It: A Coisa

It: A Coisa Stephen King

Resenhas - A Coisa

Amanda3757 13/04/2022minha estante
Arrasou na descrição. It é o livro da minha vida .. tenho até eternizado na pele . Obrigada King por isso ???

Marcos 13/04/2022minha estante
Obrigado Amanda ???? se tornou meu livro favorito do mestre? simplesmente maravilhoso ???

Deise 13/04/2022minha estante
Esse livro é tudo de bom! Adorei a resenha ?

Marcos 13/04/2022minha estante
Obrigado Deise ???? acho que atualmente é meu livro da vida ???

Marie67 15/04/2022minha estante
Expressou muito bem, pois é isso mesmo, um misto de sentimentos. Me pego sentindo saudade dos otários como se fossem meus amigos também!

Marcos 15/04/2022minha estante
Você falou tudo Marie! E como se eles fossem nossos amigos? e tudo que sente nessa história? realmente um misto de sentimentos ??????

SaraBorges 16/04/2022minha estante
Sensacional, né? O capítulo do Buraco de Fumaça foi um dos melhores na minha opinião.
Amei o final e a surpresa ***spoiler*** sobre os ovos da Coisa. Não tava esperando. Curti demais!

Marcos 16/04/2022minha estante
Maravilhoso Sara ???????? eu não mencionei, mas a guerra das pedras é maravilhoso ????????

Nazli.Dias 27/04/2022minha estante
Eu sabia que você ia amar!!

Nazli.Dias 27/04/2022minha estante
Eu chorei no final, eu juro pra você... Aquela parte que o King vai falando sobre como tudo se apaga, inclusive a história que se apagaria da memória quando colocássemos o livro na estante.

Marcos 28/04/2022minha estante
Eu entendo Nazli, inclusive isso se aplica a vida da gente né ? Várias pessoas entram e saem da nossa vida? e It fala muito desses ciclos da vida ???

Adriel.Macedo 16/01/2021minha estante
Lembra que comentei que faria duas perguntas? Pois é kkk uma delas é sobre essa cena rs Achei ela toda fora de contexto e totalmente contra a ideia de amizade pura que o livro trabalhou tão bem rs
A outra era sobre o final kkk mas vc já comentou as duas.

O livro é bom, mas essa cena e o final deixam ele com um gosto meio amargo

Michela Wakami 16/01/2021minha estante
Adriel, lembro sim. Eu achei exatamente isso, como você.
Pois o que mais estava me agradando era a amizade das crianças, aí derreteste o escrito da uma errada dessa.
E o final já sabemos...

Adriel.Macedo 16/01/2021minha estante
Um livro tão legal não é mesmo? Não precisava disso

Michela Wakami 16/01/2021minha estante
Verdade, totalmente desnecessário.
Pior que comprei ele em português para mim e em japonês para o meu filho.
Meu filho ainda não leu...

Isa 19/01/2021minha estante
Também fiquei atordoada. Não entendo como publicaram aquelas páginas.

Michela Wakami 19/01/2021minha estante
Sim, também não entendo.
E não entendo como as pessoas passam pano para isso.
A nota desse livro é alta, a maioria das pessoas dão 5 estrelas.

Diego VF 21/04/2021minha estante
Eu ainda não li esse livro (eu tenho MUITA vontade de ler), mas eu vivo vendo vídeos do Stephen King. E uma fase da vida dele, a mais sombria na vdd, foi quando ele escreveu esse livro. Ele tava perdido em drogas e no álcool, tanto que ele escreveu, publicou, e anos depois, quando perguntaram para ele sobre a criação desse livro, ele não lembrava de absolutamente nada, nem mesmo da história

Michela Wakami 21/04/2021minha estante
Oi Diego, tem umas coisas bem pesadas nesse livro, se eu soubesse não teria lido. ?

Michela Wakami 21/04/2021minha estante
Ele deveria tá bem chapado mesmo.

Michela Wakami 21/04/2021minha estante
Tem umas frases que ele nem termina.

anoca 29/02/2024minha estante
as pessoas passam tanto pano para o capítulo de orgia infantil só pq é o autor de estimação delas rs

Michela Wakami 29/02/2024minha estante
Verdade, Anoca.?????

