It

It Stephen King

Resenhas - A Coisa

Bia 06/02/2024

Um bom livro
Esse livro não se trata somente do terror em si, ele traz em muitas camadas o medo em forma de um monstro que tememos.

A leitura de fato foi um pouco lenta, mas senti que consegui absorver bem da história assim, fui no meu tempo o que não deixou maçante a leitura. A escrita do autor sempre me pega, já li outros dele e mesmo com poucas páginas eu demorei na leitura. Sinto que o autor tem muitas perspectivas em sua forma de escrever e por isso eu demoro mais a absorver suas informações.

Falando da história em si, eu adorei! Trata do poder da amizade e do amadurecimento na vida das pessoas, como a gente pega nossos medos e os escondem na tentativa de afastá-los, mas não se engane eles ainda estão lá! E a coisa está justamente presente para mostrar isso. O desenvolvimento de cada personagem faz você ficar intrigado com cada relato, diferente dos filmes que só temos aquilo que é mostrado, no livro a gente conhece cada um. E um dos que mais me chamou a atenção foi o Ben!

Toda a explicação do final foi o que me deixou mais balançada, pois achei muito mais criativa e louca do que paupável, visto que no iluminado eu achei bem mais construído e desenvolvido. Sim tem cenas completamente desnecessárias, que não fariam a mínima diferença se fossem arrancadas, não sei nem como isso foi aprovado mas tudo bem! É um livro adulto, para quem tem estômago e quer conhecer um pouco mais das nuances do medo humano.

Adorei a leitura no geral!

Matheus656 04/02/2024

Uma obra prima, gostei muito da mescla de passado e presente, de como é abordado temas como medo, superação e principalmente a amizade que há no Clube dos Otários.

ThataFerrada 04/02/2024

Imersivo
É um livro completo. É como se abrisse um portal todas as vezes que eu ia lê-lo, eu me sentia amiga dos personagens, sentia suas emoções e entendia eles de forma singular. Cada um estava em um lugar separado em mim e eu conseguia me encontrar ali também, como se eu fizesse parte, como se eu também lutasse contra a Coisa.

paulapslva 03/02/2024

"Seja verdadeiro, seja corajoso, enfrente. Todo o resto é escuridão."
Essa foi minha segunda experiência lendo It: A Coisa, sendo que a primeira já faz alguns bons anos, e foi muito interessante como tive uma visão bem diferente da história dessa vez. Realmente, é um livro muito grande! Eu não gosto de livros grandes assim, e mesmo que seja bom e a leitura não seja complicada, foi muito cansativo e me senti na obrigação de terminar ele logo.

Tudo é muito bem escrito, e as vezes detalhado até demais. Tecnicamente é um romance de terror, mas, por incrível que pareça, a parte que mais me deixou perturbada foi aquela cena desnecessária no final. Acredito que existam várias cenas desnecessárias no decorrer do livro, mas aquela foi a que mais me incomodou. Não senti medo enquanto lia, e acho que eu nem esperava sentir, mas foi um pouquinho decepcionante mesmo assim.

Eu gosto muito como a história é dividida entre a infância e a vida adulta dos personagens. É possível viver grandes aventuras com as crianças em 1958, lutando contra monstros e criando laços entre si, e depois somos teletransportados para 1985 e a vida já não é tão mais fácil quanto antigamente, apesar de seus problemas continuarem complicados.

Todos os protagonistas são muito bem construídos e foi muito fácil se apegar a eles, é como se cada tragédia acontecesse com alguém próximo de você. A amizade é algo extremamente importante nesse livro e, mesmo que tenha deixado a desejar no final arrastado deles como adultos, foi algo muito bonito de ler.

Até então esse foi o único livro do Stephen King que eu já li, mas tenho vontade ler algumas de suas outras obras. Não tenho muito para dizer sobre o autor em geral, mas não sei se consigo encarar uma terceira leitura de It.
Paloma 04/02/2024minha estante
Muito boa sua resenha. O que mais gostei no livro é a relação de amizade entre eles. É tão bonito. O que não gostei é o fato dele ser longo, enorme, detalhista kkk o final não gostei tanto quanto o começo.

