Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

Walkyria 30/06/2023

Bovary
Não é atoa que essa obra é um clássico da literatura, história intrigante, lenta, reflexiva. Desperta raiva e dó dos personagens.

Sccp.Iolanda 29/06/2023

Madame Bovary é um livro estonteante. A forma como abordam a solidão e o vazio que assombra a Emma, é tão sutil.
Acompanhar toda essa trajetória dela a procura de um romance avassalador, nos mostra o quanto somos parecidos com Emma. Emma tinha o hábito de ler romances irreais que á levaram a criar expectativas igualmente irreais.
O leitor acaba indo sempre pelo mesmo caminho, com expectativas absurdas em seus romances reais, pois leram muitos homens fictícios que moveriam terras por suas amadas.
O problema é que isso atingiu Emma de uma forma forte demais, esse livro nos mostra o quão diferente pode ser a realidade e como ela foi dura com Emma, que era acostumada a sempre esperar aquilo que estava fora de realidade.
No fim Emma só queria um amor, como os dos livros.

Marcos774 26/06/2023

Ótima leitura!
Gostei muito da leitura. Uma obra que me fez refletir por diversas vezes sobre os fatos que estavam acontecendo. O autor escreve de tal forma que você não consegue fcar contra ou ir a favor da protagonista (Emma), pelo menos pra mim isso aconteceu.

Paula.Costa 25/06/2023

Ótima leitura, principalmente quando se tem o contexto histórico. Deixei pra ir atrás do contexto só após terminar e senti que tivesse feito isso antes teria aproveitado mais a leitura.
Numa leitura rasa, é um livro sobre uma mulher adúltera, inconsequente e egoísta. Emma é tudo isso mesmo, mas é muito mais que isso. Ela é humana, tem desejos e dá vazão a esses desejos, comete erros, é sonhadora e romântica. Vive um casamento frustrado, com um homem que, apesar de amá-la e ser bondoso, é apático e conformado o que a frustra profundamente e é a partir dessa frustração e por sonhar viver um grande amor como os dos romances que ela lê, que ela se lança numa vida de adultério e mentiras. É importante ter em mente que é um livro escrito no século XIX, que o autor foi inclusive, processado por tê-lo escrito, tamanho o tabu que esse tema representava.
As discussões que se apresentam a partir dele são infinitas. Muita gente tem um ranço gigante e nem dá uma chance a essa leitura pq uma protagonista que erra? Ainda mais uma mulher, esposa e mãe, que absurdo! Mas é uma leitura que eu recomendo. Só fica uma pergunta, será que se Emma fosse um homem ele seria tão odiado e esse livro seria considerado tão polêmico?
(Ps. Estejam preparados pra uma narrativa lenta, extremamente descritiva que hora é interessante por vc conseguir se transportar para o cenário descrito, hora é cansativo pq é só uma sala, precisava mesmo 2 páginas para descrevê-la? Enfim, é uma característica do autor. Demora um pouco pra engrenar, até uns 30% do livro quase desisti, mas valeu a pena ter perseverado pq é um livro incrível demais)

Fernanda 24/06/2023

Meu primeiro contato com Madame Bovary foi através de uma adaptação em filme, a de 1991. Eu era bem jovem e lembro de pensar "Como alguém comete tantos erros em sequência?" e até ficar com raiva da protagonista. Então, já fui para a leitura sabendo como a história se desenrola. Agora, uns 10 anos depois de ter visto o filme, finalmente li o livro, e ainda que eu tenha tido raiva ou tenha ficado surpresa em algumas partes com os atos de Emma Bovary, o livro foi bom para entender as motivações, personalidade e vida frustrada dela. Gostei bastante, apesar de não ser a maior fã do gênero realismo, confesso. Sobre essa edição, apesar de ter sido indicada com a melhor por questões de tradução (e o prefácio, assim como as notas introdutórias são ótimas), acho que tem muitas palavras não tão frequentes, e que poderiam ter sido trocadas para sinônimos mais usados, pelo menos na língua portuguesa brasileira.
A primeira parte é bem lenta, serve mais como ambientação, a segunda já tem um ritmo mais acelerado, mas a terceira é bem frenética, e foi nela que não consegui desgrudar do livro, mesmo sabendo o que iria acontecer.

Heitor 20/06/2023

Uma representatividade trambiqueira
Em madame bovary flaubert já antecipava os impactos que as comédias românticas viriam a ter na concepção de gerações de jovens ingenuamente apaixonados.
com uma conclusão a qual a caracterizo na categoria: ?meu deus, eu não sabia que acontecia isso em o pequeno príncipe!?, a tragédia do francês mostra-se ainda bastante contemporânea e atualizada.
de todos os rodeios presentes, é impossível para mim ignorar o tanto que a pequena berthe sofreu e, pois muito que bem, ainda vai ter de sofrer assimilando essa batalha silenciosa que permeou toda sua infância; sinceramente, seria muito feliz de ler sobre suas consequências #forçasberthinha

Mab 18/06/2023

A escrita é bem descritivaaa, cheia de detalhes, o que às vezes era bem cansativo. MAS valeu muito a pena. Eu amei dms esse livro. Consigo entender o anseio da Emma em idealizar relacionamentos, mas não passo pano...Final trágico, favoritei.