Lucas 25/12/2020

O clássico "mil vidas em uma". Ou seriam sete? 🎈
George R. R. Martin disse algo uma vez que jamais saiu de minha mente: "Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma". De que melhor maneira eu poderia representar essa fala se não trazendo It - A Coisa como exemplo?
O tamanho dessa obra pode amedrontar no início, eu sei. E não estou me referindo somente a leitores que estão começando nesse ramo, ainda tropeçando em volumes menores. Mesmo leitores mais experientes, aqueles acostumados com Guerra dos Tronos ou que se orgulham de ter lido Harry Potter e a Ordem da Fênix (esse sou eu), podem perfeitamente se assustar ao pegar um exemplar desse livro, que mais parece um tijolo, com uma fonte que deve ser lida com uma lupa se você não quiser aumentar sua miopia. Mas se quiser viver não só uma vida, mas oito a mais, esse é o livro certo para você.
A história do palhaço Pennywise foi revisitada recentemente nos cinemas pelas mãos da produtora Warner Bros., trazendo uma enchente de fãs novos para o livro e para o universo King. Tive a experiência de assistir os dois filmes sem saber absolutamente nada sobre seu universo literário, sobre as crianças e o próprio vilão. De alguma maneira, e talvez seja obra da Tartaruga (retornar para entender essa citação após ler o livro), não chegou aos meus ouvidos um único spoiler sequer, tanto do filme quanto do livro. Com o fim da saga nos cinemas, voltei minha atenção para o livro e VOALÁ, consegui esse camalhaço que devorei em um pouco mais de quatro meses.
A história de It - A Coisa se passa simultaneamente em dois momentos diferentes da vida de sete crianças e de uma criatura que comumente assume a forma de um palhaço para devorar crianças e causar o terror na pequena cidade de Derry. Em 1958, somos apresentados ao Clube dos Otários, um grupo de sete crianças que são unidas de maneira misteriosa e lidam com os mesmos dilemas infantis, como fugir de valentões e do bullying causado por eles. Ben, Bill, Eddie, Mike, Richie, Stan e Bervely são unidos pelo destino após a morte do irmão mais novo de Bill, George Denbrough, em um brilhantíssimo ato de abertura do livro. O assassinato do garoto é apenas o início de uma série de sumiços e mortes estranhas que assolarão a cidade durante o verão daquele ano.
A união dos Otários é feita lentamente, mas concisa. A amizade de cada deles é construída de maneira alheia e natural, sem ser forçada ou imposta pelo autor. O leitor conseguirá sentir, pelo decorrer dos capítulos, a construção do laço entre os personagens que durará até 27 anos depois. É de se imaginar que por 1104 páginas, essa amizade seja construída de maneira escrupulosa e demorada... Não se engane! Toda vez que você se sentar para ler este livro, será presentado com um conto detalhista e moral pautados inteiramente em situações do cotidiano que até você quando criança possa ter vivenciado. Medo do escuro, fazer xixi na cama e aversão a casas abandonadas são só o pano de fundo de todos os dilemas reais que você pode ter enfrentando quando criança e nem se lembra. Certamente questionará a si mesmo se não teve que lidar com alguma Coisa no bueiro da rua em que você brincava quando criança e hoje esqueceu.
Depois de crescidos, os Otários se tornam adultos bem-sucedidos e perdem aquilo que todos estamos propensos a perder se não exercitarmos: a imaginação. Vinte e sete anos depois, os Otários são convidados a retornar a uma Derry em desenvolvimento, com shopping centers, bancos e sem o brilho da velha da infância. O motivo? Você já deve saber. E se acha que saber que a Coisa não foi destruída vinte sete anos atrás é um spoiler que vai acabar com sua experiência com o livro, meu amigo, vou te dizer que está redondamente enganado. King faz questão que você saiba disso, o que é ainda pior. Agora os Otários estão crescidos, não lidam mais com bullying e valentões e sim com envelhecimento, empregos e esposas. A inocência que os protegiam quando eram crianças já não existe mais. Será que agora, velhos e sem nenhuma arma a não ser a amizade e uma promessa feita quando crianças, serão capazes de derrotar o monstro que mora nos bueiros de Derry?
O livro é viagem insana por diversas momentos históricos do Maine, dos EUA e até mesmo do próprio mundo. Você não somente explorará os problemas de cada criança, como perceberá a evolução de cada uma delas no decorrer da narrativa. Stephen sabe bem como desenvolver seus personagens e não se atém somente ao elenco principal. Isso pode ser cansativo as vezes, mas no fim da leitura você perceberá como cada conto do livro é uma peça do enorme quebra-cabeça que deve ser montado para chegar perto de entender a Coisa. Pequenas histórias de personagens secundários, de lugares e acontecimentos te fazem questionar se existe, de fato, ao menos uma minúscula chance de derrotar o terror que habita no coração de Derry.
A subjetividade, principalmente presente na narrativa das crianças, tem a função de criar uma visão única sobre determinados acontecimentos para cada leitor, exatamente como acontece com cada uma das sete crianças. Isso te incomodará se for fã de histórias fechadas que precisam ser minuciosamente explicadas pelo autor, porém, ao fim do livro, você fecha a página 1104 com uma história completa, brilhante, bem costurada e quase inteiramente explicada. O que o autor não justifica, tenho certeza que uma dezena de bocas te darão uma teoria diferente como explicação.
It – A Coisa é um livro maçante, arrastado e detalhista, que ao mesmo tempo consegue ser fluído, rápido e honesto, tratando de assuntos que apesar de serem incluídos na narrativa em 1986, são atuais e pertinentes. A subjetividade do livro, o excesso de detalhes (e estou falando de muitos detalhes mesmo, estou falando de CINCO, SETE, OITO, DEZ, DOZE páginas para contar uma única história de algo que aconteceu trinta, quarenta, cinquenta anos atrás) e a invencibilidade da Coisa marcam o ponto negativo da história, embora não estrague, ao fim do livro, a experiência deleitosa e inigualável que tive com o livro. Um editor mais corajoso talvez pudesse bater cabeça com King e ter nos entregue um volume menor. Duvido que exista um ser humano capaz de contrariar King para assumir essa árdua missão.
Por fim, um dos melhores vilões da literatura na minha opinião e uma das melhores experiências literárias que já tive em toda minha vida. Super indico!
Dhany.Reis 06/03/2021minha estante
Vou ler!

chelsea | @chelseabarros 28/06/2023

A história é boa, mas o livro é muito cansativo.
São 1103 páginas que poderiam ser reduzidas a 700. Eu entendo que os detalhes fazem parte da construção dos personagens, mas tem coisas que são realmente muito desnecessárias, como por exemplo: tem uma página inteira só descrevendo todos os nomes dos remédios que tem dentro de um armário no banheiro... eu acho que esse tipo de coisa em um livro que já é grande, torna a leitura meio chata e muito cansativa.
Tirando esses trechos desnecessários, eu gostei.
Eu fiquei muito apegada aos personagens, principalmente quando eles são crianças.
"Você não precisa olhar para trás para ver essas crianças; parte de sua mente vai vê-las para sempre, vai viver com elas para sempre, vai amar com elas para sempre. Elas não são necessariamente a melhor parte de você, mas já foram o depósito de tudo que você poderia se tornar.
Crianças, eu amo vocês. Amo muito vocês."
CarolCazzolli 28/06/2023minha estante
Eu tenho a mesma impressão sobre a trilogia do King que estou lendo agora... Poderia ser resumido em um só com no máximo 700 páginas. Será que todos os livros dele são assim? Talvez esse seja o estilo de escrita dele, detalhista DEMAIS.

