It: A Coisa

It: A Coisa Stephen King

Resenhas - A Coisa

Rômullo 31/12/2010

Saindo do azul e mergulhando no negro
A Coisa está em todo o lugar: na violência, no sexo, na ganância, na loucura, no dinheiro... em nós

Não haveria maneira melhor de criar um cenário épico de terror do que confrontar sete crianças com uma força maligna poderosíssima, que se alimenta de medo e que para se tornar mais palpável aparece na forma de um palhaço. Acredite, depois de conhecer Pennywise, você terá outra visão sobre palhaços. Quem disse que eles são seres alegres e inofensivos?

A fantasia criada por King e as trocas intertemporais dos Perdedores crianças e os mesmos na fase adulta, voltando a Derry para um novo confronto com IT, é feita com tamanha perfeição que nos sentimos como o 8º perdedor. Realmente, não tem como não se identificar com Bill, Ben, Mike, Bev, Eddie, Richie e Stan.

O livro é considerado A Obra Prima do Medo (subtítulo da adaptação), contudo, é muito mais do que isso. A Coisa é um livro completo com temas variáveis, nele você encontra diversos debates, uma babel total de gêneros. Fica até difícil enumerar os fatos, pois são muitos, mas que juntos se concatenam formando uma imensa teia deveras compreensível, alucinante e bizarra.

Ao chegar no topo de toda essa montanha, após ver todo o amadurecimento dos personagens com atitudes fortes e próprias, percebemos a grandiosidade e ao mesmo tempo a simplicidade de um livro de mais de 800 páginas. Tudo não passa de uma obra sobre o dom da amizade, afinal os Perdedores não tinham outra arma contra Pennywise senão o forte e inexplicável laço que os unia.

Enfim, é até leviano e difícil expor toda uma análise complexa de personagens fascinantes e de toda a magia que cerca a cidadezinha de Derry. O livro é soberbo, comovente, cativante e tremendamente assustador. Uma dica é: leia o livro sem esperar terror, e sim uma fantasia. Assim, você vai submergir para um universo jamais visto no gênero.

E quando decidir chegar em Derry, Pennywise te espera no fundo de um bueiro para lhe oferecer um singelo balão de gás, afinal, lá embaixo todos nós flutuamos.
Constantinne 05/01/2011minha estante
Gostei da resenha..deu vontade de ler ;)

Lucas 29/04/2012minha estante
Ótima resenha. Estou louco pra ler esse livro.

Rômullo 29/04/2012minha estante
Não perca tempo. rs

Wilker Chaves 25/05/2012minha estante
Consegui comprar esse livro, numa espécie de milagre, mas posso esperar para começar ler. É um livro difícil de ser encontrado.

Wilker Chaves 31/05/2012minha estante
O meu livro chegou hoje, estou muito satisfeito, agora é ler!

Jeferson 08/09/2012minha estante
Amigo, impossível descrevê-lo melhor, excelente resenha!Quanto a obra, é simplesmente genial.

Daniel 22/11/2012minha estante
alguem tem ideia de onde consigo esse livro??? nem no site da editora eu acho

Priscila 19/09/2013minha estante
Haha....jamais lerei esse livro.
Palhaço é meu ponto fraco

Jonatan Sartor Mendes 28/01/2015minha estante
Muito boa a resenha. Já li este livro e o considero como um dos melhores. A narrativa de King tem sim a capacidade de nos fisgar e transportar para o enredo como o 8º Perdedor.

"O terror, que só terminaria dentro de mais vinte e oito anos - se é que terminou
- até onde sei ou posso contar, começou com um barco feito de uma folha de jornal,
flutuando por uma sarjeta inundada pela chuva." - A Coisa, Stephen King

Junior.Stornelli 11/11/2016minha estante
Terminei de ler esse livro ontem. Sua resenha ficou incrível. É muito difícil expressar os sentimentos com essa leitura. Simplesmente fantástico.

Thais 30/03/2017minha estante
O que você escreveu me deu muita vontade de pegar o livro, ler infinitamente e só parar na última página! *-* Principalmente essa parte: "Penso que ler A Coisa é como escalar uma montanha. Ficamos desconfiados e até assustados com o tamanho da obra, mas no final vemos que tudo valeu a pena e faríamos de novo. É uma experiência única, um amadurecimento como leitor."
Bela resenha!

Giovana 04/05/2017minha estante
Nossa, adorei sua resenha, vai me dar ânimo pra não desistir. Estou na página 216 e morrendo de chatice do jeito que ele escreve e das coisas que ele conta. Ele escreve muuuuuita coisa desnecessária, que conseguiria resumir em duas páginas. To no começo, e sinto que mais de 30% desse livro podia ter sido resumido sem perder o foco ou deixar pontas soltas. Ele se alonga demais em um mísero parágrafo pra falar de uma briga, ou de uma ligação, ou de um causo na cidade, conta coisas antigas super desinteressantes que aparentemente são dados fúteis. Escritor que não consegue ser objetivo me irrita demais, não to sabendo lidar kkkkkk. Espero que eu não abandone, mas tá difícil... História é muito legal, mas nossa, pra que ser tão detalhista assim, Stephen? Lendo sua resenha deu vontade de continuar, mas né... vamos ver.

Bene 07/08/2017minha estante
Adorei a resenha, tinha desistido de ler depois q uma infeliz de pura maldade me contou o final, mas, sua resenha me fez mudar, vou correr agora pra comprar rsrsrs.

Priscila.JAnger 12/08/2017minha estante
Amei,me senti dentro da história só lendo sua resenha,quero devorar esse livro,estou muito ansiosa para a estréia do remake do filme no cinema.

Mariana.Perini 22/09/2017minha estante
Estou lendo o livro, e a sua resenha ficou simplesmente incrível... Parabéns!

