Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

DeiaMolder 06/02/2019

Já faz um tempo que queria ler esse livro por ser um clássico, não me arrependi, mas queria um pouco mais de volúpia em Emma.
Gostei!
JD Rodrigues 06/02/2019minha estante
Concordo sobre a escassez de volúpia.

DeiaMolder 12/02/2019minha estante
Verdade!

lorena.st2 09/01/2015

Narra a vida de Emma Bovary, uma mulher que foi educada num convento, lendo romances água com açúcar, criada pelo pai solteiro. Sonha com sua própria história de amor. Conhece o Sr. Bovary (daí seu sobrenome), uma espécie de paramédico local. Casam-se e Emma tem esperanças de ver seus sonhos de menina virarem realidade. Vai ficando frustrada quando se vê diante de um futuro sem muita perspectiva, sem as aventuras e paixões que tanto imaginou pra si mesma, pois o marido é um homem insipiente e sem grandes ambições. Mas a ama cegamente!
Daí arruma dois amantes (não ao mesmo tempo), que só a decepcionam

Acho que estava com altas expectativas quando peguei esse livro, talvez por isso não tenha caído de graças por ele.
Interessante que a presença do narrador é quase imperceptível, pelo que me disseram Flaubert fez isso de propósito, queria inovar. Não a toa passou anos pra finalizar o romance.
Adorei como ele descreve o provincianismo dos personagens, na maioria pertencentes a nova burguesia francesa (vizinhos e amigos de Emma e seu marido).

Romildo.Maia 19/02/2015minha estante
Acabei de ler ontem, adorei, reli algumas passagens mais sacanas e picantes, descobri e li a parte censurada pelo editor do "Caderno de Paris", onde Flaubert excita até um poste, com uma classe e uma sutileza capaz de enlouquecer até o Papa Francisco. Mas por favor, me digam:
DE QUÊ MORREU O CHARLES BOVARY ? Não entendi se foi suicídio, pois ele não estava doente, e morreu cheio de saúde, de repente, em frente a sua filha, no caramanchão de sua casa, onde a sua Madame o corneava a torto e a direito. (romildo49@globo.com)

Ingrid 08/03/2015minha estante
Romildo, acho que morreu de tristeza, porque no livro diz que fizeram uma autópsia depois de 36 horas e nada foi encontrado em seu corpo - veneno-;

Pitaiazul 25/09/2021

Fofoca de época
Seguindo uma listinha meio clichê de clássicos para ler antes de morrer, cheguei até Madame Bovary. Depois de passar por histórias de época estupendas como Mulherzinhas e Orgulho e preconceito mantive minhas expectativas altas e posso dizer que não fui decepcionada, mas também não saí impressionada.

O ritmo de leitura e bastante agradável, a trama é bem coerente com a personalidade apresentada sobre cada um dos personagens e, surpreso pela audácia e desfaçatez que surge frequentemente na história, é fácil que o leitor mantenha-se entretido até o gran finale (que é muito bem organizado!)

Além disso, gostei bastante da troca de foco de protagonismo durante o livro e da estética caricata que é definida para cada uma das personas, sem que isso seja opressivo ou desgastante.

No mais, sinto que valeu bastante a pena esse clássico e o recomendo para os que querem uma história com ares de fofoca kkkkj
Alexlindona 16/02/2022minha estante
tu tem uma listinha pra ler clássicos antes de morrer?

Pitaiazul 16/02/2022minha estante
Tem uma que foi feita pela BBC, eu gostei da seleção aí sempre que posso compro um livrinho dela

Humberto3 23/02/2021

Leia, apesar dos pesares.
Antes de ler Madame Bovary já tinha alguma noção do que se trata o livro, visto que o livro conta com bem mais de cem anos e é bem famoso nas críticas literárias.
E nesse ano comecei ele.
O livro tem um enredo excelente e na época em que foi escrito, de fato foi um divisor de águas na literatura.
Contudo, para os dias atuais, a história não é nada demais.
Com relação a leitura, senti um pouco de dificuldade no ritmo, que é meio enfadonho em algumas partes e em outras meio rápido demais.
É um clássico e sugiro a leitura, com absoluta certeza, mas preparem-se para enfrentar uma leitura não habitual.
Juliana Rodrigues 23/02/2021minha estante
Adorei a resenha! ?

