O som e a fúria

O som e a fúria William Faulkner

Resenhas - O Som e a Fúria

JanaAna90 13/02/2023

Essa resenha será a mais desafiadora das resenhas, e explico o porquê. Primeiro como traduzir em palavras o quanto o livro me envolveu, o quanto me fez voltar muitos trechos, o quanto me fez parar em alguns momentos do meu dia para pensar nele, enfim como dizer que fiquei imersa nessa leitura de forma tão prazeirosa? Segundo apesar de ser um livro difícil em alguns momentos, mas não era por isso que voltava a ler e sim por não acreditar no que estava lendo e para meio que confirmar o que tinha acabado de ler. Terceiro como dizer que fiquei tão apaixonada por esse livro que já quero e vou fazer uma releitura. Enfim, é como disse: traduzir em palavras o que Faulkner fez nesse livro é tentar ?pegar o sol com a peneira?.
Porém sigo nesse desafio.
O livro é dividido em 4 capítulos e mais um apêndice (não menos importante). E em todos a questão do tempo parece brincar com o leitor e colocar a prova nossa atenção e sensibilidade para perceber e entender os acontecimentos.
Conta a história de uma família em decadência. O pai Jason e a mãe Caroline, que tem 3 filhos e uma filha.
Os 3 primeiros capítulos são narrados pelos filhos e o último por um narrador que fica difícil dizer quem é e que, pra mim, até o fim decíduas possibilidades. Rsrs
O primeiro capítulo, para mim foi tranquilo, apesar da falta de uma cronologia e do tempo, a leitura foi fluida, no segundo começou o nó, não conseguia mergulhar e entender o que o narrador dizia, quando tentava absorver algo, esse algo escorria dos dedos. No capítulo seguinte vem o clarão das coisas, vem a maestria do autor em conduzir os fatos, e o que estava incompreensível fica evidente. No último como que fecha uma ideia, nos coloca em cheque o que foi posto lá no início da história.
O que mais amei foi a forma como questões chaves são jogadas de forma tão despretenciosa e sem aviso prévio; e que o leitor fica pensando: como assim? Será que o que estou pensando é o que estou pensando?
Assim como nossos pensamentos fluem o tempo todo e de forma desordenada e atemporal, assim é a construção dos pensamentos dos personagens em o som e a fúria. E como em uma colcha de retalho, o relato dos narradores vão nos dando as cores, os sentimentos, os acontecimentos e os fatos vividos por essa família em decadência e extinção.
Um livro desafiador e motivador para releituras. Como não amar aquele que tomou meus pensamentos e que fez meu relógio parar mesmo quando os ponteiros estavam em pleno funcionamento.
Najla 13/02/2023minha estante
Você escreve muito bem ??. A maneira como você descreveu o livro, com uma sinopse elaborada mesclado com seus sentimentos e impressões pessoais e sem dar um spoiler sequer, fez com que muitos que nem sabiam desse livro (com certeza eu) ficaram com vontade de ler e conhecer essa história.

13marcioricardo 14/02/2023minha estante
Livro com muita fama de ser difícil.. Mas com uma resenha dessas a gente fica com vontade que seja já o próximo rss Parabéns

JanaAna90 14/02/2023minha estante
Najla querida, obrigada por seu comentário. De verdade, foi a resenha mais difícil, porque o meu objetivo é convencer as pessoas lerem essa maravilha (Hahaha). Abraço.

JanaAna90 14/02/2023minha estante
Marcio, sério que te incentivei??? Já valeu a pena. Depois me conta o que achou. Abraço.

Edneia.Albuquerque 09/03/2023minha estante
Estou lendo o livro e fujo de resenhas longas para evitar quaisquer tipo detalhes do livro, mas a amiga comentou aqui nos comentários que você não deu spoiler, ?? agora sim, vou ler ?.

JanaAna90 09/03/2023minha estante
Neya, o livro é maravilhoso e, realmente fica melhor ainda sem os spoiler.

Fabio.Nunes 10/02/2023

Você aí
Você aí já tentou escrever um livro com 4 capítulos cujas vozes narrativas são diferentes entre si? Já tentou se colocar na mente de um personagem com deficiência mental e escrever um primeiro capítulo em fluxo de consciência, esmagando a noção de tempo do leitor, deixando-o apenas com fragmentos de uma estória, forçando-o mentalmente a tentar entender o que diabos está acontecendo? Já tentou escrever um segundo capítulo em fluxo de consciência de um personagem inteligente, mas neurótico, melancólico e com tendências suicidas? Já se imaginou escrevendo um terceiro capítulo com uma escrita leve, que já situa o leitor na estória, mas apresentando um personagem que causa repulsa? E para finalizar, você já tentou escrever um quarto capítulo com um narrador, agora sim, heterodiegético, que te ajuda a montar as peças faltantes do quebra-cabeças? Já escreveu um livro situado no sul dos EUA, no início do século XX, mostrando um mundo repleto de racismo e misoginia? Já escreveu um livro que te deixou tão intrigado que forçou o leitor a relê-lo de forma a apreender a genialidade do escritor e a solucionar as dúvidas sobressalentes sobre a estória?
Você aí, já escreveu um livro literalmente genial?
William Faulkner sim.
E o texto de apoio, de ninguém menos que Jean Paul Sartre, nos ajuda a preencher lacunas e a entender por que devemos nos embasbacar com essa obra.
Este livro é um marco na minha trajetória como leitor.