JuBalancin 16/02/2018minha estante
Rômullo, parabéns pela resenha, uma das melhores que já li. ;)

Evandrojr. 05/03/2018minha estante
Excelente resenha! Tenho 52 anos, conheço Stephen King desde os anos 80 e acredito ter assistido a todas as adaptações cinematográficas da sua monumental obra literária, inclusive o mais recente, It A Coisa, de 2017, baseado nesse estupendio de 1.100 páginas! Mas eu confesso que, finalmente tomei vergonha na cara e resolvi encarar a leitura do meu primeiro livro do mestre, e sim, a princípio desconfiado e assustado com o calhamaço, cheguei hj a página 430 completamente extasiado e mergulhado até o pescoço nessa verdadeira saga!

aafantis 01/08/2018minha estante
Gostei muito da sua resenha!

De fato, a gente se sente parte do Clube dos Otários.

Kittsune 27/03/2019minha estante
Que resenha incrível! Estou lendo agora, mesmo 9 anos depois de você ter escrito rs. Incrível.

Carolina 18/02/2020minha estante
Realmente, o livro é um senhora obra do King, um dos seus primeiros livros e parece q ele foi amadurecendo depois de it, e sua adaptação cinematográfico ficou magnífica, assisti na estreia e me emocionei, um amigo tinha lido tudo antes de inventarem de fazer o filme rsrs e me recomendou ler o livro, confesso que não me senti intimidada no início pelo volume de página, as dificuldades vieram depois pela minha rotina, levar o livro de +1000 paginas pra todo canto é difícil, então parei depois de 1 mês q iniciei, enfim soube da segunda parte do filme, assim q vi o primeiro me encantei pois já tinham algumas coisas q vi no livro e adaptaram no filme, meu amigo então disse q era melhor eu ler antes de lançarem a segunda parte, achei justo terminar mais ou menos uma semana antes pra ficar tudo fresco na mente, e foi a melhor escolha q eu fiz, terminar o livro.
Depois veio minha ressaca literária, mas nada que eu me arrependa, eu recomendo que todos leiam.

Margô 22/07/2020minha estante
Boa resenha. Eu não tinha intenção nenhuma de ler IT, mas agora, já é uma possibilidade!

Margô 22/07/2020minha estante
Nossa, concordo plenamente com você.( detalhes e mais detalhes). É algo tacanho e inútil...eu senti o mesmo estranhamento quando li "O Pintassilgo"... São três páginas descrevendo um escombro... Paciência!

Margô 22/07/2020minha estante
Desculpa aí gente, as interrogações, foi por falta de atenção no teclar...

Marina 24/08/2020minha estante
tô lendo agora e odiando... mas passei a ver com outros olhos depois que li a sua resenha. yay amei

Diana 26/08/2020minha estante
Amei a resenha, estou terminando o livro agora e é exatamente assim que me sinto!

Guilherme.Santos 18/10/2020minha estante
Estou lendo esse livro e é viciante...

Ana 26/01/2021minha estante
Excelente comentário para um excelente livro!

Quel 16/04/2021minha estante
Estou lendo e simplesmente fiquei maravilhada ,nunca assisti aos filmes ,mas o livro depois que eu decidi que queria ler não consigo largar.

Adorável leitura 05/05/2021minha estante
Uau uma resenha e tanto hein, oxente foi espetacular

aryane 25/05/2021minha estante

Sombra 20/09/2021minha estante
Como faz pra lê? Ksksksk não tô conseguindo

JAssica 05/10/2021minha estante
Óptimo resenha.Sinceramente,essa história aterrorizante, deixou-me ?. Primeiro ví o filme,imagina só quando leio fico com mais medo,porque as imagens vêm todas ao mesmo tempo,o cenário e tudo,é verdadeiramente aterrorizante e bom?...

Lavinny.Oliveira 24/10/2021minha estante
Alguém sabe como faz pra lê ?

Michael.Martins 02/11/2021minha estante
O melhor livro de terror que já li, realmente é a obra prima de terror, It não se trata só de um palhaço assassino, mas pra isso tem que ler pra saber?

PauloLeal 05/11/2021minha estante
Adorei a analogia com a montanha. Pois é, estou me preparando para subir a montanha, treinando em menores altitudes?

Alison 26/12/2021minha estante
Incrivelmente maravilhoso, amo esse gênero, e esse livro é um bomba de sentimentos; casos e acasos. Stephen King sendo Stephen King ; )

loemia 14/01/2022minha estante
Ótima resenha!!!

Kamila 23/08/2022minha estante
Comecei a leitura, achei chata ia parar, mas vc me conheceu a continuar

Murilo 24/08/2022minha estante
Como le?

Camily 26/08/2022minha estante
Como faz pra ler? Acabei de baixar o app

beatriz 17/09/2022minha estante
o gore é muito bom, eu acho que poderia ser mais gráfico, mas ainda é bom (sou psicopata)

Laura 20/09/2022minha estante
Como ler

Mari.Alexandre 02/10/2022minha estante
Alguém sabe como que faz pra ler eu não tô conseguindo ksksks

Murilo 09/10/2022minha estante
Como que faz para ler este livro não consigo ler ele

Fabio 08/11/2022minha estante
Pirralho????????

Kamylla 07/12/2022minha estante
Como faço pra ler

Jhulia 16/12/2022minha estante
Como que faz pra ler aqui gente

hscardigan 13/01/2023minha estante
nossa moço, eu nunca tive vontade de ler esse livro pois tenho medo de livros de terror mas a sua resenha está completamente incrível, fiquei até com vontade de ler por causa dela

Tefy ,Ester 11/02/2023minha estante
Vdd

Tefy ,Ester 11/02/2023minha estante
Vdd

paz silva 23/04/2023minha estante
eu não sei como ler o livro eu não consigo acessar a história

Mariana113 24/04/2023minha estante
Como q ler

Priscila 08/08/2023minha estante
Meu irmão compro pra mim quando ele tava em Portugal (o primeiro e o segundo livro) porque eu pedi pra ele dar uma olhada em uns livros que tava querendo. Nunca mais kkkkk não sei se é porque gosto de livro de romance e esse obviamente não é mas tou com medo que ele tenha me dado ressaca literária.