Estou pensando seriamente se leio ou não, talvez em um futuro um pouco distante hahaha

Humberto3 23/02/2021minha estante
Hahahaha aproveite as leituras da Brenè e da Kristin antes

Luize 13/05/2017minha estante
Você deveria sinalizar que sua resenha contém spoiler.

Flávia 13/05/2017minha estante
OMG, Luize, que mancada que eu dei!editei aqui

Poliany 31/05/2017

Uma decepção gratificante!
Devo confessar que no início da leitura eu não me senti totalmente presa e isso fez com que a leitura fosse arrastada e sofrida. Mas quando cheguei na 2ª parte... Que grata surpresa!!! Não consegui mais desgrudar os olhos e a leitura deslanchou. Eu havia entendido a ideia de cada personagem no início da trama, mas depois tudo se tornou mais complexo e profundo. Pude perceber e sentir os motivos pelos quais Flaubert foi autuado e como a sociedade burguesa se sentiu naquela época. Mesmo hoje sendo um assunto "batido", dá para sentir a intensidade das paixões e das consequências que tais atos trazem à vida daqueles que se entregam à elas. Não senti a necessidade de julga-los, pelo contrário, a compaixão foi um sentimento persistente! Indico e Indico! Insistam e apaixonem-se.
Pipo 31/05/2017minha estante
Bom saber!

Poliany 31/05/2017minha estante
:) Vale a pena!

Paty 28/09/2021

Um livro horrível
Eu vi que uma editora colocou esse livro como sendo um livro romântico. Eu discordo bastante porque aqui só tem desgraça e nada de coisas realmente românticas.

Aqui nós temos a Emma, a Madame Bovary, uma das personagens mais chatas, egoístas que eu já vi no meu parco arsenal de literatura. Para mim, ela basicamente estragou a história inteira. Conversei com a minha professora sobre, e foi bacana porque minha professora ama esse livro e ama a Emma. Ela apresentou vários pontos nos quais eu não tinha pensado a respeito da coisa toda, mas nada me fez sentir menos irritada com a Emma e com tudo o que ela fez. Ela foi uma pessoa muito terrível no decorrer da história. Eu entendo que não teve ninguém pra ensinar os caminhos das pedras de uma vida em que não existem cavaleiros dourados, mas teve outros pontos que me revoltaram bastante. Tudo bem ser sonhadora, eu sou sonhadora, não tem nada errado com ficar imaginando as coisas, sabe, não é ela ser sonhadora que estraga tudo. O que estraga tudo é que ela é otária demais em tudo o que ela faz. É uma pessoa irresponsável, ela nunca cresceu realmente, nunca se tornou adulta. Uma coisa é que ela foi uma péssima mãe em todos os sentidos possíveis. Outra coisa é que ela não sabia administrar o dinheiro da casa que já era pouco. Minha professora argumentou que naquela época não tinha um pensamento como economizar ou administrar dinheiro da mesma forma que fazemos hoje. Tudo bem, entendo isso, mas a pessoa não parar de fazer dívida quando sabe que tem mais outras tantas dívidas que não foram quitadas não é uma coisa de época, é uma coisa de gente idiota. Ela já tinha N números de dívidas com o vendedor e ela não deixava, em momento algum, de fazer ainda mais dívidas e isso acabou ferrando o futuro da própria filha. Isso é revoltante de uma forma que, para mim, não tem como defender a mulher.

A verdade é que tem outros pontos, mas não estou com muita paciência para ficar só falando mal e criticando. Esse livro me tirou muito da minha pouca boa vontade e não quero me estender demais nisso. E o livro é chato por si só porque não acontece nada, e todo o momento eu só queria que os adultérios dela fossem descobertos e ela fosse, sei lá, excomungada, sentenciada à morte ou sei lá. Odiei ela do começo ao fim.
Natália Tomazeli 29/09/2021minha estante
Ueheheuehe gente, mas pior que muita gente ama esse livro

Paty 29/09/2021minha estante
nunca vou entender porque... uma das coisas mais chatas e revoltantes que já li, mas gosto não se discute e nem se julga paoskpokapskpaok