AdrianoBiLL 28/06/2023minha estante
Eu concordo nessa parte de se alongar demais na história. Inclusive em minha análise (que está abaixo) eu comentei exatamente isso, que o livro é muito narrado, nos minuciosos detalhes, que obviamente vai soar cansativo. Mas tirando esses detalhes, o livro é excelente.

chelsea | @chelseabarros 29/06/2023minha estante
Sim eu acho que todos os livros dele são assim, porque eu li Joyland que são só 244 páginas e tbm fiquei com a impressão de que tinha coisa demais no livro? mas as histórias em si são realmente muito boas.

Bruno 29/06/2023minha estante
Eu amooo esse livro

Clara2323 30/06/2023minha estante
Muito bom o livro já até vi o filme

Bruno 30/06/2023minha estante
O filme tbm é muito bom.

Saori Malfoy 19/10/2023

?A Coisa era real; a Coisa a mataria.?
Depois de dois anos, finalmente terminei a leitura deste livro! Achei que esse dia não chegaria, mas aqui estou. Este foi meu primeiro contato com a escrita do Stephen King e posso afirmar que ele tem uma boa escrita. Enrolei bastante para ler, passei do físico para o e-book, mas esse não foi o único motivo pelo qual demorei de ler. Apesar de eu ter dado cinco estrelas, o livro teve alguns pontos negativos, como as falas e atitudes do Henry Bowers que me deixavam enojada e até mesmo desconfortável, a cena do The Black Spot que me deixou muito angustiada e a tão famosa cena polêmica que tirou meu sono de tanto que fiquei em choque, mas tirando isso, o livro me agradou muito. Com a leitura do livro pude perceber que o filme não é nada fiel ao livro, a primeira versão do filme, o de 1990, ele até tem bastante semelhanças com o livro, mas a versão recente já não é tanto. Um ponto que tenho que ressaltar é que gosto mais do Bill dos filmes, acho que teve alguns momentos da fase adulta dele que não me agradou muito no livro. Mas apesar de tudo isso, também podemos ver o poder que a amizade tem. O livro realmente me agradou muito e futuramente lerei mais livros do King. Foi uma ótima escolha eu ter decidido terminar ele agora no mês do Halloween.

beeatriz_y 23/08/2021

sem palavras
A escrita do King é de fato, impressionante, ele consegue fazer você sentir todos os arrepios, o nojo, o preconceito, a repulsa... Eu diria que não é um livro de terror que só tenha isso, é um livro de terror que você consegue sair e entrar nas cenas rapidamente, sentindo os sentimentos dos personagens de forma individualmente única, não senti medo com o IT, mas sim pelas pessoas descritas nos livros, que sim, de forma dura, é que representa a nossa sociedade.
letssissio 23/08/2021minha estante
eu queria muito ler, mas o numero de paginas é um pouco intimidador ?

joaoggur 23/08/2021minha estante
FAÇO DAS SUAS PALAVRAS AS MINHAS

beeatriz_y 23/08/2021minha estante
Eu demorei bastante para lê-lo, porém quando peguei nele não consegui mais soltar, li em 4 dias, então o meu conselho é leia, você não vai se arrepender. (Foi meu primeiro contato com o King ainda)

Craotchky 23/11/2015

🎈 A Coisa 🎈
"George esticou a mão.
O palhaço agarrou seu braço.
E George viu o rosto do palhaço mudar."

Começo lamentando que essa resenha tenha ficado tão técnica. Também não gostei dela.
Não se assuste com a grande quantidade de páginas deste volume. Uma prima minha, quando viu o livro, comentou: “Eu não tenho tempo”. Talvez ela esteja perdendo este mesmo tempo ao não ler este livro. Tudo bem que ela não seja uma grande leitora... A obra não é maçante; apesar da extensão, a narração possui ritmo constante, o que proporciona fluidez.

"Mas é de fé que os monstros vivem, não é?"

O livro, de certa maneira, é muito bem organizado, com uma introdução marcante, seguida de uma detalhada apresentação das principais personagens, inclusive Derry. Me parece que as primeiras 165 páginas constituem apenas um longo prólogo; uma espécie de iniciação, introdução. Além disso, Steve se utiliza de flashback's ao longo de toda a história.

As personagens são excepcionalmente bem-criadas e desenvolvidas, cada qual com suas características, seus maneirismos, sua personalidade e, sobretudo, cada uma com seu medo particular. Contudo, uma das melhores personagens é Derry. A cidade é cheia de particularidades e acontecimentos marcantes no seu passado. Como escreveu meu amigo Augusto de Sousa em sua resenha de It: "Os cenários de King são... vivos." Sem titubear, Derry é essencial para a ambientação e desenvolvimento da trama.

"O quanto de nós ficou aqui? O quanto de nós nunca saiu dos canos e esgotos onde a Coisa vivia...e onde a Coisa se alimentava? Foi por isso que esquecemos? Porque parte de cada um de nós nunca teve futuro, nunca cresceu, nunca saiu de Derry? É por isso?"

O final, para variar, não fica à altura do resto. As últimas 150 páginas são alucinantes, frenéticas. Porém, achei que a parte que remete a Coisa, ao monstro, bem ruim. Um ser tão temido, tão apavorante, ser combatido daquela forma tão banal. Todavia, o lado humano é estupendo, como Steve sempre é no que se refere a isso. Mas o que a menina Beverly faz para unir todos no fim? O que foi aquilo? Não consegui achar justificativas para aquela cena...

Considero a parte 6 do epílogo, na página 1099, uma das mais belas páginas que já li. Fecha tão bem o livro, completa o ciclo, finaliza tão bem a história... Fiquei com a sensação de que essa parte, bem como a parte 8, logo a frente, viessem do próprio Stephen king.