Danuza3 31/01/2023

Foi isso.
A leitura foi realmente... Instigante.
Digo isso incluindo as nuances trazida por cada narrador, os lapsos drásticos de recordações, que de vez ou outra flertava com a realidade, fazendo com que fossemos levados a pensar e repensar no que fora dito, discutindo com nós mesmo o que de fato aconteceu, pensando sobre o que fora aumentado ou deixado de lado, juntando datas marcantes e momentos visto de uma maneira similar, o que é de fato doloroso e maravilhoso! TODAVIA, entendo que para algumas pessoas pode acabar sendo uma leitura cansativa e até angustiante, tendo pouco ou até nenhum sentido em suas perspectivas. Essa leitura é uma faca de dois gumes, saibam disso.

Estando confortáveis ou não até aqui, digo que conforme as páginas vão passando o livro se torna menos "trabalhoso", porém, ainda assim lapidado de uma maneira interessante e trágica, tendo sim seus defeitos, acertos e peculiaridades.

EduardoCDias 29/01/2023

Fabuloso
Uma família problemática e decadente, numa cidade do sul dos Estados Unidos, pós guerra de Secessão. Uma mãe constantemente enferma, um filho deficiente mental, uma filha perdida e mais dois filhos totalmente desajustados. Nesse panorama, a única pessoa centrada e ajustada é a cozinheira negra, que age como a verdadeira matriarca da família. Dos quatro capítulos, os dois primeiros são contados em fluxo de consciência e a dificuldade de leitura vai diminuindo com o passar das páginas. O tempo não é cronológico e as ações são todas mescladas. Uma obra prima e uma experiência prazeirosa de leitura.

(Kesia) 29/01/2023

Li errado?
Eu gostei a experiência, estética do livro, é satisfatório ultrapassar os dois primeiros capítulos em fluxo de consciência para começar a entender de verdade o que se passou naquele núcleo familiar. Por mais que tenha gostado da leitura, não consegui favoritar, não duvido ser um livro importante para a história dos eua, mas, enfim, fui com muitas expectativas - como se fosse ler um clássico Victor Hugo - e frustrei.

MCRA 15/01/2023

Excelente.
É preciso persistir e não se deixar vencer pela confusão inicial causada pelo primeiro capítulo deste livro maravilhoso. Com 78 páginas, o capítulo inicial é narrado através do fluxo de consciência de uma pessoa com deficiência cognitiva, o que torna o início um tanto incompreensível. Mas a partir do segundo capítulo a leitura começa a fluir de uma maneira magnífica, e todo o esforço para superar o início do livro é recompensado. A minha sugestão é a leitura do livro inteiro e, após o término, uma nova leitura do primeiro capítulo.
"O Som e a Fúria" é um clássico da literatura norte-americana que nos apresenta a decadência econômica e moral dos Compson, uma família aristocrática do sul dos Estados Unidos, através de uma narrativa não linear e saltos temporais. Dividido em 4 partes, narradas por personagens diferentes (sendo a última por um narrador indireto, o próprio Faulkner), todas são interligadas e vão formando o sentido da trama a cada elemento novo que é acrescentado à história. É uma obra pesada, desafiadora, cheia de personagens detestáveis, racismo, preconceito e misogenia. Quem estiver disposto a ler, deve se preparar para sentir raiva, ódio e indignação. Mas, sem dúvida, um livro que vale todo o esforço e a raiva sentida, pois te recompensa infinitamente com uma narrativa brilhante.

Natalie.Coppola 15/01/2023

Eu adiei muito a leitura desse livro, porque achei que não ia conseguir. O começo é realmente difícil e oscilei entre amor e ódio até quase 30% da leitura. Fica um pouco melhor depois, mas ainda assim segui com sentimentos conflitantes. Na metade do livro eu realmente estava gostando, mas pensei que seria uma experiência única "ok li uma vez, foi bom, e já é suficiente" Mas aí conclui a leitura ja quase querendo começar a ler tudo de novo, pra ver se perdi coisas nas entrelinhas, se perdi ideias soltas e sentimentos ali misturados. Esse livro foi uma viagem muito bacana, entrou para os favoritos da vida.

Fabielli.Rocha 10/01/2023

Orgulho por ter conseguido
Um dos livros mais difíceis e desafiadoras que já li, os personagens tem a complexidade psicológica aprofundada, o livro não entrega muito, e você acha que está pirando pq não entende muita coisa, as primeiras partes são de fluxo de consciência e diálogo interno, o que não ajuda muito, não tem ordem cronológica na primeira parte do livro e tem personagens com mesmo nome mas não necessariamente do mesmo gênero,  ou seja, uma bagunça que vai se "assentando" a medida que a leitura avança. O enrredo é simples, uma familia aristocrática que vai degringolando.

