Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

Isabella1982 11/03/2024

Burguesinhaaaa ??
497 páginas de uma escrita viva a tal ponto de nos sentirmos dentro da mente de Emma, sondando a confusão dos seus pensamentos, o transtorno dos órgãos do seu corpo e toda a sua agonia visceral!
Floubert nos faz antipáticos a Emma com maestria! O enredo do livro é genial do começo ao fim!!!! E quem melhor para falar da burguesia, do que um burguês.
O recorte social que o autor trás, as ironias, as críticas à religião, a sociedade, ao casamento, aos ideias... tudo nos é lançado a face vezes com desdém, outras vezes com seriedade.
Emma provoca até em quem está lendo, diversas emoções distintas e duais.
Ao ler o livro, logo compreendemos do porque de Floubert ter sido processado para que o livro fosse impedido de ser publicado. É um verdadeiro sacrilégio a moral oitocentista.
Emma passou a vida buscando por tudo o que não tinha, ao fim da história o que ela obteve?
O autor afirmou que ele era a própria Madame Bovary, o que explica muita coisa.
Vale muito a leitura.
O estilo de Floubert é soberbo.

Marina Rosa 10/03/2024

A perfeição é uma ilusão - obra prima ??????????
Madame Bovary e? o romance de 1856 do escritor france?s Gustave Flaubert. A personagem principal Emma Bovary vive ale?m de suas possibilidades para escapar das banalidades e do vazio da vida provincial.

Emma e? uma linda garota da fazenda, que foi criada em um convento e sempre sonhou com a felicidade da vida conjugal. No entanto, quando se casa com o confia?vel, Charles Bovary, ela fica desiludida.

Madame Bovary desce rapidamente da ?fase de lua de mel? para a percepc?a?o da enormidade de seu erro em se casar com Charles. Toda a sua vida, todos aqueles livros que parecem ter sido a u?nica fonte de sua sabedoria a ensinaram que qualquer homem que valha a pena, deve possuir delicadeza, arte, glamour e paixa?o. Ele deveria recitar poemas, cantar mu?sicas, falar com as estrelas e a lua. Ele na?o deve ser algue?m que na?o entende as qualidades mais finas da existe?ncia humana. Mas Charles? A ause?ncia destes sa?o enta?o suas falhas, e ta?o monstruosas para ela que toda a sua bondade e? esquecida.

O te?dio de Emma com a vida continua crescendo, e para combate?-lo, ela faz escolhas. As escolhas de fazer compras excessivamente, muito ale?m de seus meios e de encontrar amantes. Emma fica cada vez mais perturbada. Ela e? amaldic?oada por nunca ter pessoas ou coisas que pode amar para sempre? Por que ela e? a ?escolhida? para sofrer tanto?

?O amor, ela pensou, deve vir de repente, com grandes exploso?es e rela?mpagos, ? um furaca?o dos ce?us, que cai sobre a vida, a revoluciona, enrai?za a vontade como uma folha e varre todo o corac?a?o para o abismo?. ? Flaubert, Madame Bovary.

Acho que uma das intenc?o?es de Gustave de escrever esta histo?ria era contar como as pessoas que parecem bem podem na?o estar, era, de fato, desmascarar a fala?cia da perfeic?a?o exterior.

Em suma, ?Madame Bovary? e? uma obra-prima da literatura que nos convida a refletir sobre a natureza humana, a busca pela felicidade e o papel das apare?ncias na sociedade. Atrave?s da histo?ria de Emma, Flaubert nos mostra que a perfeic?a?o e? uma ilusa?o e que a verdade reside na complexa teia de emoc?o?es, desejos e contradic?o?es que definem cada indivi?duo.

Fernanda.Caputo 08/03/2024

Uma história sobre o tédio
Uma das minhas impressões sobre o livro é de que, muito mais do que falar sobre as traições de Emma, ele fala sobre as consequências do tédio.
Emma Bovary é bela, faz um casamento com um homem que a ama e que faz tudo por ela. Mas não é bastante. Ela não tem uma ocupação. A filha é feia, entregue a uma ama. Tenta tapeçaria, italiano, leituras e religião, nada preenche seus vazios. Tenta um amante, outro, e nada. O vazio persiste.
Diferente de muita gente, eu achei o final coerente com Emma.
A primeira metade do livro li, de forma arrastada pela edição do Clube de Literatura Classica (que preservou bem alguns dos preciosismos do original). A segunda metade li pela edição da Antofágica e achei muito mais fluida.
Gostei do livro, mas não amei. Não é um livro que eu leria novamente.