(Steve nasceu em 1947, portanto, em 1958 ele tinha 11 anos, mesma idade da maioria dos personagens no livro)

CURIOSIDADES: Vale notar algumas referências claras a outros livros dele. Na página 252 é mencionada a prisão estadual de Shawshank.... Logo no início da página 924 podemos ler a descrição de um Plymouth Fury 1958 vermelho e branco! Eu o conheço também como Christine... Um pouco mais adiante, na página 928, nos deparamos com o número do quarto do hotel em que Richie Tozier está hospedado: 217. Ora, se não é a mesma numeração do obscuro quarto no famoso hotel Overlook! A Roda e a Tartaruga da Torre também são citadas várias vezes e no fim, têm papel importante.

"O círculo se fecha, a roda gira e isso é tudo que há."

O livro, como não poderia deixar de ser, é extremamente minucioso e bem escrito.Claro que, como a maioria dos trabalhos de Steve, tem também aqueles momentos prolixos. Apesar dos vários elogios que fiz, acho demasiado exagero ser chamado de A obra prima do medo; nem mesmo achei o melhor dele, mas um dos melhores. Porém, EM TERMOS DE TERROR, colocaria O cemitério, O iluminado e até (sinta-se livre para me acusar de insanidade) Carrie na frente. Ah, pode apostar seu coro nisso.

Eu jurei, eu esqueci, eu voltei, eu lembrei, eu corri, e eu também venci o diabo.

"Todo o resto é escuridão."

🤡
Maicon 23/11/2015minha estante
Ótima resenha!

Nadjini 25/11/2015minha estante
Precisei vir aqui ler sua opnião hahahahahah
Aquela cena me deixou mais chocada que o livro todo e nunca vi ninguém falando muito dela. Feliz por não ser a única que achou desnecessária.

Juliana 07/12/2015minha estante
Achei muito boa sua resenha.
Também fiquei meio incomodada com aquela cena da Bev... quer dizer, não sei se incomodada é bem o termo, a verdade é que eu não entendi bem o propósito daquilo. Entendo que eles precisassem de algo que criasse uma laço forte entre eles, mas ainda assim... não sei, achei que poderia ter acontecido de outra forma.

Craotchky 08/12/2015minha estante
Sim, exatamente. Também não consegui entender o objetivo. A meu ver, com 11 e 12 anos, e principalmente na década de 50, eles devem ser considerados crianças. Sendo assim, nem deveria ter passado pela mente deles algo do gênero. E a forma que aconteceu, num momento nem um pouco adequado, e ainda de um jeito nada natural....

Juliana 08/12/2015minha estante
Sim Felipe, não aconteceu de forma natural, e eu ainda não tinha pensando pelo lado que era na década de 50, então parece que fica mais fora de contexto ainda... Enfim, pra mim esse foi o único "problema" do livro, do resto não tenho do que reclamar, gostei do começo ao fim.

Caroline.Demantova 14/06/2016minha estante
Amei este livro! Li há muito tempo, portanto, há alguns fatos que não me recordo, mas o que me chamou a atenção foi que a explicação dada para o que era "a coisa" foi decepcionante. Mas de resto o livro é muito bom, vale a pena ler, estou pensando em reler, mas também considero que possui passagens muito descritivas, que às vezes cansam.

Craotchky 15/06/2016minha estante
Sim Caroline, "A Coisa" em si foi meio decepcionante, mas não o suficiente para apagar o brilhantismo do resto da obra.

Mandark 04/08/2016minha estante
Excelente resenha... Me reacendeu a vontade de voltar a leitura desse livro, agora na edição nova... Eu comecei numa antiga, mas tive que devolver o livro... e Nunca mais recomecei... Vou começar de novo.

Craotchky 05/08/2016minha estante
Obrigado André! Eu, particularmente, não gosto dessa resenha, prefiro as da Torre, por exemplo. No entanto, fico feliz que ela tenha lhe motivado a recomeçar o livro; vai em frente, vale a pena, é uma experiência e tanto, quem sabe você não se organiza para ler no mês do horror que se aproxima! Eu me programei e vou dedicar outubro ao livro Dança da morte!

Mandark 05/08/2016minha estante
Excelente sugestão!! Vou fazer isso mesmo!! Dedicar o mês de outubro pra essa resenha. Quando estiver mais avançado na leitura da torre (li só até o terceiro) eu venho ler suas resenhas novamente com calma pra comparar minhas impressões.

Pedro.Luna 21/09/2016minha estante
Olá, quanto a chocante cena da Bev, eu sempre entendi que a intenção dela era de transformar todos eles, crianças, em adultos. O fim do livro não me agradou completamente, mas sou graduado em SK e isso é muito comum em seus livros, então relaxei. kkk. Abraço.

Pedro.Luna 21/09/2016minha estante
Transformar crianças em adultos no sentido de tirar deles certa inocência. Cena bizarra, mas bem simbólica.

Craotchky 21/09/2016minha estante
Olá Pedro. Sua interpretação da cena é muito boa e significativa para o que estava por vir nas páginas subsequentes. Espero que esta tenha sido mesmo a intenção. E já tenho muita experiência com o autor e sei que os finais costumam ficar abaixo do restante. Aliás hoje é aniversário dele, 69 anos. Abraço.

Luciano 08/11/2016minha estante
Uau uau uau ! Cara você despertou em mim o desejo de escrever resenhas melhores, sim pois as que escrevi até hoje são medíocres , lerei mais sobre o assunto e em breve voltarei aqui para agradece lo ! Abraços.

Craotchky 08/11/2016minha estante
Ah é? Pois é, esta resenha é a que mais repercussão deu mas eu até hoje não gosto muito, acho que ficou por demais técnica. Prefiro as que ficam mais pessoais. De qualquer forma obrigado pela mensagem, é ótimo ver que há quem goste, abraço.

