Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

Maria10726 15/07/2023

"Emma Bovary c'est moi"
? Madame Bovary, por Gustave Flaubert; 1856.

- Existem muitas controvérsias sobre essa obra. O Ministério público de Paris, processou esse livro por ofender a moral pública e a religião, e é dessa forma que nascem as melhores obras. Antes mesmo de ser publicada, não sabíamos se acusavam Flaubert ou a própria Emma (protagonista). O adultério, a ousadia e a paixão forão denunciados como heresia, hodiernamente devemos analisar alguns pontos.

- Emma vivia em uma pequena cidade rural de Combray, levando uma rotina maçante e escassa, a única forma que tinha de distração eram os livros de romance da época. Em que destacavam o casamento como uma realização, e o fortalecimento dos "felizes para sempre". Emma passou a depositar toda a sua felicidade desconhecida em um homem, na "felicidade conjugal". Através desse ponto de vista, devemos avaliar a privatização das mulheres; o casamento era a sua única escolha.

- Charles é um médico viúvo, que se apaixona por Emma e acabam se casando. Porém Madame Bovary começa a perceber nos primeiros meses como esposa, que nada daquilo era como ela esperava, casou -se com um homem que mal conhecia, e sua vida não se tornou diferente como desejava. E esse foi o único erro de Emma Bovary, ter acreditado que sua felicidade estaria no amor, que seu desejo e realização estariam no sexo oposto. Ainda nos tempos atuais, existem muitas Emmas que persistem.

- Consequentemente, o adultério surgiu, Emma via em seus amantes o desejo vivo dos seus sonhos e confundia tudo isso com amor. Seu espírito era livre demais para viver com a moral que foi imposta a ela, Emma cometia o adultério porque precisava enxergar um novo mundo, necessitava sentir a ousadia e a paixão que viviam nela. Pobre Emma, se ela soubesse que tudo isso não era encontrado dessa forma, se ela tivesse os meios para saber quem ela era e se destacar, imaginem que figura notável não seria?

- É incrível tudo isso que o Gustave Flaubert criou, muitas mulheres se reconhecem na Emma, porque não se fala somente do adúlterio em si, mas a vontade de ser livre, de desprender do destino que é atribuído as mulheres; como casar e ter filhos e achar que somente isso é felicidade.

- Não consigo expressar todos os meus sentimentos agora, só queria agradecer a Emma pela coragem. Pobre Emma, a culpa não foi sua.

Fabricio268 14/07/2023

Síndrome de bovary
O livro Madame Bovary talvez não agrade a todos, principalmente pelo excesso de detalhes durante toda narrativa. Porém, vale muito a pena persistir e chegar até o fim.
Por acaso, ao pesquisar sobre o livro no Google, descobri que a psicologia nomeou uma síndrome baseada na Emma Bovary. Caso tenham interesse, deixarei abaixo o link de um artigo sobre isso. Quanto ao livro, boa leitura.

Michela Wakami 15/07/2023minha estante
Também acho que a leitura vale a pena, amigo.

Fabricio268 15/07/2023minha estante
Saí cansado dessa leitura. O final me surpreendeu. Principalmente pelo que acontece com a filha da Emma e do Charles.

Vivi.Montarde 15/07/2023minha estante
Sabe que não lembro o que acontece com a filha deles? Li já tanto tempo?
Me fala no WhatsApp o que aconteceu ? Rsrs

Giovanna 13/07/2023

A ambição pela felicidade
Onde a cobiça, mentiras e ilusões se tornam cada vez maiores.
Todos estes pecados valeram a pena?
Num gotejo negro com o próprio veneno deixa uma alma condenada!
Não sei o que sentir pela Bovary, é um mix de ódio e pena.

Jam Sales 13/07/2023

Processado sim, sem finalidade real, jamais!
Com uma crítica a sociedade e aos romances de sua época, o autor em sua escrita, mostra a decadência da personagem de uma maneira crua e realista ( de maneira tal, que pode acontecer com qualquer pessoa nos dias atuais ) .
A personagem, era à frente do seu tempo em muitos aspectos ( em um período onde mulheres não tinham o controle de suas vidas , ela conseguiu aprontar muitas peripécias ).
Foi uma leitura que mecheu comigo, senti pena e revolta em algumas situações ; observei como perigoso podem ser : os desvaneios e a vontade equivocada do ser humano, a frustração e o inconformismo.

jessica.guabiraba 13/07/2023

Emma
Gustave Flaubert foi a julgamento porque escreveu um livro de ficção em que a protagonista mulher se comportava como um homem. Isso me parece um grande surto da sociedade hipócrita. E é por isso que esta obra inicia uma escola literária que amo muito, o realismo. Foi Machado quem a inaugurou no Brasil, e deu no que deu né?! Os melhores e mais importantes livros da literatura brasileira hehehe (eu sei que existem outros, eu os amo também, mas é com a obra machadiana que o teor crítico se torna mais visível). Madame Bovary foi uma mulher intensa que amava demais, que era ávida e que também perdia o interesse na mesma intensidade. O erro dela foi buscar a realização genuína com os homens, com as compras, com as futilidades. Nenhuma desses caminhos deu a ela a tão sonhada liberdade e a tão esperada felicidade. Assim como o caminho do casamento, da maternidade e do lar também não deram. Ela precisava de mais. Ela queria mais. Ela não teve nada.
"Se meu livro for bom, ele despertará docemente muita ferida feminina, mais de uma sorrirá ao se reconhecer" ( FLAUBERT, Gustave)

nycamorzim 12/07/2023

Madame Bovary
Eu só posso começar falando do quanto Flaubert conseguiu me fazer gostar tanto de um livro do qual não esperava tanto porque apesar de saber do marco que essa escrita causou na literatura só imaginava coisas bobas dentro dele (fui muito enganada).
Madame Bovary é sobre uma mulher que queria ascender socialmente, e apesar de ser sensível e transparecer ser empática muitas vezes em sua narrativa acabava se contradizendo com ações moralmente questionáveis. Pessoalmente falando, sinto que todos nós podemos nos identificar um pouco com a madame, seja em ambicionar e pensar de forma que "os fins justificam os meios" ou na sensibilidade e dor que a personagem retrata, nos causando até mesmo pena e um leve passar de pano em suas ações. De modo geral, Madame Bovary é um livro fabuloso e que faz jus ao reconhecimento que tem.

mille_milley 12/07/2023

Chifre
É um livro que eu demorei MUITO para terminar de ler, uma leitura super lenta e que não me prendeu em nenhum momento. Mais um livro de romance que eu tentei gostar mas falhei miseravelmente.
A Emma só sabe colocar chifre no pobre daquele marido dela, ela vê um cara na rua e já se apaixona, incrível.

Andrea.Karli 12/07/2023

Madame Bovary sou eu e todos nós
Esse foi meu primeiro livro de literatura francesa que eu li e digo que foi algo bem legal. Madame Bovary em si me despertou uma grande tristeza em sua história, ela que sempre idealizava tudo ao seu redor, como casamento, maternidade e amantes, acabou não conseguindo o que queria em sua vida. Eu gostei muito dessa leitura, com detalhes bem intrigantes e com uma história divertida de ler.

sabrilivros 12/07/2023

amo esse. sou obcecada pela historia da emma e sinto muita compaixão por ela. senti que tinha um tesouro nas minhas mãos.

Teresa 12/07/2023

Um livro que me fez refletir muito
Madame Bovary foi uma experiência chocante pra mim. Foi um dos livros que mais me fez refletir que essa vida que temos aqui na terra não é um romance nem um conto de fadas onde tudo é fácil demais. Não. Nós temos (e devemos) passar pelas dores e sofrimentos da vida, sem isso estamos condenados como a Emma.
Com esse livro aprendi também que o amor é sacrificar-se pelo outro, como diz Santa Giana "Amor e Sacrifício estão intimamente ligados entre si como o Sol e a Lua". O amor não é conforto e um romance como a Sra. Bovary queria.
Valeu a pena a leitura.

Renata.Orlando 01/07/2023

Clássico
Flaubert foi bem preciosista na linguagem e acabou por construir uma personagem que é base na literatura.

Walkyria 30/06/2023

Bovary
Não é atoa que essa obra é um clássico da literatura, história intrigante, lenta, reflexiva. Desperta raiva e dó dos personagens.

Sccp.Iolanda 29/06/2023

Madame Bovary é um livro estonteante. A forma como abordam a solidão e o vazio que assombra a Emma, é tão sutil.
Acompanhar toda essa trajetória dela a procura de um romance avassalador, nos mostra o quanto somos parecidos com Emma. Emma tinha o hábito de ler romances irreais que á levaram a criar expectativas igualmente irreais.
O leitor acaba indo sempre pelo mesmo caminho, com expectativas absurdas em seus romances reais, pois leram muitos homens fictícios que moveriam terras por suas amadas.
O problema é que isso atingiu Emma de uma forma forte demais, esse livro nos mostra o quão diferente pode ser a realidade e como ela foi dura com Emma, que era acostumada a sempre esperar aquilo que estava fora de realidade.
No fim Emma só queria um amor, como os dos livros.

Marcos774 26/06/2023

Ótima leitura!
Gostei muito da leitura. Uma obra que me fez refletir por diversas vezes sobre os fatos que estavam acontecendo. O autor escreve de tal forma que você não consegue fcar contra ou ir a favor da protagonista (Emma), pelo menos pra mim isso aconteceu.

Paula.Costa 25/06/2023

Ótima leitura, principalmente quando se tem o contexto histórico. Deixei pra ir atrás do contexto só após terminar e senti que tivesse feito isso antes teria aproveitado mais a leitura.
Numa leitura rasa, é um livro sobre uma mulher adúltera, inconsequente e egoísta. Emma é tudo isso mesmo, mas é muito mais que isso. Ela é humana, tem desejos e dá vazão a esses desejos, comete erros, é sonhadora e romântica. Vive um casamento frustrado, com um homem que, apesar de amá-la e ser bondoso, é apático e conformado o que a frustra profundamente e é a partir dessa frustração e por sonhar viver um grande amor como os dos romances que ela lê, que ela se lança numa vida de adultério e mentiras. É importante ter em mente que é um livro escrito no século XIX, que o autor foi inclusive, processado por tê-lo escrito, tamanho o tabu que esse tema representava.
As discussões que se apresentam a partir dele são infinitas. Muita gente tem um ranço gigante e nem dá uma chance a essa leitura pq uma protagonista que erra? Ainda mais uma mulher, esposa e mãe, que absurdo! Mas é uma leitura que eu recomendo. Só fica uma pergunta, será que se Emma fosse um homem ele seria tão odiado e esse livro seria considerado tão polêmico?
(Ps. Estejam preparados pra uma narrativa lenta, extremamente descritiva que hora é interessante por vc conseguir se transportar para o cenário descrito, hora é cansativo pq é só uma sala, precisava mesmo 2 páginas para descrevê-la? Enfim, é uma característica do autor. Demora um pouco pra engrenar, até uns 30% do livro quase desisti, mas valeu a pena ter perseverado pq é um livro incrível demais)