Tigs 28/09/2023minha estante
Um dos poucos livros de Stephen King que eu nunca li, mas sou louco para ler.

Fabio.Donhauser 03/01/2024minha estante
Como que leeeeee essa merda

vichy_mahrie 13/02/2024minha estante
Tenho muita vontade de lerrrrr dizem q é mais assustador q o filme em si

Priscila 13/02/2024minha estante
Pra quem perguntando como ler: esse app não é pra ler, é pra marcar o que você ler. ?

Miresenhs 17/04/2024

O clube dos otários vai deixar saudades!!
Vocês não podem simplesmente deixar uma história ser uma história?

Crianças, a ficção é a verdade dentro da mentira, e a verdade desta ficção é bem simples: a magia existe.

Bom, começo dizendo que esse livro foi meu primeiro contato com a escrita do King, e sim ele é fabuloso.
O livro é muito profundo, posso falar que é um soco no estômago. Aahhh, antes que eu me esqueça, OBVIAMENTE NÃO TEM NADA HAVER COM O FILME., o LIVRO É ABSURDAMENTE MELHOR.

O aprofundamento psicológico do livro chega a ser perturbador. Os personagens são incrivelmente profundos (aqui os sentimentos se confundem, como a vida real, que nada é caricato e simples?. Hora você ama e hora você vê os defeitos dos personagens).
Quanto mais vai lendo, mais você adquire a certeza, que nossa geração não faz ?mimimi? ao abordar as minorias? é trabalhado a homofobia, racismo, bullying, abuso infantil, espancamento infantil e outros...

Não tenho palavras para descrever essa obra, qualquer coisa que eu colocar aqui não chegará aos pés da grandiosidade do livro.
O King escreve sem medo. Não sei se você entende? Ele escreve o que ele bem entende? sem medo se aquilo vai fazer sucesso ou não. Ele vive a arte da escrita. Entende?
É admirável o quanto a escrita dele é fluida, o quanto ele te faz entrar nas páginas.

Devido não sentir medo, devido não ligar para a repercussão. É perceptível que o autor não tem receio de ser censurado. Talvez muitos vão dizer que têm algumas partes desnecessárias. E realmente concordo com você, a prova é a 1049.
Mas, eu direi também o que torna S.King genial é ele não permitir que o medo domine a sua escrita. Afinal, não tem jeito certo de escrever. Apesar de ser abruptamente medonho você não vai tirar a cena da cabeça.

It a Coisa, tem um apelo pessoal, eu acredito veemente que foi um contato pessoal com autor (com a vida dele, com memórias, com um pouco da sua psiquê, misturado com a fantasia), ele pôs a alma dele nessa obra, creio que muitas metáforas e a busca excessiva pela psicanálise diz muito sofre Stephen não simplesmente as crianças de Derry. (Mas, isso só são suposições minhas).

Pois bem, o melhor livro que já li. Pensei que não gostaria do final. Mas, eu simplesmente amei.

Derry é a Coisa. Pra qualquer lugar que a gente vá? quando a Coisa pegar a gente, as pessoas não vai ver, não vão ouvir, não vai saber. Vocês não entendem como é? A gente só poder tentar acabar o que a gente começou.

Ele soca postes de montão e insiste que vê assombração!

O clube dos otários vai deixar muita saudades!!

???-QUOTES?????
A tartaruga não pôde nos ajudar

Cabelos de fogo como brasas no inverno meu coração queima.

Uma garota que masca chiclete também fuma! Uma garota que fuma também bebe! É uma garota que bebe, todo mundo sabe o que uma garota assim faz!

? Don, todas as cidades dos Estados Unidos têm um contingente de pessoa que odeiam os gays ? disse ele. ? Não me duvido que não saiba disso. Afinal, estamos na era de Ronnie Amorim e Phillips Housefly.

? Sei o que as pessoas acham dos gays ? disse Don baixinho. ? Levei uma surra em uma parada de caminhões em Dayton quando era adolescente; alguns caras de Portland colocaram fogo nos meus sapatos em frente a uma lanchonete enquanto um policial Velho e gordão ficava dentro da viatura rindo. já vi muita coisa? mas nunca vi nada assim. Olha ali. Dá uma lida .
?Me mostra seu p4u, sua b1ch4, e vou cortar ele fora.?
?Enfie pregos nos olhos de todos os veados (por Deus)!?
? Quem escreve essas frases tem um problema sério de loucura. Eu me sentiria melhor se achasse que era só uma pessoa, um doente isolado, mas?
? Don passou o braço lentamente na direção da extensão da Ponte do Beijo. ? Tem muitas dessas coisas? e acho que não foi uma pessoa que escreveu todas. É por isso que quero sair de Derry. Lugares demais e pessoas demais parecem sofrer de loucura profunda.

Tudo que já consegui e tudo que tenho agora está ligado ao que fizemos naquela época, e você paga pelo que recebe neste mundo. Talvez seja por isso que Deus nos fez crianças primeiro e nos colocou mais perto do chão, porque Ele sabe que é preciso cair muito e sangra muito pra aprender essa simples lição. Você paga pelo que recebe, você é dono daquilo pelo que pagou? e mais cedo ou mais tarde, o que é seu volta pra casa, pra você.

Um dia você vai me matar, Tom. Você sabe disso? Um dia você vai longe demais e este vai ser o fim. Você vai surtar.
Ele respondeu: faça as coisas do meu jeito, Bev, e esse dia nunca vai chegar.