Paulo 13/03/2013

Sem titulo, mas... E Dom Quixote?
Difícil trabalho que me coloco ao resenhar este livro diante de admiradores do mesmo - afinal é um livro clássico e até hoje muito aclamado pela crítica popular. Porém, começo lembrando uma amiga minha me dizendo ''não importa o que acontece, importa o 'como' acontece''. Concordo parcialmente com ela, muitas vezes o ''como'' prevalece, mas a história de Emma não me desce, é extremamente previsível e sinto que minhas expectativas foram altas demais para o que o livro pode oferecer-me. Apesar de ter o traço dos fabulosos romances franceses do século XIX - minha obra favorita é O vermelho e o negro. A estrutura do enredo é claramente influenciada pelo ''Don Quijote de La Mancha'', é como parafrasear, ou adaptar um romance ao outro: ''de tanto ler romances de cavalaria...'' => ''de tanto ler romances românticos...''. Podem me crucificar, mas para mim ao Flaubert faltou foi é criatividade - escrita boa ele tem.
José Almeida Júnior 20/04/2013minha estante
Paulo,
Tem que ver o contexto histórico da obra. Madame Bovary foi considerado o primeiro romance realista, rompendo com o romantismo. Tanto é que Flaubert foi processado por publicar um romance imoral. Foi inovador para época e ainda hoje tem sua estética estudada e copiada. Abs

Paulo 21/04/2013minha estante
Stendhal e Balzac (o segundo apesar de popular e famoso na época) também não eram compreendidos e com detalhes realistas rompendo um determinado ''padrão''. Almeida, a visão de Romantismo e Realismo, vale lembrar, é uma visão meramente Didática. Além disso, tem a questão citada do Don Quijote de La Mancha.

JANEREINANDO 19/02/2018minha estante
O primeiro personagen que eu odeio totalmente frívola,egoísta e alienada

Ingrid 27/02/2018minha estante
kkkkkkkkkkk, Tbm não me agradou, mas olhando para a época em que foi criada, é até revolucionária (a sua maneira).

JD Rodrigues 06/02/2019minha estante
Na verdade, ela destruiu sua própria família.

Bruna 06/02/2019minha estante
Concordo com vc...ela colocou a família em risco e deu tudo muito errado.

Rafael.Honorato 12/05/2021

Dinheiro e prazeres não são a resposta
Madame Bovary foi uma recente releitura que gostei muito de ter feito.

O livro narra a história de Emma, uma mulher sonhadora, muito influenciada na infância pela leitura romântica e sentimental. Casa-se com Charles, um médico abnegado e dedicado à esposa, família e ao trabalho, porém, contente demais com uma vida monótona e entediante, levada de maneira extremamente passiva a tudo e todos.

Emma, uma das personagens mais complexas e bem desenvolvidos que já pude ler, sente-se presa a esse casamento sem as emoções que sonha e deseja e começa a buscar vida e paixão à sua existência, o que leva ela a breves momentos prazerosos acompanhados de muitos caminhos tortuosos, aflitivos e fatalmente desastrosos (vem ler pra descobrir quais!).

O livro é maravilhosamente bem escrito, o autor desenvolve um estilo descritivo muito interessante, proporcionando imaginar e compreender cada cena relatada. Ele transita entre descrições detalhadas (uma expressão, um movimento ou uma peça de roupa dobrada de maneira específica, etec) e os quadros gerais (como caminhavam um grupo de pessoas e quais eram as cores que preenchiam o cenário), fazendo essas transições como num filme que 'aproxima' ou 'distancia' a câmera em foco. Genial e surpreendentemente sem ser chato. Qualidade que poucos escritores conseguem.

A trama é muito interessante, deve ter sido realmente um verdadeiro alarde uma temática como essa no ano de 1856 (o livro chegou a ser proibido em alguns países por várias décadas). Talvez o autor desejasse mostrar que, na média, a vida é menos empolgante e emocionante que os livros vendem (livro, filmes, redes sociais, etc, para os tempos atuais) e que viver unicamente numa busca incessante de emoções e prazeres, sejam sexuais ou consumistas podem nos levar a desastres, como o livro apresenta de maneira tão crua e impactante.

O autor ainda desenvolve algumas críticas ao embate ciência x religião através de personagens secundários, que fazem pensar muito e vale a pena conhecer.

Livro fantástico, recomendo muito a leitura e considero uma verdadeira obra-prima.

E você, quais foram as suas impressões de leitura quando leu? Gostaria de ler também? Comenta aqui?
Camis 14/05/2021minha estante
Comprei hj!

