It

It Stephen King

Resenhas - A Coisa

Pedro Tantan 18/05/2024

Insano demais
Irado, poggers, muito massa, radical, insano, "Não da pra tomar cuidado em um skate!" ???????.

eudayvidalves 18/05/2024

Derry foi a nascente. Derry é a realidade. Derry é a Coisa!
Ah? O que falar desse livro que desde 2021 é o meu preferido da vida? Tenho tanto a dizer que sinto que no final ainda não será suficiente.

Bom, acho justo começar falando sobre ?O Clube dos Otários?, um grupo de amigos que se juntam por sua semelhança ao serem excluídos por todas as outras crianças na escola e na cidade. Embora eles tenham isso em comum, eles são bastante diferentes uns dos outros, Bill é gago, Richie usa óculos, Stanley é judeu, Mike é negro, Eddie tem asma, Ben é gordo e Beverly é a garota que só anda com garotos. Se você reparar, não tem nada de errado em nenhuma dessas características, mas eles sofrem bullying por isso? E de alguma forma, eles acabam se juntando ao longo da história.

Stephen King faz uma construção de personagens e uma ambientação como ninguém. Sério, ele faz com maestria! Todos esses personagens que nos são apresentados têm uma história de vida muito complicada e triste, fica até difícil dizer quem sofreu mais.

Justamente pela preocupação do autor em entregar os melhores personagens e todas as características da cidade (Derry), o livro pode parecer lento no começo, mas quando começar a fluir, você se vê obcecado e não consegue largar até terminar de ler.

Além de fazer você se apaixonar pelas crianças que protagonizam o livro, ele também vai te fazer odiar outros personagens na mesma proporção, posso citar alguns (além da Coisa) como certos pais e mães de alguns dos Otários, ou Henry e Patrick, por exemplo.

?O lar é o local onde, quando você vai pra lá, tem que finalmente encarar a coisa no escuro.?

Não poderia ser diferente com a cidade onde a Coisa se esconde, Derry tem uma construção extremamente f*da, você consegue sentir toda a atmosfera da cidade através da leitura, parece que você consegue sentir até o cheiro das coisas?

A Coisa está em tudo, ela influencia toda a violência que acontece em todos os lugares de Derry, mesmo nos anos onde ela passa dormindo, ela continua ali, sua presença não é apagada. Mas tudo piora quando seu ciclo de hibernação (27 anos) acaba e a Coisa acorda pra caçar e semear O CAOS E A DESTRUIÇÃO pela cidade.

?Tudo fica bem mais difícil quando é de verdade. É aí que você engasga. Quando é de verdade.?

É extremamente importante saber que o livro retrata um terror real, tem muitas cenas pesadas mas que acontecem na nossa sociedade todos os dias. Tem racismo, homofobia, violência doméstica e todo o tipo de coisa ruim que você imaginar.

"Vá embora e tente continuar a sorrir. Ouça um pouco de rock-and-roll no rádio e vá em direção a toda vida que existe com toda a coragem que você consegue reunir e toda a crença que tem. Seja verdadeiro, seja corajoso, enfrente.
Todo o resto é escuridão."

O livro tem muitas frases que vão te fazer refletir e começar a valorizar sua vida, te mostrar que você não está sozinho, mesmo que pareça que sim.

?Talvez seja por isso que Deus nos fez crianças primeiro e nos colocou mais perto do chão, porque Ele sabe que é preciso cair muito e sangrar muito pra aprender essa simples lição. Você paga pelo que recebe, você é dono daquilo pelo que pagou... e mais cedo ou mais tarde, o que é seu volta pra casa, pra você."

Tudo tem uma razão, por mais que pareça que não, nada acontece por acaso. O que é seu, um dia você o terá!
Que possamos ser pessoas boas e justas, para que a vida também nos retribua dessa forma.

?Seja quem você quer ser. Tenha orgulho. E se você encontrar alguém que valha a pena agarrar, nunca, nunca, o largue. Siga seu próprio caminho, onde quer que ele o leve.?

A vida não pode ser desperdiçada! Cada momento é único e valioso. Que possamos aproveitar nassa família, nossos amigos, nosso lar e acima de tudo, que possamos aprender a nos amarmos e entender que somos importantes também!

?Eles eram seus amigos, e sua mãe estava errada: eles não eram amigos ruins. Talvez, pensou ele, não existam coisas como amigos bons ou ruins. Talvez existam só amigos, pessoas que ficam ao seu lado quando você se machuca e que ajudam você a não se sentir muito sozinho. Talvez valha a pena sentir medo por eles, sentir esperança por eles e viver por eles. Talvez valha a pena morrer por eles também, se chegar a isso. Não amigos bons. Não amigos ruins. Só pessoas com quem você quer e precisa estar; pessoas que constroem casas no seu coração.?