Junior.Stornelli 11/11/2016minha estante
Terminei a leitura desse livro ontem e ainda estou um pouco entorpecido. kkk A cena da Bev no final gerou debate aqui. Ainda bem, pois eu fiquei muito chocado com a cena e acreditando ser completamente desnecessária. Depois de ler o comentário acima sobre ela "transformar eles em adulto, tirando o resto de inocência", consigo entender melhor. também espero que tenha sido o objetivo ali. rs Sua resenho ficou ótima e a explicação de como a Coisa surgiu gera um certo desapontamento, mas ainda assim, a última forma física dela me deixou de cabelo em pé. O final me pareceu tão triste e ao mesmo tempo "um mal necessário". Esse livro foi uma experiência incrível na minha vida de leitor.

Craotchky 11/11/2016minha estante
Realmente esqueci de mencionar que, além do livro amadurecer, o leitor amadurece durante a leitura. Ler It é uma grande experiência; ao final me senti um leitor mais completo.

Phelipe Guilherme Maciel 06/03/2017minha estante
Excelente resenha, gosto de ver resenhas assim: cheias de curiosidades, com várias frases do livro embasando o pensamento, e concordo com tudo o que foi escrito. Eu dei 4,5 estrelas. Custei a acreditar que li as páginas de Beverly que são injustificáveis. Não apenas isso, também não achei criativo a forma que foi dada à coisa e a batalha em si que acabou por vencê-la. Esperava maior afinco dos laços de amizade na batalha de 1958, esperava maior entrega das 7 crianças, esperava que cada uma delas tivesse que enfrentar a Coisa novamente com seus medos, embaralhando a mente da Coisa, pensei que ele usaria o fato da coisa assumir seus medos para confundi-la, algo mais criativo, não sei. A batalha de 1985 tomou um pouco do rumo que eu achei que tomaria, com sacrifício humano, uma vez que a inocência da infância já não existiria mais, o que aconteceu com Stan logo nas primeiras páginas e com Eddie já no final, esperava ver um pouco mais disso na batalha de 1985. Fiquei tentado a dar 5 stars, mas agora que descobri essa função de meia estrela, vou tentar diminuir bastante os livros 5 stars na minha biblioteca e resolvi deixar esse por enquanto como 4,5. Os interlúdios de Mike são sensacionais, e os últimos deixam um sabor amargo na boca. Quase uma reflexão existencialista, enquanto Mike escreve sobre nossa mundanidade, a eminência da velhice e da morte... o esquecimento.... É um belíssimo livro. O deixo abaixo apenas de "O Cemitério", considerando o que Stephen realmente fez do gênero Terror.

joyce.p.pilgrim 25/09/2017minha estante
Gostei da sua resenha e concordo com o que você e o pessoal aqui disse... To chocada com aquela cena da Bev até agora, ainda bem que esqueceram aquilo na adaptação cinematográfica de 2017, que por sinal na minha opinião, é bem fiel ao livro a química entre os atores, a construção da história, como enxugaram a história dessa bíblia de terror em quase duas horas de filme mantendo a essência dos personagens... Eu adoraria continuar comentando o filme mas aqui vou ficar apenas no livro.
Pontos positivos:
1 Personagens- são brilhantes e cativantes, tão identificáveis que tornam a leitura estimulante e fazem você se sentir como parte dos Loser's Club.
2 A escrita do King e incrível, ele consegue te envolver com a narrativa e faz você se sentir parte da história de Derry, fiquei cada vez mais intrigada com essa cidadezinha pacata a cada interlúdio.
E falando nela nunca li sobre nada parecido com Derry, tão assustadora e misteriosa e tão terrível... Nesse ponto a habilidade descritiva de King muito bem executada.
3 O livro tem uma bela mensagem sobre amizade, esperança, fé, entre outros conceito mais profundos e sutis que são apresentados de forma diferente, dependendo da interpretação daquele que lê.
Pontos negativos: Nem preciso falar da cena da Bev e dos meninos...
1 Descrição por vezes exagerada dos acontecimentos aterrorizantes e "corriqueiros" do passado de Derry... muitas vezes tornaram a leitura cansativa para mim e é um pouco desinteressante, porque não pareciam se encaixar tão bem com restante da história ( no que dizia respeito aos perdedores e aos personagens secundários). Apenas acho que o King conseguiria manter tudo o que a de bom na obra de nao se empolgasse tanto com a descrição excessiva de algumas acontecimentos... Só considero um ponto negativo porque interditou na velocidade da leitura e interesse pela leitura.
2- O final da parte das crianças com o ritual de Chüd também poderia ter sido melhor, com uma participação mais ativa de todas as crianças lutando contra a "Coisa" que no final foi um pouco decepcionante mesmo, como disseram aqui nos comentários tbm... Eu esperava uma descrição que gelasse meu sangue e me deixasse de queixo caído e ao mesmo tempo o tipo de coisa que crianças unidas com fé em si mesmas e enfrentando seus medos mais profundos pudessem derrotar.
De modo geral amei o livro e certamente lerei outras Obras do King, essa é com certeza apenas a primeira, de muitas que lerei num futuro próximo.

Craotchky 27/09/2017minha estante
Querida Joyce,
Também gostei bastante da nova adaptação e até mesmo o próprio King gostou! Fizeram um bom trabalho. Quanto aos seus apontamentos: concordo com todos os pontos positivos que você indicou e só discordo de um dos negativos, os interlúdios, as partes dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento da cidade de Derry. Acho que eles (os interlúdios) enriquecem a história. Derry aparece em vários livros do autor. Daqui uns cinco dias vou começar o livro Insônia e, pelo que li na sinopse, ele se passa também em Derry. Coragem sua começar com It. Boa sorte com suas próximas leituras dele.

aafantis 05/08/2018minha estante
Obrigada por compartilhar as curiosidades, não havia me atentado a elas no momento em que li. Abraços!

Craotchky 06/08/2018minha estante
Olá Pat, eu que agradeço sua gratidão. Esses detalhes são bem bacanas quanto as leituras do autor faz referências às suas outras obras em muitos livros. Vários personagens aparecem em mais de um livro. Pena é que quando estamos começando nele não é possível perceber essas referências. Só fico imaginando o quanto devo ter perdido nas primeiras leituras quanto ainda pouco conhecia do universo King...

Valeria 19/09/2018minha estante
Concordo plenamente com você! Um ser tão malevolo, tão poderoso ser uma aranha????? E a cena da Bev com os meninos achei totalmente fora do contexto. Nem é desnecessária, forçada mesmo! Tanto que me decepcionou com a obra. Se não fosse por isto seria um clássico obrigatório na estante

Craotchky 21/09/2018minha estante
Olá Valeria. Agora já faz quase 3 anos desde que li o livro. Hoje tenho 48 livros de Steve lidos. Ainda daria cinco estrelas para It, pois acho que é um dos melhores dele e o meu preferido. A ambientação é maravilhosamente rica em detalhes e o desenvolvimento dos personagens é estupendo. O que ele alcançou em It, nestes dois aspectos, ele jamais alcançou em outro livro. Claro que é só minha opinião particular. Ele cometeu alguns deslizes mas faz parte. Acho que sou mais compreensível hoje...

Joylande 21/01/2019minha estante
Suas resenhas são tão incríveis!
Quando crescer quero ser que nem você (aquelas né)

Craotchky 24/01/2019minha estante
Olá Joyce! Obrigado pelo enorme elogio! Que elogio gostoso de ver: "Quando crescer quero ser que nem você" hahahahaha, muito obrigado mesmo. Gosto mais de outras resenhas do que desta pois ela não é impulsiva, não há nela muita paixão. Um dia desses terei que reler o livro pois, na minha opinião, é o melhor do autor. Ainda hoje acho a construção e desenvolvimento de personagens, bem como do ambiente, os grandes trunfos de It.

manu 10/11/2020

esse livro é foda, incrível, maravilhoso, estupendo, mas eu não recomendaria ele pra qualquer pessoa. tem muitos possíveis gatilhos (violência doméstica, suicídio, pedofilia, homofobia, etc etc), o que é esperado considerando que é um livro de terror psicológico, mas mesmo assim é bom avisar né.
não vou mentir, eu pensei em desistir várias vezes até chegar nas 600-700 páginas. a narrativa é extremamente detalhada e massante, e várias vezes eu me obriguei a ler mesmo sem vontade nenhuma. foi uma leitura cansativa, mas agora que eu terminei posso dizer que valeu a pena e o final acabou compensando.
sobre aquela cena, acho que todo mundo concorda que foi um delírio coletivo KKKK pensei seriamente em nunca mais ler nada do king depois disso mas considerando que ele tava doidão de cocaína quando escreveu eu vou passar esse pano.
resenhasdajulia 10/11/2020minha estante
A tal cena a gente finge que nunca aconteceu ?

Pri 10/11/2020minha estante
Ele tava doidão de cocaina?? ?

manu 10/11/2020minha estante
aham, ele era drogado e alcoólatra, tanto que nem se lembra do que ele escreveu nessa época

Pri 10/11/2020minha estante
Chocadissima nao sabia

Aline221 01/01/2024

Minha primeira leitura do Stephen King. Simplesmente encantador, envolvente. Só é demorado pela quantidade de paginas. Mas vale muito a pena ler, não vai se arrepender.

@jessicabatista94 29/07/2020

@jessicaeoslivros
Estou feliz em terminar esse camalhaço mas já morro de saudades dos otários!

Bru 16/08/2020

"meu coração está com você, Bill, aconteça o que acontecer."
"[...]meu coração está com todos eles, e acho que, mesmo se nos esquecermos uns dos outros, vamos lembrar nos sonhos."

eu tinha uma vaga ideia sobre it em relação ao filme, pensava que fosse mais um filme de terror onde um grupo de crianças enfretava o "monstro" da infância delas. entretanto, o livro explora muito mais a amizade entre eles e o que o amor e o companheirismo possibilita, além de explorar sobre crenças e também sobre a própria infância e o seu significado.

sem dúvidas, foi um dos livros mais bem escritos que já li. a exploração do ambiente, o desenvolvimento dos personagens e a construção das histórias são fantásticas e o King soube utilizar muito bem a sua escrita. senti medo, mas por incrível que pareça não tanto pela Coisa e sim pelo o que os próprios seres humanos são capazes de fazer.

como nem tudo é flores, it tem seus pontos negativos também. um deles é em relação à tal cena perto do final que é TOTALMENTE desnecessária e que até influenciou negativamente na minha experiência. além disso, tomem cuidado porque o livro tem muitos gatilhos em relação a vários assuntos e violências.

na minha opinião, outro ponto negativo foi o fato de ser um livro muito detalhado. eu entendo que isso foi crucial para aprofundar esse mundo em torno de Derry e criar de forma excelente o ambiente de imersão na história, mas mesmo assim em algumas partes foi um pouco maçante continuar lendo, ainda mais que os capítulos são enooormes.

enfim, as mais de 1000 páginas com certeza valeram a pena e me fizeram amadurecer como leitora.
Cristiane 16/08/2020minha estante
Um dos problemas com os livros de King é esse excesso de detalhes.
Não é discutível que ele seja um excelente escritor, mas por causa desses excessos eu desanimei com ele.
Li A Torre Negra, e acho que a resumiria em metade das páginas, mantendo o mesmo conteúdo.

Bru 16/08/2020minha estante
esse foi a minha segunda experiência com ele e percebi isso também, ainda mais que os livros não são nada pequenos

Ted Goldberg 27/09/2023

Um dos melhores livros que eu já li!!!
?A infância tem seus segredos doces e confirma a mortalidade, e que a mortalidade define toda a coragem e todo o amor.?