CoIorado 07/03/2024

"Desejava ao mesmo tempo morrer e habitar Paris"
Sublime. Como pode alguém construir tão bem uma personagem? Que caráter. É difícil conceber uma Madame Bovary na vida real, só consigo imaginá-la como algo fictício. Sui generis ao ponto de precisarem inventar um termo para descrevê-la melhor. "Bovarismo"... E isso demonstra o quão à frente do tempo essa obra estava e ainda está. Enfim, ótimo do início ao fim

"Não amava o mar senão por causa de suas tempestades, e a verdura somente quando estava espalhada entre as ruínas. Precisava ser capaz de tirar das coisas uma espécie de proveito pessoal; e rejeitava como inútil tudo o que não contribuísse para a consumação imediata de seu coração, sendo de temperamento mais sentimental do que artista, buscando emoções e não paisagens"

gi 06/03/2024

Acho muito interessante ler clássicos, principalmente esse, que inspirou tanto o movimento do realismo. é possível conhecer um pouco das tradições de outros países e épocas.
minha consideração final é que madame bovary era sapatão

Bdoida 06/03/2024

Uau , uma maravilhosa experiência literária
Sem dúvida um dos melhores clássicos que já tive o prazer de ler , uma história que cativa e comove o leitor, primeiro você entende Emma mas depois você compreende que ela é insaciável, não se contenta com nada e despreza oque tem , trazendo assim um ar de reflexão para trama .
Os personagens são todos bem desenvolvidos e com características bem marcantes, você se sentirá inserido dentro do livro , sendo direcionado não a entender que existe um lado bom e ruim , mas sim que as decisões que ocorrem podem ser boas ou não.
O ambiente que o autor promove é de puro privilégio e de que não damos valor ao que merece , se encaixando na corrente bovarista da vida .
Não esquecerei nem tão cedo essa história de ? amor , tragédia e caos ?, e por favor não se tornem Emma?s da vida
Se tornou um dos meus livros favoritos !

Ca 03/03/2024

Ri tanto quando o Rodolphe passou na frente da casa da Emma, então ela percebeu que foi enganada e caiu dura no chão kkkkkkkk

Rickey de Souza 03/03/2024

É aquele ditado...
Não sabia muito sobre a obra nem sobre o autor. Reconheço o valor literário do livro e riqueza vocabular de Flaubert mas, no fim das contas, achei o livro bastante chato. O uso de termos muito bonitos, extremamente precisos e adequados em cada frase parece não compensar uma narrativa pedestre. É aquele ditado...

Claudinei 01/03/2024

Um clássico com uma crítica pertinente sobre amor, fidelidade e a hipocrisia da sociedade e seus relacionamentos!

Vanessa 01/03/2024

Um livro revolucionário pra época com um história muito boa mas como é muito detalhado acaba ficando monótona

Gabi.Rodrigues 28/02/2024

Não esperava esse final
Escrita por Gustave Flaubert e publicada em 1857, ?Madame Bovary? é uma obra-prima da literatura realista que narra a vida de Emma Bovary, uma jovem mulher insatisfeita com sua vida provinciana e que busca escapar da monotonia por meio de fantasias românticas e extravagâncias.

Insatisfeita com o seu relacionamento com o médico Charles, Emma começa a se envolver em casos extraconjugais (que trazem mais problemas do que felicidade) para satisfazer suas fantasias românticas e poder realizar seu sonho de viver um conto de fadas como nos livros que ela lê.

A história se passa na França do século XIX e é dividida em três partes distintas, cada uma representando uma fase na vida de Emma.

Flaubert retrata a sociedade provinciana da França do século XIX e crítica as convenções sociais que reprimem as aspirações das mulheres. Emma Bovary é retratada como uma personagem complexa e profundamente insatisfeita, cujos desejos românticos a levam à ruína. A narrativa do autor é rica em detalhes e sua habilidade em retratar os pensamentos e emoções de seus personagens é realmente incomparável.

Minha nota se dá pelo fato de a história ser muito densa e cansativa, por ser bastante descritiva, além do fato de que não me apeguei aos personagens. Em alguns momentos me identifiquei com a Emma, porque o Charles realmente era um chato, entediante e sem graça. Mas a bichinha não se ajudava também, em muitos momentos achei ela egoísta e sem noção. O final, apesar de tudo, é bem triste e me fez ter empatia pelo que aconteceu.

Gabriela.Andrade 27/02/2024

Que livro!
Como decisões egoístas de uma pessoa (que neste caso é uma mulher) pode acabar fazendo na vida de toda uma família.

Comecei entendendo Emma e ao longo do livro só me arrependi, ela é uma egoísta e irresponsável. Inclusive, se tivesse que definir Emma em uma palavra seria essa: irresponsável!

Sobre o livro, eu gostei, mas sei que não é um livro que todoooo mundo irá gostar. O autor realmente é muito descritivo mas isso não me incomoda, inclusive em muitos momentos a minha curiosidade foi aguçada por esse requinte das descrições..

Chegou em um determinado momento do livro que eu não consegui parar, só queria saber o que ia acontecer com essas pessoas!

Só não gostei do final

juju queen 24/02/2024

Madame bovary
Eu estava bastante ansiosa pra ler esse livro, e com certeza todo o drama que se desenrola durante a história me deixou bem chocada. Eu queria ter gostado mais, confesso que fiquei bastante entediada em algumas partes, mas é um livro clássico então eu já esperava. No geral, gostei muito.