito linda. Não tem muita emoção, é constante. Basicamente descreve todas as inquietações e frustrações da vida e casamento de Emma. Sempre quis ler por toda a polêmica causada quando foi lançado, era um livro proibido por incitar o adultério e algumas críticas à igreja. É engraçado pois parece muito atual!!

Indico pra quem gosta de clássicos. Quem não curte, vai ficar entediado durante a leitura.

rayray 21/12/2023

Queria ler de novo.
Hoje vejo que comecei a ler este com um pensamento errado e, definitivamente, se pudesse, eu voltaria no tempo para lê-lo novamente com outra mentalidade, o início com certeza não se apresentaria maçante para mim.

mas, de fato, madame bovary foi um dos melhores livros que já li em toda a minha vida, a personagem de flaubert é tão marcante quanto um aroma amadeirado que remete imediatamente a uma cena específica na memória. que gênio da literatura é flaubert, esse é um clássico de respeito e classe, somente consigo elogiar o autor porque a ousadia de madame bovary me deixa tão embasbacada que me arranca as palavras.

Marto 20/12/2023

Incrível
Que leitura empolgante e frenética! Poucos livros tem um estilo tão bonito, fluido e poético e são tão alucinantes como esse. Um autor que estava à frente de seu tempo, e que representa um tempo que ainda temos hoje, a visão de desejo feminino e a supressão desse desejo ainda é uma questão na contemporaneidade. Gostei da leitura do início ao fim e tive o prazer de ter feito em uma edição com textos posfácios que deixaram a experiência ainda melhor!

Leitora 19/12/2023

Madame bovary cest moi !!
Leitura deleitosa, recomendo para quem adora um romance realista como eu.
Esse livro representa uma personagem muito controversa, mas tão humana.
Até que ponto idealizamos o amor? Como suprimos nossas carências profundas com "coisas", artigos de luxo? Uma autópsia da sociedade burguesa.

“Antes de casar ela julgara ter amor, mas como a felicidade que deveria ter resultado daquele amor não viera, ela deveria ter-se enganado, pensava. E Emma procurava saber o que se entendia exatamente, na vida, pelas palavras “felicidade”, “paixão”, “embriagues”, que lhe haviam parecido tão belas nos livros” (p.51).

“Um homem, pelo menos, é livre; pode percorrer as paixões e os lugares, atravessar os obstáculos, consumir as felicidades mais distantes. Mas a mulher é impedida continuamente. Inerte e flexível a uma só vez, tem contra si as molezas da carne com as dependências da lei. Sua vontade, como o véu de seu chapéu preso por um cordão, palpita a todos os ventos; há sempre algum desejo que carrega, alguma conveniência que detém.” (p. 178)

Nah S 17/12/2023

Madame Bovary - Gustave Flaubert
Me encontrei sem palavras ao finalizar essa história. Um livro sobre espectativas e realidade.

Ao criar essa história que levou 5 anos para ser concluída, Gustave Flaubert retrata muito bem um fenômeno presente na realidade da vida de muitas mulheres no século XVIII, e que a partir do grande sucesso do livro, ganhou até mesmo pelos estudiosos da psicologia, um nome que alude à protagonista da obra: o Bovarismo.

Conforme minha compreensão do explicado no pré e posfácio do livro, o Bovarismo pode ser definido como um estado de grande insatisfação com a vida pela busca de viver uma realidade completamente idealizada, motivado principalmente pelas obras literárias do romantismo tão populares na época, q tinham como público alvo principalmente as mulheres, q encontraram nas páginas dos livros uma forma de escapar do tédio da realidade monótona de suas vidas. O que é exatamente o caso da protagonista dessa história, Emma Roualt, uma jovem moça francesa q logo no início da adolescência desenvolve aspirações sobre o amor e a vida completamente irreais, e pode-se dizer, doentias, as quais a acompanharão por toda a sua vida.

Assim q o casamento com o médico Charles Bovary é realizado, Emma tem um choque de realidade. Nada era como aquilo q sonhara e, se sentindo enganada e presa às expectativas q em sua cabeça criara, acaba por abondonar-se por assim dizer, ainda mais profundamente ao mundo das fantasias, à leituras e aos sonhos, q a levaram a chegar a estados bastante profundos de depressão e melancolia, buscando por fim no adultério, tentativas de ainda assim encontrar esse amor ideal.

O livro é belíssimamente escrito e realmente nos envolve e deleita com as emoções e paisagens descritas.

Dificil comentar as minhas várias impressões sobre esse livro sem dar spoilers, então só lendo para descobrir o destino de Emma e a grandiosidade dessa obra incrível de Flaubert.

Mas gostaria de dizer q para mim, o sofrimento silencioso de Emma foi a grande questão que guiou sua vida. Me pergunto qual seria o rumo dessa história se ao menos uma vez ela tivesse dividido com uma figura feminina semelhante à ela, seus sentimentos e frustrações...

Mila F. @delivroemlivro_ 12/12/2023

Um retrato atemporal da insatisfação humana, das ilusões românticas e das consequências trágicas da busca desenfreada por felicidade fora da realidade.
Madame Bovary (1857) escrito pelo francês Gustave Flaubert é uma obra-prima da literatura do século XIX que continua a fascinar os leitores com sua profundidade psicológica e crítica social. Acredito que muita gente já ouviu falar sobre o volume embora não sei se é tão lido, pois sua linguagem mais rebuscada pode ser um empecilho. Inclusive, acredito que o li no tempo certo, pois se o tivesse lido mais nova, talvez, eu não tivesse paciência para seguir até o fim.

