A Hora do Vampiro

Stephen King
Stephen King

Resenhas - A Hora Do Vampiro

Flavio Assunção 13/08/2011

Segundo livro do escritor Stephen King, "A Hora do Vampiro" é uma clara evolução de "Carrie", a começar pela ótima criação de uma cidade fictícia. Por outro lado, falha em vários aspectos que, para quem já conhece o autor de outros livros, pode incomodar.

"A Hora do Vampiro" fala basicamente da cidade de Jerusalem's Lot, que possui um mistério envolvendo uma certa residência chamada Casa Marsten. Com uma estranha ligação com esse lugar, chega até a cidade o escritor Benjamin Mears, que pretende escrever um livro sobre o assunto e dar fim ao mistério que carregou consigo durante muitos anos. Mas algo de estranho começa a acontecer. As pessoas morrem estranhamente e seus corpos simplesmente somem. Ben, então, terá que resolver o quebra cabeça sobre o que está acontecendo antes que o perigo chegue até ele.

De fato, o livro é muito mais profundo do que "Carrie", porém o autor peca justamente em seus personagens. Não sei se o problema foi comigo, mas não consegui sentir afeição por nenhum deles, nem mesmo quando o destino para alguns fora negativo. Quem conhece King sabe que a construção psicológica dos personagens que compõem sua obra é uma de suas características principais. Em "A Hora do Vampiro" ficou algo sem sal, sem atrativos. Para quem leu "A Coisa", "O Iluminado" ou mesmo "Angústia" antes deste, percebe o quanto ele evoluiu nesse sentido. Os livros citados tem personagens incríveis, que por muito tempo permanecem na mente. Algo que não acontece com "A Hora do Vampiro".

Um outro ponto que me incomodou - e nisso entra mais algo pessoal -foi o batido clichê religioso. Hoje em dia não tenho muita paciência para livros que promovem a batalha "igreja católica x forças do mal". Acho até que para a época em que King escreveu este livro - anos 70 -ainda funcionava, mas hoje em dia não. Ao menos para mim, que estou com a minha fé religiosa um tanto embaçada, não me serviu de bom grado.

Por último, é importante deixar claro que o suspense/terror presente no livro é construído aos poucos. Não pense que irá ler momentos de tensão antes de pelo menos 3/4. É apenas na última parte que alguma coisa de fato acontece. Não que isso seja ruim, é até interessante observar como as coisas vão se desenvolvendo, mas para um livro que se diz terror, pode incomodar a algumas pessoas.

"A Hora do Vampiro" não é um livro ruim, mas está longe de ser um dos melhores trabalhos de King. Vale ressaltar que o próprio autor comenta que foi um de seus piores trabalhos. Então, fico até mais tranquilo em escrever esta resenha e expor os meus pontos de vista. Certamente indico a leitura, mas vale mais para quem já é fã. Quem se inicia com ele, melhor ler uma de suas verdadeiras obras primas, como as que citei no terceiro parágrafo.
Marselle Urman 15/08/2011minha estante
também acho que deixou a desejar, especialmente na superficialidade dos personagens. Quando King resolve fazer chavão do BEM X MAL, ele apela. Mas sou fã, né, fazer o quê? A gente tem que estar junto nos bons e maus momentos... Abraço.

Rafael 24/12/2014minha estante
A dicotomia "bem x mal" é uma constante na bibliografia de King, vide livros como "Dança da Morte" e "Desespero". Ao menos a mim esse detalhe não incomoda, porém é salutar mesmo que para mim esse não é o melhor trabalho do Stephen King.

Lucas.Costa 04/02/2016

Salem - Stephen King
Apesar de o livro não fazer taaanto mistério acerca do que assola a cidade, o título "a hora do vampiro" da uma brochada no leitor, afinal, ele já começa já sabendo do que se trata! Sábia decisão de relançarem como Salem!
Títulos a parte, vamos à crítica.

Salem foi minha segunda experiência com Stephen King, mas a primeira que me empolgou! Depois de ler o livro de contos "Escuridão Total sem Estrelas" não tive muita vontade de ler algo do mestre, mas, por conselhos de amigos, tive a curiosidade e me deparei com o excelente "Salem".
O livro é complexo e ao mesmo tempo simples, tem uns enredo que prende e um desfecho ok.

PERSONAGENS E ENREDO

Os personagens são o ponto forte e o ponto fraco da narrativa.
Os personagens principais (Ben e Mark) são excelentes, muito bem construídos. O leitor se identifica com eles e compreende suas aspirações.
Já o excesso de personagens complica muito a compreensão da obra como um todo! São muitos personagens mesmo, frequentemente vc se encontra perdido em quem é quem e tem de voltar umas páginas para se situar de novo! Os capítulos da "cidade" dão uma boa visão do todo e como está se desenvolvendo a trama, mas são muito desinteressantes. Não se cria um afeto por tantos personagens expostos. De repente alguém morria, e, eu nem ao menos sabia quem era.