Odailsonnnn 23/10/2020

Não é atoa que esse livro é considerado por muitos seu favorito.
A história contada em It não um terror como eu pensava, mais sim o poder da amizade, de como é crescer em um lugar ruim como Derry (que pra mim é um personagem crucial), tbm como lutar todos os dias com pessoas ruins. A influência que a Coisa tem sobre Derry é tão grande que até as pessoas que deveriam nos amar acabam cedendo a ela.
Nem sei como expressar o misto de emoções que senti lendo essa obra, raiva, medo, amor as crianças...
Me senti parte de Derry e em partes queria pertencer ao clube dos otários.
Nos 3 primeiros capítulos demorei um pouco para me empolgar na leitura, mais depois fluiu muito bem apesar de que em alguns momentos os muitos detalhes que o Tio King introduz na história ficam um pouco chato e faz vc querer pular hahaha, mas ela foi muito bem construído principalmente com a intercalação de passado e presente.
Devorei os últimos capítulos muito rápido e gostaria de não ter terminado essa obra maravilhosa, me surpreendi muito e queria que algumas coisas ali não tivessem acontecido ( principalmente na parte dos esgotos), mais fechou muito bem a obra.
Bom como muitos que leram It ele se tornou um favorito pra mim, e já espero uma releitura dele daqui algum tempo.
Recomendo muito esse calhamaço!!
Thaisdefranc 23/10/2020minha estante
Nunca consegui terminar, sua resenha me fez querer voltar a ler

Rafaela 23/10/2020minha estante
Quero muito ler

Um Livro para Amar 15/06/2020

E nunca mais leio livros de terror a noite
Sinopse: Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

It, é um super livro de mil paginas, que ficou conhecido por muito tempo como a obra prima do medo. Mas por que ele seria tão assim assustador?

O livro conta a história de crianças que moram em uma Derry, uma cidadezinha que fica no Maine, que apesar de pequena, tem histórico de muita violência, violência inclusive superior em qualquer cidade grande.

Logo no inicio, o livro já mostra ao que veio, nos dando o primeiro assassinato de uma criança, o Georgie (que é o irmão caçula do Bill) que é encontrado na calçada sem um braço.

Diferente do filme, as crianças mortas são encontradas. Logo, temos corpos para todo que é lado (inclusive não sei o que é pior, encontrar corpos mutilados ou nunca saber o que aconteceu com as crianças, fica aí o questionamento, ne?) sem nenhuma das mortes com solução.

Nós conhecemos os amigos do Bill, Eddie, Stanley, Richie (boca de lixo) e a jornada até Beverley, Ben e Mike se tornarem se tornarem parte do clube dos otários. Mas por que otários? Então, existe um rapazinho chamado Henry que o valentão da escola e ele adora se divertir fazendo a vida das crianças um inferno. Ele faz isso com todas as crianças, mas acredito de coração que ele faz com mais força com o Ben e o Mike. As crianças perseguidas por Henry são os otários, logo quando se juntam, se tornam o clube dos otários.

Logo que conhecemos as crianças, somos apresentados ao ambiente familiar delas e aos seus piores medos. Devo ressaltar aqui, que o convívio familiar é ainda mais importante do que abordado no livro, porque isso diz muito sobre a fase adulta das crianças. A Coisa aparece para as crianças de formas muito distintas, como cada criança teme algo diferente, a Coisa se transforma e usa a faceta que melhor caber para demonstrar o terror para as crianças.

Devo enfatizar aqui, que diferente de como é abordado no filme, a Coisa não costuma assustar e assustar, quase cozinhando em banho maria para depois comer. No livro a Coisa realmente assusta, mas já no intuito de fazer uma refeição, a diferença é que as crianças conseguem fugir, as vezes por pura sorte, as vezes por ajuda e as vezes por astucia.

Eu senti falta no filme de mostrar que o Richie tem coragem sim. No filme ele só pensa em fugir, mano ele é super afrontoso e fala muito palavrão, mas ele é muito amigo de Bill e do Eddie, ele não foge do perigo deixando os parças na mão. Tanto que em um ritual que eles fazem quando crianças, ele é o último a ficar aspirando fumaça (todo mundo vaza quase sufocando e ele tá lá se esforçando) e vê que a Coisa não é desse planeta e ainda consegue ser mais antiga que a própria formação da cidade.

O ritual ajuda a entender os poderes da Coisa e como funciona a Tartaruga na história. Confesso que o papel da tartaruga foi meio confusa para mim, mas em resumo a tartaruga é a antagonista de Pennywise, ela cria e a Coisa destrói. Ela é a inocência e a bondade, quando a Coisa é a malicia e a maldade encarnada.

Não é spoiler e muito menos novidade para ninguém, as crianças sobrevivem a Coisa e conseguem vence-la ainda na infância. No livro é contado a história de forma que a gente não saiba como elas venceram da primeira vez, mas no filme foi dividido a fase adulta da fase de crianças. Como filme acho que funcionou bem, até porque as narrativas são diferentes de livro e filme, no livro o mistério de como eles venceram o Pennywise é algo que nos prende até o final.

As crianças após venceram a Coisa, fazem uma promessa de que caso a Coisa tivesse sobrevido, eles voltariam para terminar o "trabalho" com ela. Eles cortam as mãos, se unem e juram que retornariam.

Devo dizer que tem uma cena que ainda bem não foi adaptada para os filmes, que sinceramente foi demais de desnecessária, e nem quero discutir sobre o motivo de existir. Para mim o corte nas mãos representa muito bem o elo e a promessa feita.

Agora seguindo, as crianças de forma eventual se mudam de Derry e seguem caminhos separados. Por força da maldição da Coisa ou um bônus da vida prevendo que eles ainda vãos e lascar muito, Bill, Ben, Stanley, Eddie, Beverley e Ben são todos muito bem sucedidos em suas profissões. Alguns aqui tem casamentos bizarros que mostram muito mais sobre a infância deles do que imaginam. Mãe abusiva e super protetora, casamento com mulher abusiva e super protetora. Pai agressivo, casamento com marido agressivo. E outros, sobre os traumas vividos na infância, como a perseguição por ser gordinho, transformou Ben em um magro atlético. E Bill em um super escritor de livros de terror. Mas indiferente a qualquer casamento, relacionamento, profissão e etc, nenhum deles tem filhos. Eles sabem que tem algo referente a Derry, como uma maldição. Mas eles nem lembram.