? Sinto como um pássaro deve se sentir quando chega o outono e ele sabe? apenas sabe que precisa vir pra casa. É instinto, querida? e acho que acredito que o instinto é esqueleto de ferro sob todas as nossas ideias e livre-arbítrio. A não ser que você esteja disposto a tirar a própria vida, acabar com seu futuro, comprar bilhetes só de ida pro inferno, tem cousas pras quais não dá pra dizer não. Você não pode recusar sua opção porque não há opções. Não pode impedir que aconteça tanto quanto não dá pra ficar parado na primeira base com o táxi na mão esperando a bola de beisebol te acertar. Tenho que ir. Aquelas promessa? está na minha mente como um an-anzol.

Uma criança cega de nascença nem sabe que é cega até alguém dizer para ela. Mesmo então, ela só tem uma noção das mais acadêmicas sobre o que é a cegueira; só quem já enxergou tem uma noção verdadeira do que é ser cego. Bem Hanscom não tinha noção de ser solitário porque nunca teve nada diferente.

"Minha superfície sou eu.
Sob a qual

"As vezes eu me pergunto o que
vou fazer, não há cura para
a tristeza de verão."
- Eddie Cochran

?Bem, eu digo, e o treinamento para ser oficial??
?Ele jogou a cabeça para trás quando falei isso e riu até eu achar que ia engasgar com o cuspe. Em seguida, ele diz: ?Filho, no dia que tiver oficiais crioulos nesse exército m, vai ser o dia em que você vai ver Jesus Cristo dançando o Charleston no Birdland. Agora assine ou não assine. Minha paciência acabou. Além do mais, você está deixando o ambiente fedido.?

Hi-yo, Silver, VAMOOOOOOOOOS!
VitAria1235 17/04/2024minha estante
Tenho a impressão que deve ser cansativo ler uma obra tão grande. Mas, amei a resenha

Beatriz3345 17/04/2024minha estante
Adorei que você devorou a obra!! Vou retomar minha leitura tbm

Micael.Paula 17/04/2024minha estante
Sinto que o Ben foi pouco explorado no livro

BArbara1639 17/04/2024minha estante
Eu larguei bem no final.. me deu um tédio.. acho que vou retomar, talvez faça mais sentido

Meire pool 17/04/2024minha estante
A resenha ficou incrível

Mateus 18/04/2024minha estante
Após assistir os filmes nas duas versões, e a leitura desse calhamaço, tenho a impressão que o Ben e a Bev foram pouco explorados, ocorreu foco no Bill (bem óbvio) mas o dois que citei tem histórias mais interessantes em alguns aspectos.

Vania.Cristina 18/04/2024minha estante
Eu adorei o livro quando li e sua resenha me deu vontade de reler.

Fabio 20/04/2024minha estante
O melhor livro do King, com certeza!!!!

leiturasdojoão 24/09/2023

Um calhamaço que vale seu tempo
Fui dar uma chance a esse livro já sendo um grande fã do filme desde 2021, e posso dizer que eu fiz a escolha certa.

Vou começando a dizer que esse livro não é só sobre um palhaço que vive no esgoto e mata crianças, é muito mais que isso.

O livro é mais pesado que o filme abordando temas pesados como o bullying, depressão, suicídio, automutilação, racismo, gordofobia, homofobia, pedofilia, violência doméstica, machismo, abuso psicológico, estupro, pais abusivos e por aí vai. É um livro que discute temas importantes sobre amizade e pré-adolescência no geral.

Os personagens são muito bem desenvolvidos e você vai criando ao longo do livro um apego com cada um deles.

A escrita do King é incrível, viciante e surreal. É um livro com 1103 páginas e eu ainda querendo mais e mais páginas sobre a cidade de Derry e o clube dos otários. Esse é o meu primeiro livro do Stephen King e eu ainda pretendo ler mais e mais livros dele.

Por enquanto deixei aqui minha avaliação 4.5, mas ainda preciso de tempo pra pensar se vou favoritar ou dar 5 estrelas.

Gustavo616 28/01/2023

Beep-beep, Richie! ??
Passei quase dois anos criando coragem para ler esse calhamaço do Estevão Rei, porém o meu único arrependimento foi não ter lido antes.

Uma série de mortes e desaparecimentos estão tirando o sossego dos moradores da pequena cidade de Derry, no Maine. Os casos ocorrem principalmente com crianças e adolescentes, preocupando à todos na cidade a ponto de um toque de recolher entrar em vigor, além da recomendação das pessoas não andarem sozinhas nas ruas.

Durante esse período, sete crianças acabam por se conhecerem e constroem fortes laços de amizade. Elas confiam umas nas outras o suficiente para trocarem suas experiências a respeito dos misteriosos casos que lhes aconteceram, como o aparecimento de um palhaço assustador onde quer que eles fossem, logo percebendo que esses acontecimentos acabavam por ir para um lado sobrenatural. Logo Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly se juntam para enfrentar o mal que ronda a cidade de Derry.

Esse é o maior livro do Stephen King que já li, com suas 1103 páginas, porém sinto que o livro poderia ter bem menos páginas. O King abusou dos detalhes nessa obra, em alguns momentos a leitura se torna extremamente chata por conta de detalhes que não acrescentem em nada na história principal e, na minha opinião, esse é um ponto negativo da obra.

Em compensação, quando o livro começa a focar no que realmente interessa, ele lhe prende de uma forma maravilhosa, sendo difícil tirar os olhos das páginas, e a leitura começa a fluir de forma leve e rápida.

Outro ponto positivo nesse livro são os personagens. As crianças foram escritas maravilhosamente bem, o que não me surpreende, já que é um dos pontos fortes do Stephen King. Os adultos também são muito bem escritos, mantendo a essência de quando eram crianças mas com o toque de amadurecimento necessário.