VAMPIRO CLASSICO

Nada de vampiro brilhando e apaixonado por ser humano! Stephen King foi fiel a tudo que se conhece sobre as criaturas da noite! Desde o alho e água benta até o "só entrar quando for convidado"!
Tudo isso gera uma tensão única, afinal, ter um ser flutuando em sua janela te convencendo a deixá-lo a entrar, criou, em mim, um clima de tensão como há tempos não via em um livro.

PONTOS POSITIVOS
- Boa construção de personagens centrais;
- Excelente desenvolvimento do antagonista, respeitando todas as "regras do vampirismo" ;
- Enredo satisfatório com início, meio e fim bem determinados.

PONTOS NEGATIVOS

- Excesso de personagens insignificantes que deixam a obra confusa;
- Subaproveitamento de alguns dos personagens centrais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O livro é bom, gera uma tensão boa que vai se desenvolvendo até o desfecho! Muitos personagens poderiam ser cortados para melhorar o desenvolvimento de alguns outros, mas não chega a desvalorizar a obra.
Salem me despertou a vontade de ler mais Stephen King. Qual poderia ser o próximo? Ainda não sei.
Ryllder 20/05/2017minha estante
sério que você só deu 2 estrelas para"Escuridão Total Sem Estrelas? Interessante como os gostos são variados.Já li praticamente toda a obra de King,e acho esse livro um dos melhores...

Lucas.Costa 23/05/2017minha estante
Acho que o problema era comigo mesmo kkkkk muitos de meus amigos gostaram! Gostei de dois contos, mas achei outros livros dele bem melhores

susie 06/04/2011

vampiros em Jerusalém's Lot,
Jerusalém's Lot, sofre transformações com a chegada de três forasteiros;pessoas começam a morrer e reviver como vampiros...quando um dos forasteiros, o escritor Ben unido a um garoto nativo Mark tentam salvar a cidade da mão dos vampiros.

é um livro alucinante, cheio de adrenalina e medo.
JohNNy 11/12/2011minha estante
Parece muito legaaal :)

susie 11/12/2011minha estante
é muito legal mesmo Johnny, o meu predileto do Stephen King.

Myllene Felix 06/03/2021

King livro 2
Peguei a missão de ler Stephen King em ordem cronológica pra ficar a par do kingsverso.
Percebi logo de cara a evolução da escrita do King, ele organiza melhor as ideias nesse 2 livro, embora eu não ache ainda que seja lá muito organizado (mas tem muita diferença pro anterior).
Fiquei muito encantada mais uma vez com o enredo, acho que sinceramente eu topei essa missão justamente pq admiro as ideias do autor, apesar de não considera-lo tao perfeito quanto o fandom o considera.
Nessa obra o King construiu muito bem a cidade e os 36838 de personagens, pessoalmente não curto muito o modo prolixo king de escrever.. porem nesse caso combinou bastante, trouxe uma profundidade necessária para a trama.
Só não dei nota maior por 3 principais motivos:
1- tem um personagem criança que vai ganhando espaço no livro, achei até bacana trazer alguem tao novo ali pra ajudar a resolver assuntos sérios, o problema é que o autor exagerou nos dialogos e a criança perde total a sua infantilidade. Ao meu ver existe uma diferença entre criança muito inteligente e madura para um adulto em si, nesse ponto considerei um grande erro, porque os dialogos eram totalmente adultos.
2- algumas coisas estavam bagunçadas, faltou um pouco de verossimilhança em algumas situações (prefiro nao citar pra nao dar spoiler aqui)
3- o desfecho.. com certeza poderia ser mais bem desenvolvida aquela cena final tao esperada. Não que tenha sido ruim, mas podia ser MAIS.

Sobretudo, achei o livro muito bom.. o King evoluiu bastante e já to curiosa pra continuar a missão. Recomendado!
Geovanna.Cookie 06/03/2021minha estante
Menina Inventei de ler IT ano passado sem nunca ter lido nada do King e amei (Apesar de ter achado meio arrastado) esse ano queria ler um menor dele e os que me recomendaram acabaram sendo exatamente os primeiros dele kkkkkkkk então suas resenhas vão ajudar muito.

Myllene Felix 06/03/2021minha estante
Poxa, tu começou logo no calhamaço kkkkk acho que livros que todo mundo fala bem sao: it (hehe), november de 63 (o que eu mais sonho em ler.. todo mundo fala que é sensacional) e misery (como tu ta lendo fora de ordem, acho esse uma boa pq é menor) Mas como to nessa missao ai, vou demorar anos e anos

Bárbara Paradiso 12/08/2021

Quem tem medo de vampiros?
???É um bom livro pra te deixar com um medinho de vampiros, e sempre...eu disse sempre, verificar se as janelas estão fechadas! ?