É muito bonito o amor que eles sentem uns pelos outros, mesmo depois de adultos isso nunca mudou. O elo criado pela infância os uniu pra sempre!

Enfim, esse livro me fez sentir todas as emoções possíveis! Eu chorei enquanto lia algumas partes, eu senti calafrio em algumas cenas, eu sorri junto com os personagens e eu até achei que fazia parte do grupo deles quando li. Eu me emocionei bastante com essa leitura há alguns anos atrás e pretendo reler algum dia.

Muito obrigado, mestre Stephen King, você me salvou. Sem exagero. Acho que esse é o sentimento mais genuíno que eu já senti com a literatura. Vida longa ao rei! Toda minha admiração e respeito à você, vulgo meu deus literário.

relammarquinhos 18/05/2024

Stephen sabe fazer um suspense e camadas de informações que poucos autores saberiam fazer pra descrever uma criatura alienígena que toma forma dos medos de seus oponentes, a trajetória da infância até a fase adulta e como os medos ainda estavam neles e como eles tiveram que sair disso, diz MUITO sobre os personagens
foda!!

Aylla.Mendes 17/05/2024

Nossa, esse livro me chocou de uma forma. Me tocou de uma forma bem forte também. A amizade de 7 crianças entre 10 a 12 anos, e o que essa amizade foi capaz de fazer. O final do livro, choca bastante, é um pouco triste, mas bem emocionante. Certeza, não ficará apenas na estante, mas na memória também ?

Gabriela3872 16/05/2024

Demorei muito pra dar uma nota pra esse livro, e ainda não tenho certeza se essa era a nota que eu queria dar.

A construção da amizade deles é muito boa, eu gosto dos detalhes, da forma como eles vão percebendo que, mesmo sendo crianças, vão ter que enfrentar algo grande pela frente, a maturidade que eles desenvolvem pra tentar alcançar tal objetivo. Eu realmente gosto de livros, supostamente, mais lentos, mas ainda assim não consegui tanto aproveitar a leitura, não foi um livro que me prendeu, claro que algumas partes tendem a ser mais emocionantes que outras, mas não consegui me conectar.

Os personagens, principalmente na infância, são adoráveis, Eddie é um bebê e ainda me proporcionou uma das melhores cena, mas adultos... acho que eu só gostei mesmo de Maike e Richie.

Tendo todo esse sentimento pra chegar nos capítulos finais e ter "aquela" cena... arruinou tudo pra mim. Sinceramente, jamais vou concordar que esse é o melhor livro que King já escreveu.

kneidl03 15/05/2024

Um livro maravilhoso de se ler, te deixa entretido e ansioso para saber o que irá acontecer. Super recomendo a leitura.

lidosdarafa 15/05/2024

It: a Coisa
Aí sinceramente? não sei gostei ou odiei. Do começo até a metade é muito bom, adorei toda a construção dos personagens mas depois parece encheção de linguiça e detalhes nada a ver. Não consigo aceitar que pra eles se reconectarem, fazem aquilo. Uma coisa na a ver pra crianças de 11 anos fazerem. Enfim, me arrastei muito pra terminar e não precisava chegar a tanto de páginas que chegou.
imrbeca 16/05/2024minha estante
Aquela cena não acrescenta em nada no livro nem na história da Coisa. Acho que foi só pra deixar os leitores ???

eudayvidalves 17/05/2024minha estante
Desculpa, mas é um livro de terror sabe? Não é pra acontecer coisas normais mesmo, é pra deixar quem tá lendo incomodado.

imrbeca 17/05/2024minha estante
Eu já li coisa bem pior, mas que acrescentava algo para a narrativa, entende? O problema não é ser chocante, é que já estava na reta final do livro, não acrescenta. É a mesma coisa o Bill traindo a mulher dele, sabe? pra quê? Mas entendo seu ponto.

eudayvidalves 17/05/2024minha estante
Também entendo o seu ponto.
Alias muito boa a frase da sua bio, de onde é? Hahahah

imrbeca 17/05/2024minha estante
É de Hamlet! Também acho mui boa.

Jvmaximo 15/05/2024

Primeira leitura de SK
Eu sou apaixonado pelos filmes e por isso decidi que esse seria o meu primeiro livro a ler do Stephen King. (Vou fazer um comparativo entre a obra e o filme)

A história segue duas linhas do tempo: o grupo dos otarioa em 1958 e em 1985. Além de ter alguns capítulos dedicados ao passado de Derry, a cidade onde se passa o thriller. Isso já foi bem impactante pra mim, pq os filmes seguem uma outra lógica cronológica. Houveram partes do do livro em q essa troca de linha do tempo me incomodaram e outras parte (principalmente a última parte do livro) em que o autor sobre transicionar de forma muito natural entre os anos.