Rafael.Honorato 24/05/2021minha estante
Me conta depois o que achou da leitura, Camis

Lorena.Mireia 13/06/2018

Clássico polêmico!
Apesar de não conter nenhum conteúdo imoral, propriamente dito, o autor Gustave Flaubert foi acusado de escrever uma obra que atenta contra a moral e os bons costumes da época, no contexto de uma sociedade ultraconservadora, no século XIX.
No começo da leitura, pensei diversas vezes em desistir por ser demasiadamente descritivo, mas a partir do momento em que o autor passa a diminuir essas digressões e então, foca realmente na história, mudei minha opinião.
Emma é uma mulher infeliz, casada com Carlos Bovary, um médico que a ama desesperadamente desde a primeira vez que a viu. Emma é sempre ríspida com seu marido e nem sequer finge nutrir algum sentimento por ele, no entanto, Carlos acredita ou tenta se enganar de que é correspondido.
Emma, entendiada da monotonia conjugal, se entega às paixões, deseja se aventurar, viver intensamente, mas lá no fundo ela continua sendo infeliz e vive sempre atribulada, ora de decepções amorosas, ora de dívidas acumuladas.
A obra também traz algumas discussões religiosas interessantes entre um padre e um farmacêutico, que se diz filósofo.
Enfim, valeu a pena a leitura desse clássico da literatura francesa!
Cássio Costa 13/06/2018minha estante
Os livros nos ensinam muito, principalmente os clássicos. Parabéns pela resenha Lorena, ficou ótima.

Lorena.Mireia 13/06/2018minha estante
É verdade Cássio... Muito obrigada!

otxjunior 22/07/2020

Madame Bovary, Gustave Flaubert
Durante a leitura toda, aparecia em cabeça o mesmo adjetivo para definir quase que qualquer personagem do romance, indefensável. Principalmente se tratando da entediada, frívola e irresponsável personagem-título. E admito que demorei para entender que faltava defesa porque Emma Bovary é uma heroína romântica (do Romantismo) na era do Realismo, escrita por um de seus precursores e dos escritores mais influentes no gênero. Duh!
A compreensão disto, infelizmente, não escusa a obra de sua narrativa, em sua maior parte, aborrecida. Diferente da maioria dos livros em que o ritmo cresce com o avançar da leitura, este começa promissor com uma série de acontecimentos em poucos capítulos, mas me peguei lendo um por dia em sua última parte, porque não sou de abandonar. O tédio só se comparando ao sentido pela protagonista, especialmente depois de casada.
Claro que as descrições, especialmente do cenário bucólico francês, são requintadas e gosto particularmente da ideia de que os amantes de Emma são quase dispensáveis à trama, frente ao ato do adultério em si e suas consequências. Em específico, falando do que considerei positivo, um colóquio lascivo, em uma passagem, alternado por discursos sobre trato de animais domesticados é certamente um destaque. Mas que é equilibrado quando, por exemplo, um elemento que virá a ser importante no desfecho da personagem (eu tentando não dar spoiler de uma obra do século XIX!) é introduzido forçosamente na história.
Para finalizar, chamo a atenção para um personagem secundário que está presente mais pro meio e adiante no romance, o farmacêutico do vilarejo onde os Bovary residem. De um dos personagens mais desagradáveis, o vaidoso e ambicioso Homais, ao fim, se destacou por sua complexa psicologia de um pequeno mas ainda homem da ciência, sozinho em seu combate contra as superstições e ignorância dos campesinos. Ainda desagradável, mas protagonista dos raros momentos de inesperado humor da obra, principalmente em seus embates com o chefe eclesiástico local, Homais rouba a cena com gravitas e intensidade. Suficientes para arrematar a história e quase justificar uma mudança de título, para Monsieur Homais.
Deborah Kufner 22/07/2020minha estante
Muito bom!

otxjunior 22/07/2020minha estante
Obrigado. Essa resenha praticamente se escreveu, um desabafo assim q terminei a leitura! kkk
Mas vou dar uma olhadinha em críticas. Acho q minha história com Bovary ainda não acabou.

Mari 21/06/2021

Não gostei, demorei horrores para ler. Acabei não terminando depois de ficar parada nos 70% por meses. O drama da Emma não me cativou, entendi seu sentimento e frustrações, mas não me prendeu e nem fez eu gostar da leitura. O livro é arrastado é não é o tipo de escrita que gosto.
Kat 21/06/2021minha estante
Uma das maiores decepções da minha vida KKKKKKK
Até hoje não entendo o porquê do auê em cima desse livro

Mari 22/06/2021minha estante
Concordo kk