O experimento do Doutor Heidegger

O experimento do Doutor Heidegger Nathaniel Hawthorne




Resenhas - O experimento do Dr. Heidegger


42 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


KeniaCandido 19/04/2024

Conto Delicioso!
Publicado originalmente em 1837, O Experimento do Doutor Heidegger é um conto intrigante onde apresenta o Dr. Heidegger, um médico idoso e sábio que convida seus quatro amigos, O Sr. Medbourne, o Coronel Killigrew, o Sr. Gascoigne e a Viúva Wycherly, para participar de um experimento bastante curioso. Todos de idade avançada que tiveram vidas desafortunadas. O Sr. Medbourne era um comerciante de sucesso, mas perdeu a maior parte de sua fortuna em uma especulação. O coronel Killigrew desperdiçou seus melhores anos em prazeres profanos. O Sr. Gascoigne era um político arruinado com má reputação, mas agora tornou-se uma figura perdida na obscuridade.

A viúva Wycherly costumava ser uma beleza venerável, mas viveu os últimos anos em reclusão por causa de algumas histórias indecorosas. Assim que os quatro amigos chegaram ao estúdio do Dr. Heidegger, o médico pediu ajuda para realizar um experimento e sem esperar por uma resposta o Dr. Heidegger atravessou a sala e tirou uma rosa seca de dentro do livro. A rosa era guardada com carinho, pois era o último presente de Sylvia Ward, que no passado tinha dado ao médico presente para usar durante a cerimônia de casamento deles. Entretanto ela faleceu um dia antes do casamento e diante dos seus amigos, o Dr. Heidegger acredita que pode florescer a rosa novamente.

No primeiro momento, a viúva Wycherly não acreditou, mas quando o Dr. Heidegger colocou a rosa no vaso com água e a rosa voltou à vida na presença dos convidados, não foi apenas a viúva Wycherly que ficou impressionada com o milagre. A principio, os amigos acreditaram que era um truque, contudo o Dr. Heidegger explicou que a água tinha sido enviada por um conhecido que sabia do seu interesse pelo assunto e o Dr. Heidegger estava oferecendo a água a cada um deles para restaurar o vigor da juventude, já que ele próprio não está interessado.

Que conto delicioso!

Apesar do conto seja curto e pode ser lido rapidamente, ele consegue proporcionar assuntos importantes sobre a vaidade, o poder, a ganância, a luxúria e principalmente sobre o egoísmo e ignorância. Não é spoiler eu contar que os amigos do Dr. Heidegger tomaram da água da juventude. Acredito que qualquer pessoa em sã consciência iria aproveitar a oportunidade de beber da água para rejuvenescer. Nem que seja um pouquinho.

O interessante do conto é descobrir as atitudes dos convidados após ter bebido a água da Juventude. Se eles estão dispostos a corrigir os erros do passado, pois ao longo dos anos aprenderam com as experiências vividas e mesmo com a juventude renovada, o passado não pode ser esquecido. Ou simplesmente resolveram ignorar os fatos que o Dr. Heidegger disse para eles e decidiram repetir os erros do passado como se nenhum dos quatro tivesse aprendido nada com o passar dos anos.

Mais um conto do projeto Sociedade das Relíquias Literárias da Editora Wish que conseguiu conquistar um espaço entre as minhas leituras maravilhosamente. Recomendo que leia O Experimento do Doutor Heidegger e o conto A Filha de Rappaccini que também faz parte da Sociedade das Relíquias Literárias. Vale a pena ler.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/11/o-experimento-do-doutor-heidegger.html
comentários(0)comente



Bea 14/03/2024

MUITO BOM
Amei, recomendo... e bem feito !


?Ranking SRL?

?Garoto dia e Garota noite
?A porta no muro
?A confissão de Agatha
?A nova mãe
?O Óculos de Pigmalião
?O Experiento do Dr. Heidegger
?O Fantasma Inexperiente
? A Princesa Coração de Gelo
?O Conde Esqueleto
?O Rei Laurin
?O Duende Fiel
? Praça Melrose, Casa dois
?A Cesta de Natal da Tia Cyrilla
?A Noz de casca Dura
? O Homem Abelha
?A Mariposa Fantasma
?Os 47 Rônins
?Bartleby, o escrivão
comentários(0)comente



hagabrielah 11/03/2024

Adoro histórias sobre fonte da juventude e com esse conto não foi diferente. Nathaniel Hawthorne é ótimo em cativar o leitor desde o primeiro parágrafo. A leitura é muito fluida e agradável.
Recomendo!
comentários(0)comente



Del | @nmundoliterario 19/01/2024

Primoroso.
Olhando logo abaixo da superfície podemos perceber que o verdadeiro experimento vai muito além de testar as capacidades rejuvenescedoras da água, o doutor pôde constatar em pouquíssimo tempo o quão feia pode ser a natureza humana, os amigos que na velhice pareciam cordeiros indefesos a espera do abate, ao se tornarem jovens de novo pareciam dispostos a cometerem os mesmos erros de outrora.