Sobre os personagens principais existem algumas mudanças no passados deles. Em relação ao filme, houveram fatos que foram retirados e outros que novos, o que não me incomodou. O que mais me incomodou na adaptação é no passado da Coisa, que no livro é bem aprofundando, inclusive com personagens que foram retirados no filme.

Por fim, recomendo pra qualquer um ler esse livro, principalmente pra quem gostou do filme como eu. Não sei se recomendaria como o primeiro livro a ser lido do SK, pq ele é bem grande e isso pode desestimular.

Ps: esse livro tem muitos gatilhos envolvendo violências de diversas naturezas, principalmente com crianças. Inclusive tem um capítulo do livro que até o autor se arrependeu de ter escrito, e que eu recomendaria vc pular. Li tudo e posso dizer q não agrega em NADA na história, só é nojento e sem noção mesmo!

sandraleitorutti 14/05/2024

O cara dá aulas, simples assim.

Sei lá, terminei esse livro faz uns dias, e ainda sinto a química do meu cérebro alterada por ele (kkkkk). Mas é sério, é como entrar num outro planeta e se deixar atropelar por ele.
King mais uma vez cria um universo tão complexo (tanto mental, quanto físico) que te deixa atordoada e obcecada com a capacidade dele de dar profundidade até para as ações mais simples de uma criança.

Nunca deixo de me impressionar com a sua construção de personagens, e aqui ela certamente é uma das melhores de sua carreira. O Clube dos Otários sempre vai morar no meu coração, sinto como se fosse realmente amiga de cada uma dessas crianças, vê-las crescer é muito bonito e apavorante.

O tamanho e a narrativa podem incomodar um pouco pessoas imediatistas, que não aguentam a forma de King de criar uma atmosfera. Mas, pra mim foi perfeito. Tudo que está ali, por mais que algumas vezes pareça "insignificante", vai adicionando mais e mais informações nesse universo tão rico que é Derry e sua população/história.

Um ponto alto pra mim é a forma que esse livro é estruturado. Toda a divisão de partes, todos os interlúdios sobre Derry, todos os pontos de vista de cada personagem, todas as narrativas alternadas entre passado e presente (principalmente no final) provam por A+B do que King é capaz. É tudo muito complexo, rico e inteligente, não me surpreende que King tenha levado 4 anos para escrever. Eu levaria uns 10 anos e não chegaria nem aos pés da teia (de aranha!) perfeitamente arranjada que é esse livro.

Inesquecível, obra obrigatória para fãs de King e também para fãs de histórias coming-of-age.

Gui Scheffer 13/05/2024

Breve comentário sobre It, A Coisa, de Stephen King.
A obra-prima de Stephen King é também uma obra-prima do medo, um clássico moderno!
OBS: Caso você esteja procurando um lugar para passar suas férias eu sugiro que procure Derry, talvez você até veja um palhaço nos esgotos;
daileituras 14/05/2024minha estante
???????

Vitor922 14/05/2024minha estante
Lkkkkk por mais que eu ame Derry, eu jamais, passaria as férias lá lkkkkkkkk nem se eu me odiasse kkk

Raissa 12/05/2024

Palhaçada
Meu Deus, que livro frenético! Fazia tempo que eu não lia algo que me deixasse tão ansiosa quanto esse livro me deixou. Ri pra caramba e também prendi a respiração em vários momentos. Os personagens são incríveis, tanto os protagonistas quanto os vilões, e é difícil um grupo grande como protagonista conseguir cativar com cada integrante que faz parte dele. Mesmo sendo divertidíssimo, o livro continua sendo +18 pelo nível de violência presente. Não posso deixar de citar a cena do esgoto... Sinceramente, achei completamente desnecessária, uma situação completamente sem sentido, então já vou deixando claro que minha nota é ignorando completamente essa cena, pois se eu contasse com ela a nota seria péssima... Eu recomendo, mas saiba que vai passar raiva com essa cena que citei, então (nunca pensei que diria isso) não vou julgar quem pular esse capítulo da página 1049!

saraha.n 12/05/2024

Medo
Um livro extremamente bizarro e medonho, e não só por ser um livro de terror, não sei como o Stephen King não foi preso deous de escrever esse livro. Agradeço muito a minha irmã por não me ter deixado comprar esse livro quando eu tinha 11 anos. Não recomendo se você quer ter um mínimo de sanidade mental sobrando (esse livro acabou com o pouco que eu tinha)