Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

whatsmaryreading 22/03/2024

Gostei não.
? "Madame Bovary" de Gustave Flaubert ???

Li Madame Bovary por causa de uma citação em outro livro. Apesar da fama da obra, não me agradou em nada.

A escrita arrastada e os detalhes excessivos, como duas páginas para descrever um vestido de renda, tornaram a leitura cansativa. A personagem principal, Emma Bovary, me pareceu chata, fútil e superficial. Não a vi como muitos a veem, em busca do amor verdadeiro. Para mim, ela era carente, interesseira e incapaz de amar de verdade. Seus relacionamentos eram egoístas, motivados por desejo e não por amor genuíno.

A história gira em torno de Emma, que se casa com Charles Bovary, um médico que ela considera medíocre. Insatisfeita com a vida monótona, busca refúgio em sonhos românticos e aventuras extraconjugais, o que a leva a um destino trágico.

A obra tem um ponto positivo: a crítica social interessante, expondo a hipocrisia da sociedade burguesa da época. No entanto, não recomendo a leitura para quem busca uma história emocionante ou personagens cativantes. A escrita arrastada e a personagem principal podem tornar a leitura cansativa e frustrante.

Um amigo que também leu argumenta que Madame Bovary foi escrita para outras mulheres burguesas da época. Assim como Emma, essas mulheres não trabalhavam, ficavam em casa servindo a família e eram como troféus para seus maridos. A obra pode ser vista como uma crítica à situação dessas mulheres, presas em vidas monótonas e sem perspectivas de realização pessoal.

Recomendo para:
? Leitores que apreciam a literatura clássica e a crítica social.
? Leitores que se interessam pela vida provinciana no século XIX.
? Leitores que não se importam com a escrita lenta e detalhada.

Não recomendo para:
? Leitores que buscam uma leitura rápida e emocionante.
? Leitores que preferem personagens cativantes e com os quais possam se identificar.
? Leitores que se irritam com descrições longas e irrelevantes.

E se você ainda assim quiser ler:

? Boa sorte! Você vai precisar.

@tatysturnick 22/03/2024

As estrelas são em consideração a escrita
Emma Bovary, uma jovem sonhadora, busca desesperadamente escapar da monotonia da vida provincial. Ah, mas as coisas não saem como ela espera! ?

A escrita é perfeita. Apesar de ser bem descritivo, não me incomodou.

O que me incomodou foram os personagens mesmo. Mulherzinha sem sal, egoísta e tediosa. Sem coragem, apática e totalmente aquém. Fraca e sem cunhão para aceitar as próximas consequências dos atos.

Apesar disso, entendi todo o contexto que envolve o século XIX e alguns dos comportamentos (não justificáveis pra mim) que compõem o decorrer da história.

Mas, Madame Bovary é um daqueles livros que fica muito tempo com você, mesmo depois da leitura: pelo ranço ou pelos devaneios.

MilenaSales00 19/03/2024

Uma mulher que não cabia nas grades de sua época
Primeiro que é preciso sempre exaltar a edição da Antofágica!!!! Que pinturas lindas, pré e posfácio IMPECÁVEIS !!!!!!

Compreensível até demais a confusão que esse livro e essa protagonista forte, livre e sonhadora causaram na época de seu lançamento.

De Emma Bovary todos nós temos um pouco.

feitadeazul0 19/03/2024

Tenho grandes opiniões sobre esse, li que a crítica da época inventou o termo ?bowarismo? para indicar alguém que tem problemas psicológicos e até mitomaníacos de achar que é superior a própria realidade é isso me irritou de uma maneira inexplicável.

Acredito que Emma foi alguém que sonhou para além das muralhas da realidade, imaginar sua vida sendo melhor do que é, se imaginar vivendo amores, paixões e realizando desejos é um ato revolucionário pra uma mulher no século 19.

Não vou nem entrar na pauta de consumismo pq isso vai além do que quero falar, mas é muito interessante se imaginar como o feminismo hoje tem também muito a ver com o coletivo, com sororidade? mas antes um pequeno passo como questionar se a prisão que se vive é por ser mulher, já era algo tão alarmante. Avançamos muito, mas ainda não o suficiente.

Que sonhemos.

Vivi Barroso 19/03/2024

Um clássico
Apesar da revolução que esse livro causou na época, de ser uma ruptura para como as mulheres eram retratadas até então, achei a leitura cansativa. não consegui desenvolver afinidade, afeto por nenhuma das personagens. Na verdade a única que despertou pesar foi Berthe, e infelizmente ele tem pouca participação no livro.

Remmormino 17/03/2024

Uma mulher frustrada com a própria vida, vivendo em um lugar sem graça com pessoas sem graça.
No fim das contas, Madame bovary é uma mulher egoista e egocêntrica, mas que em vários trechos do livro tem a minha dó.
O fim dela é trágico, mas nada supera o fim que as ações dela causaram nas pessoas ao seu entorno. Triste, mas um bom livro.

Bia 17/03/2024

2 estrelas!
A edição da Antofágica é sensacional, com suas notas de rodapé e tradução impecável. Já havia tentado ler o livro por outra editora e a tradução não permitiu que eu continuasse a leitura. Agora, consegui avançar bem. Minha única ressalva é quanto à escrita do próprio autor. Existem clássicos que, muito embora sejam clássicos, são fluidos e muito bem desenvolvidos. Madame Bovary traz muitas críticas interessantes e tenho absoluta certeza da sua importância, mas a história é excessivamente descritiva sobre detalhes estáticos e espaciais que, na minha visão, pouco importam. Gostaria de mais aprofundamento sobre as angústias e personalidades de cada personagem, não me importava saber se a parede era azul ou amarela, se a manhã estava quente ou fria. Fui arrastada até o final da história, ansiava acabar logo.

david andriotto 13/03/2024

Foi preciso, no entanto, separar-se!
Que prazer é redescobrir um grande clássico universal. Gustave Flaubert e sua Emma Bovary com certeza serão titulares em minhas lembranças literárias durante um bom tempo. Um brinde à editora Antofágica, que nos brinda com mais um acerto! É uma leitura deliciosa, que adentra o cerne sentimental de personagens interessantes, nos faz personas desta história - cuja função é a de cúmplice e, depois, de julgamento. Aqui, essas funções se misturam.