De antemão, já quero dizer que amei a leitura do volume e em Madame Bovary vamos acompanhar Emma Bovary, uma mulher jovem e sonhadora, insatisfeita com a vida provinciana ao lado de seu marido, Charles Bovary, um médico de pequena cidade. Ela anseia por uma vida de romance e paixão, que a literatura e a sociedade burguesa da época lhe prometiam, mas que a realidade da vida conjugal não consegue fornecer.

A personagem Emma busca preencher o vazio existencial por meio de relacionamentos extraconjugais e extravagâncias, alimentando seu desejo por luxo e romance. Porém, suas buscas por amor e satisfação são constantemente frustradas, levando-a a uma espiral de infelicidade, dívidas e desespero, pois a vida real não é nem sequer parecida com os romances que costuma ler.

Flaubert apresenta um retrato detalhado da sociedade e das convenções sociais da época, enquanto critica o vazio e a superficialidade da vida burguesa. Sua prosa é marcada por uma escrita meticulosa e uma habilidade extraordinária em descrever a psicologia e as emoções humanas.

Madame Bovary é uma personagem complexa, retratada de maneira brilhante por Flaubert, sua busca por satisfação e felicidade a leva ao desespero, representando uma crítica à sociedade que alimenta expectativas irrealistas e românticas sobre a vida e ainda mais sobre as mulheres.

Madame Bovary é um retrato atemporal da insatisfação humana, das ilusões românticas e das consequências trágicas da busca desenfreada por felicidade fora da realidade. É uma obra que continua a ressoar com os leitores, oferecendo uma análise profunda da condição humana e das contradições da sociedade, sendo um marco da literatura realista e uma das obras fundamentais da literatura mundial.

Inclusive, devo admitir que ao ler Madame Bovary nos dias de hoje é impossível não julgar o comportamento dela e da sociedade, porque seria muito mais fácil ela se separar do marido que traí-lo, porém na época em que o livro foi escrito e que a história se passa, a sociedade jamais aceitaria uma mulher divorciada, ou seja, Emma não tinha essa opção. Desse modo, é difícil ler o volume hoje sem tentar observar a temática sob o olhar atual, mas é essencial que nós o posicionemos no tempo em que foi escrito.

Ao finalizar a leitura, consigo imaginar porque o volume chocou a sociedade da época e foi até proibido por um tempo. Gostei muito de conhecer a obra.

site: www.delivroemlivro.com.br

Paloma Ribeiro 11/12/2023

Madame Bovary, escrito no século XIX, retrata a história de muitas mulheres do passado e até dos dias de hoje. Mostra como essas mulheres, sentindo-se limitadas pelas expectativas sociais sobre o papel feminino, buscam refúgio em ideais românticos que, na verdade, revelam-se ilusórios. O final da história, onde Flaubert não poupa Emma das consequências de suas escolhas, é especialmente marcante para mim.

Cunha 07/12/2023

A ruína nasce pela ingratidão da realidade.
Emma é uma personagem movida apenas pela sensibilidade de alcançar aquilo que deseja, sua vida se perde em um anseio insaciável pela vontade de alcançar alguém perfeito que só existe em sua mente, para atender todos os seus caprichos. Nunca esteve preocupada em amar ou ser útil as pessoas a sua volta, estava rodeada de sonhos frívolos e devassidão, sua ruína foi seu desejo, sua felicidade foi abandonada a solidão de uma vida que se esvai diante de seus olhos.

Sabrina - @linhaposlinha 02/12/2023

"Emma buscava descobrir o que significavam de verdade, na vida, as palavras felicidade, paixão e embriaguez, que lhe tinham parecidas tão bonitas nos livros"
Sempre achei que quando lesse esse livro se tornaria um dos favoritos da vida. Então, fiquei meio decepcionada quando vi que isso não aconteceria.

Pessoalmente, não me vi envolvida com Ema em nenhum momento e também não senti que a descrição de Flaubert fosse intimista como tantos falam. Pelo contrário, achei a leitura cansativa em vários momentos (especialmente na descrição de paisagens).

Também achei Ema insuportável e, tristemente, não consegui sentir pena dela e nem me senti emocionada em nenhum momento. Entendo a polêmica causada pelo livro na época em que foi publicado, ainda mais por se tratar de atos adúlteros realizados por uma mulher (e devo dizer que foi exatamente pelo fato de ser uma mulher a personagem principal que eu não larguei esse livro pela metade). Consigo entender perfeitamente quando o autor diz que as mulheres viam a si mesmas em Ema. E talvez seja justamente isso que me incomodou, ser palpável demais. Próximo demais da realidade humana ao meu redor.

Mesmo com essa experiência não muito positiva, acredito que a leitura em si valeu a pena. Clássicos não se tornam clássicos a toa. Toda a bagagem e reflexões promovidas por Madame Bovary são válidas. Não a toa também a obra ter até emprestado seu nome para definir aspectos na área da psicologia, o famoso "bovarismo". O que, é claro, só reafirma sua importância na literatura e sua atemporalidade.

site: https://instagram.com/linhaposlinha

CEmmanuel 02/12/2023

Leitura densa e cansativa
A premissa dele pra mim era muito legal, mas eu acabei achando mal executada, o começo é bem lento e cansativo (como o resto do livro), demora muito pra acontecer algo e quando acontece é algo muito detestável, achei a Emma uma personagem muito egoísta e chata de ser acompanhada e o Charles muito do 🤬 #$%!& .A escrita eu achei muito difícil de ser entendida, as vezes eram paginas de descrição do cenário (o que me deixava com sono), e quando não era sobre o cenário era algo que eu não conseguia entender (as vezes não sabia quem estava falando ou quem estava no local),no final de tudo eu achei uma leitura chata e monótona.

Tamires333 28/11/2023

Atemporal
Emma é uma mulher gente como a gente que só quer se sentir amada e protegida... fazer o que se ela precisa de vários homens pra isso kkkkkkkkkkkk that is life baby ????????