Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

Zuca 04/10/2023

Madame Bovary, como toda obra prima (independentemente da mídia), é atemporal: paralelos podem facilmente ser traçados entre a sociedade da época e a dos tempos atuais – assim como entre tais atores, tecnologias, valores políticos e outros assuntos a escolher. Para além desse approach mais anedotário, identificar o caratér revolucionário por detrás da aparente façade de simples "romance" é vital para a compreensão – e apreciação – da obra.

Quando Flaubert eventualmente decide puxar o fio da arapuca e começar a demolição completa do romantismo de dentro pra fora, o processo é tão definitivo, o massacre tão irrefreável, que chega a ter efeito retroativo: indiretamente, ridiculariza toda a arte anterior que tenha tratado do tema – e por fim o próprio leitor desavisado que tenha nutrido paixão (seja simpatia ou antipatia) pelos personagens há pouco descritos pelo próprio autor.

site: https://sucintandoresenhas.blogspot.com/

ju :) 04/10/2023

Senti pena de Charles Bovary
depois de 1 MÊS eu consegui terminar esse livro! malditas sejam as imensas descrições do Flaubert (realismo, você me cansa!)

brincadeiras à parte, eu senti que a primeira parte foi tão lenta, tão tediosa?não sei se é proposital do autor por tentar transparecer os sentimentos da Emma enquanto era casada com o Charles, ou se sou só eu que gostei mais de quando ela tinha os seus amantes?enfim, esse homem foi um santo, coitado.
achei o livro tão interessante, foi uma experiência bacana ler um clássico francês. com certeza lerei outros!

adjalina.menezes 03/10/2023

Madame Bovary refém de suas ilusões
Um dos poucos clássicos que não gostei muito. A escrita é excessivamente descritiva de cenários, principalmente no começo do livro, o que tornou a leitura arrastada. O enredo também não ajudou, não consegui me identificar em nenhum aspecto com Emma Bovary. A princípio você questiona que saída haveria, naquela época, pra uma senhora que não realizava no matrimônio, nem na maternidade ou nos cuidados domestico? A relação extraconjugal é quase uma válvula de escape pra sua existência vazia. Mas conforme a história continua se percebe que Emma é escrava de suas ilusões e frivolidades que leva a ruína de sua vida e de sua família. O final da protagonista não deixa de ser uma punição machista pelos seus atos.

Vanessa Santos 02/10/2023

Homem no corpo de uma mulher!
Final surpreendente, realista. O autor caprichou; clássico 5/5 estrelas. Descreveu a sociedade, o ambiente, é como se tivéssemos dentro do ambiente, no meio dos personagens. Coloca um problema emblemático " o adultério" e ainda muda vertente, nesse caso fica a mulher cometendo o que de costume é visto no sexo masculino. Descreve uma certa compulsão por compra. A busca da felicidade nunca encontrada. Usa personagem que se mostra ter boa articulação política, tem personagem canalha, tem os apagados e Tudo mais, o livro vai a mais do que o filme! AMEI!!!

Helomiot 27/09/2023

Bovari, bovarri, bovary?
Madame Bovary conta a história de Emma, uma menina mimada que sonha com um amor de conto de fadas; e Chales, pacato, medíocre e entediante.
Por força do destino, eles se casam; Charles é um marido atencioso e faz tudo que está ao seu alcance para tornar Emma feliz. E Emma logo percebe quão sem graça é seu casamento e iniciam-se as traições com muitas dívidas adquiridas durante o percurso.

O livro possui um final bem dramático que combina perfeitamente com o desenrolar da história.

A leitura é um pouco lenta por não ser uma escrita fluída, algumas partes descritivas são cansativas e maçantes.

le.menino 27/09/2023

Dedo no c u e gritaria!
O livro causou um alvoroço absurdo apenas por conta da época em que foi lançando pois se não fosse isso eu não acharia nada muito genial e fora de órbita. Enfim, é uma leitura bemmm gostosa e demorada mas vale bastante a pena

amandaleu 25/09/2023

Resenha de Madame Bovary
Deu pra entender o porquê deste romance ter sido um escândalo à época de lançamento. Criando personagens totalmente anti-heróicos, Flaubert usa doses de ironia e acidez muito bem equilibradas aqui.
Para Emma, nossa madame Bovary, nada é suficiente; está sempre atrás de mais. Com um marido apaixonado, Emma alterna suas emoções em relação a ele de acordo com o que lhe convém. Astuta, bela e amorosa, consegue o que quer e deixa de querer.
O fim da história condiz com a incessante busca do impossível.