A grande realidade de Emma nos é entregue logo na página 64:
"Antes de se casar, ela acreditava ter amor; mas, como a felicidade que deveria ter resultado daquele amor não viera, ela deveria ter-se enganado, refletiu, Emma buscava descobrir o que significavam de verdade, na vida, as palavras felicidade, paixão e embriaguez, que lhe tinham parecido tão bonita nos livros."

Emma é, em grande verdade, um fruto muito corajoso de seu tempo. Uma menina do campo, negada aos menores prazeres da vida, legada aos sonhos de romances seculares, onde seria salva por um verdadeiro amor e, portanto, livre. O grande entrave, no entanto, é que em oito páginas posteriores ela revela que aquilo que vivia enquanto Madame não era a felicidade com que havia sonhado.

É duro admitir que seu filho é feio. Emma toma para si esta responsabilidade. Ela não se limita a ser quem deseja. Isso já é revolucionário o suficiente. É o que pensa essa jovem mulher, que é uma burguesa horrível. As boas próximas centenas de páginas é a narração de suas aventuras desprovidas de precaução para ter a vida sonhada a partir dos livros.

Não vejo Charles Bovary como um vilão. Longe disso, ele é até mesmo um bom esposo. Ele não atinge as expectativas de sua donzela, isso é certo. Não há muitos recursos sociais para os dois entrarem em comum consenso. Charles sempre foi limitado, mas sempre adorável em seu lar com seus pares.

O final desta obra é de embasbacar.

Isabella1982 11/03/2024

Burguesinhaaaa ??
497 páginas de uma escrita viva a tal ponto de nos sentirmos dentro da mente de Emma, sondando a confusão dos seus pensamentos, o transtorno dos órgãos do seu corpo e toda a sua agonia visceral!
Floubert nos faz antipáticos a Emma com maestria! O enredo do livro é genial do começo ao fim!!!! E quem melhor para falar da burguesia, do que um burguês.
O recorte social que o autor trás, as ironias, as críticas à religião, a sociedade, ao casamento, aos ideias... tudo nos é lançado a face vezes com desdém, outras vezes com seriedade.
Emma provoca até em quem está lendo, diversas emoções distintas e duais.
Ao ler o livro, logo compreendemos do porque de Floubert ter sido processado para que o livro fosse impedido de ser publicado. É um verdadeiro sacrilégio a moral oitocentista.
Emma passou a vida buscando por tudo o que não tinha, ao fim da história o que ela obteve?
O autor afirmou que ele era a própria Madame Bovary, o que explica muita coisa.
Vale muito a leitura.
O estilo de Floubert é soberbo.

Marina Rosa 10/03/2024

A perfeição é uma ilusão - obra prima ??????????
Madame Bovary e? o romance de 1856 do escritor france?s Gustave Flaubert. A personagem principal Emma Bovary vive ale?m de suas possibilidades para escapar das banalidades e do vazio da vida provincial.

Emma e? uma linda garota da fazenda, que foi criada em um convento e sempre sonhou com a felicidade da vida conjugal. No entanto, quando se casa com o confia?vel, Charles Bovary, ela fica desiludida.

Madame Bovary desce rapidamente da ?fase de lua de mel? para a percepc?a?o da enormidade de seu erro em se casar com Charles. Toda a sua vida, todos aqueles livros que parecem ter sido a u?nica fonte de sua sabedoria a ensinaram que qualquer homem que valha a pena, deve possuir delicadeza, arte, glamour e paixa?o. Ele deveria recitar poemas, cantar mu?sicas, falar com as estrelas e a lua. Ele na?o deve ser algue?m que na?o entende as qualidades mais finas da existe?ncia humana. Mas Charles? A ause?ncia destes sa?o enta?o suas falhas, e ta?o monstruosas para ela que toda a sua bondade e? esquecida.

O te?dio de Emma com a vida continua crescendo, e para combate?-lo, ela faz escolhas. As escolhas de fazer compras excessivamente, muito ale?m de seus meios e de encontrar amantes. Emma fica cada vez mais perturbada. Ela e? amaldic?oada por nunca ter pessoas ou coisas que pode amar para sempre? Por que ela e? a ?escolhida? para sofrer tanto?

?O amor, ela pensou, deve vir de repente, com grandes exploso?es e rela?mpagos, ? um furaca?o dos ce?us, que cai sobre a vida, a revoluciona, enrai?za a vontade como uma folha e varre todo o corac?a?o para o abismo?. ? Flaubert, Madame Bovary.

Acho que uma das intenc?o?es de Gustave de escrever esta histo?ria era contar como as pessoas que parecem bem podem na?o estar, era, de fato, desmascarar a fala?cia da perfeic?a?o exterior.

Em suma, ?Madame Bovary? e? uma obra-prima da literatura que nos convida a refletir sobre a natureza humana, a busca pela felicidade e o papel das apare?ncias na sociedade. Atrave?s da histo?ria de Emma, Flaubert nos mostra que a perfeic?a?o e? uma ilusa?o e que a verdade reside na complexa teia de emoc?o?es, desejos e contradic?o?es que definem cada indivi?duo.