Paloma 04/02/2024minha estante
Até hoje não consegui dar uma nota para esse livro. É uma incógnita ainda não encontrada por mim.

paulapslva 04/02/2024minha estante
simmm! a amizade deles é muito bonita. o final é muuuuito arrastado, parece que as coisas acontecem rápido demais e fica até confuso, principalmente com tantos detalhes eu já nem entendia mais onde eles estavam, mas também depois de mil páginas qualquer coisa fica cansativa KKKKKKKK

paulapslva 04/02/2024minha estante
nossa, eu te entendo. fiquei um bom tempo pensando qual nota ia dar KKKKK porque em certos aspectos é MUITO bom, mas se parar pra pensar um pouco mais a gente fica assim ?

Ffski 03/02/2024

Muuuito longo.
Vamos começar com 5 estrelas ?????
Aparência: particularmente não gosto de capa mole, ainda mais para um livro GIGANTE como este. Pode quebrar, rasgar, com muita facilidade .O desenho é simples, nada demais. (-0,5?)
Estilo de escrita: a escrita, descrição, referências, criatividade e transparência é impecável. (?)
História: A história é muito bem construída e eu gostei muito da alternância entre passado e presença. Porém, o que desgasta o leitor é a quantia de descrição desnecessária, cansa. (0,5 ?)
Personagens: Muito bem construídos, com suas manias internas e externas muito bem formadas. Parecem realmente pessoas reais. (?).
Expectativas: Nunca escutei muito do livro, exceto coisas ruins como: nojento, coisa de criança etc etc. Porém, esta parte em específico, não é muito bem explorada (que bom), o que não fica taoo pesado quanto poderia ser. (?)

Ayrton 02/02/2024

Você vai flutuar...
Antes de qualquer coisa, a história é fantástica, cheia de mistérios e intrigante. Faz você querer entender mais sobre os personagens e sobre a Coisa.

As 1104 páginas foram repletas de altos e baixos. Senti em diversos momentos que existiam inúmeras cenas desnecessárias ali, como a cena do esgoto, por exemplo, que achei que nem deveria ser escrita.

Gostei de ver as aventuras das crianças, a origem da Coisa e um pouco mais dessa mitologia, que nos filmes não ficam tão claros.

Também não sou um dos maiores fãs da escrita do King, pois acaba me cansando um pouco, o que me levou a pensar que o livro poderia ser muito menor se fossem cortadas algumas.

No fim, foi uma boa leitura. Sorri e chorei com as cenas emocionantes, não vou esquecer dos otários... "Hi-Yo Silverr!!! VAMOSSSS"

htearts 01/02/2024

Nem parece que eu li 1100 páginas?
O livro não era o que eu esperava e isso me surpreendeu positivamente?
Tem cenas desnecessárias? Na minha concepção, sim. Mas nada que atrapalhe a qualidade da obra.
Gostei muito da escrita e me apeguei aos personagens!
Recomendo.
Juno.C 30/05/2024minha estante
Tenho ele e quero muito ler. Porém quando leio tenho pesadelos devido a tamanha escrita detalhada de king nessa obra! Parece que você está ali nas cenas, é surreal ?

htearts 30/05/2024minha estante
Ele realmente tem uma escrita absurda

Lucas1429 01/02/2024

Pq acabouuu??
Demorei mais que 2 anos para realmente começar a ler, depois de uma ressaca de 3 meses sem ler, peguei esse livro e comecei aos poucos e nos últimos dois dias eu li 400 páginas. Um dos melhores livros do king, vale cada segundo dele!!

hk.liv 31/01/2024

Primeiro calhamaço do king
Meu amigo o livrinho grande viu. fiquei lendo no livro, mas não deu fui ler no ebook, no livro parecia que não saia do lugar. mas enfim gostei bastante da história livro muito rico em detalhes tb não é atoa que tem mais de mil páginas.