Os lugares também foram muito bem planejados e descritos. Você consegue ver a cidade de Derry perfeitamente bem, conhece cada rua, casa, loja, floresta, riacho e esgoto exatamente como foi pensada.

A respeito das adaptações, assisti a It Capítulo Um (2017) e It Capítulo Dois (2019) e confesso que me surpreendi positivamente com ambos os filmes. Ambas as obras seguem por alguns caminhos diferentes do livro, o que foi necessário, pois seria extremamente complicado adaptar toda a história do livro perfeitamente bem para o cinema, porém o filme não peca em nada ao seguir alguns caminhos alternativos. Assistir à esses filmes é bastante recomendado ao terminar a leitura do livro.

It é, definitivamente, um dos melhores livros do Stephen King, mostrando tudo o que o Mestre do Terror é capaz de fazer quando se está com uma máquina de escrever à sua frente.

Recomendo muito essa leitura à todos que já conhecem o King, mas não recomendo como primeira leitura ou uma das primeiras (claro, você pode se arriscar e lê-lo), sendo preferível estar acostumado com a escrita do autor.

ALERTA E POSSÍVEL SPOILER:

It é um livro que toca em diversos assuntos delicados, como bullying, homofobia, maus tratos à animais, violência infantil e até mesmo crimes sexuais, então deixo aqui esse importante alerta à qualquer um que tenha interesse na leitura.
Mila 29/01/2023minha estante
Ótima resenha! Como complemento indico assistir It: obra prima do medo.

Gustavo616 29/01/2023minha estante
Muito obrigado! Depois que terminei a leitura de It, consumi muito conteúdo a respeito lá no YouTube, sempre via o pessoal falando a respeito dessa adaptação e acabei vendo várias cenas também. O único motivo de eu não ter assistido antes da resenha é porque não está disponível em streaming (até onde sei), mas ainda tenho muita vontade de assistir.

Abelita.Azevedo 29/01/2023minha estante
Ele soca postes de montão e diz que vê assombração
?????
Esse livro é muitooooo bom!

Gustavo616 29/01/2023minha estante
Nossa, minha mente ficava me lembrando dessa frase antes de dormir depois que terminei de ler o livro hahaha
Experiência maravilhosa!

Japa91 29/01/2023minha estante
Só de ler essa resenha, deu vontade de reler essa obra prima! Eu amo tanto esse livro ??

Obrigado por ler!
Depois que terminei a leitura, comecei a consumir qualquer conteúdo relacionado, só pra não ficar distante desse universo. Tenho certeza de que vou reler essa obra ?

Eti Chaves 31/01/2023minha estante
Simplesmente perfeito!? No meu ranking, só perde para A Dança da Morte.

Gustavo616 31/01/2023minha estante
Quero muito ler A Dança da Morte, mas assim como fiz com It, ainda estou tentando reunir coragem o suficiente pra encarar essa leitura. Estou ansioso para conhecer o Randall Flagg, sempre ouço as pessoas falando desse personagem quando o assunto é o universo do SK.

Claudete 27/02/2023minha estante
Tenho medo de palhaço, não vou ler não ??

Leonardo.Oliveira 12/01/2023

It é a história de sete amigos, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly (a única garota do grupo), eles formam o grupo dos otários, assim batizado por eles, porque são as crianças estranhas da escola, em Derry, cidadezinha do estado do Maine. Na verdade, essas crianças não têm nada de estranho, mas são vítimas de bullying por alguma característica: Bill (gagueira), Richie (apelidado de boca de lixo), Stan (judeu), Mike (negro), Eddie (asmático), Ben (gordo) e Beverly (simplesmente por ser uma menina pobre).
Acredito que o que torna a leitura do livro tão agradável é a sensação de pertencimento ao grupo dos otários que a gente tem durante a leitura. Não tem como a gente não lembrar dos nossos grupinhos de amigos. Então você se teletransporta para dentro do livro. Você torce para cada um dos sete membros, você torce contra seus perseguidores e contra a coisa.
Não é bem um livro de terror. Tem a coisa, e monstruosidades humanas que causam repulsa ao longo da história, verdade! Mas, vi muito mais do que isso. É um livro que fala sobretudo de amizade, sobre o amor e dedicação entre os amigos.
marina 12/01/2023minha estante
adorei a resenha

twilighter_ 12/01/2023minha estante
Realmente "It" não é um livro de terror, e isso só é percebido quando é finalizada a leitura. Muito boa a resenha!!

Barbar@ 12/01/2023minha estante
A coisa séria o medo dentro das pessoas e do que são capazes?

Ju Ragni 09/04/2023minha estante
Pela resenha, acho que você iria gostar muito do conto CONTA COMIGO, que está no livro QUATRO ESTAÇÕES do Stephen King. Não vou dar spoiler, só digo que é muuuuito bom. E nesse livro ainda tem UM SONHO DE LIBERDADE (dispensa comentários). Para mim é a melhor coletânea dele, e olha que sou fã, leio quase tudo que ele publica.

Gustavo Rodrigues 06/08/2020

Espetacular. No início o livro pode ser relativamente amedrontador tendo em vista que tem mais de 1000 páginas, porém a leitura flui de uma maneira muito natural. A imersão que o King proporciona é absurda, realmente você se sente parte daquele Clube dos Otários e passa a compartilhar todos os sentimentos com eles.
Damien 18/09/2020minha estante
Sempre vou ficar feliz em ver pessoas exaltando esse livro (/^?^)/ hehehe

Cris 25/02/2024minha estante
Estou lendo, está sendo maravilhoso ??

resenhasdajulia 19/05/2021

Obra-prima!
Esse livro é uma experiência única!

A história se passa na cidade de Derry, e nos apresenta o Clube dos Otários, composto por Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly.

