Cidadela

Cidadela Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - Cidadela

Henggo 09/05/2023

Sacal ?
Sinceramente, eu achei um saco. Pior aínda é saber que o livro nunca foi concluído pelo autor, não passou pelo esmero de reescrita que marcou as obras de Saint-Exupéry, e mesmo assim foi publicado. Eu me pergunto se essa é uma atitude louvável, sabia? Falando como escritor, não sei até que ponto eu gostaria que uma obra minha incompleta fosse finalizada por uma terceira pessoa e então publicada. Algumas coisas, ao meu ver, devem ficar no lugar delas, no imaginário, talvez, em um lugar de conjecturas, apenas. "Cidadela" é bonito no contexto geral, cheio de partes filosóficas que fazem refletir. Porém, me pareceu mais uma conjunto de pensamentos do autor escritos ao longo de anos e anos, quase um diário de devaneios, algo íntimo que precisava de unidade, mais do que uma obra finalizada ao gosto do escritor. Não me empolguei, não mergulhei, não me senti tentado a ler novamente. A lição que fica é: reescreva tuas obras. E deixe no teu testamento a ordem para queimarem tudo o que estiver incompleto. Não alimente as carências das pessoas.

Lua 18/09/2020

Indescritível, um caldo grosso de vida, sabedoria e humanidade.
Não tenho palavras para explicar todo o conteúdo e ensinamento desse livro, foi lido com muita calma, é escrito em forma de prosa, ele consegue arcar com tantos aspectos vida, com delicadeza e sabedoria, me sinto como guiada por um espirito muito velho pela mão enquanto enxergamos toda a cidade e pessoas, e ele traduz suas almas, seus anseios, o ponto cego de suas reclamações. É um livro sem igual, Antoine de Saint Exupéry abençoou o mundo com essa obra sensível, carregada de sabedoria e com peso da eternidade.