A Síndrome de Copérnico

A Síndrome de Copérnico Henri Loevenbruck

Resenhas - A Síndrome de Copérnico

Aelita Lear 06/12/2020

Tinha tudo para ser bom, mas...
A ideia do livro é muito boa, mas eu acho que o desenvolvimento foi muito grande pelo desfecho. Ficou muito na questão da esquizofrenia do personagem, e o mistério do começo só voltou no final, mas não foi um grande desfecho...

Dani Fuller 25/08/2011

"É difícil falar de si mesmo quando não nos lembramos de nada. É difícil gostar de si mesmo quando não se tem história."

Uma história singular sobre um homem diferente dos demais. Somos transportados para a cabeça de Vigo, seus tormentos e questionamentos. Um homem sem passado, presente e futuro. E apesar das inúmeras diferenças entre nós, senti uma grande familiaridade/semelhança (e sim me assustou!) em seu comportamento e pensamentos. Pois é, quem diria que ‘A Síndrome de Copérnico’ estaria tão relacionada a mim..

"Não é porque sou esquizofrênico que não tenho direito de refletir. Mesmo desordenadamente. Não há perigo na busca de sentido. É uma busca de vida, de existência, no sentido cartesiano. Penso, logo existo. (...) Tudo tem uma explicação. Tudo merece ser examinado. Porque nada é inteiramente conhecido"

A narrativa é extremamente tensa e misteriosa a todo o momento. Ela não é nada 'leve', mas conduz você de uma forma totalmente 'a vontade' por dentro dela. Sendo em primeira pessoa, só possuímos os dados e pistas que Vigo conquista no decorrer dos capítulos. Seus relatos são impressionantes, e intercala a história com trechos de tipo de um diário que ele utiliza (Cadermeta Moleskine) para não esquecer informações (opa.. parece alguém que conheço.. tipo.. eu!? rs). É uma sensação que tudo se passa em tempo real, não sei bem precisar.

"Com frequência tenho a sensação de q o Homo sapiens está desparecendo. No fundo, talvez seja a hora de a natureza passar para outra coisa"

Quando ficamos presos na trama sem saber para onde seremos guiados ela era mais interessante. As 1001 possibilidades e personagens controversos contracenando com Vigo e fazendo nos perdemos junto com ele.. afinal era tudo real? Ou apenas fruto de seus sintomas da esquizofrenia? Com o desfecho se tornando mais claro, e as pistas conquistadas ficando mais esclarecedoras.. percebo que minha imaginação foi além do tema do livro.. que mais tentou confundir para justamente você acreditar em algo que também não existia. Rs. Observação: Não prejudicando de forma alguma o impacto que causa em quem lê.

"No fundo, há alguma verdade pela qual valha a pena morrer?"

O autor conduz muito bem a história, mesmo nos momentos sem ‘ação’, ele prendia nossa atenção para o que nos esperava a seguir. Conexões com a história, ciência e filosofia muito intrigantes. Eu senti que pelo menos 2 coisinhas ficaram sem resposta, ou talvez não tenha percebido.. e também não faz realmente diferença. Fez eu lembrar de algumas informações passadas no livro A Janela de Overton ~ importantes para reflexão futura sobre o homem e a humanidade.

Gostei da introdução da EsFiNgE... e 'certeza' (minha) que existe ela por ai.. ou até muitas dela.... na verdade sempre teremos os que conquistam escondendo a verdade.. mas também teremos o outro lado.. os que por suas convicções tentam desvendá-las a qualquer custo.. Sobre o interior e o exterior das pessoas, comportamentos, ações, ciência, política e poder militar....

"A diferença e a distância entre a minha consciência e a do outro são necessárias para permitir o enriquecimento pela troca. Não podemos trocar o que é idêntico. Só o que é diferente."

Vi que o autor tem outro livro lançado no Brasil (O Testamento dos Séculos). Fiquei curiosa para ler outros dele... parece tão bom quanto esse. Quem gosta de uma boa história, narração e mistério... vai ficar louco com A Síndrome de Copérnico. Vigo é um cara incrível.. foi ótimo acompanhar sua jornada em busca de seu verdadeiro 'eu'.

Leny Riga 23/09/2011minha estante
Que resenha incrível!!! Parabéns!!! Me deixou com ainda mais vontade de lê-lo! :)

Lucas Castro 07/04/2013minha estante
li sua resenha essa semana ainda, que me dispertou uma notável vontade de lê-lo, e ontem quando eu estava na livraria, pude notá-lo bem perto dos livros de stephen king, bastante coincidência haha, comprei e mal posso esperar pra começar a ler

Dani Fuller 07/04/2013minha estante
Eu comprei o outro livro dele, mas ainda não consegui ler.
Depois falem o q acharam

Leonardo 18/07/2014minha estante
Eu o li também, gostei muito... achei que lembrou um pouco a identidade bourne

Ines 14/01/2017minha estante
Excelente resenha! Tive um pesadelo estranho, quando comecei a ler a Síndrome !!! Impactante !!!