Em 1958, Bill faz um barco de papel para seu irmãozinho, George que, quando sai para brincar com ele, tem um terrível encontro com a Coisa...

A partir disso, os 7 amigos se unem para enfrentar esse ser maligno, que possui várias formas.

O livro alterna entre passado (1958) e presente (1985), e foca em todos os amigos. King desenvolveu perfeitamente 7 protagonistas, sem deixar nenhum de lado, se aprofundando na história de cada um.

Sobre a cena polêmica, eu achei desnecessária para a história e não entendi por que o King escreveu isso, porém eu entendi a Beverly ter tomado essa atitude. Contraditório, eu sei, já que ela foi criada pelo King, mas foi o que senti lendo. Se fosse outro personagem fazendo aquilo, eu não teria favoritado e teria dado uma nota menor.

É um livro que trata sobre amizade, e o poder da união.

Amei!
Pedro 06/06/2021minha estante
Um dos melhores do King.

NayLyra 25/07/2021minha estante
Meu fav dele ?

Pam 17/02/2022

De fato, uma obra prima.
Sempre tive medo de pegar esse livro pelo número de páginas (procurei um contador de palavras e acredito que seja o maior livro que eu já li na vida), mas os constantes elogios me motivavam. Em 2022 veio aí! Finalmente li essa obra prima do Stephen King e é sim tudo o que falam. Para mim, além de um livro impressionante de terror, foi uma história de amizade e isso me acolheu de um jeito inimaginável pra uma história desse gênero. Quem não adoraria ser amigo do clube dos otários?

Todo mundo já conhece a história desse livro: 7 crianças se unem para derrotar uma criatura, o Pennywise/a Coisa, que está matando crianças em sua cidade, e ainda temos trechos deles na vida adulta tendo que lidar com o retorno da Coisa. Eu me apaixonei por cada uma dessas crianças, e a versão adulta delas também. O Stephen King tem um dom maravilhoso de incorporar crianças em seus livros, cada um deles tem uma história e personalidade e únicos. Os diálogos e reações deles são muito típicos de uma criança, você se encanta com o amor deles, a infantilidade divertida e meiga de cada ato, e, principalmente, a amizade. Mesmo quando eles crescem, o King mantém a essência de cada personagem, é lindo demais ver um desenvolvimento assim tão bem escrito.

A história do livro é fenomenal. Eu amei como fomos descobrindo aos poucos sobre a história da Coisa pelos olhos das crianças. O terror que ele espalha pela cidade, o clima de medo, tudo é muito bom de ler. Falando da cidade (Derry), a descrição do King é tão boa que a experiência de leitura fica muito imersiva. O autor não tem pressa (como sempre, mas eu adoro) de mostrar o funcionamento de toda a cidade, vamos conhecer muitas figuras e locais incríveis: desde personagens que dão mais raiva do que A Coisa, até alguns que eu queria abraçar e guardar num potinho. O final é de tirar o fôlego, tudo entrou num caos tão grande que eu senti aquela sensação de fim de mundo. É emocionante em cada frase. Uma experiência completa.

Esse livro me lembrou aquela citação de The Hauting of Bly Manor: "Isso não é uma história de fantasmas. É uma história de amor". It: A Coisa é um livro de terror, mas é muito mais que isso. Tem sim coisas assustadoras e MUITO perturbadoras, mas é (para mim) acima de tudo um livro de amor fraternal entre seus protagonistas. O tempo todo é um prazer acompanhar cada um deles se descobrindo, cada um com suas lutas individuais, e ao mesmo tempo aprofundando os laços de amizade, que mesmo na vida adulta permanecem, porque certos amores a gente sempre vai carregar, independente do tempo e de qualquer circunstância. Bill, Beverly, Ben, Eddie, Mike, Richie e Stan, guardarei vocês pra sempre no meu coração!

site: https://www.instagram.com/p/CaIu6QDLQK8/
Dri 17/02/2022minha estante
esse livro é realmente tudo o que falou, é o meu preferido da vida

Pam 17/02/2022minha estante
eu achava q as pessoas aclamavam só por ser grande (não sei de onde tirei isso kk) mas é realmente muito bom! entendo q seja seu favorito vale cada página

@lilibruxinhaleitora 17/02/2022minha estante
Livro preferido do autor e da vida!!

Gabiis. 18/02/2022minha estante
Amo esse livro. E a sua resenha foi sensacional.

Dougrazz 18/02/2022minha estante
que resenha linda, amei... fiquei com mais vontade de ler

Pam 18/02/2022minha estante
obrigada pelos elogios, pessoal! eu senti q minha resenha não faz justiça a esse livro, ele merecia mais e eu fico toda atrapalhada querendo comentar tudo kkkkk douglas, leia sim!!! é perfeito

Pam 18/02/2022minha estante
elizane, ainda não sei se vai se tornar o meu favorito dele, maa vai chegar perto kkkk terminei de ler há dias e ainda penso muito nele, impactante demais.

kelly.brekker 18/02/2022minha estante
esse livro é literalmente minha meta da vida, amei a resenha!

Pam 18/02/2022minha estante
ai kelly, qnd vc tiver tempo leia com carinho, é incrível ??

Marlonbsan 09/03/2020

It
Em 1958, crianças estavam sendo mortas de maneira inexplicável em Derry, outras muitas presenciaram eventos estranhos, o pessoal do Clube dos Otários foi um deles, e eles se reuniram como de forma predestinada, para enfrentar a Coisa. Em 1985, o mesmo evento voltou a acontecer, agora adultos e cada um para um canto com suas vidas, exceto Mike, o Clube foi chamado por ele e por uma promessa de 27 anos atrás.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos os acontecimentos na cidade de Derry no Maine, quase sempre através do ponto de vista de algum dos protagonistas, pertencentes ao Clube dos Otários. A leitura é pouco fluida devido à quantidade de informações que são apresentadas, mas é uma característica do King, ele cria um background tão rico de informações para o livro com um cuidado especial em cada palavra. Claro que sua prolixidade está latente, mas a capacidade de criar uma história toda para a cidade de Derry, além de como cada personagem ficou depois dos 27 anos é impressionante.