Tipo, eles lembram que existia um mau tão terrível em Derry, mas nenhum deles se lembra como precisão do que era. E nem pensavam nisso com frequência. A vida deles seguiu de verdade, apenas uma leve sombra, como se algo de fato estivesse os esperando. E então, se passam 27 anos.

Mike foi o único que ficou em Derry, como um guardião no farol, apenas esperando para ascender a lâmpada e acordar seus amigos. Ele lembra com mais detalhes de que Derry não é um lugar legal para se estar e passa muito tempo de sua vida pesquisando sobre a cidade, colhendo relatos, lendo jornais antigos e fazendo estatísticas. Ele entende que a Coisa, o Pennywise é algo mais antigo e mais forte do que imaginavam. Ele acompanha os recentes assassinatos na cidade e percebe que não apenas mortes inexplicáveis com claro, mutilamentos, Pennywise acordou e ele chama a galera para a responsabilidade.

Diferente do filmes, eles voltam sabendo que vão encontrar o mau novamente, como eles mesmo dizem, voltaram para matar o diabo. E acho horrível eles fazerem o Eddie e o Richie dois covardes prontos para abandonar o barco e o Bill um próprio desertor. Só não! Todos sabem que tem a promessa e que talvez não sobrevivam, mas estão ali, o senso de lealdade e o elo volta entres fica mais forte conforme as lembranças da infância voltam a aparecer. Ah claro, o Stanley realmente não volta pra Derry, ele ao contrário dos demais, ao receber a ligação de Mike, ele sem lembra quase automaticamente de Pennywise e isso o apavora demais, por isso ele faz o que faz.

O papel de Henry, é muito maior do livro do que no filme. Ele é tão malvado e representa muito bem a encarnação do mau como ser humano. A cidade na verdade é como se fosse amaldiçoada, como citamos anteriormente, Pennywise não é desse planeta e quando ele caiu na terra, ele pousou onde fica Derry atualmente. Logo, ele já estava aqui quando o povo nem havia colonizado o território, ele estava na criação da cidade e tudo mais. A cidade é como se fosse uma extensão da Coisa, onde os moradores vivem sobre a névoa de maldade de Pennywise de uma forma, que todos de alguma forma são atraídos pela violência (e vice-versa) e não conseguem entender e nem romper o ciclo de violência.

No todo eu gostei muito desse livro, e indico a leitura. Mas, não é um livro fácil de ler, ele aborda temas delicados como o racismo, violência doméstica, bullying verbal e físico, manipulação dos pais em cima dos filhos, que complementam a atmosfera sobrenatural do Pennywise. Então se resolver se aventurar por este livro, esteja ciente que é um livro pesado.

Ah, devo alertar que o final deixa muito a desejar, não gostei nada mesmo do fim. No filme, fazem inclusive uma piada sobre o autor não conseguir escrever finais descentes. Concordo totalmente, o final não conseguiu alcançar a expectativa criada em cima da grande batalha, mas tudo bem. O livro inteiro não pode ser condenado por isso. Gosto muito mesmo e indico para galera.

E nesse momento a única coisa boa é saber que Pennywise não pode me encontrar, porque se pudesse, eu corria pras montanhas. Beijos de luz galera e cuidado com palhaços na rua!

Por Priscila Nascimento
Karla Castelli 15/06/2020minha estante
Esse livro eh maravilhoooosoo

Marie67 15/06/2020minha estante
Bela resenha! Eu li It no começo do ano depois de ter visto os filmes e adorei! Concordo quando diz que ainda bem que uma certa parte não foi adaptada pro filme, eu tbm não achei nada legal. Fora isso é um dos livros que mais curti ter lido, fiquei com saudade de acompanhar os otários.

Adriana Naves 15/06/2020minha estante
Esse livro é muuuito bom, mas no final, céus, ele vira uma ficção científica de baixa qualidade. Achei muito viajado o final, conceitualmente o Ritual é interessante, mas sua execução me pareceu muito "alucinada".

Um Livro para Amar 15/06/2020minha estante
Eu tenho um carinho muito grande pelo livro, foi meu primeiro contato com S King, mas esse final dele me deixou muito decepcionada. Mas ainda assim, adorei conhecer as crianças do clube dos otários e ver eles se superando para enfrentar seus medos

Bruna.Lacurte 16/06/2020minha estante
Nossa, você definiu meus sentimentos sobre o livro! Ótima resenha.

Um Livro para Amar 22/06/2020minha estante
Obrigada! Esse livro consegue me fazer gostar dele mesmo sem gostar do final. Stephen King me conquistou, só isso q tenho a dizer

Larissa 12/09/2023

O grande livro
Esse é o meu filme favorito. Acho ele excelente e gosto bastante. Por mim, os personagens são muito bem aproveitados, a interação deles é algo ótimo, os atores são muito bons, etc. Esse filme me apresentou ao gênero terror e ao Stephen King. Eu tenho um enorme carinho por esse filme, e principalmente pelos personagens. Então decidi ler o livro, porque no livro tem mais detalhes né, e nossa, chocada com o caso da menina entre todos eles, não sabia disso.
Mas enfim, amo esse livro e foi um grande desafio ler mais de 1000 páginas kkk.
skuser02844 12/09/2023minha estante
Comecei a ler esse livro hoje ?

Larissa 12/09/2023minha estante
Boa sorte kkkk, já tá em que página?

Bia/Will 12/09/2023minha estante
esperando a minha amiga que lê 5 paginas por mês acabar pra eu pegar emprestado