Joao.Alessandre 16/06/2023

?Emma Bovary c'est moi?
Madame de Bovary é um daqueles clássicos aclamados cuja leitura não decepciona. Flui fácil, rápido. Nos identificamos com vários personagens ou encontramos traços de similaridades destes em pessoas próximas. O dedicado Flaubert gestou essa obra prima em 5 anos onde claramente nota-se o cuidado no enfrentamento de questões basilares para a sociedade da época. Emma Bovary não é apenas a personagem central desse romance... é antes de tudo a representante primeira do descontentamento feminino. Sua iniciativa de romper com as convenções e entregar-se a seus sentimentos impactou definitivamente na lógica de um patriarcado que relegava a figura feminina a um apêndice dos mandos do XY dominador.
Emma sofreu e fez sofrer. Imperfeita, sonhadora e inconsequente em diversos momentos. Padecia certamente de um transtorno psiquiátrico não diagnosticado e não tratado que permeou toda a narrativa.
Leitura mobilizadora, viva, dilacerante que provoca e gruda nos pensamentos. Impossível sair o mesmo ao término - saímos melhores!
NothingIsHere 16/06/2023minha estante
Sua resenha me animou. Lerei essa obra esse ano com certeza!

Joao.Alessandre 16/06/2023minha estante
Legal Stelliane! Depois quero ver suas impressões.

aartemesalva-nat 17/06/2023minha estante
Parabéns pela resenha, João. Pela sua descrição, a personagem Emma, em parte, me lembrou a personagem Anna Kariênina (Tolstói). Inclusive, recomendo esse clássico russo, caso tu não tenhas lido. :)

Joao.Alessandre 17/06/2023minha estante
Obrigado Natália. Li Anna Kariênina numa tradução antiga há muito tempo. Gostaria de reler os russos na edições da coleção leste da 34 (inclusive Guerra e Paz que vc tá lendo agora)... tantos livros imprescindíveis?.

Kamilly.Delfini 07/06/2023

Madame Bovary
Tenho que admitir primeiramente que é um livro chato! A literatura francesa, se não me engano, principalmente a antiga faz com que o livro seja muito denso. Não é um livro que você possa ler mais ou menos, ou você presta atenção para entender ou você não entende.
Contudo, a história é muito boa, gosto como ela foi desenvolvida e dos temas que ela aborda. Indico para quem queira ler clássico, mas com a noção de que é uma leitura difícil (pelo menos foi para mim).

@Estantedelivrosdamylla 03/06/2023

Emma: sofredora sem causa...
Madame Bovary logo no início já demonstra que é um livro cheio de realismo. Flaubert não deixou barato nos detalhes, e trouxe tudo de forma crua.

A personagem Emma logo de cara já mostra quem realmente é, e em momento algum o autor esconde os sentimentos reais de seus personagens (o que foi um ponto forte, ao meu ver).

O autor utilizou da sua obra para fazer uma crítica direta ao romantismo, ao amor idealizado e irreal que as pessoas até hoje sonham. Sua crítica veio em formato de pessoa : Emma (sonhadora ao extremo e que esperava viver a vida cheia de emoções presentes em livros que lia), porém....a vida real bate sempre à porta.

Com maestria, Flaubert soube utilizar das palavras para criar personagens detestáveis, para criticar a sociedade superficial, assim como para trazer aspectos políticos, sociais e religiosos à tona..

Em alguns momentos, o livro se torna cansativo, tendo em vista que o autor cita diversos personagens com nomes difíceis em francês, assim como lugares e situações da França à época (o que me faltou um pouco de conhecimento para acompanhar, mas logo mais vou ler alguns textos complementares ?).

Enfim, apesar disso, no geral eu gostei do romance, achei-o ousado e bem atual, e tendo como ponto forte seus personagens. Ele bem sabe escrever uma megera. É isto..foi um prazer conhecer esse clássico.

Cazuz0 03/06/2023

A vida não é um conto de fadas, é um tédio
A história deste romance trata basicamente de uma mulher apaixonada pela fantasia e pelas lindas histórias de amor que lê em seus romaces. Seu sonho é viver um amor como nos romances, seu sonho é, em suma, ser feliz.
Emma mergulha num casamento em busca dessa felicidade idealizada que outrora lia nos romances, porém percebe que a realidade (não idealizada) é muito diferente do que ela esperava. O matrimônio é tedioso, estar com a mesma pessoa todos os dias é tedioso, até mesmo a maternidade é tediosa.
Não é surpresa pra ninguém que este é um romance sobre o adultério e que neste caso o adultério é a fuga do tédio, é a busca pelo amor idealizado.
A leitura, que no começo é um tanto cansativa (tal qual a vida da protagonista), fica muito mais fluida na terceira parte do livro, na qual mergulhamos na adrenalina das aventuras de adultério de Emma. Inclusive o final foi capaz de me causar fortes emoções.
É um belo clássico que não pode ser ignorado.