Os interlúdios quebram um pouco o ritmo, e acaba sendo bastante denso a leitura, mesmo trazendo informações interessantes, mas não tão essenciais. Porém, a forma como a progressão narrativa é feita, ficou impecável, tanto nas transições temporais, quanto de acontecimentos, tudo muito bem demarcado. O livro é bastante imersivo, muito bem escrito e construído.

Os personagens possuem características que definem muito bem sua personalidade, tanto os protagonistas, quanto os secundários, King tem uma ótima capacidade de escrever sobre crianças e amizade, além de criar pessoas odiosas, que tem atitudes repugnantes, mas que enriquece bastante o livro e eles possuem seus papeis para dar dinâmica e veracidade ao contexto. E é tudo profundamente explicado.

Tanto apreensão quanto medo foram nulos pra mim, pelo fato de saber que 27 anos depois as crianças estavam vivas ainda. E o final é bem construído, King inventou algo para explicar a sua criação, é coerente com a sua criatura. Se é aceito a existência da Coisa, qualquer explicação sobre ela deveria também ser.

Tem uma parte, em que as crianças precisam se ?reconectarem? que poderia ser tratada de uma forma mais delicada.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan, quem puder, segue lá

book.hiraeth 17/04/2024

O clube dos otários vai deixar saudades!!
Vocês não podem simplesmente deixar uma história ser uma história?

Devido não sentir medo, devido não ligar para a repercussão. É perceptível que o autor não tem receio de ser censurado. Talvez muitos vão dizer que I têm algumas partes desnecessárias. E realmente concordo com você, a prova é a 1049.

Ele soca postes de montão e insiste que vê assombração!

O clube dos otários vai deixar muita saudades!!

???-QUOTES?????
Cabelos de fogo como brasas no inverno meu coração queima.

?Me mostra seu p4u, sua b1ch4, e vou cortar ele fora.?
?Enfie pregos nos olhos de todos os veados (por Deus)!?

Ele respondeu: faça as coisas do meu jeito, Bev, e esse dia nunca vai chegar.

"Minha superfície sou eu.
Sob a qual

"As vezes eu me pergunto o que
vou fazer, não há cura para
a tristeza de verão."
- Eddie Cochran

?Bem, eu digo, e o treinamento para ser oficial??

Hi-yo, Silver, VAMOOOOOOOOOS!

A tartaruga não pôde nos ajudar.
lele.sanchez 17/04/2024minha estante

Amei a resenha!!

Valesca.Castelani 18/04/2024minha estante
Parabéns pela resenha magnífica

Maricarla0 21/04/2024minha estante
Não quero que termine, mas não consigo parar de ler

Alícia Marques 01/01/2022

Ai, gente, que decepção.
Acho que esse é mais um caso em que a expectativa que as pessoas geram na gente sobre um livro estraga toda a experiência. Eu não gostei, acreditam? Dou 2? porque a trama construída pelo King é boa e entendo a importância dele pra literatura (e séries, filmes, etc) que o sucedeu.

Comparando com o próprio King, para mim A Dança da Morte tem um desenvolvimento de ?bem x mal? MUITO melhor (e os dois são calhamaços). Também, por mais que tenha achado as crianças muito fofas e incríveis, para mim a amizade de Conta Comigo, do livro Quatro Estações convenceu mais e é um conto!!! A parte de fantasia pareceu muito deus ex-machina, pela forma que foi inserida na história. As pessoas dizem que ?não é um livro de terror sobre palhaços, é sobre amizade?, mas pra mim é só sobre A Coisa mesmo. Tudo o que acontece é sobre e por causa dela - até a amizade. Da metade pro final eu só queria terminar pra poder assistir aos filmes, que dizem ser incríveis.

O que acontece com a Bev *naquela cena* do final também é inadmissível e eu não consigo passar pano - eles tinham 11 anos!!

Achei que terminaria o livro achando a leitura apenas mediana, mas o final estragou tudo pra mim. O King estava na sua pior fase dos vícios quando escreveu e isso transparece nesse livro - algo que foi me deixando cada vez mais triste.
Amanda 01/01/2022minha estante
A cena da Bev é horrível?

Pheriannath 01/01/2022minha estante
Amiga é sobre isso. Eu tenho ranço do king, o que melhor que eu li dele até hoje foi A espera de um milagre, e nem terror é ?

Juh Saint 26/09/2020

OBRA PERFEITA, CHEIROSA E SEM DEFEITOS quase sem, tem uma parte só que.....
Meu deus que livro incrível !! Lembro que li rapidão e nem reclamei do tamanho. Foi o primeiro livro com mais de 600 páginas que eu peguei na mão e vejam só é quase o dobro disso.
Terror de primeira qualidade, com pitarescos de drama e aventura juvenil (até metade da trama).
Pq terror de primeira qualidade ?? Pq esse livro mexe com alguns dos nossos maiores medos. Quando eu era pequena morria de pavor de lugares escuros, pequenos e q não dá pra saber o que tem por trás da escuridão. Isso é algo que mexe mt coo a imaginação do leitor e o King sabe entregar a narrativa mtbem pra chegar no climax de nossos medos.