(contém spoilers)

O personagem que mais gostei foi o quentin, que foi traído pela própria natureza gentil e foi contaminado pela negatividade do pai, que via o mundo por uma ótica triste, não ficou claro pra mim mas acredito que o casamento da irmã foi um golpe fatal, embora eu não acredite que houve envolvimento incestuoso, havia um amor platônico (mais dele que dela).

A personagem que mais odeie foi Carolina, fraca (de espírito) e indelével e mesmo q anuncie sua morte aos quatro cantos parece que será a última coluna da família a se manter de pé, (vaso ruim não quebra) e apesar de durar mais, fez muito pouco pelos filhos, e por si mesma.

O mais injustiçado é o Benjy, sem dúvida, que não tem culpa da condição que nasceu, foi criado por terceiros, escondido e mal amado,  perdeu até o nome, que é nossa identidade primeira. Ele é bem sensível e parece que entende o mundo por imagens, cheiros e sons.

A cady não sei se gosto ou desgosto, ela é incompreensível, misteriosa e o ponto central da história toda.

Jason nem vale a pena sentir nada, mas acho que sinto pena, ele é o queridinho da mamãe, aquele que tem seus atos aplaudidos, mesmo os piores, e se tornam pessoas horríveis pq sempre justificam quem são por culpa de outros não se autoresponsabilizam por nada, são simples produto da maldade alheia.
Bruno Palmeiras 10/01/2023minha estante
Eu já parei uma vez, mas vou recomeçar

Fabielli.Rocha 27/01/2023minha estante
Sim, eu tbm parei uma vez, força q dá!

Grasi 08/01/2023

Vale uma releitura
O som e a fúria é um livro narrado em fluxo de consciência por 3 narradores e 1 narrador em terceira pessoa. Particularmente achei o primeiro narrador mais difícil, porém os outros fluem melhor.
Após concluir os textos de apoio que constam nesta edição, logo bateu a vontade da releitura.
Posso dizer que recomendo a leitura e uma releitura para aproveitar o texto.
P.S.: alguns comparam a escrita de O som e a fúria com a de Ulisses de Joyce.

Walter.ARF 29/12/2022

Fantástico
É um dos melhores livros que já li na vida. A visão de cada uma das personagens e suas diferentes vozes trazidas com a maior originalidade que já vi.

Luca. 26/12/2022

"Eu vi o primeiro e o derradeiro."
Simplesmente magnífico.
Não tenho palavras para descrever o quanto amei cada página lida e cada sensação que tive ao ler cada capítulo.
Este livro é uma obra prima e merece o status de clássico adquirido.
"O Som e a Fúria" não é uma obra fácil de ser lida, mas vale a pena persistir na leitura, pois cada página, cada capítulo recompensa este desafio.
Amei muito e com certeza se tornou um dos meus favoritos.
Mal vejo a hora de ler outros deste INCRÍVEL autor.

thexanny 18/12/2022

Esse livro me pegou totalmente desprevenida, nunca pensei que seria um livro com ensinamentos e visões tão diferentes do que eu estou acostumada. Admito que subestimei o livro, mesmo antes de ler, não pensei que seria grande coisa apesar de ter uma parte minha que queria que fosse.

A primeira parte foi, para mim, um amontoado de palavras que não faziam o menor sentido, eu entendi muito pouco do que estava sendo dito e por eu não ter noção nem do enredo, tudo ficou mais complicado. A segunda parte também não foi de grande ajuda, até mesmo na releitura eu tive dificuldade de entendê-la. A terceira parte foi um alívio, pois finalmente comecei a entender tudo o que estava acontecendo. E a quarta veio para complementar tudo.

Porém, uma releitura era necessária porque eu havia entendido 50% do livro. E foi um esclarecimento imenso, principalmente na parte do Benji, consegui identificar o que era presente e o que era passado, saber diferenciar os personagens com nomes iguais, entender cenas que só na terceira parte fariam sentido. Enfim, a releitura foi necessária para mim entender o enredo em si. Infelizmente, não creio que eu tenha entendido mais do que isso. A minha sensação lendo o livro era sempre de espanto, espanto por ver aquela família naquela situação deprimente e desgraçada, situações que eles mesmos se colocavam. Toda a leitura do livro foi penosa, sentia pena de todos eles, até mesmo de Jason. Mas eu sei que não era esse sentimento que o autor queria passar, era algo a mais que eu não consegui compreender. Terminei as leituras com um sentimento de falta, não por parte do livro, mas por minha mesmo. Faltou algo para mim entender o real significado de tudo isso.

Apesar de tudo isso, eu amei o livro. Nunca havia lido uma narrativa assim e sempre gostei de histórias desgracentas, então foi ótimo. Não sei o que pensar sobre a história em si, sobre os personagens, sobre o lugar. Só consigo dizer o que eu senti e o que espero entender quando eu reler novamente.