???Mais uma vez me vi presa por uma narrativa maravilhosa de Stephen King. O cara é bom mesmo, minha nossa, quem diria? Kkk.

???Por ser uma das primeiras obras não esperava, sei lá, gostar tanto.

???Mas não teve jeito, o livro captura logo no começo, os personagens são ótimos, ainda estão bem vívidos em minha mente como bons e velhos corajosos amigos.
Jpstrozinho 17/11/2022minha estante
Pq caralhos essas interrogações tão aí

Bárbara Paradiso 22/11/2022minha estante
Creio que configuração do aplicativo do skoob, para mim as interrogações não aparecem...

Gláucia 18/12/2014

A Hora do Vampiro - Stephen King
Segundo romance do autor, publicado em 1975, conta a história de uma cidadezinha de nome Jerusalem's Lot que recebe um nome morador misterioso. Esse passará a ocupar a abandonada e amaldiçoada (mal assombrada?) mansão Marsten, um tabu no local por ter sido palco de tragédias familiares.
Trata-se de uma clássica história de vampiros onde King respeita e segue o padrão de Bram Stoker. O autor consegue manter o clima de suspense e terror, especialmente interessante a medida que os moradores da cidade começam a perceber que há algo de muito estranho com os novos ocupantes da casa. O que mais gostei foi a forma como a cidade foi sendo acometida pelo novo mal. Só não dei uma nota maior pois o livro não chegou a surpreender.

Thiago 20/12/2014minha estante
Não sei como você conseguiu ler isso, eu já tive minha cota de Stephen King lendo "a coisa", que foi a pior leitura da minha vida, e olha que eu já li Paulo Coelho e até achei razoável, mas o Senhor King nunca mais

lucena.cam 07/01/2015minha estante
Concordo SUPER com sua resenha! O modo como algumas pessoas se transformam e morrem (não é spoiler, todo mundo sabe que o King adora uma morte), é decepcionante. O livro "O Cemitério" é muito superior. Meu favorito, até agora.

David 08/05/2020minha estante
Tem outro conto no Sombras da Noite que se chama A Saideira... Não lembro onde se situa no tempo, mas está relacionado com os seres da noite.

Verônica 08/05/2020minha estante
Verdade! Muito bom esse conto também. Gostei, aliás, mais do que o Jerusalem's Lot. Obrigada por me lembrar disso!

Lil penne 19/12/2023

"A Hora do Vampiro", do renomado autor Stephen King, é uma obra que merece destaque pela sua narrativa única e enredo maravilhoso. A habilidade de King em criar momentos surpreendentes ao longo da história cativa o leitor, levando-o por um universo de terror e suspense que apenas o mestre do terror poderia conceber.

A trama se desenrola de maneira envolvente, emergindo o leitor em um cenário repleto de tensão e mistério. Os momentos surpreendentes ao longo da narrativa mantêm a expectativa elevada, desafiando as noções preconcebidas e mantendo o leitor ávido por mais reviravoltas. A habilidade de King em criar uma atmosfera de suspense e terror é evidente em cada página, fazendo com que o leitor se sinta parte do enredo e ansioso para desvendar seus segredos mais sombrios.

Além disso, a narrativa única de King é digna de seu título como o maior mestre do terror. Sua capacidade de criar personagens complexos e atmosferas assombrosas é incomparável, proporcionando uma experiência de leitura que é ao mesmo tempo arrepiante e inesquecível. "A Hora do Vampiro" é uma obra-prima do gênero, que demonstra o talento inigualável de Stephen King em nos transportar para um mundo de horror e emoção.

Em resumo, "A Hora do Vampiro" é um livro que encanta e assombra, com um enredo maravilhoso, momentos surpreendentes e uma narrativa única que só poderia ser concebida pelo mestre do terror, Stephen King. Os amantes do gênero certamente encontrarão nesta obra uma experiência memorável e aterrorizante.
shadu 11/01/2024minha estante
feliz aniversário aí o FILHO DUMA PULTA

Lil penne 18/03/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKMKK OBRIGADO ARROMBADO, ME ACHOU NO CU DO UNIVERSO QUE ISSO VIADO

Thalissa.Betineli 28/10/2021minha estante
Pessoa que confio muito, amo viu! hahahahaha

Ana Clara 25/10/2022

Esse foi o segundo livro do Stephen, e dá pra ver que ele ainda estava tentando encontrar seu próprio ritmo.
Eu não gosto muito de livros de vampiro, mas tô numa meta de ler tudo do King. É muito claro a influência do drácula de Bram Stoker nessa história, mas eu sinto que o autor conseguiu dar o seu próprio toque na história.
A atmosfera da história é bem característica dos livros do autor, mas eu não consegui me aprofundar na história como eu constumo fazer nos outros livros dele.
Ícaro 07/11/2022minha estante
Não estou sozinho no universo com essa meta maluca de ler tudo que o King escreveu hahaha

ladyjanalopes 24/10/2010

Vampiro de novo, mãe?
Cansada do Edward Cullen, comprei esse do Stephen. Não costumo ler o mesmo autor numa sequênca única, mas desde a primeira página foi impossivel não concluir a leitura. A história é muuuuiito longa, mas nunca me pendi tanto a uma história como essa. Ben é milhões de vezes mais guerreiro que qualquer um´, porque ele não é perfeito. É um escritor e de carne e osso. Barlow realmente me assusta até agora.
A históra cresce aos poucos o que faz você pensar que está muito parada, mas de repente... cmeça a ganhar uma forma totalmnte absurda e a sensação de irrealidade te invade de um jeito cortante até chegar os VÁRIOS ÁPICES. É como se Stephen fizesse amor com seus leitores.
Rodrigo 19/10/2020minha estante
Que resenha legal,esse é um dos poucos da primeira fas do Mestre que ainda não li,estou só esperando uma promoção relâmpago da Amazon rsrs

Giovanni.Ariel 16/07/2022

Bom livro.
Esperava algo fantástico, encontrei algo legal.
A parte 1 é lenta, mas ajuda a se acostumar com os habitantes e conhecer a cidade.
A parte 2 faz com que as coisas comecem a esquentar e o ritmo melhora.
A parte 3 é excelente e bem agitada.

Tenho que comentar sobre a edição da Objetiva que fez um trabalho horroroso. Se forem ler recomendo a edição da Suma que tem uma diagramação bacana, 464 páginas e todas amareladas. Essa da Objetiva tem uma diagramação terrível onde macetaram toda a história em míseras 270 páginas. Ler um livro com essa diagramação e ainda em páginas brancas faz o olho de qualquer um pedir socorro.
Amanda 17/07/2022minha estante
O final da parte 2 foi acelerou muito! Me pegou de surpresa.
Estou amando o livro.

Diego Almeida @diegoalmeida999 05/05/2021

Boas lembranças e noites imerso na atmosfera do livro.
Quando adolescente eu tinha uma revista de terror que dentre os filmes resenhados estava a adaptação para cinema deste livro, acabei demorando anos para conhecer verdadeiramente e ficar fascinado por este livro.meu favorito do King, logo após terminar a leitura eu estava tão imerso que passei um bom tempo naquela atmosfera. Acabei indo assistir as adaptações, e gostei de ambas cada uma com suas características. Lembro dessa leitura com uma nostalgia gostosa e quero reler um dia.
Diego Almeida @diegoalmeida999 05/05/2021minha estante
Observação: Ainda hoje tenho a tal revista, que guardo pois desta tirei muitas referências. Saudosa darkside Dvds

Eder 14/12/2021

Um ótimo livro, porém um pouco arrastado.
Foi legal ler e conhecer esse livro, a história é muito boa, tem um início legal, um meio bom e um final ótimo. Tem umas partes bem arrastadas, que acabam dando um pouco de sono ao leitor, ( para mim pelo menos). Não fiquei preso ao livro em momento nenhum, talvez um pouco nas últimas 40 paginas, mas nada demais. O personagem principal é marcante, gostei de conhecer ele. É um livro bem triste, principalmente para o final. A atmosfera do livro é sombria, ponto que gostei muito. Valeu a pena a leitura, mesmo tendo sido bem arrastado.
Duda 14/12/2021minha estante
Tô super ansiosa para comprar e ler esse livro veeeiii

Lusca 25/07/2021

Apenas um breve comentário.
Há pouco tempo atrás acabei entrando em uma ressaca literária enormeeeeee e o melhor jeito de sair dela era me jogando em alguma obra do mestre. Aqui estou eu ?. Stephen King tem uma originalidade na forma em que narra as histórias que meu Deuuuuss... Me sinto supeer familiarizado com isso, portanto sempre começo os livros dele já consciente de que entrarei de fato dentro daquela história. Em Salem tive uma dificuldade no começo com tantos personagens, mas consegui filtrar quem merecia mais a minha atenção. Fora isso, nenhum defeito!
Patricia823 26/07/2021minha estante
O tanto que eu amei esse livro. Amei os personagens. Susan Norton tem meu coração todinho ?? porém, foi injustiçada, mais compreendo kk