Gosto de falar de personagens e por mais q o King as vezes seja meio cliche com alguns, ele sabe fazer alguns brilharem bastante, carisma e o que nao falta pra alguns. De longe o melhor e o vilão. Pennywise é indiscutivelmente um dos melhores antagonistas da literatura, intimidador, de imagem q é difícil de esquecer, com passado macabro dmss ce é loko.
Eddie é um amorzinho na fase criança dele dps ele perde um pouco o brilho, mas vc continua amando ele e torcendo por ele, mesmo q pareça ter algo errado no casamento dele com a Myra, mas é só a narrativa botando suspense em tudo..... skpaoksopapksop
Bill o líder do grupo, o jeito dele, qualidades e defeitos, tb uma fofura e dificil de nao se apegar na jornada de superaçao e ate vingança desde o inicio do livro, o mais proximo de uma figura de protagonista.
Beverlly maravilhosa, coloca ordem no chiqueiro varias vezes e é uma menina afrente de seu tempo se for ver. Chega fase adulta e ela faz mt merda, pq ne ela ainda nao superou o passado, nao superou homens toxicos na vida dela. Td bem nao e culpa dela, acho mt bem criticado isso, King acertou em cheio pq é algo q se repete na vida real, mais do que a gente imagina.
Quem sabe na fase adulta ela ate seja a personagem com o melhor plot. Voltando pra infância dela..... VAMOS DE PASSAR PANO PRAQUELA SURUBA RIDÍCULA? Só pq o proprio King falou dizendo q se arrepende, pq eu senti uma vergonha alheia imortalíssimaa.......... o q ele tinha na cabeca pra escrever aquilo, mas o efeito era pra surpreender e chocar, incomodar, ate agitar a cabeça de moralista ?? ta, funcionou mas continua merda véi.

Teve uma morte q me deixou mt triste mesmo, de querer largar o livro e isso é um ponto positivissimoooo pq sempre falo, se o autor tem coragem de matar um personagem importante ele precisa fazer bem feito, se nao faz so causa revolta no leitor (e me causou a ponto de quase querer droparmas felizmente fui ao final).

Enfim, nao leu ainda, vai ler agora!! Obra mais completa do King q representa td oq ele é!!

Vivian 10/06/2021

Perfeito!!!
Primeiro livro do Stephen que leio e acredito que comecei bem. Apaixonei com a escrita dele, extremamente detalhista. Ele consegue criar um clima de tensão e suspense como ninguém. Eu corria com as páginas para saber o que aconteceria nas próximas passagens. Enfim, foi uma ótima leitura. E olha que é um tijolão, mas não foi nada cansativo e li sem pressa, no meu ritmo. Assisti ao filme logo depois, mas não gostei da adaptação.
dressa 10/06/2021minha estante
Esse livro é tão gostoso de ler ?

Cristina.Amaral 10/06/2021minha estante
Se o King narrar uma receita de bolo, fica emocionante! Rs

Danizio0 10/06/2021minha estante
Também não curti o filme principalmente a parte 2

Christine.Jara 10/06/2021minha estante
É um caminho sem volta. O bom é que tem MUITOS outros livros...

Alesouza 10/06/2021minha estante
Um calhamaço gostosinho de ler.

Bárbara Paradiso 22/01/2021

Pode apostar seu coro nisso!
???Se você é aquela pessoa que tem medo/receio de encarar um calhamaço, não se preocupe mais com isso, eis aqui um ótimo livro para começar, e ainda mais se você já gosta da escrita de Stephen King.

???A leitura é fluida e empolgante, considerando o fato de King ter o dom de te levar para um passeio tão a fundo pelo cenário da história, que você se sente um dos personagens.

???Não tenha medo de encarar, porque essa aventura vai passar num piscar de olhos, e você sentirá as mais diversas sensações, e se quer um conselho, mergulhe fundo nelas...

- Se você vai curtir o livro?!
Pode apostar seu coro nisso!! ?
@theodk 22/01/2021minha estante
Estou seguindo aqui minha leitura kkkkk "Pode apostar seu coro nisso" Que vou terminar ?
Quero ler os outros calhamaços dele, principalmente Dança da Morte e Novembro 63, mas não em seguidas kkkkk

Nathan Souza 22/01/2021minha estante
Venho colecionando motivos pra começar de vez essa leitura. Essa resenha foi uma delas...
Gostei. E tenho a sensação de que vou gostar muito desse livro.
Embora me parece muito que IT parece não ter meio termo no gosto popular. É tipo, quem não gosta ODEIA e quem gosta, AMA DE PAIXÃO. KKkk

Sol 30/10/2021minha estante
???

Jéssika Dayana 23/01/2022

Eu tô é morta...
Mano, que livro foi esse? Eu simplesmente amei, e olha que quase abandonei no começo. O início é MUITO lento, as coisas demoram a ficar interessantes, na minha opinião, é claro. Mas depois dos 50% fica quase impossível largar, terminei em uma semana, e levei dois meses pra ler os 50% iniciais kkk. Stephen Rei como sempre me surpreendendo. Eu me senti parte do Clube dos Otarios, me senti uma deles, não via a hora de sair pra brincar com eles. Eu chorei nas decisões finais, e olha que poucos livros me fizeram chorar de verdade, eu chorei como um bebê, literalmente kkk. Mas precisamos falar sobre o Henry e seus amigos, que personagens bem escritos, o Stephen e seu dom de nos fazer odiar seus personagens. Agora, tocando no assunto da cena chocante do final, eu ri demais, e ri porque sei que Stephen soube muito bem o que estava fazendo, eles precisavam daquilo naquela hora, precisavam para poder seguir em frente. Todos os livros do Stephen tem uma cena que serve para impactar o leitor, a maioria não tendo finalidade na história, mas nesse livro essa cena foi bem colocada. Enfim, um livro maravilhoso, era uma das minhas leituras obrigatórias da vida, e fico muito feliz em dizer que amei demais esse momento.
iamdudis 23/01/2022minha estante
Meu fav da vida ?

Jéssika Dayana 23/01/2022minha estante
Entrou para os meus favoritos da vida tbm ?