Gostei muito da história, mas um livro de mais de 400 páginas como este dava pra ser reduzido em 300 folhas, no máximo.
Diálogos que, a meu ver, não contribuíram pra muita coisa, pareciam estar ali pra "encher linguiça".

No mais, é uma excelente exposição da época em que vivia o autor e, acima de tudo, a fofoca é magnífica.
Lavínia 25/09/2023minha estante
Adorei tua resenha! Tô com o livro parado a tempos na estante, vou tentar dar uma chance kk

amandaleu 25/09/2023minha estante
Ah, que bom!! Não deixa de ler, a fofoca é muito boa. ?

Mirella.Catarina 09/10/2023minha estante
Uai? o meu tem 261 páginas ??

amandaleu 09/10/2023minha estante
Kkkkk, são as edições que são diferentes.

Bruna Toillier 19/09/2023

Não rende
Leitura densa, consegue te colocar no lugar da Emma, mas tem momentos que não flui a leitura e tem gente que até agora não sei quem é.

Nicoly272 18/09/2023

Pena e raiva ao mesmo tempo...
No início, eu entendia o lado da Emma pelas várias ações ruins que ela iria tomar ao longo da história, mas depois fiquei com raiva dessas ações quando feitas. Emma tinha sérios problemas e o principal deles foi a paixão. Fiquei com dó de Charles em alguns momentos, pois ele amava de verdade Emma. Achei o livro fascinante!! Me fez entender o lado da personagem, mas ao mesmo tempo não entender as ações dela. Me fez refletir sobre temas polêmicos e também me apegar completamente a essa história. Senti raiva, pena e tristeza ao mesmo tempo. Pela época, foi bem ousado, creio que, até mesmo agora, choca bastante. É um ótimo livro para entender a escrita do realismo e conhecer mais a literatura francesa.

antuan_reloaded 13/09/2023

[8/10]
A crítica perspicaz de Wood sobre a habilidade de Flaubert em "encontrar palavras exatas para representar a vida" ressoa intensamente ao ler "Madame Bovary". Cada palavra parece essencial para se desenvolver a profundidade dos conflitos enfrentados pelos personagens. É um exercício extremamente moderno, o qual eleva toda a forma de se escrever romances que vinha sendo feita, mas também causa enfado para o leitor contemporâneo.

Nesse sentido, a leitura, é verdade, pode soar desafiadora em certos pontos devido ao ritmo mais lento e às extensas descrições. Ao mergulhar nessa armadilha flaubertiana tive um pouco de dificuldade, confesso, tanto que demorei meses para sair da primeira parte. Todavia, quando acostumado com a minuciosa atenção aos detalhes, pude desfrutar de situações arrebatadoras e compreender a fundo todos conflitos internos de Emma Bovary.

Emma é muito mais do que uma mera figura de protagonista. Flaubert a molda com tal maestria que a torna uma personagem redonda, repleta de camadas e nuances. Sua luta incessante pela felicidade, muitas vezes à custa dos outros, a levou a um ciclo autodestrutivo de escolhas trágicas. Foi fascinante ver como aos poucos essa personagem foi definhando, recorrendo inclusive a situações constrangedoras para a resolução de problemas.

Em resumo, "Madame Bovary" é uma obra que merece ser saboreada com calma, apreciando cada nuance e observando as camadas de significado que Flaubert habilmente teceu. É um verdadeiro testemunho da genialidade do autor como um dos precursores da narrativa moderna, e uma imersão profunda na alma humana. Uma leitura que permanece, e continuará a permanecer, apesar da dificuldade inicial.

Badlagirl 12/09/2023

Emma é uma mulher sonhadora, uma pequeno-bur­guesa criada no campo que aprendeu a ver a vida através da literatura senti­men­tal. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles Bovary, um médico interiorano tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento de uma filha dá alegria ao indissolúvel casamento no qual a protagonista sente-se presa. Como Dom Quixote, que leu romances de cavalaria demais e pôs-se a guerrear com moinhos, ela tenta dar vida e paixão à sua existência, escolha que levará a uma sucessão de erros e a uma descida ao inferno.

Gigi 08/09/2023

Madame Bovary
Madame Bovary, publicado pela primeira vez em 1856, ainda é uma história atual sobre desilusão, infidelidade e a busca da felicidade. Revolucionário em sua época, foi o primeiro romance a exprimir a extenuante busca de Gustave Flaubert pela perfeição.