Jessqui 22/03/2021

Grandioso
Vigo Ravel, que sofre de esquizofrenia, é o único sobrevivente de um atentado de grandes proporções, algo que interfere diretamente em toda a sua vida, mesmo a parte da qual ele não se lembra.
O enredo tinha tudo para ser empolgante, misturando suspense à condição do protagonista, que tornaria tudo mais complicado. Mas não foi isso que aconteceu. A deficiência do personagem serve apenas como um chamariz para sua história. História essa se mostra grandiosa, mas que na verdade parece enrolar propositalmente o leitor empurrando-o até uma conclusão nada surpreendente e cheia de frestas. A ideia foi boa, mas acredito que poderia ter sido muito melhor executada.

damacenomau5 30/04/2020

Ótimo
Um livro que no início não dava nada, mas foi me prendendo aos poucos com o passar das páginas. Apesar de uma boa história e boa construção de personagens, eu só não avaliei em 5 estrelas por conter partes chatas (anotações de Vigo Ravel). Apesar dos pesares, super recomendo!

dilelina 22/12/2011

Bom...esse filme..ops...esse livro (pra mim foi como se tivesse passado um filme pela minha imaginação) é fantástico!
Que história, que enredo!!
Te prende do começo ao fim...o autor só da a morta bem no final mesmo, fazendo com que eu ficasse imaginando inúmeros desfechos dos porquês...
Quando Vigo lê o primeiro email de resposta da EsFiNgE na casa da Ágnes dizendo: "Saiam imediatamente do apartamento, Vocês correm perigo..." Meu coração parou!! hehehehe A partir dai ação pegou solta na história.
Muito bom mesmo!

Eme Pê 11/10/2021

Muitas palavras
Eu não achei ruim, mas eu achei com muitas palavras muito descritivas e muito organizadas pra uma mente muito cheia de coisa que não devia ser tão elaborada?.. e eu não entendi 30% da história, na minha opinião o livro e a narrativa não precisava ser assim tão complexo (eu achei uma leitura elitista, com um vocabulário difícil), podia ter sido uma narrativa mais acessível.

Aghna 03/11/2023

Rebentos transcranianos
"A síndrome de Copérnico" foi uma leitura muito intrigante. Gostei muito da contrução da história; o desenvolvimento se torna tão imersivo que você é capaz de se sentir exposto ao grande vazio da injustiça que o personagem vivência.
No entanto, acredito que a história se desenvolveu muito e por esse motivo ela de tornou maçante e ficou com muitas pontas soltas, que para mim, causaram muitas inquietações.
Em suma, acredito que o autor se perdeu um pouco, pois o livro tem a premissa de um thriller, mas ao final se assemelha a uma distopia.

Anny 09/07/2012

Suspense a cada página....
Bem, imagine se você já tivesse aceitado uma doença, se sentisse bem com ela e do nada descobrisse que nada do que tinham lhe dito era verdade. Que na verdade você possui é um incrível segredo que possivelmente ninguém acreditaria se você contasse. Esta é a situação de Vigo Ravel, que após um atentado em um grande prédio da França, de onde se sai salvo apenas por ouvir as vozes que todos dizem ser da sua esquizofrenia, passa a se questionar se é mesmo doente ou simplesmente sabe algo incrível...
O Vigo é meio irritante no inicio, pois sempre que achamos que ele vai pra frente o medo ou insegurança o puxa pra trás, mas é possível ver o crescimento e a maneira que ele se molda com o passar do livro
Apesar do livro ser grande e por isso a leitura ser meio cansativa, o ar de segredo de novela das 9 te deixa ligado e ansioso para terminar, ou então descobrir mais um segredo.
Só tenho a reclamar que esse segredo não foi tão visto ou abordado e o final deixo ainda com algumas duvidas... Mas para quem gosta de armas, hackers, segredos de governo é muito recomendado.

#Agradeço a Ro e a Editora Bertrand pois foi uma cortesia para o Grupo Livro Viajante.

Silvia 12/07/2012minha estante
Vou ler este livro :-D

Sara Felippi 13/07/2012minha estante
Tenho certeza de que tu vai adorar!
É um livro de ficcao científica...

Luciano.Soares 30/04/2021

Tinha tudo para ser muito bom, mas...
... o livro peca em ter um início arrastado demais. São em torno de 100 páginas que parece não ir para a frente. Sensação de que fica patinando sem sair do lugar. Após isso a narrativa se torna mais acelerada, mas apresentando em seguida uma sequência de altos e baixos. Alguns trechos são intrigantes e fazem vontade de não parar de ler. Talvez se livro fosse mais condensado, a leitura fluiria melhor.

Virgílio César 15/05/2013

Não conseguiu prender minha atenção
Achei que o livro não trazia nenhuma surpresa, a história não saia do lugar.
A narrativa não conseguiu prender minha atenção em nenhum momento.
As anotações do personagem eram extremamente cansativas, chegou a um ponto que eu estava pulando as mesmas.

Nicole781 10/03/2024

A leitura se desenrola de uma maneira interessante, tem muitos detalhes desnecessários, o livro poderia ser menor, mas é uma leitura cativante, o final foi esclarecedor o suficiente, porém tinha potencial para ser um livro melhor

Gabi 02/08/2013

O livro é muito bom! Há uma interação com Vigo Ravel(ou melhor "esperança") em várias passagens. É questionada a Esquizofrenia e a percepção do outro. O que parece real é ao mesmo tempo surreal. Os capítulos são curtos, pois se tratam de “Cadernetas”, como diários, com anotações de desabafos, infortúnios, lembranças e aprendizados, uma “reconstrução do próprio eu”, nada que lembre o piegas. O que chamou a atenção foram sempre as cadernetas serem sequencias com números primos, começando com 89 e terminando com 233. O autor escreveu o livro dentre os meses de março de 2004 e maio de 2006.