Messias 31/01/2024

Primeira coisa: eu não fiquei com medo. Em nenhum momento. Não achei o livro assustador e acho que tem algo a ver com a forma como as coisas são descritas. Não sei. Isso foi um pouco decepcionante, porque eu realmente esperava ficar com medo.

No geral, o livro é muito bom. Embora seja muito grande, é de fácil leitura.

Achei a história é boa, mas não achei um texto super bem escrito. As descrições dos espaços não me convencem muito, não me ajudam a visualizar. Tem algumas passagens que eu acho problemáticas, mesmo considerando a distância temporal.

A parte da história sobre a amizade entre as crianças é muito bonita. Pra mim, é o ponto alto da história. Inclusive, isso pra mim torna o final com eles adultos meio meh. Refletindo, penso que talvez seria um livro mais interessante se toda a história se passasse na infância das protagonistas. Pra mim, esses são os momentos em que a narrativa ganha mais consistência, fica mais interessante, tem mais camadas... As partes com elas adultas acho bem menos cativante e um pouco clichê.

Também acho que a narrativa podia ser enxugada, resultando em um livro menor. Achei um bom recurso narrativo o vai e volta temporal, fazendo a pessoa que está lendo conhecer a história do passado a medida que as personagens vão se lembrando dela. Mas, em alguns momentos, especialmente na parte final, ficou confuso acompanhar o vai e vem da história. Especialmente por não criar um ritmo, em alguns momentos achei um pouco cansativo. A passagem do presente pro passado, com continuidade do texto, é um recurso muito visual, quase cinematográfico. É legal, mas não sei se acrescenta tanto à leitura.

No geral, achei uma boa leitura. Mas pelo nome que o Stephen King tem, eu confesso que esperava mais e, por isso, fiquei um pouco decepcionado.

Ferreira 30/01/2024

Esperava muito mais
Eu esperava que tivesse mais detalhes sobre o Pennywise, como ele captura as vítimas etals, mas não teve. Eu procurei esse livro mais pelo jeito que ele entra na mente das crianças, mas também não foi detalhado.
A história das crianças são legais, mas uma hora cansa, meio que só conta da rotina delas
Não teve nada de suspense e terror
Esperava muito mais do final, tipo cadê o Pennywise????
Bru 01/02/2024minha estante
bem, sobre como ele capturava as vítimas dele não tem mistério, ele se movimentando pelo esgoto chegava em tudo que é canto de Derry, e ele tinha o poder de mutação né, podendo ter a aparência do maior medo de qualquer um, e como ele é um ser tridimensional e se conecta com as pessoas num nível psíquico como mostrou várias vezes no livro (Henry e a lua ou o próprio ritual de chüd) acho que dá pra entender bem, e sobre o final, não tinha mais oq mostrar do Pennywise, principalmente pq o livro não é sobre o palhaço, e sim sobre as crianças.

Ferreira 01/02/2024minha estante
simm sim, vc tá certa, eu refleti bastante sobre o livro, pq ele foi feito na década de 80 né, então até as assombrações são de acordo com a época. Eu mesma coloquei uma expectativa que não era o intuito do livro, era pra mostrar mais sobre as crianças e o laço de amizade entre elas

thiagsz 30/01/2024

It: A Coisa
Primeiro livro que li do King e gostei muito, mas uma coisa que me incomodou foi a grande quantidade de detalhes que muitas vezes eram desnecessários. o livro é bem grande e se torna um pouco tedioso ler na minha visão mas acho que valeu muito a pena passar esses meses lendo.
o livro é de terror, mas ele fala mais sobre a amizade dos protagonistas.
eu gostei muito da escrita do King e irei ler mais livros dele.
Aurea25 31/01/2024minha estante
Da um desconto pra ele, esse daí ele escreveu chapado de cocaína, bem antes de conseguir ficar limpo. Ele mesmo disse que não se lembra de quase nada que escreveu nesse livro. Qual que você vai pegar agora?

thiagsz 31/01/2024minha estante
o próximo que vou ler é carrie a estranha

Aurea25 31/01/2024minha estante
Muito gostoso de ler, super rapidinho. Coloca o iluminado e escuridão total sem estrelas na sua lista