Gananciosos, vaidosos e precipitados, Medbourne, Killigrew, Gascoigne e Wycherly, deram provas contundentes de que a decadência que os assolou não foi obra do acaso. O fato de os efeitos da água não ocorrerem de forma definitiva acaba sendo uma bênção, e nos faz questionar os perigos de uma humanidade cuja existência não possuísse prazo de validade.

site: Nosso Mundo Literário | Resenha na Íntegra
comentários(0)comente



Juliane.Teixeixa 23/12/2023

Muito bom e uma bela de uma crítica! Amo esse projeto demais, vou ler todos que forem publicados. E eu não consegui achar os pedaços no começo, alguém conseguiu?
comentários(0)comente



Stéphanie 14/11/2023

O experimento do Doutor Heidegger
"Eu não me queixo, contudo; porque, mesmo que a fonte jorrasse em minha porta, eu não me curvaria para beber dela, ainda que seu delírio durasse anos e não apenas momentos. Foi esta lição que aprendi com vocês".

Pela minha perspectiva, o livro retrata como o ódio pelo nosso presente nos faz ansiar pelo passado, embora o passado tenha forte influência sobre nosso futuro.

Os personagens tiveram a chande de viver, de forma fugaz, a sua juventude novamente. Mesmo tendo em voga o conhecimento do futuro, eles acabaram replicando os mesmos sentimentos e ações do passado. A juventude dos mesmos, teve a soberania da vaidade, do orgulho, da paixão e da irresponsabilidade que muitas vezes permeiam a nossa mocidade.

Acho que o autor nos apresenta a ideia, de que, não importa se nós desejamos voltar ao passado, pois ainda teríamos a mesma ignorância e irresponsabilidade em relação ao nosso futuro.
comentários(0)comente



Marianna 19/10/2023

Bom, faz refletir sobre a velhice e juventude, fiquei imaginando eu quando tiver velha, tenho que aproveitar kkjk pois muito provavelmente não vou encontrar uma fonte da juventude
comentários(0)comente



Milene 06/05/2023

Uma boa reflexão
O conto nos trás uma boa reflexão sobre envelhecer e permanecer jovem, você beberia da fonte da juventude e voltaria aos seus tempos de glória?

"Entretanto, os amigos do médico não aprenderam lição alguma. Decidiram imediatamente fazer uma peregrinação para a Flórida para beber da fonte da juventude de manhã, à tarde e à noite."
comentários(0)comente



Romeu Felix 16/04/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O experimento do Doutor Heidegger" é um conto escrito por Nathaniel Hawthorne e faz parte da coleção "Sociedade das Relíquias Literárias" publicada pela editora Wish em 2021, com 51 páginas.
A história gira em torno do Doutor Heidegger, um velho cientista que convida quatro amigos para participarem de um experimento em sua casa. Os amigos, que já passaram dos 70 anos de idade, concordam em participar do experimento, que consiste em beberem água do manancial que Heidegger acredita ter poderes milagrosos.
Ao beberem a água, os amigos começam a rejuvenescer e a recuperar a juventude perdida. No entanto, eles acabam cometendo os mesmos erros e pecados que haviam cometido quando eram jovens, e o experimento se torna um fracasso.
O conto aborda temas como a velhice, a busca pela juventude e o desejo humano por redenção e renovação. O autor utiliza a narrativa para mostrar que, por mais que desejemos voltar atrás e corrigir nossos erros, é impossível fugir da natureza humana e dos problemas que enfrentamos ao longo da vida.
Em resumo, "O experimento do Doutor Heidegger" é um conto que apresenta uma reflexão sobre o tempo, a velhice e a natureza humana, e faz parte da coleção "Sociedade das Relíquias Literárias" da editora Wish.
Por: Romeu Felix Menin Junior
comentários(0)comente



dudínea. 05/02/2023

Interessante
Gostei do conto e da escrita do autor, mas achei o final um pouco decepcionante. Imaginei que haveria uma reflexão maior do que de fato teve.
comentários(0)comente



Patricia Milani 31/12/2022

E se tivéssemos a oportunidade de beber da fonte da juventude, quais as atitudes tomaríamos?
Questões leventadas durante o conto, deixam a mensagem, "[...] a trilha percorrida pelo arrependimento é a mesma do erro."
comentários(0)comente



Tamires 24/11/2022

Leitura rápida e gostosa para um momento de distração
Uma leitura leve e rápida. A história fala sobre um experimento e sobre a ambição pelo retorno a juventude quando se chega a velhice.
comentários(0)comente



Michele Alberton 14/11/2022

Bom...
É um conto curtinho sobre 4 pessoas idosas que participam do experimento de um idoso cientista com águas da uma "Fonte da Juventude".

Legal, mas não gostei tanto quanto gostei de outros contos. Mas recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Andressa Popim 03/06/2022

Ah, a fonte da juventude...
O conto pode ser utilizado para ensinar algumas questões filosóficas importantes...
Facinho de ler, por mim poderia até ser mais longo.
comentários(0)comente



42 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR