Os Tambores de Outono

Os Tambores de Outono Diana Gabaldon

Resenhas - Os Tambores de Outono - 1ª Parte

Rachel 24/05/2016

"Você é minha coragem, assim como eu sou sua consciência - sussurrou ele. - Você é meu coração, e eu, sua compaixão. Sozinhos, não somos inteiros. Você não sabe disso, Sassenach?" (p.340)

Mais uma vez temos um livro maravilhoso, uma enredo envolvente e com a narrativa incrível de Diana Gabaldon. Eu mais que recomendo esse livro. Eu sei q que são muitos livros e que eles são muito grandes, mas, vale cada página e sempre termina com a gente louco pelo próximo. Então, não se deixe assustar pelo tamanho e vá agora ler Outlander!

Leilane 08/06/2016

“Os Tambores de Outono – Parte I” apresenta mais uma história ricamente trabalhada por Diana Gabaldon
Claire e Jaime já enfrentaram todo o tipo de sorte e azar em suas vidas, mas uma coisa é certa, eles não pretendem nunca mais sair um do lado do outro. Depois de sua busca frenética pelo sobrinho Ian que os fizeram atravessar o Atlântico, eles decidem se estabelecer nas colônias. Jaime tem uma tia que já mora há muito tempo por lá e pretende contar com seu suporte, mas ele fica dividido entre a oferta de ser seu herdeiro ou se estabelecer por conta própria em outro local da região. Enquanto isso, no futuro, Brianna e Roger se aproximam, mas descobertas sobre o destino dos pais de Brianna podem mudar a vida como conhecem para sempre.

Como prometido a mim mesma, deste livro da série em diante vou apenas ler e ter e-books. Não foi uma decisão muito difícil, considerando o tamanho dos livros, mas foi uma que demorei a tomar. Ainda bem que podemos pedir e-books de parceria pela Arqueiro em vez do livro físico, facilita muito o recebimento e foi ótimo poder ler em qualquer lugar que eu estivesse, pois baixei o aplicativo pelo meu celular, que tem uma tela de tamanho razoável, de forma que desfrutei de uma leitura confortável. Então fica a dica para quem quer ler esta série, mas fica com receio dos tamanhos dos livros, compre o primeiro, no máximo até o segundo no formato em papel e depois adquira o restante no formato digital.

A primeira parte de “Os Tambores do Outono” é pontuada pela descoberta deste novo mundo para ambos, apesar de Claire ter morado nos Estados Unidos no futuro, o do passado não se assemelha nem um pouco, nem mesmo conhecer a existência de determinados animais torna enfrentá-los cara a cara menos aterrorizante. Ao mesmo tempo em que fico impressionada por tudo que a Diana faz com que seus personagens passem, fico pensando, que viagem, não consigo controlar esse pensamento, tudo que acontece com eles é tão bizarro que é extraordinário. O Jaime é quase uma criatura mítica se for pensar, até lutou com um urso – o Jaime fez isso primeiro, DiCaprio –, e a Claire tem uma sorte com feras, já viu o monstro do Lago Ness e agora uma pantera, ambos olharam intensamente para ela e a ignoram. Mas há monstros piores que feras por aí, os próprios humanos, ler a série Outlander é tomar total e completa consciência disso.

Outro lado que ela é foca é nos nativo-americanos e na escravidão, aspectos que abalam muito Claire que sabia que teria de conviver com isso, mas não torna as coisas menos piores, e como estamos falando de Diana Gabaldon, vocês já sabem que ela não ameniza nada.

Entre capítulos, vamos descobrindo como estão Roger e Brianna, há uma paixão muito forte entre os dois, mas os fantasmas de um passado desconhecido no qual viveram os pais de Brianna a deixam inquieta e indecisa com o que fazer em seguida. Roger já sabe exatamente o que quer, mas decide não contar uma descoberta que fez para Brianna e essa falta de comunicação de ambos os lados trazem muitos problemas, mas isso fica para a segunda parte.

Preciso comentar que depois da descrição meio piratesca que a Brianna fez do Roger, agora ele é o Colin O’Donoghue – Hook de Once Upon A Time –, será para sempre meu sonho de consumo, mas infelizmente ele não interpretará Roger na série. E se você não acha que o ator ficaria bem de kilt, aqui vai uma foto (acessar no link da resenha) de um desafio que o próprio Sam Heughan, que interpreta o Jaime da série, fez para que ele usasse um kilt – simplesmente demais! –, então não podia ser mais perfeito na minha imaginação o Colin como Roger.

Esta primeira parte foi sensacional, aconteceram tantas coisas loucas, mas dou muito valor a todo o trabalho da Diana, ela fez muita pesquisa e deixou a história muito rica. Infelizmente, tudo só piora muito no segundo livro, as coisas passam de loucas para desesperadoras, e já vou deixar a dica aqui para quem for ler, quando aparecer o nome Bonnet, já lhes dou permissão para odiá-lo com todas as suas forças, e não se preocupem com o roubo de um certo item que existe desde o primeiro livro, é uma cilada! Eu me preocupei na hora e me arrependo muito por isso, por mim, que tivesse sumido para sempre!!!

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2016/06/os-tambores-de-outono-parte-i-apresenta-mais-uma-historia-ricamente-trabalhada-por-diana-gabaldon/

Fernanda 10/06/2016

Os Tambores de Outono - Parte 1
Resenha no blog

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/06/resenha-os-tambores-do-outono-parte-1.html

Angela 29/12/2014

Não gostei muito
Não tão interessante quanto os livros anteriores. Espero que o próximo seja melhor.

eneida 05/09/2016

Este volume tem tabém muita aventura, em excesso eu diria, mas ainda sim muito envolvente. E o final, com a viagem da filha que quer conhecer o pai. O próximo promete ser mais emocionante, e não é à toa que eu já comecei!

Nathy 13/09/2016

Outlander: Os Tambores do Outono (Parte I) – Diana Gabaldon – #Resenha
Eu gosto bastante dessa série de livros. Inclusive estou curtindo muito a adaptação na tv. Que já está na sua segunda temporada. Estava muito empolgada esperando a continuação da história. Já estava preparando o coração para o sofrimento. Porque algo sempre tem que acontecer com a Claire e o Jamie. Não conseguem ser felizes todos os momentos. Isso é bom porque gera aquela tensão no decorrer do livro. Porém, essa primeira parte não conseguiu me envolver tanto. Parecia que a história não estava caminhando para nenhum lugar. Era apenas os dois vivendo o seu dia a dia. E não foi muito interessante para a minha pessoa.

Em Outlander: Os Tambores do Outono Claire e Jamie estão tentando se estabelecer na América. Querendo deixar todo aquele passado sofrido para trás. Começar uma nova vida. Para isso contam com a ajuda de Jocasta Cameron – tia de Jamie. Que não se encontravam por muitos anos. Enquanto, Jamie tem seus planos em mente. Jocasta tem outros que podem colocar novamente a vida do rapaz em perigo. Ainda mais nesse novo mundo. Para Claire a situação é ainda mais complicada. Mesmo estando feliz ao lado do homem que ama. Sente uma saudade imensa de sua filha. Brianna ficou no futuro. A saudade que sente de sua filha é muito grande. O que ela não sabe é que Brianna se sente da mesma forma. Por isso busca consolo nos livros e na história. Isso até descobrir Roger descobrir que seus pais podem morrer em um incêndio. Deixando o rapaz confuso sobre o que deve fazer. Contar para a mulher que roubou seu coração e vê-la sofrer. Ou apagar para sempre os indícios dos dois na história.

A escrita da autora é muito boa. Por mais que descreva cada passo dos personagens não deixa cansativo. Acaba envolvendo o leitor de uma maneira maravilhosa. Instigando a saber o que mais pode acontecer. Quando finalizei a leitura fiquei com aquela sensação de vazio. Precisando muito saber o que mais eles vão aprontar. Se terá um final feliz ou se vou me acabar em lágrimas. Ainda mais porque tem muitos outros livros. A narrativa é feita em primeira pessoa nos momentos que está focado em Claire e Jamie. E em terceira pessoa quando está focando em Brianna e Roger. Gostei muito disso porque assim não ficava confusa nos momentos da história. Se tudo fosse em primeira pessoa ia achar que tudo era a Claire de algum jeito.

Eu senti, de uma vez, muito vulnerável e ainda totalmente segura. Mas sempre me senti assim com Jamie Fraser.

Continuo gostando muito do jeito da Claire. Ela aparenta ser uma mulher fria e tudo mais. Porém, eu acho que ela tem um coração enorme. Sempre preocupada com as pessoas ao seu redor. Mesmo com aquelas que não gosta. Ajudando a salvar a vida daqueles que precisam. Uma mulher muito determinada e forte. Tem seus problemas com a época por causa de onde veio. O que é totalmente compreensível. Tinha amigos negros que podiam fazer o que desejar em uma época. E na outra são tratados como animais. Compreendo totalmente a sua revolta. Gosto do modo como enfrenta os costumes deles. Inclusive o Jamie quando quer controlar a sua vida. Entende que ele apenas quer protegê-la. No entanto, é uma mulher independente.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2016/04/outlander-o-resgate-no-mar-parte-i-diana-gabaldon-resenha-2.html

Larissa Gomes 29/10/2016

Dois romances em um
Nesse livro descobrimos que Diana consegue fazer a gente torcer pelas histórias de amor, e não apenas por Jamie e Claire. A história de Brianna e Roger e construida e ,sem perceber, o leitor começa a torcer pelo casal. Mas, a tentativa de mostrar um segundo casal fez com que o casal principal ficasse de lado, meio que sem movimento na história, e nesse ponto, Diana errou monstruosamente. Claire e Jamie devem ser sempre as estrelas, afinal, a gente ler os livros por causa deles não?

ELB 31/01/2017

Every Little Book
As resenhas dos outros livros da série Outlander você pode encontrar AQUI. Essa resenha pode conter alguns spoilers dos outros livros.

Li o livro 3 da série Outlander divido em duas partes, com um intervalo de meses entre essas partes. Não gostei da experiência, a história ficou 'quebrada', e alguns detalhes me escaparam, já escrita da Diana é muito rica, e extremamente bem costurada, coisas pequenas que ocorrem no começo do livro geralmente ganham grande importância no decorrer da história. Achei melhor não repetir a experiência. Decidi esperar as duas partes saírem e então lê-las e resenhá-las de uma vez, afinal é um livro só.

E gente, que livro foi esse?!?

A série Outlander, como vocês puderem perceber se leram as resenhas anteriores, está entre as minhas favoritas de todos os tempos. A intensidade e a riqueza dessa narrativa me conquistaram no primeiro livro, e eu continuo me surpreendendo em como tudo aumenta a cada continuação.

A história se expandiu muito, já não é mais apenas sobre a Claire e o Jamie. O livro começa com dois arcos distintos: Claire e Jamie no século XVIII, e Brianna e Roger no século XX.

Claire e Jamie estão na América agora, desbravando o Novo Mundo e tentando construir uma vida nova. É um cenário completamente novo, muito mais selvagem que a Escócia, lugar onde tudo começou, com uma gama completamente nova de conflitos, e novos personagens: temos escravos, imigrantes tentando ganhar a vida e, é claro, índios nativo americanos. No entanto, mesmo nesse ambiente praticamente hostil, esses dois se saem muito bem. Ao longo do livro, Jamie constrói um assentamento na Carolina Do Norte, a Cordilheira Fraser, e vai se tornando um homem influente.

O outro arco segue a perspectiva de Roger e Brianna, ela tentando superar a 'perda' da mãe e o começo do relacionamento entre os dois. Confesso que gostei muito do arco, até ficava meio ansiosa pelos capítulos deles. Adoro as partes românticas e as declarações épicas que acontecem entre Claire e Jamie, mas esse novo casal tão apaixonante me conquistou. A trajetória desses dois foi tão tocante e épica quanto a dos pais de Bree.

" - Eu... Amo... Você. - Disse ela entre dentes. - Entendeu?
-Sim, entendi. - Segurou o rosto dela muito delicadamente e a puxou para baixo. Ela acompanhou, os braços tremendo, cedendo.
- Tem certeza? - perguntou ele.
- Sim. O que nós vamos fazer? - perguntou ela, e começou a chorar.
- Nós. - Ela dissera nós. Dissera ter certeza.
Roger estava deitado na terra da rua, machucado, sujo, faminto, com uma mulher tremendo e chorando contra seu peito, batendo no peito dele de vez em quando com o punho pequeno. Ele nunca se sentira mais feliz na vida."

Acredito que o ponto alto do livro tenha sido o encontro de Brianna e Jamie. Foram muitos sentimentos e emoções conflitantes da parte dos dois, e algumas lágrimas da parte da leitora aqui. Uma cena inusitada e linda em sua simplicidade. Era um momento muito esperado pelos leitores da série e Diana não decepcionou.

No geral, o livro foi tão emocionante e intenso quanto os anteriores. Intenso. Está aí a palavra que define toda a narrativa construída por Diana Gabaldon, ela realmente nos leva a outra época, nos faz rir e chorar, nos envolve fazendo um uso magnânimo das palavras. Os novos personagens que foram apresentados durante o livro são bem construídos e complexos, temos sentimentos profundos por eles, amor por alguns e ódio por outros, e os conflitos continuam surpreendentes e agonizantes, ninguém consegue apertar mais meu pobre coraçãozinho do que essa mulher. Mais um belo livro dessa série incrível.

A única coisa que tenho a apontar, é que a editora Arqueiro adquiriu essa série que era publicada anteriormente pela Saída De Emergência, e ao fazer isso decidiu fazer uso de outro tradutor. Na nova tradução de Os Tambores do Outono encontramos desde alguns erros simples, que não deveriam ter passado na revisão, até alguns erros graves na tradução de provérbios e a criações de anacronismos. Mas tirando as falhas na tradução, o livro continua impecável, e a história continua rica.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2016/06/resenha-os-tambores-do-outono-parte-1-e.html

Karini.Couto 01/04/2016

Sou completamente suspeita quando se trata de Outlander, quando se trata de Jamie e Claire! Amo mais que coca cola! Meu casal favorito da ficção!

Outlander traz um histórico romântico, mesclado com pitadas de cultura, lendas e muito drama que promete arrancar lágrimas do leitor mais durão!

É difícil escrever uma resenha sem soltar spoilers dos livros anteriores, afinal, por mais que seja meu maior desejo, tenho certeza que nem todos que chegarem até essa Resenha terão lido seus antecessores. Vou tentar escrever sem entregar muito, apesar de ter muita vontade de escrever "a bíblia da história de Jamie (gostoso, lindo) Fraser".

"Charleston, junho de 1767
Ouvi os tambores muito antes de eles aparecerem. As batidas ecoaram na boca do meu estômago, como se eu também fosse oca."

Tambores de Outono - parte 01 é o quarto livro da série Outlander (que também virou série de tv - um pouco diferente da história dos livros - porém tão boa quanto) nele temos a primeira parte onde Jamie, Claire e Ian (sobrinho do casal) foram para a América em busca de um recomeço - ano de 1767. Nessa passagem conheceremos um pouco de história onde será relatado o período colonial com muita riqueza de detalhes e com isso percebemos o quanto os personagens estão amadurecendo diante de tudo que viveram e estão vivenciando e o quanto anseiam por uma vida melhor e mais calma. Diana Gabaldon consegue "tocar" o leitor com suas palavras que fluem de maneira emocionante!

Muitos são os detalhes que li sobre a nova caminhada do casal Fraser e percebi que ambos, pouco a pouco foram encontrando a ligação perdida no meio de tanto sofrimento.. O amor entre eles é como andar de bicicleta, uma vez que se aprende .. jamais se esquece como fazer! No caso de Jamie e Claire, impossível não se sentirem atraídos um pelo outro independente das adversidades enfrentadas!

"E então a espada de fogo me tirou a consciência e incendiou meu corpo. Nós ardemos juntos, brilhantes como estrelas no céu do verão, e então voltamos queimados e sem controle, cinzas dissolvidas em um mar primordial de sal cálido, surgindo com os movimentos nascentes da vida."

Veremos também a história de Brianna Randall (filha do casal mais querido Jamie e Claire) e Roger MacKenzie (descendente do clã MacKenzie) em 1969 - ambos começam uma relação e é possível perceber todo a tensão dos primeiros encontros, medos, anseios e paixão. A vida de Brianna teve uma grande mudança com a partida de Claire e sua vida sempre foi recheada de suspense com relação ao seu pai verdadeiro, apesar de ter sido criada por Frank Randall, Brianna sempre se viu curiosa quanto a Jamie, e com isso sente-se uma traíra, pois afinal, sempre teve Frank a seu lado. Porém sabendo que o verdadeiro amor da vida de Claire sempre foi Jamie, Brianna sente necessidade de conhecer mais sobre Jamie e o passado de seus pais (ou presente).

"Roger dobrou a carta de novo e a guardou no bolso de dentro, perto do coração. Ela escrevia de poucos em poucos dias, de bilhetes curtos a cartas compridas, e cada uma das cartas o deixava feliz, uma sensação que se mantinha até a chegada da carta seguinte."

Brianna e Roger se ligam cada vez mais na ânsia por saber o que o passado tem a revelar, e os mistérios de sua história! A paixão que surge promete ser tão intensa e verdadeira quanto à dos próprios pais de Brianna e juntos estão caminhando para uma aventura que promete muita emoção!

"Nunca tive medo de fantasmas. Afinal, vivo com eles todos os dias. Quando me vejo no espelho, os olhos da minha mãe estão fixos em mim; minha boca esboça o mesmo sorriso que atraiu meu bisavô.
Não, como poderia temer o toque daquelas mãos que se foram, pousadas em mim com amor desconhecido? Como poderia temer aqueles que moldaram minha carne, deixando seus traços vivos em mim muito depois de partirem?
Temo ainda menos aqueles fantasmas que invadem meus pensamentos. Qualquer biblioteca está cheia deles. Posso pegar um livro de uma estante empoeirada e ser assombrada pelos pensamentos de um falecido há muito tempo, ainda vivo como sempre nas longas páginas repletas de palavras...
Os fantasmas passam por nós e través de nós o tempo todo, escondendo-se no futuro...
Nós entramos e saímos da esfera do mistério e, nesse meio-tempo, tentamos esquecer. Mas há uma brisa que entra em uma sala tranquila e sopra meus cabelos de vez em quando com carinho. Acho que ela é a minha mãe."

Diana descreve com muita riqueza a cultura, e os personagens que são colocados de maneira tão vívida e real que percebemos um misto de sentimento que nos inunda que vai de amor à raiva com determinadas passagens e sofrimentos, pois vou te contar.. "ô série para me fazer chorar e sofrer!".

Gosto muito da forma como a autora relata passado e presente que se entrelaça em um emaranhado que liga tudo e todos!

Estou ansiosa pela continuação da arqueiro, espero que a editora publique logo a continuação com uma capa maravilhosa (amo as capas!) para que meu coração se acalme em ter meus bbs (livros físicos) reunidos e a emoção dos meus personagens favoritos mais uma vez junto a uma boa caneca de café e muitas lágrimas, suspiros e raivas!

É muito amor nessa série minha gente!

Claire Scorzi 13/03/2009

Jamie e Claire no Novo Mundo...
Comparado a "O Resgate no Mar", este volume da série equilibra melhor ação/ introspecção dos personagens. Há aqui também um gostinho de romance antigo no uso que Diana Gabaldon faz de contar uma história dentro de outra história (Dickens, gênio da Literatura Inglesa no século XIX, era mestre nisso). Tanto Claire quanto Jamie 'contam histórias' em algum momento da narrativa (Claire, por sinal, está contando um clássico do próprio Dickens!). Saboroso e cheio da já conhecida empatia que a autora estabelece entre esse seu casal maravilhoso e nós leitores.

Rascunho com Café 03/05/2017

Uma nova fase para Jamie e Claire
Finalmente o quarto livro da série Outlander foi lançado, e agora com uma novidade: pela Editora Arqueiro. Nada que mereça a preocupação do leitor, afinal a Saída de Emergência era um selo fantasia da Arqueiro, portanto, podem respirar aliviados, o projeto gráfico foi mantido, garantindo nossa coleção na estante intacta.

Depois de tanta emoção e aventura em “Resgate no Mar” (resenha aqui), nós temos um livro mais calmo. Jamie e Claire planejam se estabelecer nas Américas, assim nos deparamos com a construção de um tempo de esperança para o casal: onde Claire sonha em viver em um lar ao lado de seu marido; enquanto Jamie, finalmente tem a oportunidade ser o senhor de suas terras.

Mas veja bem, a história é mais calma que a anterior, mas não é monótona, estamos falando de uma América inexplorada do século XVIII e claro, de Diana Gabaldon, e ela nunca nos deixa totalmente sossegados. Jamie e Claire enfrentam perigos sim, mas é o dia a dia deles na nova terra que vamos conhecer, com direito a situações do cotidiano, como Jamie consertando telhado e Claire enfrentando uma porca enfurecida parindo seus rebentos em plena despensa.

O cenário da história é riquíssimo: Escravos trabalhando em fazendas, índios nativos americanos em conflito com colonos, fora os perigos de um território virgem. Há muitos percalços para nosso casal preferido enfrentar, mas acima de tudo isso, dois assuntos que tiram o sono dos leitores e respectivamente de Claire e Brianna: Aquele túmulo de Jamie Fraser na Escócia e uma notícia de jornal com a informação de uma tragédia (Diana sendo Diana). Respostas abertas para a segunda parte do quarto livro.

Ainda temos na história o acréscimo da tia de Jamie, Jocasta, um personagem muito interessante que vive nas Américas e um pouco mais do relacionamento de Brianna e Roger, personagens de outro arco que vivem nos anos 1960 e possuem um capítulo realmente adorável com a descrição da chegada do homem na lua.

Portanto, depois de tantas emoções em “Resgate no mar”, é ótimo um pouco de relativo descanso em “Os tambores de Outono”.

site: http://www.rascunhocomcafe.com/2016/04/os-tambores-de-outono-uma-nova-fase.html#.WQnuAxMrLIU

Clara 08/01/2015

Resenha Outlander: Os Tambores de Outono
“Tambores de Outono” é o quarto livro da coleção Outlander da autora Diana Gabaldon. Como no ultimo livro este também foi dividido em duas partes.

A primeira parte, temos Jamie, Claire e o Jovem Ian construindo literalmente uma nova vida na América, mas precisamente na Carolina do Norte, na América colonial em 1767. Somos apresentados a uma nova realidade mostrando a vida dura das colônias americanas. Vemos nativos lutando por sua sobrevivência, negros escravizados e europeus em busca de fortuna desbravando essa terra selvagem.

A narrativa continua muito bem detalhada e como sempre os personagens continuam crescendo. Uma coisa que gosto muito é que nenhum personagem se perde pelo caminho. Cada uma deles tem o seu propósito na trama e vai se desenvolvendo. Até aqueles que não dávamos nada por eles.

Em 1969 acompanhamos o relacionamento da Brianna – filha da Claire e do Jamie – com o Roger Wakefield – descendente do clã dos MacKenzie. Sabe todas aquelas duvidas e medos de inicio de namoro. Até que ponto se entregar. É interessante ver o desenrolar e o amadurecimento dos dois no decorrer das duas partes. Ambos têm muito carinho um pelo outro, mas agem com muita cautela.

Brianna está sofrendo muito com a “perda” da mãe, fora toda a curiosidade em relação ao pai que nunca conheceu. É um sentimento bem complicado, né? Pois ela se pega achando que querer conhecer seu verdadeiro pai pode de alguma forma estar traindo a memória do outro, no caso o Frank Randall, aquele que a criou como filha. Ao mesmo tempo se privar de conhecer o Jamie seria uma atitude muito extremista, visto que ele é o amor da vida da Claire e ela abandonou tudo e viajou no tempo novamente para ficar com ele. Então há muito ainda para a Brianna conhecer e entender.

Após ler um velho recorte sobre a morte prematura de seus pais em um incêndio, Brianna decidiu ir sozinha para o circulo de pedras e tentar salvá-los mudado o curso da história. Só que ninguém contava que Roger fosse descobrir e ir atrás dela.

A segunda parte conta as aventuras de Brianna e Roger no passado. A leitura flui muito rápido, pois ficamos na expectativa do reencontro dos dois e finalmente do encontro do pai com a filha. Que por sinal foi bem emocionante.

Quem eu amo de paixão é o Lorde John. É um personagem irônico, carinhoso, complexo e que a cada livro ganha um espaço maior. Gostei muito de ver a interação dele com a Brianna, diálogos divertidos e situações bem atribuladas. Dona Diana, quase me matou do coração! Falo nada!

Diana Gabaldon de forma memorável continua descrevendo muito bem as indumentárias, os costumes e culturas e as paisagens locais dos períodos, nota-se um grande trabalho de pesquisa, até mesmo sobre os fatos históricos, pois em alguns momentos nos vemos em países distintos e com localidades muito adversas.

É um livro repleto de encontros e desencontros, enganos e reviravoltas com uma narrativa muito envolvente. Recomendo a leitura.

site: http://nomeumundo.com/2015/01/08/resenha-outlander-tambores-de-outono/

Patty 24/01/2012

Encantador
Nesse 4º livro da série Outlander, Diana Gabaldon nos mostra através dos personagens Jamie e Claire um pouco da vida na América do século XVIII. Um local pouco habitado, com uma natureza selvagem e índios como vizinhos. E paralelamente nos mostra a vida de Brianna na mesma América, porém no século XX. Pode-se dizer que nesse livro os personagens estão mais introspectivos, apresentam mais reflexões sobre a vida de si mesmos, mas Diana sabe como manter a história atraente e interessante o tempo todo, nos fazendo entrar de fato na história.